Artigos de Revista
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Coastal and port risk forecast and warning platform. HIDRALERTA
In Portugal, emergency situations caused by sea waves are common, and usually have serious consequences for the economy and society. It is thus crucial to implement an early warning system to forecast the occurrence of these situations in relation to wave overtopping and flooding events in coastal/port areas. The European Framework Directive 2007/60/EC of 23 October 2007 recommended the development of risk maps and flood risk management plans, including the establishment of systems for forecasting and early warning. The national and local authorities need to implement short-term/emergency measures to prevent the loss of lives and reduce economic and environmental damage.
Ano: 2017
Número Páginas:
3p.
Autor(es): Rodrigues, A.; Sabino, A.; Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.
Revista: Revista Hydro-International
Editor: Geomares Publishing
Keywords: Coastal and port risk; Warning system; Risk; Hidralerta
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Ensaios em modelo físico de agitação marítima em redor de um navio livre
Nesta comunicação, descrevem-se os ensaios em modelo físico realizados com o objetivo de caracterizar o campo de ondas em torno de um navio livre, quando sujeito a condições de agitação incidente regular e irregular. Estes dados são especialmente importantes para a validação de modelos numéricos de caracterização da resposta de navios à ação da agitação incidente. Assim, para cada condição de agitação incidente, efetuaram-se medições da elevação da superfície livre e das componentes da velocidade em diversos pontos em redor do navio. Apresentam-se as seguintes análises dos dados experimentais: análise temporal e espetral (espetro de energia e wavelets) dos valores de elevação da superfície livre e análise temporal da velocidade das partículas, a meio da coluna de água. A análise temporal e espetral de cada série de medições obtida permitem a caracterização da agitação nos pontos em redor do navio, em termos de alturas, períodos e velocidade. Avalia-se também a influência do navio nas características da agitação.
Ano: 2017
Número Páginas:
1-8pp.
Autor(es): Ramos, A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Revista: Revista da Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões
Editor: Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões
Volume:
Volume 29.
Keywords: Agitação marítima; Navio; Modelo físico
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Integração de modelagem numérica (SWAN) e dados de campo na determinação do clima de ondas no litoral setentrional do Rio Grande do Norte
Este artigo apresenta os resultados da aplicação do modelo numérico Simulating Waves Nearshore SWAN) com análises comparativas das medidas obtidas a partir dos resultados de modelagem e de edições durante as campanhas de campo em 2010 e 2012 no Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte (NE do Brasil). O objetivo principal do presente estudo foi aplicar e validar o modelo numérico SWAN na determinação do clima de ondas, avaliar seus pontos fortes e limitações para a região de interesse. Os dados de campo realizados em dois pontos próximo da costa em profundidades de 3 m (PT_1) e 6 m (PT_2) por meio do uso de dois adcp: AWAC e AQUADOPP. Os dados adquiridos com estes equipamentos foram processados e permitiram a realização de análises espectrais de altura signifi cativa, HS (m), período médio, Tmed (s), e direção média, DIR (º). Para a implementação do modelo SWAN foram empregados para as condições de contorno os dados de agitação a partir do modelo de 3ª geração de escala oceânica Wavewatch III. Para o refi namento e aplicabilidade do modelo, foram introduzidos dados de ventos e maré locais, corrigidos com base no Manual de Engenharia Costeira (CEM), permitindo assim, melhor ajuste dos resultados da modelagem. O domínio de cálculo foi referenciado para as imensões da carta náutica 720, com três malhas regulares de diferentes dimensões e resolução: externa, intermediária e interna, sendo esta última, utilizada para fornecer os parâmetros de propagação da onda ao longo da costa. As confi gurações usadas para o SWAN foram as padrões em modo estacionário, com as formulações KOMEN, a dissipação devido à rebentação induzida pelo fundo com atrito de fundo usando a formulação JONSWAP com coefi ciente de atrito
Ano: 2017
Número Páginas:
311-328pp.
Autor(es): MATOS, M.F.; Scudelari, A. C.; Amaro, V.E.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Revista Brasileira de Geomorfologia
Editor: Revista Brasileira de Geomorfologia - RBG
Volume:
Vol. 18, nº 2 (2017).
