Artigos de Revista
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EVOLUÇÃO DO DANO EM ENSAIOS EM MODELO FÍSICO DE UM TROÇO DO QUEBRA-MAR DO PORTO DE PENICHE
A avaliação da estabilidade do manto resistente de quebra-mares de taludes requer, na maioria dos casos, a realização de ensaios em modelo físico. Entre os diferentes métodos de avaliação da evolução da estabilidade, destaca-se a medição do volume erodido do manto resistente por ação da agitação marítima. Este volume pode ser determinado a partir de levantamentos consecutivos da envolvente dos taludes. Melby[1] apresentou uma fórmula para previsão da evolução do dano em quebra-mares de taludes com base nas características da agitação neles incidente. No presente estudo pretendeu-se utilizar um programa de ensaiosem modelo físico bidimensional semelhante ao programa que conduziu à referida fórmula aplicado a um caso de estudo correspondente a uma secção do quebra-mar do porto de Peniche.Os ensaios realizados fazem parte do projeto BSafe4Sea que visa desenvolver, testar e comprovar o conceito de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude, que constitui a base de um sistema inovador de apoio à decisão. Os ensaios tiverem como objetivo analisar a resposta da estrutura a diferentes estados de agitação incidentes, cujos resultados são fundamentais para o desenvolvimento d e formulações empíricas de previsão da evolução do dano.
Ano: 2022
Autor(es): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Mendonça, A. C.
Editor: FCT
Keywords: Formulação empírica; Volume erodido; Modelo físico; Evolução do dano
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Experimental Investigation of Air Bubble Curtain Effects on Water Wave Field
This paper studies the effects of an air bubble curtain on surface water waves. Water particle velocities and free surface elevations were measured simultaneously at two cross-shore sections downstream the air bubble curtain. Measurements were carried out for regular waves regarding different air bubble curtain configurations. Free surface elevations were measured using resistive gauges and the instantaneous velocities were acquired using an Acoustic Doppler Velocimeter (ADV). The characteristics of the free surface elevation, velocity field and turbulence are analyzed and discussed. The free surface elevation was found to be constantly attenuated by the air bubble curtain. The phase-averaged velocity profiles also depict the effect of the air bubbles in the flow field by generating milder longitudinal velocities (u) and by increasing the transverse component of the velocity (w). The increase in the turbulence intensity and the different energy spectrum produced by the air bubble curtain is also analyzed. The experimental results indicate that the thickness of the air bubble curtain and the total air flow rate affects the wave field.
Ano: 2022
Autor(es): Neves, D. R.; Brito, M.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.; Matos, J.
Editor: Trans Tech Publications Ltd, Switzerland
Keywords: Air bubble curtain, wave propagation, flow velocities, turbulence, wave flume
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Experiments on the Sinking of Marine Pipelines on Clayey Soils
An experimental study was carried out to investigate seabed-pipeline interactions with regard to soil liquefaction. For a soil with a high proportion (30 to 60%) of fine sediment, four groups of tests were configured to reproduce soil liquefaction around pipelines for different initial pipe depths, pipe densities and wave conditions (wave height and period). The study focused on verifying the theoretically computed areas of soil failure by analyzing the sinking depths of the pipelines. The main findings are that a pipe with a submerged specific weight of less than half that of the soil will move up to the mudline; that the loss of soil loading capacity is more frequently evidenced in a fluid-like behavior of the soil than by an abrupt breaking of the soil matrix; and that the pipes which are totally buried will sink more than half-buried pipes. Moreover, wave action and the specific weight of the pipes seem to play more important roles in the expected behavior of the wave
Ano: 2022
Número Páginas:
25p.
Autor(es): Mendoza, E.; Neves, M. G.; Afonso, C.; Casarín, R.S.; Ramos, A.; Losada, M. A.
Revista: Journal Water
Editor: MDPI
Volume:
14(5), 704.
