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Galgamento de uma estrutura portuária protegida por um quebra-mar submerso: o caso do Porto de Leixões, Portugal
O galgamento de estruturas portuárias consiste na passagem de água sobre o coroamento da estrutura pela ação da agitação marítima e é um dos fenómenos com maior impacto na integridade da estrutura e na segurança da zona por ela protegida. O principal objetivo deste trabalho é estudar o galgamento num quebra-mar de taludes, com um importante muro cortina, protegido por um quebra-mar submerso. Em particular, pretende-se otimizar a geometria do quebra-mar submerso situado a barlamar do quebra-mar de taludes, no qual se pretende diminuir o galgamento.A estrutura marítima em estudo é o molhe norte do Porto de Leixões, em frente ao qual já existe um quebra-mar submerso na zona da cabeça. Pretende-se estender a zona do molhe protegida pelo quebra-mar submerso e, para tal, é necessário estudar qual a melhor geometria e posição a adotar para este quebra-mar.Para estudar a influência da geometria e da posição do quebra-mar submerso no galgamento do molhe norte, utilizou-se o modelo numérico IH2VOF. Simularam-se três condições de agitação regular, que diferem somente na altura de onda, e sete geometrias do quebra-mar submerso, que diferem da configuração original (a existente atualmente) em três características: a distância entre o quebra-mar submerso e o molhe, a cota de coroamento do quebra-mar submerso e a sua largura de coroamento.Com a realização deste estudo, para as condições de agitação consideradas, verificou-se que as características com maior impacto na redução do galgamento no molhe norte do Porto de Leixões são: o aumento da distância entre o quebra-mar submerso e o molhe e o aumento da cota de coroamento do quebra-mar submerso. O caudal médio de galgamento para as condições de agitação em estudo reduziu-se de um valor máximo de 0,71 l/s/m para a configuração original para 0,02 l/s/m em duas das novas configurações analisadas, ou seja, uma redução de 97% face à configuração original.
Ano: 2016
Número Páginas:
121-131pp.
Autor(es): Bairrão, M.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Taveira-Pinto, F.
Revista: Revista de Gestão Costeira Integrada / Journal of Integrated Coastal Zone Management
Editor: APRH
Volume:
16 (2).
Keywords: Modelação física; IH2VOF; Modelação numérica
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Improving the aerodynamic performance of Vila-Real Bridge deck-section
The susceptibility of bridge decks to vortex induced oscillations can b eaddressed through wind-tunnel testing. This paper considers the case of the Vila-Real Bridge, in the north of Portugal, which has the highest deck above ground (230m), among concrete-deck bridges cable-stayed in the central plane. It has a single-cell rectangular box girder with a wide top flange supported by regularly spaced inclined struts. Aeroelastic studies of this precise type of deck seem nonexistent in the literature.Results of sectional model tests are presented for a selection of three distinct angles of attack and three deck configurations, including a solution, alternative to the usual mitigation measures, that solved the susceptibility to vortex induced vibration of the deck and that has no relevant additional design or building costs.With the proposed approach, bridge designers may be able to relegate the use of sections with high aerodynamic performance
Ano: 2016
Número Páginas:
72-83pp.
Autor(es): Vaz, D.; Almeida , R.A.S.B; Didier, E.; Urgueira, A.P.V.; Borges, A.R.J.
Revista: Journal of Wind Engineering and Industrial Aerodynamics
Editor: Elsevier
Volume:
Volume 156.
Keywords: Box girder; Wind tunnel testing; Sectional model; Oscillations mitigation; Bridge aeroelasticity
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Mechanics of the scouring and sinking of submerged structures in a mobile bed: A physical model study
Wave-induced flow velocity and turbulence may cause scouring in the seabed around coastal structures depending on the wave climate and tidal water depth. A 3-D physical modelling study was conducted to investigate the possible causes of the sinking of two submerged coastal structures on the Santa Maria del Mar (SMM) beach, Spain. The experimental investigation was conducted by employing a Froude similarity law with a geometric scale of 1:20, and the submerged modular structure was subjected to different wave climates and tidal water levels. The combinations of the significant wave height and peak period were chosen from in-situ real wave conditions thatwere monitored during the sinking of the prototype structures. Linking and unlinking conditions for the modules in the structure were investigated in this study. The results show that the modules sank to approximately 48% of their height at the end of the tests with storm waves and semi-linking conditions of low water depth. Most of the experimental results were compatible with the prototype monitoring results. Tests with proper linking among themodules and testswith an appropriate gravel foundation resulted in a sustainable solution because they presented much less or almost no scouring and sinking.
