Artigos de Revista
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Improving Surfability Assessment along a Submerged Detached Breakwater at Praia da Vagueira, Portugal
A case study aiming to improve surfing conditions over a submerged detached breakwater, intended to be placed in front of Praia da Vagueira (Aveiro, Portugal), was concluded in April 2022. The final results are revisited and refined by incorporating an alternative wave breaking line detection method, using the resulting eddy viscosity parameter from the COULWAVE numerical model. Preliminary results demonstrate good agreement with experiments and indicate the potential for a more detailed analysis, but further investigation is required.
Ano: 2024
Autor(es): Tavares, P.; Mendonça, A.C.; Fortes, C. J. E. M.; Bicudo, P.
Editor: IARH EUROPE CONGRESS
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Numerical analysis of 3D hydrodynamics and performance of an array of oscillating water column wave energy converters integrated into a vertical breakwater
Performance and hydrodynamics of an array of Oscillating Water Column (OWC) Wave Energy Converter (WEC) integrated into a vertical breakwater is studied. The FLUENT® software, in which the numerical model is based on the Reynolds-Averaged Navier-Stokes equations and the Volume of Fluid method for free surface flow modeling, is used in a 3D numerical wave tank. Three vertical breakwater configurations subject to the action of incident regular waves with periods from 6 to 12 s are studied: normal breakwater, with vertical walls parallel to the direction along the breakwater length; and two novel breakwater geometries, partially and fully convergent breakwaters, whose converging vertical walls are inclined
Ano: 2024
Número Páginas:
20p..
Autor(es): Didier, E.; Teixeira, P.
Revista: Revista Renewable Energy
Editor: Elsevier
Volume:
Vol. 225 (120297).
Keywords: 3D RANS-VoF numerical wave tank; Efficiency; Vertical breakwater; Oscillating water column; Array of wave energy converters
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Plataformas fotovoltaicas flutuantes: A contribuição do LNEC
A instalação de plataformas fotovoltaicas flutuantes em reservatórios de água, albufeiras e lagoas, iniciada na primeira década do século XXI, tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 98/2021 de 16 de novembro determinou a abertura de procedimento concorrencial, sob a forma de leilão eletrónico, para atribuição de reserva de capacidade de injeção em pontos de ligação à Rede Elétrica de Serviço Público para eletricidade a partir da conversão de energia solar por centros eletroprodutores fotovoltaicos flutuantes a instalar em albufeiras de barragens. Neste contexto, o LNEC, por solicitação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), elaborou um relatório onde são especificados os requisitos técnicos para a avaliação das condições de segurança de projetos de plataformas fotovoltaicas flutuantes em albufeiras de barragens, e pela posterior apreciação dos projetos de execução destas instalações. A presente Nota Técnica descreve as principais atividades desenvolvidas e os contributos do LNEC neste domínio.
Ano: 2024
Autor(es): Catarino, J. M.; André, J.; Bilé Serra, J.; Cabral-Fonseca, S.; Pinheiro, L.; Monteiro, A.; Marques da Silva, F.; Amaral, S.; Pereira, E. V.; Martins, I. M.
Editor: RPEE
Keywords: Apreciação de projetos de execução; Requisitos técnicos; Plataformas fotovoltaicas flutuantes
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Run-up and overtopping video analysis using Timestack methodology
This work evaluated a video camera-based technique for measuring wave run-up and identifying overtoppingevents in three-dimensional physical scale models of rubble-mound breakwaters. Run-up elevations inferredby the Timestack methodology were compared with the traditional measurements obtained by a resistive wavegauge. For both frontal and oblique incident waves, run-up statistical parameters returned by Timestackanalysis agreed with the instrument measurements. Moreover, overtopping events were correctly identified.Overall, results indicated the feasibility of a non-intrusive video camera-based technique for hydraulicmeasurements in physical models.
Ano: 2024
Autor(es): Lemos, R.; Carvalho, M; Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.