Keywords: Nordeste do Brasil; Ventos; ADCP; Ondas
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Numerical evaluation of wave energy potential in the south of Brazil
Wave energy extraction in coastal regions may be an excellent alternative due to the increase in global demand for renewable energy. The viability study of this extraction depends on the evaluation of the wave energy potential that is higher in regions located in high latitudes. Therefore, this study shows evaluation and characterization of wave energy in the south of Brazil. Numerical simulations were carried out by the Mike 21 SW spectral model which was calibrated and validated in the region measurement campaigns. Annual, seasonal and monthly means and the temporal variability of the wave energy potential in a 10-year wave hindcast were analyzed offshore and nearshore. Annual mean fluxes in three points nearshore had similar values; the highest one was 6.7 kW/m, while the wave energy flux offshore was 22.3 kW/m. The refraction and the bottom friction dissipation were responsible for the wave attenuation from offshore to nearshore and, consequently, for the decrease in wave energy. The annual, seasonal and monthly variabilities of wave energy fluxes were moderate offshore and high nearshore. A directional analysis showed that the dominant wave directions were S and NE offshore whereas they were SSE and E nearshore.
Ano: 2017
Número Páginas:
176-184pp.
Autor(es): Lisboa, R. C.; Teixeira, P.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Revista Energy
Editor: Elsevier
Volume:
Volume 121.
Keywords: Spectral model; Numerical simulation; Wave propagation and generation; Wave energy
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O Porto de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores: avaliação das consequências de galgamento pelo método AHP
No presente trabalho descreve-se a aplicação de uma metodologia para avaliação das consequências do galgamento no porto de Ponta Delgada, S. Miguel, Açores, recorrendo a uma análise multicritério (Processo de Análise Hierárquica, AHP) do impacto da ocorrência de galgamentos superiores aos limites admissíveis. Esta metodologia permite obter resultados baseados numa análise espacial dos indicadores que caraterizam a zona portuária em estudo, no que diz respeito à sua importância relativa.
Ano: 2017
Número Páginas:
127-139pp.
Autor(es): Rodrigues, J.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Taveira-Pinto, F.
Revista: Territorium 24
Editor: Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Keywords: Ponta Delgada; Portos; Análise multicritério (AHP); Galgamento; Consequências
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Regular and irregular wave propagation analysis in a flume with numerical beach using a Navier-Stokes based model
This paper describes the analysis of the propagation of regular and irregular waves in a flume by using Fluent® model, which is based on the Navier-Stokes (NS) equations and employs the finite volume method and the Volume of Fluid (VoF) technique to deal with two-phase flows (air and water). At the end of the flume, a numerical beach is used to suppress wave reflections. The methodology consists of adding a damping sink term to the momentum equation. In this study, this term is calibrated for three cases of regular incident waves (H = 1 m, T = 5, 7.5, and 12 s) by varying the linear and quadratic damping coefficients of the formulation. In general, while lower values of damping coefficients cause residuals on the free surface elevation due to wave interactions with the outlet boundary, reflection occurs on the numerical beach when higher values are used. A range of optimal damping coefficients are found considering one of them null. In one of these cases, temporal series of free surface elevation are compared with theoretical ones and very good agreement is reached. Afterwards, an irregular wave propagation, characterized by a JONSWAP spectrum, is investigated. Several gauges along the flume are evaluated and good agreement between the spectrum obtained numerically and the ones imposed at beginning of the flume is verified. This study shows the capacity of NS models, such as Fluent®, to simulate adequately regular and irregular wave propagations in a flume with numerical beach to avoid reflections.
Ano: 2017
Número Páginas:
81-90pp.
Autor(es): Lisboa, R. C.; Teixeira, P.; Didier, E.
Revista: Defect and Diffusion Forum
Editor: Trans Tech Publications
Volume:
Volume 372.
Keywords: Fluent model; Irregular waves; Numerical beach; Wave propagation; Numerical simulation
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Rubble mound breakwater damage assessment through stereo photogrammetry in physical scale laboratory tests
Scale-model tests are usually required to evaluate the hydraulic and structural behavior of proposed rubble-mound breakwater designs. In order to speed up and ease the armor layer damage assessment, we developed a technique based on stereo photogrammetry. A key feature of this technique is its ability to compensate for the refraction in the air-water interface, thus producing a survey of the envelope of the armor layer without the need to empty the wave flume or wave basin where the scale model tests are carried out. This article describes this technique and the tests made to establish confidence in it and in the damage evaluation on a breakwater scale model. Results led to an error estimation of only fractions of a centimeter.
Ano: 2017
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Ribagua. Revista Iberoamericana del Agua
Editor: Taylor & Francis Group
Keywords: Scale model; Rubble mound; Photogrammetry; Breakwater
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Ship movements
A set of physical model tests was run in to characterize the ship
Ano: 2017
Número Páginas:
132-141pp.