Keywords: Clayey soils; Pipeline
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HIDRALERTA System. Validation with Elsa and Fabien depressions
In coastal areas, overtopping events and coastal floods, resulting from the occurrence of maritime storms, can cause severe damage to infrastructure, building and equipment, can be responsible for coastal morphology changes (coastal erosion), as well as put in damage human lives, animals or the ecosystem.
Ano: 2022
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Zózimo, A. C.; Santos, J. A.
Editor: IAHR
Keywords: Portugal; XBeach; Forecast and alert system; Risk assessment; Wave overtopping
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IMPLEMENTATION AND VALIDATION OF SAFEPORT SYSTEM AT SINES HARBOUR
SAFEPORT safety system aims to daily reports to Sines harbour administration, potencial emergency situations regarding ships operation in port areas caused by extreme weather-oceanographic conditions, that may occur in the next three. It consists of a set of numerical models and a qualitative risk assessment and forecasting. It uses forecasts provided offshore of the area under study of sea agitation, wind and tide. The characterization of the response of the free and moored ships at a berth is performed using the numerical modelswhich deals with formulations in the frequency and time domain. The system issue alerts, through danger levels associated with risk levels of exceedance of recommended values for movements and forces imposed on ship mooring systems. SAFEPORT can be adapted to any port. So far, it has been developed and adapted to three terminals of the port of Sines, where three different ships were simulated. This paper presents the developments made to date of the safety system, in terms of its implementation and validation. The numerical models run every day, in real-time mode, in a computer cluster and the system provide forecast results for the next 72 hours. The results are disseminated on a web page and a mobile application in a variety of formats.
Ano: 2022
Autor(es): Gomes, A.; Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: XXV ENMC, XIII ECTM
Keywords: Risk analysis; MOORNAV; Moored ships; Wave propagation; SWAMS; SAFEPORT
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Implementation of the swash model into HIDRALERTA system
Early warning systems are an important tool for local authorities to detect emergency situations in advance and initiate the necessary safety measure. The To-SEAlert project has the aim of increasing the efficiency, robustness and reliability of the HIDRALERTA coastal hazards early warning system. This study shows a first intent to implement the SWASH numerical model to simulate wave overtopping for the Ericeira prototype. SWASH was implemented for one breakwater profile where overtopping discharge and associated risk levelsare estimated. It was compared to the current approach used in HIDRALERTA, the neuronal network NN_OVERTOPPING2. Finally, both approaches were compared with previously analysed video images of the site. The results showed that SWASH generally overestimates overtopping and is not in good agreement with the NN_OVERTOPPING2 or the video images. A possible reason might be the wave direction, which cannot be included in one-dimensional simulations in SWASH.
Ano: 2022
Autor(es): Manz, A.; Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Editor: XXV ENMC, XIII ECTM, 9º MCSul e IX SEMENGO
Keywords: SWASH model; Risk Reductio; Wave Overtopping; Early Warning System
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Modelação física de um quebra-mar destacado com diferentes ângulos de implantação: Análise comparativa das condições de surfabilidade
No âmbito do
Ano: 2022
Autor(es): Mendonça, A. C.; Martinez, C.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, R.; Bicudo, P.; Sancho, F. E.
Editor: PIANC
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Mosaic.pt flood risk framework to support management in coastal zones
Extending for more 900 km with diverse geomorphologies and land-use occupation, the Portuguese coastal zone is highly vulnerable to overtopping and flooding.
Ano: 2022
Autor(es): Freire, P.; Fortunato, A. B.; Tavares, A.; Oliveira, A.; Santos, P.; Nahon, A.; Barros, J.; Rocha, M.; Oliveira , F.; Fortes, C. J. E. M.; Jesus, G.; Azevedo, A.; Oliveira, J. N.; Bortoli, A.; Rilo, A
Editor: MEC
Keywords: Safe communities; Vilnerability; Real-time prediction and monitoring; Critical typologies; Coastal flooding
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Neural networks for optimization of an early warning system for moored ships in harbours
Within the BlueSafePort project an Early Warning System (EWS) is being developed for forecasting and alerting emergency situations related to ship navigation in ports, as well as operational constraints. Port terminals downtime leads to large economic losses and largely affects the port
Ano: 2022
Autor(es): Pinheiro, L.; Gomes, A.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Morgado, N.; Guedes Soares, C.
