Artigos de Revista
Info
Caractrização e propagação da agitação marítima na praia de Porto Santo, Madeira
N/A
Ano: 2004
Número Páginas:
17 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Coli, A. B.
Editor: Artigo publicado da revista de Recursos Hídricos (APRH)
Volume:
vol. 25 nº 2, pp 25-42.
Info
Emissários Submarinos em Portugal
N/A
Ano: 2004
Número Páginas:
11 p.
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.; Neves, M. G.; Silva, L. G.
Editor: Artigo publicado na Revista da Associação de Recursos Hídricos
Info
Implementation of direct and iterative methods for a class of Helmholtz wave problems
N/A
Ano: 2004
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.; Santos, M. A. V.
Editor: Computers&Structures - Special Issue, Eds. Carlos Mota Soares
Info
Influência do espectro direccional incidente na propagação da agitação irregular com o modelo DREAMS_S. Caso da barra do Ancão
N/A
Ano: 2004
Número Páginas:
13 p.
Autor(es): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Editor: Artigo publicado na Revista da Associção de Recursos Hídricos
Info
An Element-By-Element Mild-Slope Model For Wave Propagation Studies
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Fernandes, J. L. M.; Santos, M. A. V.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: Journal of Coastal Research, SI 39 (Proceedings of the 8th International Coastal Symposium). Itajaí, SC Brazil, ISSN 0749-0208
Info
Comparative analysis of numerical wave models for wave propagation over varying sloping bottoms
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Gil, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Didier, E.; Clemént, A.
Editor: ISOPE 2004. 23-28. Toulon, France, Maio de 2004
Info
Comparative analysis of wave regimes obtained with TRANSFER and MAR3G methodologies
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Carvalho, F.
Editor: ISOPE 2004. 23-28. Toulon, France, Maio de 2004
Info
Implementation of direct and iterative methods for a class of helmholtz wave problems
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.; Santos, M. A. V.
Editor: Computers&Structures
Info
Irregular wave propagation model application to an open coastal area
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
6 p.
Autor(es): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Fernandes, J. L. M.; Ferreira, Ó.
Editor: Journal of Coastal Research, SI 39 (Proceedings of the 8th International Coastal Symposium). Itajaí, SC Brazil, ISSN 0749-0208
Info
Modelo de propagação e deformação da agitação marítima para estudos de agitação e ressonância
N/A
Ano: 2003
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Santos, M. A. V.; Fernandes, J. L. M.; Covas, J. A.
Editor: VETOR
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Comunicações
Info
Aplicação da ferramenta SWAMS ao comportamento de um navio amarrado no terminal XXI do Porto de Sines
Este trabalho apresenta a aplicação da ferramenta SWAMS para caracterizar as condições deabrigo da bacia do Terminal de Contentores do Porto de Sines considerando quatroalternativas de configuração distintas daquela bacia, resultantes de diferentes valores para aextensão do molhe de protecção do porto e do cais acostável. A comparação entre osresultados obtidos para as diferentes alternativas de configuração permite avaliar qual delasconduz a uma resposta do navio amarrado mais favorável. São analisados os movimentos donavio, as forças nas amarras e nas defensas. Adicionalmente analisa-se a influência do ventono comportamento do navio amarrado assim como a introdução de pré tensionamento nasamarras.
Ano: 2013
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Jalles, B.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Aplicação da metodologia de avaliação do risco de inundação/galgamento na praia de São João da Caparica
Os riscos associados à inundação e galgamento de estruturas de defesa costeira são umaconstante preocupação na costa portuguesa, sendo que situações de emergência provocadaspelo mar são frequentes, pondo em causa a segurança de pessoas, bens e o própriopatrimónio natural. Para tal, é importante desenvolver uma metodologia que permita avaliar osriscos associados a inundações e galgamentos na zona costeira, evitando assim a suadegradação e perdas irreversíveis.Nesse sentido, tem sido desenvolvida no LNEC uma metodologia de avaliação de riscoassociado à ação de ondas em zonas costeiras e portuárias. Esta metodologia foi aplicada àpraia de São João da Caparica, na Costa da Caparica, especificamente em dois perfis da praia:um sem estrutura de proteção aderente e outro com uma estrutura deste tipo. A metodologiamostrou ser de fácil aplicação e forneceu informação muito útil para o planeamento e para agestão integrada e sustentada das zonas costeiras. No entanto, constatou-se que aquela éfortemente dependente dos dados de base a fornecer, tais como a agitação marítima, ascaraterísticas morfológicas da praia e as especificidades ambientais, económicas e sociais dazona em estudo.Este trabalho está inserido no projeto HIDRALERTA, que pretende desenvolver um sistema deprevisão, alerta e avaliação do risco associado a inundações e galgamentos em zonascosteiras e portuárias, em particular, para a zona da Costa da Caparica.
Ano: 2013
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Neves, P.; Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Capitão, R.; Antunes do Carmo, J.; Raposeiro, P.; Ferreira, J.
