Artigos de Revista
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Rehabilitation of Sines West Breakwater: wave overtopping study
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
15 32pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M.; Hu, K.; Silva, L. G.
Revista: Maritime Engineering Journal
Volume:
Vol. 164(MA1).
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SOPRO 3.0
SOPRO1.0, constituiu a primeira versão do pacote de informática desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para a caracterização da agitação marítima em zonas costeiras e de simulação da navegação no acesso ou no interior de zonas portuárias. É composto por um conjunto de bases de dados, uma interface com o utilizador e um conjunto de módulos de cálculo. A interface com o utilizador permite o armazenamento e manipulação de dados, a execução dos modelos de propagação da agitação marítima e de simulação da trajectória de navios, assim como a obtenção dos resultados e a criação das correspondentes visualizações gráficas. O pacote foi criado no sistema gestor de base de dados Microsoft Access
Ano: 2011
Número Páginas:
72-100pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.
Revista: Vetor, Rio Grande
Volume:
Vol. 21, n.2.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Interface com o utilizador; Pacote informático; Geração de malhas; Execução remota
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Aplicação ao porto de Sines (Portugal) de uma nova metodologia de avaliação de risco para a navegação portuária utilizando o sistema de informação geográfica GUIOMAR
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
483-504.
Autor(es): Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Editor: Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
10(4).
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AVALIAÇÃO DO RISCO PARA A NAVEGAÇÃO UTILIZANDO O SISTEMA GUIOMAR. O CASO DO PORTO DE SINES
O presente trabalho descreve uma primeira aplicação ao porto de Sines do conjunto de procedimentos automáticosintroduzidos no sistema integrado de modelação da agitação marítima, GUIOMAR, para avaliação do risco paranavegação em zonas portuárias. O novo conjunto de procedimentos automáticos implementa uma metodologia deavaliação do risco baseada na amplitude da componente vertical do movimento de um navio ao longo da sua trajectóriainduzida pela agitação marítima incidente no navio.
Ano: 2010
Número Páginas:
89-98pp.
Autor(es): Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Rodrigues, S.
Revista: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 18.
Keywords: Guiomar; Porto de sines; Sistema de informação geográfi ca; Navegação; Avaliação de risco
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Development of a methodology to evaluate the flood risk at the coastal zone
This paper illustrates the methodology developed to evaluatethe risk of flooding of a coastal area, as well as theapplication of such methodology to Vale do Lobo beach,situated in the Loulé Municipality, a Portuguese coastal areaunder significant touristic pressure. The methodology isbased on four main steps: a) division of the study area intosub-areas with similar characteristics in terms of coastaldefense; b) determining the probability of exceedance ofpre-set thresholds of flood levels for each study area; c)establishment of qualitative factors related to theconsequences of exceedance of pre-set thresholds of floodlevels; d) combination of the above steps for expeditiousassessment of flood risks.The determination of flood levels follows the methodologypresented in [1] and [2], which is based on the transferenceof the Faro wave-buoy regime to the study area by using theSWAN model integrated in a geographic information system(GIS)
Ano: 2010
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Raposeiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ferreira, J.
Revista: Revista Açoreana
Volume:
Supl. 6.
Keywords: Vale do lobo beach; Risk and vulnerability; Coastal planning and management; Numerical models; Geographic information systems
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Estudo do Galgamento de Estruturas Marítimas utilizando um Modelo Numérico baseado na Teoria da Onda em Condições de Água pouco Profunda
Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Os resultados obtidos são bastante satisfatórios, embora o modelo apresente uma ligeira tendência para prever porexcesso os caudais obtidos nos ensaios: os valores do cociente entre os caudais médios de galgamento obtidos com a novaversão do AMAZON, qAM,e com o modelo físico, qMF, variam entre 0.9 e 1.4 para o quebra-mar com manto de enrocamentoe entre 1.0 e 1.76 para o quebra-mar com manto composto por blocos artificiais. Os resultados mostram ainda que osvalores de qAM são mais sensíveis ao valor da velocidade máxima que o escoamento de água pode ter durante a transferênciaentre a camada porosa e a camada superficial, do que à escolha da condutividade hidráulica e da porosidade.Com o objectivo de se dispor no futuro duma ferramenta numérica eficiente para estudos de engenharia costeira eportuária, é necessário ainda: validar o modelo para diferentes geometrias de estruturas marítimas, diferentes característicasdo seu meio poroso e diferentes escalas do modelo; investir na optimização da discretização da malha de cálculo; eimplementar alguns desenvolvimentos que incluem, entre outros, o acoplamento entre o AMAZON e um modelo depropagação da agitação marítima desde o largo até à estrutura galgada e a paralelização do código.