Autor(es): Pinheiro, L.; Simão, J.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Revista: Revista Defect and Diffusion Forum
Editor: Trans Tech Publications
Volume:
Vol. 372.
Keywords: Transfer functions; WAMIT model; Physical model; Ship movements
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Wave overtopping and flood risk assessment in harbours: a case study of the port of Las Nieves, Gran Canaria
This paper presents the analysis of the probability of occurrence of wave overtopping events as well as its consequences at the Port of Las Nieves in Agaete, Gran Canaria Island, with the evaluation of the resulting level of flood risk. The study has been conducted using a third-generation spectral wave model to reproduce wave propagation from deep to shallow water depths considering the associated mean sea level, and a neural network-based model, for estimating mean wave overtopping discharges. Results reveal that overtopping in the initial sections of the port, located in the port access area, is substantially higher than that associated with the cross-sections of the main body of the breakwater, so that control actions to reduce overtopping are required due to the important socioeconomic implications regarding the infrastructure inoperability.
Ano: 2017
Número Páginas:
1-10pp.
Autor(es): Santana-Ceballos, J.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Rodríguez, G.
Revista: WIT Transactions on the Built Environment
Editor: WIT Press
Volume:
Vol. 170.
Keywords: Port of Las Nieves; Neural networks; Flood risk; Wave overtopping
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Avaliação comparativa de ferramentas neuronais. Aplicação à Praia da Vitória, Terceira, Açores
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto e baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC, considerando duas ferramentas neuronais para cálculo dos galgamentos baseadas em resultados da aplicação de redes neuronais artificiais, nomeadamente a ferramenta NN_Overtopping2 e a Overtopping Predictor v1.1. Em particular, avalia-se comparativamente quais as implicações que a utilização de cada uma destas ferramentas tem em termos de número de eventos de galgamento e magnitude dos caudais médios galgados, bem como consequente grau de risco, para as 9 secções-tipo de estruturas marítimas estudadas no porto e baía da Praia da Vitória. O período de estudo é de 5 anos (2008 a 2012).
Ano: 2016
Número Páginas:
49-68pp.
Autor(es): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Santos, J. A.
Revista: Vetor
Editor: FURG
Volume:
Volume 26, n. 1.
Keywords: Galgamentos; Risco; Praia da Vitória; Porto; Overtopping predictor V1.1; NN_Overtopping2; Ferramentas neuronais
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Overtopping physical model tests for the rehabilitation of Sines West breakwater
The failure of the West Breakwater of the Portuguese harbour of Sines in 1978/79 is well known andmuch was learnt from it by the scientific and technical communities. The paper presents an historicalperspective on the design, construction, failure and rehabilitation of the breakwater, as well as on theovertopping physical model studies performed to check the effectiveness of the different proposedsolutions for its rehabilitation.Studies are now being conducted for Sines Port Authority for the final rehabilitation of the breakwater,with the primary objective of reactivating Berth1 but also to generally improve the shelter andoperating conditions within the port. The paper presents the three proposed solutions for the WestBreakwater, which differ mainly in the crest area. It describes the two-dimensional physical modeltests of stability and wave overtopping carried out in 2008 at the National Civil Engineering Laboratory,Portugal, to check the effectiveness of the three proposals. The mean overtopping dischargesmeasured in the tests for Solution 3, having a higher crest level with a recurved concretesuperstructure, were significantly lower than for Solutions 1 and 2 (which were similar). All threeproposed solutions were structurally stable under design conditions.The paper also illustrates the application of a new version of the NLSW numerical model, AMAZON,and of the methodologies/tools recommended in the EurOtop overtopping manual to study the meanwave overtopping discharge over the breakwater. There was good agreement between the physicalmodel data and the AMAZON results for Solutions 1 and 2, although AMAZON tended to slightly overpredictthe discharges, especially for Solution 2. The CLASH Neural Network mean overtoppingdischarges tended to under-predict the physical model results, especially for Solution 3. For the threesolutions, the physical model results were within the confidence intervals obtained with the NeuralNetwork. The Empirical Methods considerably over-predicted the mean overtopping discharges.
Ano: 2010
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M. R.; Silva, L. G.
