Artigos de Revista
Info
Coastal and port risk forecast and warning platform. HIDRALERTA
In Portugal, emergency situations caused by sea waves are common, and usually have serious consequences for the economy and society. It is thus crucial to implement an early warning system to forecast the occurrence of these situations in relation to wave overtopping and flooding events in coastal/port areas. The European Framework Directive 2007/60/EC of 23 October 2007 recommended the development of risk maps and flood risk management plans, including the establishment of systems for forecasting and early warning. The national and local authorities need to implement short-term/emergency measures to prevent the loss of lives and reduce economic and environmental damage.
Ano: 2017
Número Páginas:
3p.
Autor(es): Rodrigues, A.; Sabino, A.; Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.
Revista: Revista Hydro-International
Editor: Geomares Publishing
Keywords: Coastal and port risk; Warning system; Risk; Hidralerta
Info
Ensaios em modelo físico de agitação marítima em redor de um navio livre
Nesta comunicação, descrevem-se os ensaios em modelo físico realizados com o objetivo de caracterizar o campo de ondas em torno de um navio livre, quando sujeito a condições de agitação incidente regular e irregular. Estes dados são especialmente importantes para a validação de modelos numéricos de caracterização da resposta de navios à ação da agitação incidente. Assim, para cada condição de agitação incidente, efetuaram-se medições da elevação da superfície livre e das componentes da velocidade em diversos pontos em redor do navio. Apresentam-se as seguintes análises dos dados experimentais: análise temporal e espetral (espetro de energia e wavelets) dos valores de elevação da superfície livre e análise temporal da velocidade das partículas, a meio da coluna de água. A análise temporal e espetral de cada série de medições obtida permitem a caracterização da agitação nos pontos em redor do navio, em termos de alturas, períodos e velocidade. Avalia-se também a influência do navio nas características da agitação.
Ano: 2017
Número Páginas:
1-8pp.
Autor(es): Ramos, A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Revista: Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões
Editor: Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões
Volume:
Volume 29.
Keywords: Agitação marítima; Navio; Modelo físico
Info
Integração de modelagem numérica (SWAN) e dados de campo na determinação do clima de ondas no litoral setentrional do Rio Grande do Norte
Este artigo apresenta os resultados da aplicação do modelo numérico Simulating Waves Nearshore SWAN) com análises comparativas das medidas obtidas a partir dos resultados de modelagem e de edições durante as campanhas de campo em 2010 e 2012 no Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte (NE do Brasil). O objetivo principal do presente estudo foi aplicar e validar o modelo numérico SWAN na determinação do clima de ondas, avaliar seus pontos fortes e limitações para a região de interesse. Os dados de campo realizados em dois pontos próximo da costa em profundidades de 3 m (PT_1) e 6 m (PT_2) por meio do uso de dois adcp: AWAC e AQUADOPP. Os dados adquiridos com estes equipamentos foram processados e permitiram a realização de análises espectrais de altura signifi cativa, HS (m), período médio, Tmed (s), e direção média, DIR (º). Para a implementação do modelo SWAN foram empregados para as condições de contorno os dados de agitação a partir do modelo de 3ª geração de escala oceânica Wavewatch III. Para o refi namento e aplicabilidade do modelo, foram introduzidos dados de ventos e maré locais, corrigidos com base no Manual de Engenharia Costeira (CEM), permitindo assim, melhor ajuste dos resultados da modelagem. O domínio de cálculo foi referenciado para as imensões da carta náutica 720, com três malhas regulares de diferentes dimensões e resolução: externa, intermediária e interna, sendo esta última, utilizada para fornecer os parâmetros de propagação da onda ao longo da costa. As confi gurações usadas para o SWAN foram as padrões em modo estacionário, com as formulações KOMEN, a dissipação devido à rebentação induzida pelo fundo com atrito de fundo usando a formulação JONSWAP com coefi ciente de atrito
Ano: 2017
Número Páginas:
311-328pp.
Autor(es): MATOS, M.F.; Scudelari, A. C.; Amaro, V.E.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Revista Brasileira de Geomorfologia
Editor: Revista Brasileira de Geomorfologia - RBG
Volume:
Vol. 18, nº 2 (2017).