Editor: IARH EUROPE CONGRESS
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Run-up and overtopping video analysis using Timestack methodology
This work evaluated a video camera-based technique for measuring wave run-up and identifying overtopping events in three-dimensional physical scale models of rubble-mound breakwaters. Run-up elevations inferred by the Timestack methodology were compared with the traditional measurements obtained by a resistive wave gauge. For both frontal and oblique incident waves, run-up statistical parameters returned by Timestack analysis agreed with the instrument measurements. Moreover, overtopping events were correctly identified. Overall, results indicated the feasibility of a non-intrusive video camera-based technique for hydraulic measurements in physical models.
Ano: 2024
Autor(es): Lemos, R.; Carvalho, M; Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.
Editor: IAHR
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Time Stack methodology applied to the assessment of run-up and overtopping in 2D and 3D scale model tests
Physical modelling is a key tool for the characterisation of wave run-up and overtopping phenomena on maritime structures. Traditionally, these parameters have been measured using resistive wave gauges. Nowadays, modern non-intrusive methods have emerged. In particular, video cameras, combined with advanced video analysis such as the TimeStack method, provide a compelling alternative to conventional techniques. TimeStack involves the extraction of pixel arrays along a predetermined image line segment (transect) over the duration of the video. This results in a composite image, known as a TimeStack, which encapsulates the temporal evolution of the pixels. This study describes the application of the TimeStack method to assess the statistical parameters of wave run-up and overtopping events, as well as their spatial distribution in the 3D models of the Leixões breakwater. At the same time, an evaluation of the overtopping events and their extent is carried out in the 2D model of the Peniche breakwater. For the main section of the Leixões breakwater, statistical parameters of wave run-up (Rumax, Rumin, Rumean and Ru2%) derived from video analysis are determined for two sections (trunk and head) of the breakwater. In the case of the trunk section, the wave run-up was once again analysed for tests conducted under the same wave conditions but with different wave directions. Furthermore, the TimeStack method enables the determination of the zone of the breakwater that was most heavily overtopped and the range of overtopping distances. In the second case, it was possible to determine the number of overtopping events as well as statistical parameters such as hmax and h2%. These cases illustrate the advantages and disadvantages of the TimeStack method for different applications in scale model tests of breakwaters. The results confirm that video-based techniques are a viable alternative for measuring run-up across different sections of 3D scale models of breakwaters and for detecting overtopping events, including their peak heights and distances reached. Furthermore, this work outlines future improvements in image processing algorithms and procedural refinements aimed at mitigating some of the inherent drawbacks of the method.
Ano: 2024
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Carvalho, M; Andriolo, U.
Editor: COSE
Keywords: Video Analysis; Overtopping; Run-up; Breakwaters
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Utilização do Volume Erodido na Avaliação do Dano em Ensaios em Modelo Fisico de Quebra-Mares de Taludes
Os ensaios em modelo físico (Fig. 1) são utilizados como apoio ao projeto de quebra-mares detaludes, com o objetivo de avaliação do comportamento da solução projetada do ponto de vista daestabilidade hidráulica da estrutura. Esta avaliação do comportamento é efetuada através da evoluçãodo dano, para a qual são utilizadas duas metodologias distintas na avaliação do comportamento dasecção ensaiada: o método de contagem visual e o método do volume erodido.
Ano: 2024
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, L. G.
Editor: APRH
Keywords: Sensor de Posição; Levantamentos Tridimensionais; Modelo Físico; Evolução do Dano
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A RANS-based Numerical Model to Simulate Overtopping-type Wave Energy Converters Integrated into Breakwaters
This study aims to validate a numerical model based on Reynolds-averaged Navier
Ano: 2023
Número Páginas:
420
Autor(es): Didier, E.; Teixeira, P.
Revista: International Journal of Offshore and Polar Engineering
Editor: IJOPE
Volume:
Vol 33 Nº 4.