Keywords: Overtopping; Rehabilitation of sines; Sines
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Overtopping physical model tests for the rehabilitation of Sines west breakwater
The failure of the West Breakwater of the Portuguese harbour of Sines in 1978/79 is well known andmuch was learnt from it by the scientific and technical communities. The paper presents an historicalperspective on the design, construction, failure and rehabilitation of the breakwater, as well as on theovertopping physical model studies performed to check the effectiveness of the different proposedsolutions for its rehabilitation.Studies are now being conducted for Sines Port Authority for the final rehabilitation of the breakwater,with the primary objective of reactivating Berth1 but also to generally improve the shelter andoperating conditions within the port. The paper presents the three proposed solutions for the WestBreakwater, which differ mainly in the crest area. It describes the two-dimensional physical modeltests of stability and wave overtopping carried out in 2008 at the National Civil Engineering Laboratory,Portugal, to check the effectiveness of the three proposals. The mean overtopping dischargesmeasured in the tests for Solution 3, having a higher crest level with a recurved concretesuperstructure, were significantly lower than for Solutions 1 and 2 (which were similar). All threeproposed solutions were structurally stable under design conditions.The paper also illustrates the application of a new version of the NLSW numerical model, AMAZON,and of the methodologies/tools recommended in the EurOtop overtopping manual to study the meanwave overtopping discharge over the breakwater. There was good agreement between the physicalmodel data and the AMAZON results for Solutions 1 and 2, although AMAZON tended to slightly overpredictthe discharges, especially for Solution 2. The CLASH Neural Network mean overtoppingdischarges tended to under-predict the physical model results, especially for Solution 3. For the threesolutions, the physical model results were within the confidence intervals obtained with the NeuralNetwork. The Empirical Methods considerably over-predicted the mean overtopping discharges
Ano: 2010
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M.; Silva, L. G.
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Physical Model Tests Of New Linear Defences For Colwyn Bay
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
9p.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Silva, L. G.
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Proposta de dois simuladores de ondas geradas por vento em águas restritas: SWAN e Ondisacad
O modelo SWAN - acrônimo de Simulating Waves Nearshore - é um modelo numérico para geração, propagação e dissipação da agitação marítima, baseado na equação para a conservação da ação de onda. Entre os vários resultados obtidos pelo SWAN, destacam-se a altura significativa, os períodos de pico e médio, as direções de pico e média, a dispersão direccional, o parâmetro de largura de banda e nível de água em qualquer parte do domínio computacional. Para os propósitos aqui expostos, mais um aplicativo computacional foi utilizado para a previsão de ondas e estruturado de maneira que pudesse fornecer resultados gráficos de forma automatizada com maior precisão e no menor tempo possível. O software, fruto do desenvolvimento dos estudos da equipe de pesquisa e mais recentemente aprimorado no presente trabalho, batizado de OndisaCAD, integra-se dentro de ambientes CADs, precisamente no AutoCAD da Autodesk, possibilitando, assim, a geração de ótimas interfaces e resultados gráficos. Nesta comunicação apresentam-se a simulação da propagação de ondas em recintos restritos utilizando-se dois simuladores: OndisaCad e Swan na zona confinada, o lago da barragem de Ilha Solteira, Brasil. Pretende-se assim discutir as vantagens e desvantagens destes simuladores.
Ano: 2010
Número Páginas:
18p.
Autor(es): Vieira, A. S.; Maciel, G.; Fortes, C. J. E. M.; Minussi, C.
Keywords: Ilha solteira; Swan; Ondisacad
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Simulação da propagação de ondas sobre um recife artificial
A construção de um emissário submarino na zona marítima adjacente à praia de Leirosa, Portugal,afectou profundamente a continuidade do sistema dunar existente, pelo que foi inicialmente adoptadauma solução provisória que consistiu na protecção frontal das dunas, numa primeira fase comcontentores de material geotêxtil preenchidos com areia (geocontentores) e, numa segunda fase, comtubos igualmente de material geotêxtil (geotubos). Pretende-se agora estudar a viabilidade daconstrução de um recife artificial que funcione como obra de protecção do sistema dunar e que,adicionalmente, melhore as condições locais para a prática de surf.O artigo descreve a aplicação do modelo não-linear de tipo Boussinesq COULWAVE na simulação dapropagação de ondas sobre um recife artificial a ser implantado na referida região da praia de Leirosa.Mais concretamente, o objectivo do trabalho é analisar o funcionamento hidrodinâmico do recife paradiferentes condições de agitação marítima incidente.Assim, com base em dados de agitação medidos nas proximidades da zona em estudo, é definido umconjunto de estados de agitação mais frequentes e são efectuadas simulações numéricas para assituações sem e com o recife artificial implementado. É testada uma solução de geometria triangularpara o recife. A comparação dos resultados do modelo numérico para ambas as situações (sem e comrecife), em termos de alturas de onda, linha de rebentação e ângulo de rebentação, permite avaliar ainfluência desta solução de recife nas condições hidrodinâmicas de agitação marítima em torno dorecife e permite também avaliar as condições locais para a prática de surf.