Ano: 2016
Número Páginas:
50
Autor(es): Khan-Mozahedy, A.B.M.; Muñoz-Perez, J.; Neves, M. G.; Sancho, F. E.; Cavique, R.
Revista: Coastal Engineering
Editor: Elsevier
Volume:
110.
Keywords: Gravel bed; Sandy bed; Pumice stone; Submerged modular structure; Sinking; Scour
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Numerical simulation of flow interaction between stationary and downstream elastically mounted cylinders in tandem at low Reynolds numbers
Despite the simplicity of the geometry of the circular cylinders, the uniform flow around them is complex,since it may induce unsteady forces on structures associated with vortex shedding. This paper describes the study of two circular cylinders (the downstream one is elastically mounted in transversal direction) in tandem arrangement subject to bi-dimensional uniform laminar flows at low Reynolds numbers. The academic numerical model Ifeinco, which is based on the finite element method and uses a partitioned scheme that considers two-way interaction of fluid flow and structure, has been employed to the analysis.Firstly, both stationary cylinders in tandem arrangement for Re = 100 are analysed for center to center distance between the cylinders, L/D, from 1.5 to 6.0. Results of lift and drag coefficients and Strouhal number are compared with other numerical results and good agreement is found. Secondly, numerical results for L/D = 5.25, considering downstream elastically mounted cylinder, are analysed for Reynolds numbers ranging from 100 to 140. It shows that the resonance occurs for Reynolds numbers between 115 and 120 and the maximum dimensionless amplitude of oscillation is 0.721 for Re = 118.
Ano: 2016
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Teixeira, P.; Didier, E.
Revista: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering
Editor: Springer
Keywords: Wake interference; Tandem arrangement; Circular cylinders; Flow-induced vibration; Finite element method
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Numerical simulation of wave interacting with a submerged cylinder using a 2D RANS model
A 2D RANS numerical model (IH2VOF) is employed to study wave interacting with a circular cylinder with a diameter of 0.02 m in a water depth of 0.27 m, with a wave period of 1.08 s and a wave height of 0.047 m. The influence of the wall proximity on the forces is analyzed for ratiosbetween the pipe (i.e. circular cylinder) distance from the bottom and the pipe diameter varying from 0.04 to 1.5. Results of lift forces and streamlines are compared with the experimental results of Jarno-Druaux et al. (1995) and good agreement is found. Lift, drag and inertia coefficients are also compared with experimental results and the same trend of fundamental quantities with the gap between the cylinder and the bottom was obtained with the model giving slightly larger values. Finally, the influence of the method to estimate the drag and inertia coefficients in the force calculated using Morison equation is analyzed and Morison method shows the better agreement.
Ano: 2016
Número Páginas:
1
Autor(es): Inverno, J.; Neves, M. G.; Didier, E.; Lara, J. L.
Revista: Journal of Hydro-environment Research
Editor: Elsevier
Volume:
12.
Keywords: Hydrodynamic forces; Submerge circular cylinder; Drag and inertia coefficients; RANS modeling
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Performance of a fuzzy ARTMAP artificial neural network in characterizing the wave regime at the Port of Sines (Portugal)
Techniques based on artificial neural networks (ANNs) have been increasingly applied to predict emergency situations, such as extreme wave conditions, wave overtopping or flooding, and damage to maritime structures, in coastal and port areas. In this work, a fuzzy adaptive resonance theory with mapping (FAM) ANN was trained to predict the wave regime both inside and at the entrance to the Port of Sines, one of the major trade and economic gateways of the Iberian Peninsula, located on the Portuguese west coast. In situ measurements using pressure sensors, wave buoy data, and results from two numerical wave propagation models
Ano: 2016
Número Páginas:
1362
Autor(es): Santos, F.; Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Neves, D. R.; Poseiro, P.; Maciel, G.
Revista: Journal of Coastal Research
Editor: Coastal Education and Research Foundation
Volume:
Volume 32, Issue 6.