Editor: ICCE2022
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New Hidralerta Prototypes: Peniche, Faro And Quarteira
Early Warning Systems are crucial disaster-risk-reduction strategies as they allow local authorities to prepare and implement in advance the necessary measures to avoid major destruction and risk for individuals and properties caused by storm events. HIDRALERTA is a forecast, early warning and risk assessment system for port and coastal areas that usesforecasts of sea-waves and water levels to evaluate overtopping/flooding events and risks associated with mooring of ships.
Ano: 2022
Autor(es): Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Manz, A.; Garzon, J.L.; Fortes, C. J. E. M.; Ferreira, Ó.; Houdeau, G.
Editor: Formato Virtual
Keywords: Overwash; Overtopping; HIDRALERTA; Early Warning Systems
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Comunicações
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Ampliação do porto de pesca de Rabo de Peixe, são Miguel, Açores estudos, projetos e ensaios físicos tridimensionais
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Luis, L.; Freire, S.; Reis, M. T.; Silva, L. G.; Rodrigues, E.
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Análise comparativa de modelos não lineares de Boussinesq e de Rans na simulação da rebentação de ondas num perfil de praia tipo barra-fossa
O objectivo desta comunicação é a análise comparativa dos modelos do tipoBoussinesq COULWAVE e BOUSS3W e do modelo baseado nas equações de Navier-Stokes FLUENT na simulação da rebentação de ondas num canal. As principaisdiferenças entre os modelos estão associadas às equações base, ao método numérico, àprecisão e ao domínio de aplicabilidade associados e ao custo computacional. O casoseleccionado consiste num estudo experimental da propagação de ondas num canal deondas cujo perfil de fundo é do tipo barra-fossa. Este caso envolve para além darebentação das ondas, diversos fenómenos físicos, nomeadamente, o empolamento, arefração, a difração e a dispersão não-linear. Por isso, constitui um óptimo teste para avalidação e comparação dos modelos aqui apresentados.O teste escolhido correspondeu a uma onda incidente de altura H=0.08m e períodoT=1.5 s. Foram comparados os valores numéricos dos três modelos numéricos eexperimentais correspondentes às séries temporais de elevação da superfície livre e davelocidade das partículas. Depois procedeu-se com base nessas séries à: a) análise notempo para determinação dos valores da altura de onda significativa, HS e velocidademáxima, mínima e média de cada registo; b) análise estatística com base nos valores deHS e das velocidades; c) análise espectral para avaliação do comportamento não-lineardos modelos. São, deste modo, avaliadas as capacidades e limitações de cada modelotestado
Ano: 2011
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Teixeira, P.; Didier, E.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Okamoto, T.
Keywords: Modelos de rans; Modelos de boussinesq; Propagação não-linear de ondas
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Análise comparativa entre estimativas do modelo numérico SWAN e medições de agitação marítima efectuadas na praia da Amoreira
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
3p.