Ano: 2010
Número Páginas:
397-417pp.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.
Revista: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
10(4).
Keywords: Escoamento em meios porosos; Teoria da onda em condições de água pouco profunda; Modelos numéricos; Galgamentos; Estruturas marítimas
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Verificação da segurança de estruturas marítimas utilizando métodos probabilísticos de níveis II e III
Este artigo ilustra o trabalho que o Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do LNEC tem vindo a desenvolver noâmbito da verificação da segurança à estabilidade e ao galgamento de estruturas marítimas utilizando métodosprobabilísticos de níveis II e III. Apresentam-se dois casos de estudo: 1) verificação da segurança ao modo de falhapor galgamento de uma estrutura de protecção costeira; e 2) verificação da segurança ao modo de falha porinstabilidade hidráulica do manto protector de um quebra-mar de taludes
Ano: 2010
Número Páginas:
25p.
Autor(es): Reis, M. T.; Santos, J. A.
Revista: Revista Territorium, Riscos
Keywords: Métodos probabilísticos de níveis ii e iii; Verificação da segurança; Galgamentos; Estabilidade; Estruturas marítimas
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Análise das velocidades horizontais na simulação da rebentação sobre um perfil Barra-Fossa
Nesta comunicação, avalia-se o desempenho dos modelos COBRAS-UC e COULWAVE na simulação darebentação de ondas sobre um perfil barra-fossa, caso de teste estudado experimentalmente. Os resultadosnuméricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais, no que se refere à elevaçãoda superfície livre e às velocidades horizontais ao longo do canal. É também realizada uma análise no tempo,espectral e estatística de modo a caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade na simulação dosefeitos não lineares. Para o modelo COBRAS-UC é efectuada a caracterização do perfil de velocidades aolongo da coluna de água e comparada com os dados experimentais.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Keywords: Coulwave; Cobras-uc; Modelo de boussinesq; Propagação de ondas; Modelo rans
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Análise do desempenho de formulações para a determinação do coeficiente de reflexão através da aplicação ao caso de estudo do porto de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, Açores
Uma das principais aplicações da caracterização da reflexão em hidráulica marítima através decoeficientes está associada aos modelos numéricos de propagação da agitação, queconstituem ferramenta fundamental para a modelação e previsão dos fenómenos físicosrelevantes na zona costeira. Todavia, a sua utilização ainda apresenta limitações,nomeadamente na definição dos parâmetros necessários para a caracterização das estruturase respectivas condições de fronteira.Na modelação da propagação de ondas em águas pouco profundas, surge a necessidade dequantificar com rigor os parâmetros de reflexão nas fronteiras do domínio, uma vez que estescondicionam as soluções estudadas.Neste trabalho, procede-se à avaliação do desempenho de várias formulações apropriadaspara quantificar a reflexão nas fronteiras duma bacia portuária da costa portuguesa
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Freire, S. C.; Neves, M. G.; Pires Silva, A.
Keywords: Vila do porto; Portos; Formulações empiricas; Obras marítimas; Reflexão
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Avaliação de erros de origem geográfica em estudos de engenharia costeira
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Escala dos dados; Métodos de interpolação; Modelos de propagação de ondas; Sistemas de informação geográfica; Guiomar
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Comunicações
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Estudo da avaliação probabilística de riscos no projecto de emissários submarinos e de tomadas de água
mização ao projecto de emissários submarinos e de tomadas de água constitui uma abordagem depesquisa inovadora, quer em Portugal, quer no estrangeiro. De facto, não se conhece nenhum projectode investigação sobre este tema nem projecto de obras que utilize esta abordagem de formasistemática.Assim, neste artigo descreve-se o trabalho que se pretende efectuar com vista a desenvolveruma metodologia de gestão de riscos associados ao projecto de emissários submarinos e tomadas deágua, baseada em métodos probabilísticos e de optimização. Além da revisão de literatura, estainvestigação inclui desenvolvimento teórico, modelação física e numérica e utilização de casos deestudo reais para testar e ilustrar a aplicação da metodologia e ferramentas desenvolvidas. Ainvestigação irá basear-se no conhecimento existente sobre a aplicação destes métodos a outro tipo deestruturas marítimas, tais como quebra-mares e protecções marginais, que embora tenhamespecificidades próprias diferentes das estruturas em estudo, constituem um sólido ponto de partida.