Keywords: Artificial neural network (ANN) training and validation; In situ measurements; Wave buoy data; Numerical wave propagation modeling
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Photogrammetric analysis of rubble mound breakwaters scale model tests
The main goal of this paper is to develop a photogrammetric method in order to obtain arobust tool for damage assessment and quantification of rubble-mound armour layers during physicalscale model tests. With the present work, an innovative approach based on a reduced number ofdigital photos is proposed to support the identification of affected areas. This work considers twosimple digital photographs recording the instants before and after the completion of the physicaltest. Mathematical techniques were considered in the development of the procedures, enabling thetracking of image differences between photos. The procedures were developed using an open-sourceapplication, Scilab, nevertheless they are not platform dependent. The procedures developed enablethe location and identity of eroded areas in the breakwater armour layer, as well as the possibilityof quantifying them. This ability is confirmed through the calculation of correlation coefficients ineach step of the search for the more damaged area. It is also possible to make an assessment of themovement of armour layer units.
Ano: 2016
Número Páginas:
541
Autor(es): Lemos, R.; Loja, M.A.R.; Rodrigues, J.; Rodrigues, J.A.S.
Revista: AIMS Environmental Science
Editor: AIMS Press
Volume:
3(3).
Keywords: Scale model tests; Pphotogrammetric analysis; Rubble-mound breakwaters
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Smoothed particle hydrodynamics numerical model for modelling an oscillating water chamber
This paper presents theapplicatio nand thevalidation of the SPH numerical model SPHyCE, based on astandard Smoothed Particle Hydrodynamics formulation, for modeling anonshore oscillating waterchamber, comparing results of amplification factor and phase lag with those obtained by a mesh-basedRANS model .Firstly, ananalysis of the results for differentre solutions (i.e.particle dimension) showedthe independence of results with refinement. Secondly, the amplification factor of mean free surfaceelevation inside th eoscillating water chamber and the phase lag between time series of free surfaceelevation outside and inside the water chamber were analysed. A good agreement was achieved between the mesh free SPHyCE model and the mesh-based RANS model. SPHyCE model was finally applied to analyse the hydrodynamic fluid flow inside and outside the water chamber and to quantify the forces onthe vertical wall and the amplification factor for different incident wave heights for a rough sea state with complex wave breaking, impact loads and overtopping, contributing to the future applications ofSPH models for development and studies of OWC devices.
Ano: 2016
Número Páginas:
397
Autor(es): Didier, E.; Neves, D. R.; Teixeira, P.; Dias, J.; Neves, M. G.
Revista: Ocean Engineering
Editor: Elsevier
Volume:
123.
Keywords: Coastal engineering; Hydrodynamic forces; Wave
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Study of the turbine power output of an oscillating water column device by using a hydrodynamic - aerodynamic coupled model
The availability of clean energy of wind waves is enough to meet current demand of the world, attracting researches to find devices with good performance to extract this type of energy. The oscillating water column converter is a type of device that has been extensively studied for this purpose. This paper describes a numerical analysis of an onshore oscillating water column device taking into account hydrodynamic and aerodynamic coupling, performance curves of the turbine and air pressure control by a relief valve. The numerical analyses are carried out by the Fluinco model, based on slightly compressible flow method to solve the Navier-Stokes equations, and employing the two-step semi-implicit Taylor-Galerkin method. The aerodynamic model is based on the first law of thermodynamics applied to the air column inside the chamber and on turbines similar to Pico
Ano: 2016
Número Páginas:
147
Autor(es): Torres, F.; Teixeira, P.; Didier, E.
Editor: Elsevier
Volume:
125.
Keywords: Air pressure control; Turbine model; Oscillating water column; Wave energy; Finite element method
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Força de impacto num quebra-mar vertical: comparação entre um modelo numérico SPH e formulações empiricas
O conhecimento dos esforços resultantes da interacção de uma onda com um quebra-mar verticaltorna-se essencial no dimensionamento deste tipo de estruturas. No presente trabalho, o modelo numérico SPHyCE, baseado numa metodologia de tipo SPH - Smoothed Particle Hydrodynamics, é utilizado para o cálculo das forças num quebra-mar vertical. Para analisar a evolução das forças de impacto foram consideradas várias condições de profundidade no pé da estrutura e de altura de onda incidente abrangendo diferentes regimes de forças. A comparação dos resultados do modelo numérico com os das formulações empíricas permitiu verificar que as forças previstas são semelhantes para os casos de regime de onda parcialmente estacionária. No entanto, para o regime de forças de impacto, existem diferenças que se devem a diversos factores: i) a rebentação da onda no modelo SPHyCE pode não corresponder necessariamente à forma de rebentação prevista nas formulações empíricas; ii) no caso da rebentação com aprisionamento de ar, cuja influência no valor das forças é relevante, o modelo numérico atinge o seu limite de aplicação, pois não integra o ar e não existem formulações aplicáveis; iii) as formulações empíricas aplicáveis com rebentação dão valores claramente por excesso.