Autor(es): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
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Análise da evolução das ondas na praia da Cornélia, recorrendo a medições in situ e a modelação numérica
Nesta comunicação faz-se uma análise comparativa entre as medições efectuadas na Praiada Cornélia, na Costa da Caparica, durante os dias 11 a 15 de Maio de 2010, e os resultadosnuméricos da aplicação do modelo não linear COULWAVE para as condições de agitaçãoverificadas. Tem, portanto, como objectivo principal, a avaliação do desempenho do modelo nasimulação da hidrodinâmica da rebentação em condições reais.O modelo numérico COULWAVE (LYNETT e LIU, 2002), baseado nas equações do tipoBoussinesq, deduzidas a partir da integração em profundidade das equações de continuidade emovimento utilizando o conceito de camadas múltiplas (multi-layer), simula a propagação de ondasfortemente não-lineares e dispersivas, em zonas de profundidade variável. As condições de fronteiraforam geradas com base em séries temporais de elevação medidas a uma profundidadeaproximada de 9.4 m (abaixo do nível médio do mar).Os resultados numéricos são comparados com séries de elevação medidas por sensores depressão posicionados próximo da linha de costa. São apresentadas análises no domínio do tempo eestatísticas de conjunto, que têm como objectivo validar as simulações. Esta abordagem permiteavaliar o desempenho do modelo para simular as condições específicas do local, mas tambémpermite, de uma maneira geral, contribuir para uma maior confiança na sua utilização em escalastemporais e espaciais maiores, necessárias numa perspectiva de gestão operacional.
Ano: 2011
Número Páginas:
19p.
Autor(es): Rocha, M.; Moura, T.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Ferreira, Ó.
Keywords: Coulwave; Modelação numérica; Campanha de campo; Praia da cornélia
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Análise da interacção entre uma onda regular e um quebra-mar misto usando um modelo numérico SPH
De entre os vários tipos de estruturas de protecção costeira, o quebra-mar verticalé mais utilizado em Portugal em costas com fundos com grande declive, como é o caso dacosta da Madeira. Este tipo de estrutura é formado por uma parede vertical, impermeável,onde a onda é reflectida para o largo. Quando comparados com os quebra-mares de taludetradicionais, os quebra-mares verticais permitem uma economia substancial de material comimportantes consequências económicas e ambientais. No entanto, sofrem ruína abrupta e nãocontribuem para o amortecimento da agitação residual dentro da bacia abrigada, sendo oseu paramento interior muito reflector. O quebra-mar misto é, até determinada altura deonda, análogo ao quebra-mar vertical e para alturas superiores, ao provocar a rebentação,funciona em parte como quebra-mar de talude e em parte como quebra-mar vertical,agregando as vantagens (e alguns dos inconvenientes) dos dois tipos de estrutura.A interacção entre uma onda regular e um quebra-mar misto é estudado neste artigo usandoum modelo numérico SPH
Ano: 2011
Número Páginas:
20p.
Autor(es): Didier, E.; Martins, R.; Neves, M. G.
Keywords: Sph - smoothed particle hydrodynamics; Quebra-mar misto; Estruturas costeiras; Força
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Análise de dados a partir medições in situ no litoral setentrional do Rio Grande do Norte - Brasil
O litoral setentrional do Estado do Rio Grande do Norte, situado no nordeste do Brasil, é singular pelapresença de manguezal, ilhas barreiras, esporões e barras arenosas, estando sujeito a intensosprocessos costeiros, sobretudo resultantes dos processos físicos oceanográficos e climáticos,constantemente gerados pela ação das ondas e correntes, assim como, pela ação das maréssemidiurnas. Essa região ainda é incipiente no que se refere ao monitoramento sequencial deparâmetros oceanográficos. Tais informações são imprescindíveis para o conhecimento eentendimento do ambiente costeiro estudado, uma vez que nesta região a ocupação de atividadeseconómicas é fortemente atuante tanto pela extração do sal, como principalmente pela exploração dopetróleo. Sendo assim, essas atividades tornam a região com um alto grau de sensibilidade ambiental.Desta forma, campanhas experimentais de campo com fundeio de bóias oceanográficas e medidoresacústicos por efeito doppler, vem sendo ampliado, ainda que em pequenas dimensões, considerando otamanho do trecho litorâneo, com a finalidade de se estabelecer uma parametrização dos padrões deondas (momentos espectrais, variações, alturas significativas, períodos, direção e progagação), dosperfis de correntes e efeitos da maré atuantes na área. O foco deste trabalho discute e apresentar osresultados de dados obtidos por meio dos perfiladores acústicos de correntes e ondas Aquadopp eAwac, no sentido de contribuir para o estudo da hidrodinâmica e morfodinâmica da região.