Keywords: Turbulence models; Numerical wave flume; RANS; Wave energy; Overtopping wave energy converter
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An Early Warning System for Coastal Risks Assessment
Storms impacting sandy coastal areas produce hazards such as erosion and overwash that, in turn, promote risk to life and property damage in occupied areas. Coastal damage and risks willincrease in the future not only in association with climate change but also due to the growinghuman occupation in coastal areas (van Dongeren et al., 2018). Since the threatened coastal areas are often densely populated, there is a need to implement measures to prevent risks. One of such measures is the use of Early Warning Systems (EWS) that anticipate expected risks and, therefore, work as management tools to minimize or avoid disaster. This work presents the basis of an EWS prototype to alert about the potential consequences of overwash/overtopping and erosion induced by storms, in coastal areas.
Ano: 2023
Autor(es): Ferreira, Ó.; Garzon, J.L.; Ferreira, A. M.; Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: World Scientific
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Cálculo do galgamento na estrutura de defesa aderente da Vagueira utilizando o modelo SWASH
A praia da Vagueira está localizada no Município de Vagos, distrito de Aveiro e é protegida por uma estruturade defesa frontal aderente que foi requalificada em 2015, com alteamento da sua cota de coroamento para + 10 m(ZH), devido à ocorrência de inundações na zona por ela protegida. Para caracterizar o galgamento com a estrutura atual, aplicou-se o modelo numérico SWASH a uma secção desta estrutura, simulando-se os temporais ocorridos entre 1979 e 2018 que, segundo as fórmulas comumente utilizadas para este tipo de estrutura, dariam galgamentos significativos. Assim, nesta comunicação apresenta-se o modelo utilizado, as características da estrutura de defesa aderente e as condições de agitação e nível de mar utilizadas nas simulações. Os resultados obtidos com o SWASH são comparados com os resultados de várias fórmulas empíricas. Para todas as condições testadas, as fórmulas empíricas apresentam sempre caudais médios de galgamento não nulos, enquanto o SWASH apenas origina caudais médios de galgamento superiores a zero quando o espraiamento máximo não atinge o coroamento da estrutura. Consequentemente, a utilização dos resultados das fórmulas empíricas para a emissão de alertas pode conduzir a situações de alarme que não correspondem à realidade.
Ano: 2023
Número Páginas:
27-37pp..
Autor(es): CORREIA, J.; Neves, M. G.; Zózimo, A. C.; ROSA, G.
Revista: Revista Recursos Hídricos
Editor: APRH
Volume:
Vol. 44, N.º 1.
Keywords: Modelo não Linear de Águas Pouco Profundas.; Perfil Barra-Fossa; Espraiamento; Estrutura Ederente de Enrocamento
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Comunicações
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Avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias: aplicação ao porto de Ponta Delgada
Neste trabalho, descreve-se a aplicação de uma metodologia para a avaliação do risco degalgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia envolve,primeiramente, a caracterização da agitação marítima, sendo o estudo da propagação das ondas desde olargo até ao interior do porto feito através do uso combinado dos modelos numéricos WAVEWATCH III,SWAN e DREAMS. Foi considerado um período de estudo de dois anos, entre 2011 e 2012. Os resultadosdo modelo SWAN foram validados através de comparação com dados in situ medidos por boia-ondógrafo.Com base nos valores fornecidos pelo modelo DREAMS, efetuou-se a determinação do caudal médio degalgamento em cinco secções de estruturas portuárias pré-selecionadas, com recurso à ferramenta neuronalNN_OVERTOPPING2. A avaliação do risco associado ao galgamento para cada secção analisada, a partir daprobabilidade de ocorrência de galgamento e das consequências a ele associadas, permitiu a criação de mapasde risco, importantes para o planeamento de operações e de futuras intervenções nos locais em estudo.
Ano: 2014
Número Páginas:
187-190pp.