Keywords: Nordeste do Brasil; Ventos; ADCP; Ondas
Info
Numerical evaluation of wave energy potential in the south of Brazil
Wave energy extraction in coastal regions may be an excellent alternative due to the increase in global demand for renewable energy. The viability study of this extraction depends on the evaluation of the wave energy potential that is higher in regions located in high latitudes. Therefore, this study shows evaluation and characterization of wave energy in the south of Brazil. Numerical simulations were carried out by the Mike 21 SW spectral model which was calibrated and validated in the region measurement campaigns. Annual, seasonal and monthly means and the temporal variability of the wave energy potential in a 10-year wave hindcast were analyzed offshore and nearshore. Annual mean fluxes in three points nearshore had similar values; the highest one was 6.7 kW/m, while the wave energy flux offshore was 22.3 kW/m. The refraction and the bottom friction dissipation were responsible for the wave attenuation from offshore to nearshore and, consequently, for the decrease in wave energy. The annual, seasonal and monthly variabilities of wave energy fluxes were moderate offshore and high nearshore. A directional analysis showed that the dominant wave directions were S and NE offshore whereas they were SSE and E nearshore.
Ano: 2017
Número Páginas:
176-184pp.
Autor(es): Lisboa, R. C.; Teixeira, P.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Revista Energy
Editor: Elsevier
Volume:
Volume 121.
Keywords: Spectral model; Numerical simulation; Wave propagation and generation; Wave energy
Info
O Porto de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores: avaliação das consequências de galgamento pelo método AHP
No presente trabalho descreve-se a aplicação de uma metodologia para avaliação das consequências do galgamento no porto de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores, recorrendo a uma análise multicritério (Processo de Análise Hierárquica, AHP) do impacto da ocorrência de galgamentos superiores aos limites admissíveis. Esta metodologia permite obter resultados baseados numa análise espacial dos indicadores que caraterizam a zona portuária em estudo, no que diz respeito à sua importância relativa.
Ano: 2017
Número Páginas:
127-139pp.
Autor(es): Rodrigues, J.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Taveira-Pinto, F.
Revista: Territorium 24
Editor: Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Keywords: Ponta Delgada; Portos; Análise multicritério (AHP); Galgamento; Consequências
Info
Regular and irregular wave propagation analysis in a flume with numerical beach using a Navier-Stokes based model
This paper describes the analysis of the propagation of regular and irregular waves in a flume by using Fluent® model, which is based on the Navier-Stokes (NS) equations and employs the finite volume method and the Volume of Fluid (VoF) technique to deal with two-phase flows (air and water). At the end of the flume, a numerical beach is used to suppress wave reflections. The methodology consists of adding a damping sink term to the momentum equation. In this study, this term is calibrated for three cases of regular incident waves (H = 1 m, T = 5, 7.5, and 12 s) by varying the linear and quadratic damping coefficients of the formulation. In general, while lower values of damping coefficients cause residuals on the free surface elevation due to wave interactions with the outlet boundary, reflection occurs on the numerical beach when higher values are used. A range of optimal damping coefficients are found considering one of them null. In one of these cases, temporal series of free surface elevation are compared with theoretical ones and very good agreement is reached. Afterwards, an irregular wave propagation, characterized by a JONSWAP spectrum, is investigated. Several gauges along the flume are evaluated and good agreement between the spectrum obtained numerically and the ones imposed at beginning of the flume is verified. This study shows the capacity of NS models, such as Fluent®, to simulate adequately regular and irregular wave propagations in a flume with numerical beach to avoid reflections.
Ano: 2017
Número Páginas:
81-90pp.
Autor(es): Lisboa, R. C.; Teixeira, P.; Didier, E.
Revista: Defect and Diffusion Forum
Editor: Trans Tech Publications
Volume:
Volume 372.