Ano: 2011
Número Páginas:
13p.
Autor(es): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.; Neves, C. F.
Keywords: Nordeste do brasil; Ondas e correntes; Medições in situ
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Aplicação de um método fotogramétrico na previsão da evolução da erosão em quebra-mares de talude
Os quebra-mares de taludes são estruturas de protecção portuária muitocomuns em Portugal e em cujo projecto se assume a necessidade de obras de manutençãoou reparação ao longo da sua vida útil. Uma das grandezas relevantes para a avaliaçãoda necessidade de realização de obras é o volume erodido do manto protector por acçãoda agitação marítima, o qual pode ser determinado a partir de levantamentosconsecutivos da envolvente dos taludes e com o qual se pode definir o dano da estrutura.Melby (1999) apresentou uma fórmula para previsão da evolução do dano emquebra-mares de taludes baseada nas características da agitação incidente.Neste estudo apresentam-se os resultados do trabalho realizado com o objectivo deavaliar a aplicabilidade daquela fórmula em condições de agitação diferentes dasconsideradas por Melby, tendo para isso sido reproduzidas as experiências descritas poraquele autor. Tratam-se de ensaios de longa duração em modelo físico reduzido em quesequências de estados de agitação estacionários vão atingindo o manto protector e semede a área erodida no final da actuação de cada estado de agitação.A medição da área erodida no final da actuação de cada estado de agitação foi realizadaa partir da reconstrução de pares estereoscópicos de fotografias em que a refracçãoinduzida pela interface ar água é corrigida. Tal permite a obtenção das fotografiasmantendo-se a água no canal. Pretendeu-se com este estudo, avaliar a operacionalidadedesta técnica em ensaios de longa duração, para os quais seja necessário o levantamentoexaustivo de perfis
Ano: 2011
Número Páginas:
17p.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Fotogrametria; Evolução do dano; Quebra-mar
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Aplicação de uma metodologia para avaliação do risco para a navegação e galgamentos no porto da Praia da Vitória
Descrevem-se as metodologias, desenvolvidas no LNEC, para a avaliação do risco associado ànavegação no interior dos portos e à ocorrência de galgamentos de estruturas portuárias.A determinação da agitação marítima é efectuada, em ambos os riscos, recorrendo a umametodologia de acoplamento de modelos numéricos de propagação de ondas, com base emdados de agitação marítima provenientes de bóias ou de modelos regionais de previsão daagitação. Para a navegação a avaliação do risco é feita com base na altura do movimentovertical de um navio induzido pela agitação incidente ao longo da sua trajectória no porto,enquanto o cálculo dos galgamentos é efectuado recorrendo a uma ferramenta baseada naanálise de redes neuronais.Estas novas metodologias foram aplicadas ao Porto da Praia da Vitória, localizado na costa Esteda Ilha Terceira, Açores. Avaliou-se o risco para a navegação ao longo de duas trajectórias deentrada de um navio no porto e o risco associado ao galgamento da secção do molhe Sul doporto que protege directamente o cais 12.
Ano: 2011
Número Páginas:
24p.
Autor(es): Santos, J. A.; Reis, M. T.; Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Rodrigues, S.; Azevedo, E. B.; Rodrigues, M. C.; Simões, A.; Ramalleira , J.; Raposeiro, P.
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Aplicação do modelo numérico SWAN para o Lago de Ilha Solteira
O sistema em estudo é a barragem do Lago de Ilha Solteira, localizada no interior do estado de São Paulo-Brasil. Este trabalho aborda o comportamento de ondas geradas por ventos em recintos fechados utilizando-se do modelo espectral não-linear numérico SWAN, Booij et al. (1996). O trabalho apresentado neste artigo aborda, ou seja, primeiro e terceiro aspectos, a aquisição de dados de campo e de processamento e modelagem numérica de ondas geradas pelo vento. Para caracterizar a hidrodinâmica do sistema e seu impacto sobre as margens da albufeira da barragem de Ilha Solteira, é necessário avaliar o clima de ondas local. Assim, vários instrumentos foram implantados em locais diferentes para caracterizar as ondas e ventos. Estas medidas, apesar de ser muito útil para descrever características das ondas locais, têm uma duração muito curta para caracterizar o clima de ondas de longo prazo. Além disso, eles também sofrem de uma representação do espaço restrito das condições das ondas. A utilização de modelos numéricos de ondas de vento podem superar este aspecto.