Autor(es): Pereira, D.; Lopes, L.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de ponta delgada; Modelação numérica; Agitação marítima; Avaliação de risco; Galgamento de estruturas portuárias; Engenharia costeira
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Avaliação do risco de galgamento: O Porto de Ponta Delgada
O fenómeno de galgamento representa uma das maiores preocupações nas zonas costeiras e portuárias na medida em que o seu impacto tem implicações ao nível da segurança das pessoas, bens, equipamentos e infraestruturas localizadas nas zonas protegidas por estruturas marítimas, bem como da segurança e funcionalidade das próprias estruturas, com importância ao nível socioeconómico.Com o presente estudo pretende-se aplicar a metodologia desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) (Reis et al., 2011; Santos et al., 2011; Neves et al., 2012a e Rocha et al., 2013) para a avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, nos Açores.Esta avaliação implica uma caraterização adequada dos estados de mar junto das estruturas baseando-se num período de trinta e quatro anos (1979
Ano: 2014
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Rodrigues, J.; Poseiro, P.; Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Taveira-Pinto, F.
Editor: FEUP
Keywords: Estruturas marítimas; Portos; Inundação; Galgamento; Risco
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Avaliação do risco de galgamentos e inundação: integração de um método expedito de inundação no sistema HIDRALERTA
O HIDRALERTA é um sistema de previsão, alerta e avaliação do risco associado aos galgamentos e inundação em zonas portuárias, tendo como ideia-base a utilização de medições/previsões da agitação marítima para calcular o galgamento e a inundação nessas zonas. A avaliação do risco associado a estes fenómenos é efetuada através da definição de limiares para os caudais galgados ou para as cotas de inundação admissíveis, e pelo produto do grau da probabilidade de ocorrência de valores desses caudais pelo grau das consequências desses acontecimentos.No sistema, o cálculo dos caudais médios galgados sobre uma estrutura é efetuado com recurso a ferramentas neuronais (NN_OVERTOPPING2) e/ou ferramentas empíricas, que são métodos expeditos e que não fornecem indicação sobre a distribuição espacial desse caudal na zona atrás da estrutura.Nesta comunicação, é apresentada uma metodologia incorporada no HIDRALERTA com o intuito de modelar o galgamento e a inundação na sua distribuição espacial, recorrendo a ferramentas SIG. Essa metodologia consiste na utilização dos resultados da NN_OVERTOPPING2 para o cálculo do caudal médio galgado por metro linear de estrutura, a partir de onde se pode obter o volume de água correspondente e posterior distribuição desse volume no modelo Digital do Terreno da zona em estudo. O caso de estudo localiza-se no porto e baia da Praia da Vitória, na Ilha Terceira, nos Açores.
Ano: 2014
Número Páginas:
431-436pp.
Autor(es): Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.
Keywords: Risco; Inundação; Galgamento; Agitação marítima; Hidralerta
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Base de dados ANOSOM- Análise da observação sistemática de obras marítimas. O caso do porto de Nador
Os quebra-mares de talude são estruturas normalmente utilizadas para proteção costeira e portuária eestão sujeitas durante a sua vida útil a diferentes solicitações (p.e., agitação marítima). A avaliação do seu estadoestrutural e a previsão do seu comportamento ao longo do tempo torna-se um assunto fundamental de modo aevitar significativos prejuízos materiais. É nesse âmbito que se insere o programa de observação sistemática, emcurso no LNEC, desde 1986, para quebra-mares localizados em Portugal Continental, no qual o LaboratórioNacional de Engenharia Civil (LNEC) efetua inspeções periódicas e avalia as condições de segurança de cadaquebra-mar. Para apoio a esse programa desenvolveu-se uma aplicação informática em Microsoft Access
Ano: 2014
Número Páginas:
335-338pp.
Autor(es): Lemos, R.; Silva, L. G.; Fortes, C. J. E. M.; Luis, L.