Keywords: Fluent model; Irregular waves; Numerical beach; Wave propagation; Numerical simulation
Info
Rubble mound breakwater damage assessment through stereo photogrammetry in physical scale laboratory tests
Scale-model tests are usually required to evaluate the hydraulic and structural behavior of proposed rubble-mound breakwater designs. In order to speed up and ease the armor layer damage assessment, we developed a technique based on stereo photogrammetry. A key feature of this technique is its ability to compensate for the refraction in the air-water interface, thus producing a survey of the envelope of the armor layer without the need to empty the wave flume or wave basin where the scale model tests are carried out. This article describes this technique and the tests made to establish confidence in it and in the damage evaluation on a breakwater scale model. Results led to an error estimation of only fractions of a centimeter.
Ano: 2017
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Ribagua. Revista Iberoamericana del Agua
Editor: Taylor & Francis Group
Keywords: Scale model; Rubble mound; Photogrammetry; Breakwater
Info
Ship movements
A set of physical model tests was run in to characterize the ship
Ano: 2017
Número Páginas:
132-141pp.
Autor(es): Pinheiro, L.; Simão, J.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Revista Defect and Diffusion Forum
Editor: Trans Tech Publications
Volume:
Vol. 372.
Keywords: Transfer functions; WAMIT model; Physical model; Ship movements
Info
Wave overtopping and flood risk assessment in harbours: a case study of the port of Las Nieves, Gran Canaria
This paper presents the analysis of the probability of occurrence of wave overtopping events as well as its consequences at the Port of Las Nieves in Agaete, Gran Canaria Island, with the evaluation of the resulting level of flood risk. The study has been conducted using a third-generation spectral wave model to reproduce wave propagation from deep to shallow water depths considering the associated mean sea level, and a neural network-based model, for estimating mean wave overtopping discharges. Results reveal that overtopping in the initial sections of the port, located in the port access area, is substantially higher than that associated with the cross-sections of the main body of the breakwater, so that control actions to reduce overtopping are required due to the important socioeconomic implications regarding the infrastructure inoperability.
Ano: 2017
Número Páginas:
1-10pp.
Autor(es): Santana-Ceballos, J.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Rodríguez, G.
Revista: WIT Transactions on the Built Environment
Editor: WIT Press
Volume:
Vol. 170.
Keywords: Port of Las Nieves; Neural networks; Flood risk; Wave overtopping
Info
Avaliação comparativa de ferramentas neuronais. Aplicação à Praia da Vitória, Terceira, Açores
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto e baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC, considerando duas ferramentas neuronais para cálculo dos galgamentos baseadas em resultados da aplicação de redes neuronais artificiais, nomeadamente a ferramenta NN_Overtopping2 e a Overtopping Predictor v1.1. Em particular, avalia-se comparativamente quais as implicações que a utilização de cada uma destas ferramentas tem em termos de número de eventos de galgamento e magnitude dos caudais médios galgados, bem como consequente grau de risco, para as 9 secções-tipo de estruturas marítimas estudadas no porto e baía da Praia da Vitória. O período de estudo é de 5 anos (2008 a 2012).
Ano: 2016
Número Páginas:
49-68pp.
Autor(es): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Santos, J. A.
Revista: Vetor
Editor: FURG
Volume:
Volume 26, n. 1.
Keywords: Galgamentos; Risco; Praia da Vitória; Porto; Overtopping predictor V1.1; NN_Overtopping2; Ferramentas neuronais
|
Comunicações
Info
Development of an integrated tool for numerical modelling of OWC-WECs in vertical breakwaters
This paper describes the advances on the research project DITOWEC
Ano: 2015
Número Páginas:
186-195pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Didier, E.; Dias, J.; Mendonça, A. C.; Conde, J. M.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Teixeira, P.