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Aplicação do modelo SPHyCE a estruturas porosas: Quebra-mar Oeste do porto de Albufeira
Apresentam-se neste artigo os principais desenvolvimentos realizados no modelonumérico SPHyCE, baseado no método SPH (Smoothed particle hydrodynamics), desenvolvidono Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com vista à aplicação específica destemodelo a estudos de engenharia costeira. Este trabalho teve como objetivo o estudo evalidação do modelo na interação onda-estrutura para estruturas porosas. Para tal foramrealizados ensaios experimentais em canal de ondas para uma secção específica do quebramaroeste do porto de Albufeira, no Algarve. Foram simuladas 5 configurações diferentes dacamada porosa do quebra-mar com o modelo SPH, de forma a estudar qual o caso que seadapta melhor aos resultados dos ensaios experimentais. A comparação dos resultadosnuméricos com os experimentais possibilita a validação do modelo SPHyCE e a análise desensibilidade dos resultados com a distribuição e configuração dos blocos do manto poroso.
Ano: 2013
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Neves, D. R.; Didier, E.; Neves, M. G.
Keywords: Quebra-mar poroso; Modelação física; Canal de ondas; Sph; Modelação numérica
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Aplicação do modelo SWAN na caracterização da agitação marítima com base em dados de campo: Praia da Galé
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
1p.
Autor(es): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Gabriel. S.; Moura, D.
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Aplicação do processo de análise hierárquica (AHP) à análise das consequências de ocorrência de galgamentos. O caso da baía da Praia da Vitória
A avaliação do risco de ocorrência de galgamentos/inundações de zonas costeiras e portuáriastem grande relevância para a segurança e gestão destas zonas. Com efeito, taisgalgamentos/inundações podem provocar distúrbios graves nas operações de carga edescarga, assim como danos avultados nas infraestruturas, impactos ambientais severos, ouaté perda de vidas humanas.Esta comunicação tem como objetivo contribuir para a análise das consequências daocorrência de galgamentos/inundações no contorno da baía da Praia da Vitória, localizada naIlha Terceira, Açores. Este contorno inclui a proteção marginal da baía em frente à cidade daPraia da Vitória e os terminais do porto. A análise a efetuar apoia-se no sistema integrado demodelação numérica em engenharia portuária e costeira HIDRALERTA (Zózimo et al., 2008,Neves et al., 2009). Trata-se de um sistema implementado em ambiente SIG (Sistema deInformação Geográfica), que tem vindo a ser desenvolvido no LNEC no âmbito de um projetohomónimo de investigação científica e do qual resultará uma ferramenta de alerta daocorrência de galgamentos/inundações em zonas costeiras e portuárias. Para analisar asconsequências na zona de estudo, consideraram-se vários indicadores espaciais a que sefizeram corresponder diferentes níveis de informação (layers) num SIG. Atribuíram-sediferentes pesos a cada um dos indicadores com base no Processo de Análise Hierárquica(AHP), que mostrou ser um método multicritério simples de aplicar. As propriedades de cadaindicador também exigiram a atribuição de diferentes pesos, pelo que se realizou areclassificação dessas propriedades a partir de uma escala de importância relativa (de 1 a 9),segundo aquele método. O mapa de consequências obteve-se pela combinação dos diferentesindicadores e das suas propriedades com os pesos definidos, através da ferramenta, WeightedOverlay, disponível no ArcGIS.
Ano: 2013
Número Páginas:
22p.
Autor(es): Poseiro, P.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Craveiro, J.
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Aplicação do sistema Delft3D na modelação de correntes longitudinais
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
2p.
Autor(es): Gil, J.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.
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AREDIS - Adaptações para reforçar a estabilidade de emissários submarinos em terrenos lodosos
A experiência de estruturas marítimas do tipo Quebra-mares e Emissários Submarinosconstruídas sobre terrenos lodosos apresenta ainda uma grande incerteza na resolução dosproblemas de assentamentos, erosão e liquefação. O projeto de investigação AREDIS(Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos)tem como objetivo central o desenvolvimento de soluções para melhorar a construção destasestruturas fundadas em solos sujeitos a liquefação, tendo por base trabalho experimental. Napresente comunicação descreve-se o desenvolvimento do estudo no que diz respeito aosemissários submarinos. O programa de ensaios bidimensionais para o estudo do emissário,simulado através de um tubo circular, consiste em ensaios com diferentes condições deagitação, alturas e períodos da onda, e com duas situações de colocação da estrutura:emissário apoiado no solo e enterrado no mesmo.Nesta comunicação faz-se algumas considerações sobre o estado de arte, descreve-se oprograma de ensaios proposto e as principais conclusões obtidas sobre a definição do materialque constitui o solo a colocar no fundo do canal de ensaios. Na presente data estão a decorreros ensaios preliminares do solo com diferentes misturas de caulinite e de areia e só areia paradeterminar o seu comportamento e definir as características do solo que será utilizado nomodelo.