Keywords: Quebra-mares; Observação sistemática; Base de dados; Obras marítimas
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Coastal risk evolution and changes in coastal systems: case study of north beaches in Costa de Caparica, Portugal
N/A
Ano: 2014
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Silva, S.; Ferreira, J.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Malvarez, G.; Tenedório, J.; Silva, C.
Keywords: Costa da caparica; Coastal vulnerability; Coastal hazard; Coastal flooding; Risk assessment
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Comparison between time, spectral and wavelet analysis on wave breaking and propagation
The present work focuses on the comparison between three types of data analysis (timeanalysis; Fourier transform spectral analysis; and wavelet transform spectral analysis) appliedto different types of waves (monochromatic, bichromatic and irregular). The main objective isto study experimentally wave shoaling and breaking over a set of different gentle slopes forseveral incident waves.The data and results from time, Fourier and wavelet analysis presented include: free surfaceelevation along the flume and the corresponding amplitude spectra; significant wave height,Hs, and significant wave period, Ts, along the flume.
Ano: 2014
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Conde, J. M.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Wave breaking; Wave shoaling; Wavelet analysis; Fourier analysis; Time analysis
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Contribuição para uma automatização da visualização, análise e partilha de ensaios em modelo físico reduzido de estruturas marítimas
No presente trabalho, apresentam-se as metodologias e procedimentos em ensaios emmodelo físico reduzido de estruturas marítimas, destinados a facilitar, agilizar e automatizarquer a análise do dano do manto protetor de quebra mares de taludes, provocado pelaagitação marítima nela incidente, quer o acesso remoto aos ensaios, e à informaçãoassociada à realização destes, proporcionado a clientes/investigadores interessados.Para a avaliação da evolução do dano na estrutura, as metodologias em desenvolvimentono LNEC incluem: a) a utilização de imagens consecutivas, obtidas ao longo de séries deensaios em modelo físico, efetuando-se a comparação através de algoritmos em MATLAB oque possibilita, através da análise de diferenças entre fotografias obtidas em ensaiosconsecutivos, a identificação de áreas de movimentação e/ou quedas de blocos do mantoda estrutura; b) a adoção de técnicas estéreo-fotogramétricas, para levantamento de perfisde secções de modelos físicos.Para o acesso remoto dos ensaios realizados nas instalações experimentais do LNEC, ametodologia em desenvolvimento no LNEC passa pela visualização em tempo real, não sódos ensaios propriamente ditos mas também de outra informação associada aos mesmos,tais como parâmetros característicos, análises, etc. e tem como destinatários potenciaisutilizadores dos ensaios (cliente, projetista, etc.).
Ano: 2014
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Santos, J. A.; Silva, L. G.
Keywords: Partilha e acesso remoto a dados de ensaios; Fotogrametria; Evolução do dano; Comparação de fotografias
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Definition of Sines port wave regime using an ARTMAP artificial neural network with fuzzy logic
Techniques based on Artificial Neural Networks (ANN) have been increasingly applied topredict natural hazards. In this work, a Fuzzy ARTMAP ANN was trained to predict the waveregime at the entrance and inside the Sines Port, on the Portuguese west coast. In situmeasurements, buoy data and results from numerical modeling were used to train andvalidate the ANN. The wave regime was calculated for different points outside and inside theport. This methodology proved to be able to provide a fast and satisfactory response,especially useful in the scope of forecast and warning systems.
Ano: 2014
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Santos, F.; Neves, D. R.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.