Keywords: Pico, azores; Wave energy converters; Oscillating water column; Prototype data; Physical modelling; Numerical modelling
Info
Ferramenta de apoio à gestão costeira e portuária: o sistema HIDRALERTA
Nesta comunicação, descreve-se o sistema HIDRALERTA (sistema de previsão e alerta de inundações em zonas costeiras e portuárias), sistema em ambiente SIG que tem como ideia-base a utilização de previsões da agitação marítima (a 180 horas) para calcular os seus efeitos na costa, nomeadamente em termos de galgamentos e inundações. Dos desenvolvimentos mais recentes ou em curso destacam-se: a construção de mapas de risco costeiro, a partir da análise de uma série de 30 anos de dados de agitação marítima; o desenvolvimento e aplicação do sistema de alerta e da plataforma WEB para a zona da praia de São João da Caparica e para o porto e baía da Praia da Vitória (Terceira, Açores); a aplicação, com recurso a ferramentas SIG, de metodologias quantitativas de análise das consequências do galgamento/inundação (por exemplo, o Processo de Análise Hierárquica
Ano: 2015
Número Páginas:
18p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Santos, J. A.; Garcia, T.; Capitão, R.; Pinheiro, L.; Reis, R.; Craveiro, J.; Lourenço, I.; Lopes, P.; Rodrigues, A.; Sabino, A.; Araújo, J; Ferreira, J.
Editor: Carlos Coelho et al. Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, 2015
Keywords: Sistema HIDRALERTA; SIG; Gestão costeira e portuária; Galgamento/inundação; Avaliação de risco; Agitação marítima
Info
Influence of coastal structures in velocity fields and wave height
The behaviour of a coastal structure depends on the nearshore hydrodynamics which isdependent from waves and their interaction with the structure. The knowledge of the wave transformationand breaking characteristics close to coastal structures becomes crucial for understanding the physicalprocesses that are involved and to the design of those coastal structures. Physical models and laboratoryexperiments are important tools for a better knowledge and characterization of these phenomena. In thiswork, wave flume tests were performed to analyse the wave hydrodynamics in the vicinity of a structure,constructed with a typical slope of a rubble-mound breakwater. We measured the free surface elevationand velocities by means of resistive probes and Acoustic Doppler Velocimetry. The results enable theidentification of complex phenomena in velocity field and several changes in the velocity field and waveheight caused by set-up, reflexion and wave breaking due to the presence of the structure. The increase ofthree-dimensional effects in the vicinity of the structure was also verified. The reliable experimental datacould be used to numerical models data validation.
Ano: 2015
Número Páginas:
196-206pp.
Autor(es): Carvalho, R.; Fortes, C. J. E. M.; Castro, M.
Keywords: Breaking waves; Surf zone; Velocity fields; Wave height; Coastal structure physical models
Info
Monitoring of the water particle velocity field near the seabed under different wave and tidal scenarios: a real case
Monitoring of water particle velocity on the sea bed is crucial to study morphological shore changes in a coast at intermediate and shallow water depth under progressive surface waves and tidal flow current. Therefore, 3-D particle velocity was monitored continuously at the bottom of Santa Maria del Mar (SMM) beach (SW Spain) by means of a single point current meter during 3 weeks in 2007 since August 28. The current meter was placed at 0.45m above the seabed in order to acquire instantaneous velocity. Wave properties (height and period) were taken from the nearby wave buoy and tidal data were taken from a tidal gauge station. Wave-induced bottom particle velocities were obtained during spring and neap tides at a d/L (depth over wave length) parameter ranging from 0.06 to 0.3. Bottom water particle velocity near the seabed ranges from 0 to ± 0.5 m/sec of which about 82% does not exceed 0.2 m/sec during monitoring. Therefore, only 18% of the surveyed water particle velocities exceed the critical Shield parameter of the beach sand (d50 = 0.23mm) which is about 0.05-0.2 depending on Reynolds number. Results show that maximum horizontal speed is obviously lower during the slack tide (high or low tide) in comparison with flood tide and ebb tide. Moreover, speed is higher during ebb tide in comparison to adjacent flood tide, with steady wave climate. Finally and among other conclusions, the maximum real values of the bottom current surveyed in SMM, as well as the Shield parameter, substantially coincide with the theoretical estimates calculated for a given wave and tidal climate.
Ano: 2015
Número Páginas:
275-286pp.
Autor(es): Khan-Mozahedy, A.B.M.; Muñoz-Perez, J.; Neves, M. G.