Ano: 2010
Autor(es): Mendonça, A.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Keywords: Rebentação; Coulwave; Modelação numérica; Surf; Recifes artificiais
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The use of numerical models as complement of wave measurements in Amoreira Beach, Aljezur
To characterize the hydrodynamics of the Aljezur Stream, which flows to the Amoreira beach (inthe South-western coast of Portugal), and its impact on the water exchange with the sea, anestimation of the local wave climate was judged necessary. Therefore, both in-situ wavemeasurements and coastal wave propagation models, forced offshore by the results of theWaveWatch III (WWIII) regional wave model (Tolman, 2002), were used.Three field campaigns were conducted to take measurements of the free surface elevation on theAmoreira beach. The data processing and analysis were obtained by applying classical time andspectral domain techniques. These allowed the computation, for each record, of equivalentparameters of significant wave height (HS and HM0, for time and spectral analyses respectively)and mean wave periods (Tmed and TZ, for time and spectral analyses respectively), which, aloneor together, are useful to estimate the representative characteristics of the waves at the site.However, these measurements, although being very useful to describe local wave characteristics,are of too short duration to characterize the long-term wave climate, and they also suffer from arestricted spatial representation of the wave conditions. Therefore, the NOAA archives of theWWIII model were used to produce offshore boundary conditions to the spectral wave propagationmodel SWAN (Booij et al., 1999), which was used in this paper as complement of the in-situmeasurements, enabling a better local wave climate characterization to be found.This paper describes the measurement campaigns, the data analyses made, and the methodologyfor the characterization of wave conditions from offshore to inshore and its application to the studyarea using SWAN model. A comparison between measured and numerical data is finally made.The results from this comparison may be useful to assist the coastal management decision-making
Ano: 2010
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Bertin, X.; Guerreiro, M.; Simões, A.
Keywords: Swan; Numerical modelling; In-situ wave measurements
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Verificação de fórmulas para a Evolução da Erosão em taludes de Quebra-mares
Os quebra-mares de taludes são estruturas de protecção portuária em cujo projecto se assume a necessidade de obras de manutenção ou reparação durante a sua vida útil. Uma das grandezas relevantes para a avaliação da necessidade de realização de obras é o volume erodido do manto protector por acção da agitação marítima. Melby (1999)apresentou uma fórmula para previsão da evolução do dano em quebra-mares de taludes com base nas características da agitação neles incidente. Neste trabalho apresentam-se os resultados o trabalho realizado com o objectivo de avaliar a aplicabilidade daquela fórmula em condições de agitação diferentes das consideradas por aquele autor. De modo a atingir esse objectivo reproduziram-se as experiências descritas por Melby (1999).Tratam-se de ensaios de longa duração em modelo físico reduzido em que sequências de estados de agitação estacionários vão atingindo o manto protector e se mede a área erodida no final da actuação de cada estado de agitação. Esta medição foi realizada a partir da reconstrução de pares estereoscópicos de fotografias em que a refracção induzida pela interface ar-água é corrigida. Tal significa que aquelas fotografias podem ser tiradas mantendo-se a água no canal. Pretendeu-se, com a utilização desta técnica de levantamento avaliar a sua operacionalidade em ensaios de longa duração, para os quais seja necessário o levantamento exaustivo de perfis
Ano: 2010
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Fotogrametria; Evolução do dano; Quebra-mar
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Análise comparativa de modelos não-lineares nas proximidades de quebra-mares submersos
Neste trabalho é avaliado o desempenho de três modelos numéricos na simulaçãoda propagação de ondas sobre quebra-mares submersos com diferentes inclinações na rampaa jusante. Os modelos utilizados, diferem tanto no nível de não-linearidade como nos métodosnuméricos usados e são: (a) COULWAVE (Lynnet e Liu [1]), que é um modelo não-linear 3Dintegrado na vertical o qual resolve as equações não-lineares de Boussinesq apresentadaspor Wei et al. [2], considerando uma aproximação multi-camadas. (b) CANAL (Clément [3]),que é um modelo de elementos de contorno 2D não-linear completo o qual resolve asequações de Euler. (c) FLUINCO (Teixeira [4]), que é baseado nas equações de Navier-Stokes, dicretizadas no tempo e no espaço através do esquema de Taylor-Galerkin semiimplícitode dois passos usando um elemento tetraédrico linear.Num primeiro caso, o quebra-mar com rampa a jusante de inclinação 1:10 foi estudadoexperimentalmente por Dingemans [5] e seus resultados são comparados com os obtidospelos modelos numéricos. Nos restantes casos, as rampas a jusante dos quebra-mares teminclinações 45º e 90º, onde os efeitos não-lineares são mais intensos. Nesses casos, osresultados dos modelos são comparados entre si. Deste modo, são avaliadas aspotencialidades e limitações dos modelos numéricos.