Ano: 2010
Número Páginas:
12.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Figueira, P.; Pacheco, A.; Correia, A.
Keywords: Métodos probabilísticos e de optimização; Gestão de riscos; Tomadas de água; Emissários submarinos
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Estudo de ressonância na bacia de adução de Sines
Em Portugal, diversos portos têm apresentado problemas em resultado da acção das ondas de longoperíodo, que são frequentemente responsáveis por fenómenos de ressonância dentro dos portos, comaumento da agitação marítima e consequentes perturbações na actividade portuária (interrupções dasactividades de carga e descarga, quebra das amarrações, etc.).A bacia de adução da central termoeléctrica de Sines é uma das que tem registado a ocorrência destetipo de fenómenos, verificando-se valores excessivos de alturas de onda no seu interior sem que seregiste agitação significativa no exterior da mesma. Este tipo de agitação acarreta problemas deoperacionalidade relacionados com a interrupção da manutenção das redes que se encontram nointerior da bacia para prevenir o fluxo de algas marinhas aos grupos da central.Para estudar a resposta desta bacia à acção das ondas, procedeu-se à determinação dos períodos deoscilação própria da bacia, utilizando o modelo linear de declive suave DREAMS. Os resultados domodelo são comparados com dados de superfície livre medidos por um sensor de nível do tipohidrostático, localizado num ponto no interior da bacia de adução, em diferentes períodos deocorrência deste fenómeno nos últimos anos.Observa-se que os períodos ressonantes medidos
Ano: 2010
Número Páginas:
14.
Autor(es): Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Matos, L.
Keywords: Ressonância; Sines; Dados de campo; Modelação numérica; Bacia portuária
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Implementação de um critério RTFN no modelo Coulwave para a simulação da rebentação
Nesta comunicação, descreve-se a implementação no modelo de Boussinesq COULWAVE de um novo modelo de rebentação baseado no conceito RTFN. É efectuada a validação do modelo no caso de propagação de ondas sobre uma rampa de inclinação 1:34.26, para o qual existem resultados experimentais. Este trabalho constitui uma das tarefas do projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias) que prevê o desenvolvimento de modelos de rebentação mais adequados à descrição da hidrodinâmica da rebentação.
Ano: 2010
Número Páginas:
177-180pp.
Autor(es): Moura, T.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Keywords: Coulwave; Campanhas de campo; Modelação numérica; Rebentação
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Implementação do atrito de fundo e rebentação do modelo BOUSS3W
Esta comunicação descreve a implementação da dissipação de energia por atrito de fundo e por rebentação da onda no modelo de elementos finitos BOUSS3W. Este modelo permite simular a propagação de ondas não lineares e dispersivas e tem em conta os principais fenómenos presentes em zonas costeiras. O modelo foi validado com casos de teste simples e num caso real de propagação de ondas na Praia de Faro, para os quais existem resultados experimentais e/ou numéricos. Este trabalho constitui uma das tarefas do projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias) que prevê o aperfeiçoamento e validação de modelos de propagação de ondas que incluam fenómenos de dissipação de energia na zona de rebentação.
Ano: 2010
Número Páginas:
307-310pp.