Keywords: Shield parameter; Intermediate water depth; Tidal current; Tide; Bottom orbital velocity
Info
Normas e recomendações em obras portuárias
No domínio específico do projeto e construção de obras marítimas e portuárias, ao contrário de outro tipo de obras de engenharia, não existe normativa de carácter obrigatório. No entanto, embora não haja legislação específica, existem, em diversos países, recomendações nacionais que reúnem os conceitos e critérios necessários ao Projeto, de forma a melhorar a segurança e otimizar obras de grande importância económica. Normalmente as recomendações focam não só o dimensionamento e construção de obras marítimo-portuárias e costeiras, novas ou extensão das existentes, mas também a sua monitorização e manutenção. Esta comunicação resume as recomendações internacionais existentes, já que em Portugal não há normativas nem recomendações nacionais para apoio ao dimensionamento hidráulico/estrutural de obras marítimas, incluindo as específicas para o dimensionamento geotécnico de obras marítimas e uma breve comparação entre elas.
Ano: 2015
Número Páginas:
4p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: SPG
Keywords: Obras portuárias; Recomendações
Info
Photogrametric techniques to health monitoring control of breakwater's structure using Scilab
The need for shelter zones in coastal areas leads to the construction ofstructures for shore protection such as breakwaters. Its design is mainly made based insemi-empirical formulas [1] [2] [3] and in the experience of the project designer, being thee ectiveness of the breakwater carried out through physical modelling.The Harbours and Maritime Structures Division of National Laboratory (NPE, portugueseacronym) for Civil Engineering (LNEC, portuguese acronym) have developed several ex-periments in bidimensional and tridimensional models. Through this experiments, thestability of the breakwater is tested and the evaluation of damage is made by counting thearmor units dislocated (movements or displacements).This damage evaluation is currentlydone by visual inspection thus being a subjective method where some relevant movementsmay go unnoticed.
Ano: 2015
Número Páginas:
9p.
Autor(es): Lemos, R.; Loja, M.A.R.; Rodrigues, J.C.L.; Rodrigues, J.A.S.
Editor: ECCOMAS
Keywords: Scilab; Image processing; Breakwater; Health monitoring; Photogrametry
Info
Rubble-mound breakwater armour units displacement analysis by means of digital images processing methods in scale models
Rubble-mound structures are commonly used for coastal and port protection and needs aproperly design as well as inspection and maintenance during its lifetime. The design of such breakwatersusually requires a physical scale model to be tested under different irregular incident wave and tideconditions in order to evaluate its hydraulic and structural behaviour, namely the stability of the proposeddesign. Armour units displacement and fall analysis in physical models are then a key point in the designverification and usually requires a trained technician. In this work, an algorithm made in Matlab® ispresented, consisting in digital images processing and analysis which allows automatic and precisedisplacement detection as well as its location in time and space. For a selected displacement, it is alsopossible to characterize it.
Ano: 2015
Número Páginas:
171-184pp.
Autor(es): Courela, J.M.; Carvalho, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Leandro, J.
Keywords: Armour units displacement; Image-processing; Matlab®; Rubble-mound breakwaters
Info
A comparison of wave characteristics at Caparica beach, Portugal, using in-situ and transferred wave data
The HIDRALERTA system is current1y being implemented as a novel ear1y warning system to assess the risk of flooding in coastal and port region areas. With forecasted sea wave conditions at coastal and port areas, the system is able to determine the effects of waves in terms of wave overtopping and flooding, to compare those results with pre-specified thresholds, to build alert maps, and, if necessary, to issue alert messages. The system will be applied to two case studies: Praia da Vitória harbor, in Terceira Island, Azores, and Caparica beach, near Lisbon. One of the major inputs of this integrated system is the characterization of sea wave conditions at the site of interest, so that both measured wave data and selected numerical models are used. Numerical models, however, should be calibrated for each area of application. This paper is a contribution to get a better insight of the wave characteristics at one of those case studies, the Caparica beach, to provide adequate calibration of the mentioned numerical models. Therefore, two measurement campaigns were organized at that location, using several instruments. Data was collected and analyzed, then compared with those transferred from the Port of Lisbon wave buoy, by using numerical wave propagation models, which then enabled one to evaluate SWAN's performance and to calibrate some of its parameters. Thus, the paper describes the sea wave characterization using both in-situ data and transferred data from the Port of Lisbon wave buoy, and discusses the SWAN' s strengths and weaknesses to simulate thewave conditions measured at the two above mentioned campaigns.