Ano: 2015
Número Páginas:
3-26pp.
Autor(es): Didier, E.; Rodrigues, A.; Neves, M. G.; Neves, D. R.; Dias, J.
Revista: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Editor: UNED
Volume:
Vol. 19, N.º 2.
Keywords: Formulações empíricas; Interacção onda-estrutura; Modelação numérica; Quebra-mar vertical; Smoothed Particle Hydrodynamics; Forças de impacto
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Estudo da interacção entre quebra-mares submersos e obras portuárias com recurso a modelos numéricos
No âmbito do projecto de investigação Destaq (Desenvolvimento de Técnicas Avançadas demedição de velocidades para o estudo da interacção entre Quebramares destacados e obrasportuárias)1, pretende-se estudar o comportamento hidrodinâmico de um quebra-mar submersona vizinhança de uma obra portuária a defender. Este estudo contempla quer a realização deensaios em canal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, quer a aplicação demodelos numéricos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.A modelação numérica é efectuada com recurso a dois programas: o AMAZON2 que se baseianas equações NLSW e o IH-2VOF3 que se baseia nas equações RANS.Nesta comunicação, apresenta-se a metodologia que está a ser usada para analisar asensibilidade dos resultados obtidos pelo modelo IH-2VOF às características dos meiosporosos, que deverão ser calibrados, quer do quebra-mar Norte do porto de Leixões, quer doquebra-mar submerso proposto para mitigar alguns problemas operacionais aí existentes.
Ano: 2011
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Gadelho, J.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Taveira-Pinto, F.; Lopes, H. -
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Estudos de galgamento do molhe oeste do porto de sines
Esta comunicação apresenta uma perspectiva histórica do projecto, construção, colapso ereabilitação do molhe Oeste do Porto de Sines, bem como dos estudos de galgamento emmodelo físico efectuados para avaliar a eficácia das diferentes soluções propostas ao longo dosanos para a sua reabilitação.Apresenta ainda três soluções propostas para a reabilitação final do molhe e os respectivosensaios em modelo físico, realizados em 2008 no LNEC. O estudo do galgamento destassoluções é complementado pela aplicação das metodologias recomendadas pelo actual manualde galgamentos (redes neuronais e fórmulas empíricas) e pela aplicação da nova versão domodelo numérico não linear de águas pouco profundas, AMAZON.Existe uma boa concordância entre os dados do modelo físico e os resultados do AMAZON,apesar de este modelo mostrar uma tendência para sobrestimar os caudais médios degalgamento. A NN_OVERTOPPING, baseada na análise de redes neuronais, não apresentauma concordância tão nítida com os resultados do modelo físico, para além de mostrar umatendência para a subestimação dos caudais. As fórmulas empíricas sobrestimamsignificativamente os caudais.
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M.; Silva, L. G.
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Estudos de hidráulica marítima em modelo físico reduzido realizados no LNEC. Passado, presente e futuro
A Secção de Hidráulica (SH) do Laboratório Engenharia Civil iniciou a sua actividade em 1948,tendo-se dedicado quase imediatamente à realização de estudos de hidráulica marítima emmodelo físico reduzido e tendo como precursores nomes que vieram a ficar intimamenteligados ao tema.Desde então e até aos tempos actuais, a realização deste tipo de estudos tem vindo a revestir--se de uma importância vital como ferramenta útil no projecto das obras, contribuindo, destaforma, para o êxito de empreendimentos realizados um pouco por todo o mundo, com especialênfase, obviamente, para os implementados em território nacional.Esta comunicação pretende dar uma noção desses contributos, realçando estudosemblemáticos ou de maior relevo realizados até à actualidade, ao mesmo tempo que seapresentam as dificuldades sentidas no passado, no presente e as que deverão vir a sentir-seno futuro, não deixando de referir o contributo da evolução tecnológica para a optimização darealização deste tipo de estudos.
Ano: 2011
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Silva, L. G.
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Implementation and validation of a new wave breaking criterion in a nonlinear wave propagation model
This paper describes the implementation and validation in the BOUSS-WMHnumerical model of a new trigger mechanism for the initiation and termination of wavebreaking. The initial approach is based on the vertical acceleration of the free surfaceelevation while the new approach is based on the Relative Trough Froude Number (RTFN).With either method an additional momentum term is introduced to describe the energydissipation due to wave breaking using an eddy viscosity model.