Ano: 2011
Número Páginas:
12P.
Autor(es): Vieira, A. S.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Maciel, G.; Minussi, C.
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Avaliação do desempenho de modelos numéricos na simulação de ondas ao longo de um canal de ondas
Este trabalho analisa o desempenho do modelo do tipo Boussinesq COULWAVE emodelo RANS (Fluent, versão 6.3.26) na simulação das características das ondas (alturas evelocidade da onda) ao longo da sua propagação num canal com um fundo de batimetriavariável, para o qual existem resultados de ensaios experimentais. O modelo COULWAVE éum modelo de diferenças finitas para a propagação de ondas fortemente não-lineares edispersivas, em zonas de profundidade variável. O modelo RANS é um modelo de volumesfinitos que usa um método VOF na determinação da posição da superfície livre. Osresultados numéricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais,no que se refere às alturas de onda significativas, velocidades horizontais ao longo do canal(a meio da coluna de água), apresentando os valores mínimos, máximos e médios davelocidade das partículas ao longo do domínio. É, também, apresentada uma comparaçãocom perfis de velocidade para o modelo RANS. Determinaram-se parâmetros estatísticos demodo a quantificar a diferença entre os resultados numéricos e experimentais no caso daaltura de ondas e da velocidade horizontal. Finalmente, foi também realizada uma análiseespectral de modo a caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade nasimulação dos efeitos não lineares
Ano: 2011
Número Páginas:
24p.
Autor(es): Endres, L.; Neves, D. R.; Didier, E.; Fortes, C. J. E. M.; Okamoto, T.
Keywords: Fluent; Coulwave; Equações de rans; Equações de boussinesq; Modelação numérica; Rebentação de ondas
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Capítulos de Livros
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Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
153-210 pp.
Autor(es): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Teses de Doutoramento
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Physical and Numerical Modelling of Wave Propagation Over Vegetation
Os efeitos das alterações climáticas aumentaram a necessidade de investigar a capacidade da vegetação em atenuar a força das ondas, nas zonas costeiras. Apoiando-se em modelação física, analítica e numérica da propagação de ondas sobre vegetação, este estudo teve como objetivos: i) analisar a diferença na dissipação de ondas sobre campos de vegetação rígida e flexível, ii) caracterizar o movimento de vegetação flexível, iii) estimar o coeficiente de arrasto de vegetação rígida e vegetação flexível, e iv) analisar a influência da flexibilidade (movimentoda vegetação) e da força de inércia no coeficiente de arrasto.
Ano: 2022
Autor(es): Reis, R.