Ano: 2014
Número Páginas:
161-170pp.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.
Keywords: Swan model; Wave characterization; Waming and alert system
Info
Análise do desempenho do modelo SWAN na zona da Costa da Caparica
O sistema HIDRALERTA é um sistema de previsão e alerta de risco de galgamento e inundações emáreas costeiras e portuárias, atualmente em desenvolvimento. Para obtenção das condições de agitação marítimalocais são utilizados modelos numéricos de propagação de ondas, nomeadamente o modelo SWAN. Este trabalhovisa contribuir para uma melhor compreensão das características da agitação marítima local num dos casos deestudo considerados no projeto: a praia de S. João de Caparica. Assim, utilizaram-se os dados recolhidos em duascampanhas de medição naquela zona, os quais foram depois analisados e comparados com os resultados obtidospelo modelo SWAN para o mesmo local. Foi ainda feita a comparação entre os dados fornecidos pela boia daAPL e o modelo SWAN, no local da boia. Estes procedimentos permitiram avaliar o desempenho do modeloSWAN para este local.
Ano: 2014
Número Páginas:
183-186pp.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.; Raposeiro, P.
Keywords: Swan; Agitação marítima; Sistema de previsão e alerta
Info
Aplicação do modelo numérico SWAN em locais com vegetação na Hidrovia Tiete-Paraná
Este artigo descreve a aplicação do modelo SWAN-VEG para o lago da barragem de Ilha Solteira - São Paulo, Brasil, que faz parte da Hidrovia Tietê-Paraná, a fim de analisar a influência da vegetação sobre a redução da energia das ondas perto das margens do lago. Primeiramente, o modelo é aplicado, considerando uma profundidade constante em todo o reservatório da barragem e uma pequena área de vegetação localizada junto ao paredão da barragem. São testados vários valores de velocidade e direção do vento, bem como diferentes tipos de vegetação. Em seguida, a batimetria real do lago é considerada, bem como vegetação em determinadas zonas nas margens do lago. Várias condições de vento são testadas e comparadas para as situações com e sem vegetação.
Ano: 2014
Número Páginas:
189-198pp.
Autor(es): Vieira, A. S.; Gregório, I.C.; Fortes, C. J. E. M.; Suzuki , T.; Maciel, G.
Keywords: Vegetação; Ilha Solteira; SWAN-VEG
|
|
Capítulos de Livros
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
|
Teses de Doutoramento
Info
Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
Info
Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
Info
Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
Info
Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
|
|
Relatórios
Info
Central térmica de Sines - tomada da água. Ensaios de agitação e correntes de uma solução variante tipo-porto (1.º relatório).
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Clímaco, M.; J.A Covas
Info
Central térmica de Sines. Estabilidade dos molhes de protecção.
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Ensaios em modelo reduzido do porto de Viana do Castelo. Ensaios de estabilidade da cabeça do molhe
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Pita, C. A.
Info
Espraiamento de ondas regulares sobre taludes de obras marítimas.
N/A
Ano: 1981
Autor(es): GOMES, F. V.
Info
Estudo comparativo em modelo matemático e em modelo reduzido da agitação marítima na zona do molhe oeste de Sines.
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Pita, C. A.; Covas, J. A.
Info
Estudo em modelo reduzido do Estuário do Sado. Contribuição para o estudo da agitação marítima na zona do gerador de vagas.
N/A
Ano: 1981
Número Páginas:
5pp.
Autor(es): Covas, J. A.
Info
Estudo em modelo reduzido do estuário do Sado. Contribuição para o estudo da agitação marítima na zona do gerador de vagas. LNEC, Lisboa, Janeiro de 1981.
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Covas, J. A.
Info
Hydraulic tests of Sines west breakwater
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Pita, C. A.
Info
Hydraulic tests of Sines west breakwater.
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Pita, C. A.
Info
Modelação estocástica da agitação marítima. Texto da cadeira do mesmo nome do curso de pós-graduação em Engenharia Oceânica na COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil,
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Carvalho, M. M.
|
|
|
Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
Info
Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
Info
Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
Info
Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
Info
Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
Info
Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
|