Ano: 2011
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Rodriguez, V.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Fernandes, J. L. M.; Okamoto, T.; Walkley, Mark
Keywords: Finite element model; Boussinesq equation; Nonlinear wave propagation; Wave breaking
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Incorporação da avaliação probabilística de riscos e de métodos de optimização no projecto de emissários submarinos
O projecto convencional de emissários submarinos, que inclui concepção, dimensionamento,construção, exploração, manutenção e reparação, não se baseia numa avaliação de riscosexplícita e sistemática e os métodos de dimensionamento destas estruturas são de naturezadeterminística. No entanto, o projecto destas obras é muito complexo, dispendioso e estão-lheassociadas inúmeras incertezas relacionadas, por exemplo, com o carácter aleatório dassolicitações actuantes (e.g. ondas, correntes), os modelos utilizados para representar arealidade (e.g. modelos físicos/numéricos), etc.Como tal, é necessário que se utilizem metodologias que permitam considerar a aleatoriedadee as incertezas existentes e incorporar o máximo de conhecimento e de dados disponíveis, eque possibilitem uma gestão dos riscos associados e permitam optimizar o custo do projecto.Uma abordagem de gestão de riscos, baseada em métodos probabilísticos e de optimização(que entram em linha de conta com a probabilidade de falha das estruturas e suasconsequências), dá resposta a estas necessidades, sendo o objecto do presente estudo.Pretende-se assim: (1) a realização de um inventário de riscos associado com o projecto deemissários e identificação do modo de falha destas estruturas; (2) estabelecimento de umametodologia para aplicar técnicas probabilísticas e de optimização ao projecto; e (3)desenvolvimento de ferramentas computacionais para o dimensionamento probabilístico eoptimizado das estruturas, que resultará num conjunto de recomendações a ser aplicado aestes projectos.A metodologia utilizada no presente estudo baseia-se nas Recomendações da ROM 0.0(2002), onde estão classificadas as estruturas marítimas em termos da sua natureza intrínsecageral e operacional, avaliando-se as consequências económicas, sociais e ambientais em casode falha grave ou paragem operativa.
Ano: 2011
Número Páginas:
16p.
Autor(es): Mendonça, A. C.; Losada, M. A.; Reis, M. T.; Neves, M. G.; Figueira, P.; Afonso, C.
Keywords: Estados limites; Avaliação de riscos; Emissários submarinos; Modos de falha
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Incorporating Probabilistic Assessment of Risks and Optimization Methods into Submarine Outfall Projects
Of all the sanitation infra-structures used nowadays, those encountered in the final stepof the effluent treatment are of special importance mostly in countries where thecoastline is extensively developed for housing, industry and other purposes, beingalmost inevitable that the chosen places for the final effluent disposal will be the sea andthe estuaries.Reality has revealed the existence of gaps in experience, information and means to carryout this type of structures in the best possible conditions. Reported accidents with suchinstallations, including accidents in Portugal, highlighted that their good workingconditions are of mandatory importance to the environment, population
Ano: 2011
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Mendonça, A. C.; Losada, M. A.; Reis, M. T.; Neves, M. G.
Keywords: Probabilistic and optimization methods; Risk assessment; Submarine outfalls
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Interacção da agitação marítima com navios em manobra na entrada de portos
No interior de um porto, a agitação marítima pode originar movimentos verticaisde grande amplitude nos navios em manobra levando ao encalhe ou mesmo ao naufrágiodesses navios, dependendo dos fundos do porto e da sua capacidade para danificar o cascodo navio. Considerando linear a interacção do navio com as ondas, é possível, partindo dafunção resposta em frequência do navio, definida como a amplitude do movimento verticalestacionário de um ponto seleccionado no navio sujeito a ondas monocromáticas, determinaro espectro da resposta do navio a partir do espectro da agitação incidente no navio. A mesmaassumpção de linearidade permite levar em conta a velocidade não nula do avanço do naviomodificando a frequência de encontro de cada uma das componentes do espectro.Nesta comunicação, apresentam-se os resultados obtidos com a modelação numérica dainteracção da agitação incidente na entrada do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, com o
Ano: 2011
Número Páginas:
17p.
Autor(es): Rodrigues, S.; Santos, J. A.; Lemos, R.