Autor(es): Pinheiro, L.; Rodriguez, V.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Rebentação; Atrito de fundo; Boussinesq; Elementos finitos; Dissipação de energia; Propagação de ondas
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Measuring Armour Layer Erosion in Scale Model Tests
In Portugal, rubble-mound breakwaters are a very common harbour protection structure. Since this is a sort of structure where repair ormaintenance works may have to be carried out during its lifetime, there has been some effort in the definition of suitable procedures toforecast the need for such works. One of these procedures involves the time evolution of the armour layer erosion and the definition of adimensionless quantity called the damage of the structure. Melby (1999) presented a formula for predicting the damage evolution ofrubble mound breakwaters, based on the incident wave characteristics. This paper presents the results of a study that aimed at assessingthe applicability of those formulae for wave conditions different from the ones of the tests of Melby (1999), but using the same kind oflong-term scale model tests. In such tests sequences of stationary sea states hit the armour layer and the eroded volume is measured atthe end of every two sea states. This measurement of the eroded volume was carried out using a technique based upon the reconstructionof stereo pairs, in which, refraction due to the air-water interface, is corrected. This was the first time this survey technique was usedintensively in such long-term scale models and it aimed at assessing the technique performance in scale model tests where intensiveprofile surveying is necessary
Ano: 2010
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Stereo reconstruction; Scale model tests; Prediction of armour layer damage progression; Rubble mound breakwaters
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Metodologias de aquisição e análise da agitação
drodinâmica, morfodinâmica e contaminação fecal de ribeiras costeiras intermitentes, através de umestudo interdisciplinar que integra três metodologias distintas, mas complementares: aquisição dedados de campo, investigação laboratorial e modelação numérica. Os seus resultados permitirãoavaliar a importância relativa dos vários forçamentos na morfologia do sistema da ribeira de Aljezur, emestudo na Praia da Amoreira, e respectivo impacto na qualidade da água das ribeiras costeiras. Aribeira de Aljezur situa-se no extremo sul da praia da Amoreira.Para caracterizar a hidrodinâmica do sistema e o seu impacto na evolução de fundos e nastrocas de água na região em estudo, é necessário avaliar a agitação marítima local. Essa avaliaçãopode ser feita recorrendo a medições in-situ, pelo que foram, até à data, realizadas pelo LNEC quatrocampanhas de campo, nas quais em três houve medições da elevação da superfície livre (entre outros)com sensores de pressão, em pontos junto à embocadura da ribeira e na zona de espraiamento dapraia da Amoreira.Nesta comunicação, descrevem-se primeiramente os procedimentos de preparação e deaquisição de dados adoptados nas campanhas, apresentam-se as medições aí efectuadas edescrevem-se os procedimentos de tratamento e análise efectuados aos registos medidos, assinalandoas vantagens e as limitações desses procedimentos.
Ano: 2010
Número Páginas:
15.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Guerreiro, M.
Keywords: Ribeira de aljezur; Tratamento de dados; Medições in-situ; Agitação marítima
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Metodologias de aquisição e análise da agitação marítima na praia da Amoreira
Está actualmente em curso o projecto MADyCOS, cujo objectivo é melhorar a compreensão dahidrodinâmica, morfodinâmica e contaminação fecal de ribeiras costeiras intermitentes, através de umestudo interdisciplinar que integra três metodologias distintas, mas complementares: aquisição dedados de campo, investigação laboratorial e modelação numérica. Os seus resultados permitirãoavaliar a importância relativa dos vários forçamentos na morfologia do sistema da ribeira de Aljezur, emestudo na Praia da Amoreira, e respectivo impacto na qualidade da água das ribeiras costeiras. Aribeira de Aljezur situa-se no extremo sul da praia da Amoreira.Para caracterizar a hidrodinâmica do sistema e o seu impacto na evolução de fundos e nastrocas de água na região em estudo, é necessário avaliar a agitação marítima local. Essa avaliaçãopode ser feita recorrendo a medições in-situ, pelo que foram, até à data, realizadas pelo LNEC quatrocampanhas de campo, nas quais em três houve medições da elevação da superfície livre (entre outros)com sensores de pressão, em pontos junto à embocadura da ribeira e na zona de espraiamento dapraia da Amoreira.Nesta comunicação, descrevem-se primeiramente os procedimentos de preparação e deaquisição de dados adoptados nas campanhas, apresentam-se as medições aí efectuadas edescrevem-se os procedimentos de tratamento e análise efectuados aos registos medidos, assinalandoas vantagens e as limitações desses procedimentos
Ano: 2010
Número Páginas:
15p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Guerreiro, M.
Keywords: Ribeira de aljezur; Tratamento de dados; Medições in-situ; Agitação marítima
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Modelação numérica do galgamento de uma estrutura costeira impermeável usando um modelo Lagrangiano
A aplicação dos modelos Lagrangianos e em particular dos modelos baseados no conceito SmoothedParticle Hydrodynamics
Ano: 2010
Autor(es): Didier, E.; Neves, M. G.