Editor: IST
Keywords: Propagação/Dissipação de ondas; Análise de imagem; Movimento da vegetação; Coeficiente de arrasto; Vegetação flexível
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Modelação numérica da propagação de ondas e do comportamento de navios amarrados no interior de portos
Na presente dissertação, desenvolveu-se uma metodologia para caracterização do movimento de um navio amarrado no interior de portos na presença de um campo de ondas. Esta metodologia consiste em utilizar vários modelos numéricos para caracterizar convenientemente: a) a propagação das ondas desde o largo até ao local de acostagem; b) a modificação das características das ondas no interior do porto; c) a ação das ondas sobre o navio; d) a resposta do navio; e) as forças resultantes no sistema de marração. Os modelos utilizados são:· SWAN: modelo não linear espectral para simular a propagação de ondas em zonas costeiras extensas;· DREAMS: modelo linear para simular a propagação de ondas em zonas costeiras abrigadas;· BOUSS-WMH: modelo não linear para simular a propagação de ondas regulares e irregulares em zonas costeiras abrigadas;· GMALHA: gerador de malhas de elementos finitos triangulares;· WAMIT®: que resolve, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração na interação de um corpo flutuante livre com as ondas;· NPP: gerador de painéis planos sobre o casco do navio;· HYDRO: que transforma os resultados da interação do corpo flutuante livre com as ondas do domínio da frequência para o domínio do tempo;· BAS: que resolve as equações de movimento de um navio amarrado.O desempenho do modelo BOUSS-WMH, em situações de grande não linearidade, foi analisado através da simulação de quatro casos de teste também simulados em laboratório. O BOUSS-WMH provou ser um modelo robusto capaz de representar a deformação da superfície livre de forma adequada, embora, em zonas com forte não linearidade, tenha apresentado algumas limitações, nomeadamente na formaçãode harmónicas de ordem superior à terceira. Verificou-se que os resultados numéricos tendiam a sobrestimar os valores da altura de onda em zonas pouco profundas.Para minorar estas limitações e tornar o modelo mais robusto, fiável e adequado para ser aplicado em casos reais, foram adicionados e implementados novos termos às equações do modelo BOUSS-WMH, nomeadamente, a reflexão parcial, o atrito de fundo e a rebentação (fenómenos físicos inerentes às águas pouco profundas e zonas confinadas).A reflexão parcial foi implementada a partir da adição de um termo de viscosidade na equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com reflexão parcial foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Porto de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Açores), e os resultados foram comparados com medições em ensaios em modelo físico. Verificou-se que a implementação da reflexão parcial diminui em 44% o erro médio quadrático face à simulação com fronteiras totalmente refletoras.O atrito de fundo foi implementado a partir da adição de um termo representativo da tensão tangencial de fundo à equação de conservação da quantidade de movimento. O modelo com atrito de fundo foi aplicado a dois casos de teste, sendo um deles um caso real (Praia de Faro). Verificou-se que a introdução do atrito de fundo dissipa energia como pretendido e reduz as instabilidades numéricas.A rebentação foi implementada com a introdução de um termo de viscosidade turbulenta. Dois critérios distintos foram introduzidos para definir o início e o final da rebentação: a) FSA, baseado na aceleração da elevação da superfície livre; b) RTFN, baseado no número Froude relativo da cava. O modelo com rebentação foi aplicado a três casos de teste estudados em laboratório. A comparação dos resultados do modelo com as medições dos ensaios físicos permite dizer que, de um modo geral, o modelo numérico simula muito bem a localização da rebentação, bem como a dissipação de energia a ela associada. O critério de rebentação baseado no método de RTFN tende a sobrestimar a altura das ondas, mas apresenta índices de concordância maiores do que os obtidos com o critério FSA. A vantagem deste método reside no menor número de parâmetros a calibrar. Os resultados alcançados foram muito bons, dada a complexidade do fenómeno de rebentação das ondas e a simplicidade dos termos utilizados na sua modelação.O gerador GMALHA também foi alvo de melhoramentos nos algoritmos de geração, de forma a possibilitar a existência de ilhas no interior do domínio de cálculo.O modelo numérico WAMIT® foi desenvolvido para aplicações em mar aberto sem muitas estruturas refletoras próximas do navio. Todas as estruturas devem ser discretizadas, o que aumenta exponencialmente o esforço computacional exigido, e são obrigatoriamente totalmente reflectoras. Ora esta é uma limitação importante quando se está no interior de um porto, primeiro devido às dimensões e depois devido às fronteiras parcialmente refletoras. Assim, o modelo WAMIT® foi modificado de modo a incluir as características das ondas modeladas previamente com um dos modelos de propagação. Foram desenvolvidas duas novas rotinas HASK_D e HASK_B, respetivamente para o modelo linear DREAMS e para o modelo não linear BOUSS-WMH. Estas rotinas e as modificações ao modelo WAMIT® foram validadas com a aplicação a casos simples onde o modelo WAMIT® original também podia ser aplicado. A presença de um campo de ondas difratadas pela presença de uma estrutura fixa foi simulada com sucesso. Existem diferenças pouco significativas, principalmente nas altas frequências. Uma explicação para estas diferenças relaciona-se com o facto de que as ondas com períodos baixos apresentam maiores instabilidades numéricas à medida que diminui o número de pontos por comprimento de onda na malha de elementos finitos.Com o intuito de facilitar o tratamento da informação, que, num estudo deste género, tem um volume e complexidade consideráveis, foram desenvolvidas interfaces para cada um dos modelos e estes foram acoplados numa ferramenta integrada
Ano: 2015
Autor(es): Pinheiro, L.