Keywords: Agitação marítima; Movimentos verticais; Resposta de navios
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Interaction between wave and coastal structure: validation of two Lagrangian numerical models with experimental results
Numerical modeling of the interaction among waves and coastal structures is a challenge due to the many nonlinear phenomena involved, such as, wave propagation, wave transformation with water depth, interaction among incident and reflected waves, run-up / run-down and wave overtopping. Numerical models based on Lagrangian formulation, like SPH (Smoothed Particle Hydrodynamics), allow simulating complex free surface flows. The validation of these numerical models is essential, but comparing numerical results with experimental data is not an easy task. In the present paper, two SPH numerical models, SPHysicsLNEC and SPHUNESP, are validated comparing the numerical results of waves interacting with a vertical breakwater, with data obtained in physical model tests made in one of the LNEC
Ano: 2011
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.; Vasco, J.
Keywords: Impact loads; Vertical breakwater; Wave-structure interaction; Sph
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Methodology for overtopping risk assessment in port areas. Application to the Port of Praia da Vitória (Azores, Portugal)
In this paper, a methodology to assess the risk associated with wave overtopping in port areasis presented. The methodology is implemented in the GUIOMAR system, which is an integratedsystem for port and coastal engineering modelling, developed in a GIS commercial software.The overtopping determination is performed by using empirical tools. To assess the risk ofovertopping, the combination of the probability of occurrence of an event of wave overtoppingand of the consequences of that occurrence is considered. The paper illustrates the applicationof this methodology to the Port of Praia da Vitória, at the Terceira Island, Azores Archipelago,considering the sea-wave conditions between 2009 and 2010.
Ano: 2011
Número Páginas:
536-543pp.
Autor(es): Raposeiro, P.; Reis, M. T.; Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Vieira, A.; Ramalleira , J.; Simões, A.; Azevedo, E. B.; Rodrigues, M. C.
Keywords: Numerical models; Geographic information systems; Risk assessment; Wave overtopping
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Modelação da agitação marítima no estuário de Diogo Lopes, Rio Grande do Norte
O litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, situado na região nordeste do Brasil,concentra importantes atividades de exploração de petróleo e gás natural, indústria de sal,carcinicultura e pesca, além de outras atividades de menos escala. A indústria em particular,concentra-se em áreas offshore e instaladas em águas rasas, entre as cotas de 6 a 30 metrosde profundidades. Nesta região a dinâmica costeira é intensa, principalmente pela ação dasondas, correntes e marés que interagem sobre importantes ambientes ali presentes.Atualmente, a região vem sendo alvo de muitos estudos interdisciplinares, entre eles, osvoltadas para entendimentos dos processos dominadas por ondas. Essencialmente, nosestudos relacionados às ondas, correntes e marés, são importantes para a caracterização daagitação marítima do litoral. Nesta comunicação, descreve-se as medições hidrodinâmicas:ondas, efectuadas na região e uma aplicação do modelo SWAN à zona marítima na costa nortedo Rio Grande do Norte na região adjacente do estuário de Diogo Lopes, entre os municípiosde Macau e Guamaré. Os resultados numéricos são comparados com os dados obtidos emcampanhas de medições in situ de modo a avaliar o desempenho do modelo SWAN para aregião.
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.
Keywords: Swan; Nordeste do brasil; Propagação de ondas; Modelação numérica; Dados in-situ
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
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Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
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Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
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Relatórios
Info
Visita de estudo a laboratórios de hidráulica europeus.
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Marcos Rita, M.
Info
A note on the definition of random sample
N/A
Ano: 1974
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Carvalho, M. M.
Info
A note on the definition of random sample.
N/A
Ano: 1974
Autor(es): Carvalho, M. M.
Info
Ensaios laboratoriais para o porto de pesca do Cacuaco.
N/A
Ano: 1974
Autor(es): TELLO, J. R.
Info
Estudo do molhe de Lanzarote.
N/A
Ano: 1974
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Medição experimental de esforços no muro-cortina do quebra-mar oeste do Porto de Sines
N/A
Ano: 1974
Autor(es): Morais, C. C.; Clímaco, M.
Info
Porto de Sines - estudo de ressonância em modelo reduzido. Relatório I
N/A
Ano: 1974
Autor(es): RITA, M. M.
Info
Análise pelo método de Tucker-Draper da agitação em Sines de Julho a Novembro de 1973
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Morais, C. C.
Info
Cabeça do quebra-mar de Leixões. Estudo de nova solução.
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Ensaios de agitação em modelo reduzido.
N/A
Ano: 1973
Autor(es): Marcos Rita, M.
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Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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