Ano: 2013
Número Páginas:
10p.
Autor(es): Afonso, C.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Oliveira, J.
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ARTMAP artificial neural networks with fuzzy logic. Their application to study the wave conditions at Sines port, Portugal
The forecast of sea waves has been analyzed, in the literature, using various methodologies.Currently, there are a number of techniques that have shown satisfactory results, which arebased on empirical formulations, numerical and physical modeling. However, there is still alarge gap for research in the use of numerical modeling, especially when the models employedbecome very complex or with a large amount of variables. Thus, the scope of this work is topresent a neural network system of the ART (Adaptive Resonance Theory) type with FuzzyLogic techniques to determine wave conditions at the Portuguese coast (Sines Port).
Ano: 2013
Número Páginas:
7p.
Autor(es): Santos, F.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Maciel, G.
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Comparação de duas ferramentas de cálculo do galgamento baseadas na análise de redes neuronais
Nesta comunicação são apresentados os resultados obtidos no estudo dos galgamentos dotrecho do molhe Oeste do Porto de Sines em frente ao posto 2 do terminal de granéis líquidosdo porto, utilizando duas ferramentas de cálculo do galgamento baseadas na análise de redesneuronais: NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al., 2005) e OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005).Tanto uma ferramenta como outra calculam o valor médio do caudal médio galgado sobre ocoroamento das estruturas marítimas, usando para o efeito uma amostra de estimativasproduzidas por redes neuronais.Para a aplicação das ferramentas é necessário conhecer alguns parâmetros de entrada ligadosà agitação marítima e à geometria do perfil das estruturas. Embora os parâmetrosconsiderados já permitam analisar um conjunto de estruturas mais variado do que o usual nosmodelos empíricos de avaliação de galgamentos, aqueles parâmetros são ainda insuficientespara a correta descrição do perfil do trecho considerado do molhe Oeste do Porto de Sines,dada a complexidade da geometria. O talude tem quatro troços inclinados ao longo da zonaativa do manto, onde também estão colocados cubos Antifer de 900 kN, em duas camadas,com diferente arrumação acima e abaixo do zero hidrográfico. Esta diferença na arrumação doscubos Antifer implica diferenças na rugosidade e permeabilidade entre os trechos do mantoacima e abaixo do zero hidrográfico. Nos dados de entrada das ferramentas em apreciação, oefeito destas características é tido em conta apenas no parâmetro de entrada,
Ano: 2013
Número Páginas:
14p.
Autor(es): Bravo, A.; Reis, M. T.; Santos, J. A.
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Comparative analysis of the SWAN numerical model predictions and of the pressure sensor measurements at the ilha Solteira lake
The Ilha Solteira dam reservoir, which has an extension of 100 km, is located in the northwestof São Paulo state, Brazil. Due to its huge dimension, wind generated waves can causeproblems to the navigation security, to the stability of the river banks, to the infrastructuresaround the reservoir or even to public safety. In 2010/2011, a field data campaign wasundertaken in order to measure the wave height and wind velocity. The bottom profile andwind velocity were used on the SWAN (Simulating Waves Nearshore) to predict the waveheight. From the obtained results it can be said that the prediction from the numerical modelpresents similarities with the experimental ones.
Ano: 2013
Número Páginas:
7p.
Autor(es): Vieira, A.; Maciel, G.; Fortes, C. J. E. M.; Minussi, C.; Sobrinho, M.
Keywords: Nearshore and estuarine forecasting systems; Shelf
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
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Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
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Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
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Relatórios
Info
Estudo da erosão na praia da Caiobá (Paraná, Brasil).
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Castanho, J.
Info
Estudo do esquema geral de obras portuárias na enseada da Nazaré, ensaios com areias marcadas
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Clímaco, M.; Castanho, J.
Info
Model study of the stability of dikes for Venice (Italy).
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Porto de Jorf Lasfar. Ensaios de perfis tipo do molhe.
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Porto de Sines. Ensaio de estabilidade da cabeça do molhe Oeste
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Clímaco, M.
Info
Proyecto Maracaibo: Asesoria del LNEC. Análisis global de los problemas en estudio
N/A
Ano: 1976
Autor(es): Morais, C. C.; Mota Oliveira, I.
Info
Simulação do comportamento dos navios nos portos. Ensaios com modelos de navios. Relatório II
N/A
Ano: 1976
Autor(es): RITA, M. M.
Info
Canal das ondas irregulares. Indicações sobre o seu funcionamento
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Pita, C. A.
Info
Ensayos de estabilidad del dique del puerto de la Guaira
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Pita, C. A.; Tello, J. R.
Info
Estudo sumário do comportamento de um quebra-mar
N/A
Ano: 1975
Autor(es): Matos, M. H. C.; Pinto Simões; J. A. M.
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Outros
Info
Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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