Keywords: Galgamento; Rebentação; Estrutura costeira; Smoothed particle hydrodynamics; Modelo lagrangiano
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O Atrito de Fundo no Modelo BOUSS3W. Aplicação à Praia de Faro
O modelo BOUSS3W permite simular a propagação de ondas não lineares e dispersivas em zonasabrigadas de profundidade variável e tem em conta os fenómenos de refracção, difracção,empolamento, dispersão em frequência, dispersão em direcção, geração de harmónicas e reflexão totalou parcial. Este modelo resolve uma extensão das equações de Boussinesq deduzidas por Nwogu(1993) com termos adicionais para modelar a geração das ondas no interior do domínio, a absorção ereflexão das ondas nas fronteiras e para controlar as oscilações numéricas. É válido desde águas deprofundidade intermédia a águas pouco profundas. O modelo usa o método de Galerkin com umamalha não estruturada de elementos finitos para a discretização espacial e foi desenvolvido paraaplicações a uma ou duas dimensões (em planta), permitindo obter resultados da elevação dasuperfície livre e da velocidade horizontal (representativa) em cada ponto do domínio de aplicação.Foi implementado no modelo BOUSS3W a dissipação de energia por atrito de fundo. Este fenómeno éparticularmente importante em zonas de baixa profundidade. A metodologia utilizada consiste emadicionar um termo de tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade demovimento, simulando assim a dissipação de energia causada por uma camada limite turbulenta.Nesta comunicação, primeiramente valida-se a nova condição de atrito de fundo num canal deprofundidade constante. De seguida, aplica-se o modelo na zona da praia de Faro. Para este últimocaso, os resultados do modelo BOUSS3W são comparados com resultados de outro modelo numéricoque resolve um sistema de equações de tipo-Boussinesq, o modelo COULWAVE.
Ano: 2010
Número Páginas:
15.
Autor(es): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, T.; Teixeira, P.
Keywords: Bouss3w; Zonas costeiras e portuárias; Elementos finitos; Ondas não lineares e dispersivas; Atrito de fundo; Propagação de ondas
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O projecto BRISA - Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias
Nesta comunicação descreve-se o projecto BRISA (Interacção entre a rebentação das ondas e o transporte de areias) que tem por objectivo contribuir para a compreensão e modelação numérica dos fenómenos de rebentação das ondas e do transporte de sedimentos em zonas costeiras. Para este efeito, o projecto envolve a modelação numérica, a modelação experimental e a recolha de dados de campo quer no que se relaciona com a hidrodinâmica da rebentação das ondas quer no transporte de sedimentos.
Ano: 2010
Número Páginas:
215-218pp.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Silva, P. A.; Ferreira, Ó.
Keywords: Campanhas de campo; Modelação física e numérica; Transporte de sedimentos; Rebentação
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
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Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
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Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
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Relatórios
Info
Estudo da agitação da doca de Pedrouços.
N/A
Ano: 1965
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Study of groyne sistems against coast erosion. Progress report until December 1964
N/A
Ano: 1965
Número Páginas:
41.
Autor(es): Barceló, J. P.
Info
Estudo de sistemas de esporões para combater a erosão costeira. 6º Relatório semestral Julho-Dezembro de 1963
N/A
Ano: 1964
Número Páginas:
6 pp.
Autor(es): Barceló, J. P.
Info
Estudo de sistemas de esporões para combater a erosão costeira. Actividade até Dezembro de 1964
N/A
Ano: 1964
Número Páginas:
42.
Autor(es): Barceló, J. P.
Info
Estudo em modelo das obras do porto de Leixões. Ensaios de agitação. 3º Relatório
N/A
Ano: 1964
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Estudo em modelo de obras do porto de Leixões. Ensaios de Agitação. 1º Relatório
N/A
Ano: 1964
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Estudo em modelo de obras do porto de Leixões. Ensaios de agitação. 2º Relatório
N/A
Ano: 1964
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Estudo hidráulico da obra marítima do aterro Glória-Botafogo. Características da agitação na enseada da Glória. Nota informativa
N/A
Ano: 1964
Autor(es): Elias, N.
Info
Study of groin sistems against coast erosion. 7th Semestrial report. January-June 1964
N/A
Ano: 1964
Autor(es): Barceló, J. P.
Info
Ensaio em modelo reduzido do porto de Angra do Heroísmo. Obra destinada a evitar as reflexões da ondulação ao longo da muralha da estrada 28 de Maio.
N/A
Ano: 1963
Autor(es): Barroco, E. M.
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Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
Info
Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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