Ano: 2009
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Teixeira, P. R. F.; Gil, L.; Didier, E.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: Congreso de Métodos Numéricos en Ingeniería 2009
Keywords: Equações de navier-stokes; Equações de euler; Equações de boussinesq; Quebra-mar submerso; Propagação não-linear de ondas; Modelação numérica
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Análise numérica de um equipamento de energia das ondas do tipo OWC
O potencial da energia das ondas na região sul do Brasil, com potência estimada em 30kW/m, motivou o estudo da viabilidade do uso de equipamentos de extração desse tipo deenergia por uma equipa de investigadores da Universidade Federal do Rio Grande, com oapoio da empresa petrolífera brasileira Petrobras. Actualmente existem vários tipos deequipamentos disponíveis e um dos primeiros desenvolvido e instalado no mar foi o do tipocoluna de água oscilante (Oscillating water column
Ano: 2009
Número Páginas:
9p.
Autor(es): Teixeira, P. R. F.; Didier, E.; Conde, J. M. P.
Keywords: Método dos elementos finitos; Fluinco; Simulação numérica; Owc; Energia das ondas
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Aplicação de modelos numéricos ao cálculo de pressões numa laje
Neste artigo estuda-se a aplicabilidade de dois modelos numéricos, o modelo COBRAS-UC(Lara et al., 2006) e o modelo SPHysics (Dalrymple et al., 2006), ao cálculo de pressões sobuma laje horizontal que se localiza sobre uma estrutura em talude composta por um TOT eduas camadas de enrocamento. A grande dificuldade deste caso prende-se com acomplexidade do escoamento, onde se geram gotas que se propagam sob a laje e escoamentodescontínuo sob e sobre a laje.Cada um dos modelos apresenta as suas vantagens e limitações. O modelo COBRAS-UC,baseado num método Euleriano, permite simular o escoamento em estruturas porosas, arebentação e diferentes tipos de agitação incidente. O modelo SPHysics, baseado num métodoLagrangiano, permite simular o escoamento em estruturas impermeáveis, a rebentação ediferentes tipos de agitação incidente. Como resultados, os dois modelos permitem obtervalores de diferentes grandezas, tais como o campo de velocidades e pressões.
Ano: 2009
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Neves, M. G.; Didier, E.
Keywords: Estruturas costeiras; Sphysics; Cobras-uc
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
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Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
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Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
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Relatórios
Info
Estudo sumário do comportamento de um quebra-mar - 2.ª fase
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Matos, M. H. C.; Pinto Simões; J. A. M.
Info
Mesa redonda sobre problemas relacionados com ondas irregulares.
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Marcos Rita, M.
Info
O cálculo automático na simulação de ondas irregulares. Contribuição para a "Mesa redonda sobre ondas irregulares".
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Carvalho, M. M.
Info
Porto da Ericeira. Ensaios de estabilidade.
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Porto da Póvoa do Varzim. Ensaios de estabelidade e de galgamentos
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Porto de Cabinda. Ensaios de estabilidade e galgamento do quebramar
N/A
Ano: 1975
Autor(es): RITA, M. M.
Info
Porto de Sines. Ensaios de agitação da zona do molhe sul (Porto mineraleiro).
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Castanho, J.; Lima, S. S.; Silva Jr, S.
Info
Porto de Sines. Estudo de ressonância em modelo reduzido.
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Clímaco, M.; Marcos Rita, M.
Info
Simulação do comportamento dos navios nos portos.
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Marcos Rita, M.
Info
Simulação do comportamento dos navios nos portos. Visita de estudo a laboratórios de hidráulica europeus.
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Marcos Rita, M.
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Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
Info
Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
Info
Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
Info
Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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