Keywords: Sines port; Wave regime; Fuzzy artmap; Artificial neural network
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Desenvolvimento do Sistema de Previsão e Alerta de Inundações HIDRALERTA: Caso de Estudo da Costa da Caparica
Nesta comunicação faz-se a descrição dos módulos do sistema de previsão e alerta degalgamento/inundações em zonas costeiras e portuárias, HIDRALERTA. Este sistema, que está emdesenvolvimento, efetua previsões de agitação marítima até 180 horas, e calcula os correspondentesgalgamentos/cotas de inundação recorrendo a modelos numéricos, redes neuronais e/ou fórmulasempíricas. Sempre que sejam excedidos limites pré-estabelecidos para os galgamentos/cotas deinundação de cada área da zona de estudo, definidos de acordo com a sua vulnerabilidade, é acionadoo alerta. Ilustra-se a aplicação deste sistema na Costa da Caparica, cujos acontecimentos recentes degalgamento/inundação evidenciam as suas potencialidades.
Ano: 2014
Número Páginas:
147-150pp.
Autor(es): Poseiro, P.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lopes, E.; Sabino, A.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Sistema; Inundação; Galgamento; Previsão; Alerta
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Desenvolvimentos recentes do HIDRALERTA - sistema de previsão e alerta de inundações em zonas costeiras e portuárias
Nesta comunicação descrevem-se os desenvolvimentos recentes do sistema HIDRALERTA, de previsão,alerta e avaliação de risco associado ao galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias. O sistema tem comoideia-base a utilização de previsões da agitação marítima para avaliar os efeitos dos galgamentos/inundações,recorrendo à modelação numérica, redes neuronais e/ou fórmulas empíricas. O sistema permite: a avaliação, em temporeal, de situações de emergência e a consequente emissão de alertas às entidades competentes; e a avaliação do risco,produzindo-se mapas de risco para apoio ao processo de tomada de decisão. Trata-se de um sistema modular que está aser desenvolvido em linguagem Python e implementado numa plataforma WebGIS. Neste momento, estão emimplementação dois protótipos deste sistema: o porto da Praia da Vitória e a praia de S. João da Caparica.
Ano: 2014
Número Páginas:
119-122pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Capitão, R.; Pinheiro, L.; Craveiro, J.; Sabino, A.; Rodrigues, A.; Ferreira, J.; Raposeiro, P.; Silva, S.; Lopes, E.; Silva, C.; Simões,
Keywords: Costa da caparica; Praia da vitória; Galgamentos/inundações; Risco; Alerta; Hidralerta
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
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Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
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Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
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Relatórios
Info
Contribuições para melhor especificação e conhecimento da estrutura da agitação marítima real e simulada
N/A
Ano: 1977
Autor(es): JUNIOR, S.S.
Info
Ensaios em modelo reduzido do porto de Viana de Castelo. Ensaios de agitação
N/A
Ano: 1977
Autor(es): Pita, C. A.
Info
Estudo dos esforços provocados nas tubagens do molhe oeste do porto de Sines pelo galgamento das ondas
N/A
Ano: 1977
Autor(es): Pita, C. A.; Raposo, A. H.
Info
Porto de Sines. molhe oeste. Ensaios de estabilidade e galgamento em canal de ondas irregulares
N/A
Ano: 1977
Autor(es): Pita, C. A.
Info
Porto de Viana do Castelo. Ensaios de estabilidade e galgamento do molhe exterior de abrigo
N/A
Ano: 1977
Autor(es): Clímaco, M.
Info
Simulação da agitação irregular. Regulação dos filtros do canal de ondas irregulares.
N/A
Ano: 1977
Autor(es): Carvalho, M. M.
Info
Visita de estudo a laboratórios de hidráulica europeus
N/A
Ano: 1977
Número Páginas:
50pp.
Autor(es): Pita, C. A.; Clímaco, M.
Info
efeitos de ondas na rebentação sobre quebra-mares de Talude
N/A
Ano: 1976
Autor(es): LIMA, S.
Info
Ensaio hidráulico do aproveitamento de Cabora-Bassa. Ensaios em modelo reduzido do circuito hidráulico a jusante da central sul. 14º Relatório
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Lemos, F. O.; Ramalho, J. A.; Martins, P. R.
Info
Estudo da erosão litoral a sul da embocadura do rio Mondego.
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Simões, J. A. M. P.
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Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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