Keywords: Elementos finitos; Navios amarrados; Propagação de ondas; SWAMS; Forças de difração; Modelos numéricos; Portos
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
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Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos. Teses e programas de investigação do LNEC
N/A
Ano: 2003
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
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Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Modelação Estocástica Numérica e Física da Agitação Marítima
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
434 p.
Autor(es): Capitão, R.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares De Ondas Marítimas Em Zonas Portuárias. Análise pelo Método dos Elementos Finitos
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
400 p.
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Interacción de ondas y grupos de ondas con estructuras de protección de costas
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
257 p.
Autor(es): Neves, M. G.
Editor: ******
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Relatórios
Info
Estudo das soluções mais convenientes para os problemas de erosão costeira. Relatório de actividades. 1º e 2º semestres de 1965. 1º semestre de 1966
N/A
Ano: 1967
Autor(es): Castanho, J.
Info
Estudo dos sistemas de esvaziamento e enchimento das docas secas do estaleiro naval da Margueira. Sistema de esvaziamento.
N/A
Ano: 1967
Autor(es): Martins, R. B.
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Estudo em modelo de obras do porto de Leixões. Ensaios de Estabilidade
N/A
Ano: 1967
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Para o estudo das ondas na rebentação. O espraiamento
N/A
Ano: 1967
Número Páginas:
33 pp.
Autor(es): Ramos, F. S.
Info
Ponte cais do Malembo. Obras de abrigo. Ensaios de agitação
N/A
Ano: 1967
Autor(es): Vera-Cruz, D.; Morais, C. C.
Info
Estudo da agitação do porto de Vilamoura
N/A
Ano: 1966
Autor(es): Morais, C. C.
Info
Estudo das soluções mais convenientes para os problemas de erosão costeira
N/A
Ano: 1966
Autor(es): Abecasis, F.
Info
Prolongamento do molhe de Ponta Delgada. Ensaios de agitação.
N/A
Ano: 1966
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Ensaio em modelo do molhe de Porto Santo.
N/A
Ano: 1965
Autor(es): Vera-Cruz, D.
Info
Ensaio em modelo reduzido do porto de Angra do Heroísmo. Comparação sumária de diferentes soluções. Ensaios de agitação.
N/A
Ano: 1965
Autor(es): Vera-Cruz, D.
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Outros
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Risk Perception of Coastal Flooding in Praia da Vitória, Azores
The project LIFEGARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal unicipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in Praia da Vitória, Terceira, Azores, to understand the civilians perception of coastal flooding events.
Ano: 2024
Autor(es): Lima, L.; Fortes, C. J. E. M.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.
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Social Surveys Indicating the Resilience of Urban Coastal Localities in Macaronesia to Coastal Flooding
The project LIFE-GARACHICO (LIFE20 CCA/ES/001641) proposes the creation of an effective flexible adaptation framework for the coastal municipalities of Macaronesia, making specific local interventions to increase their resilience against extreme coastal events resulting from climate change. Social surveys were applied in both localities in order to understand the civilians perception of coastal flooding events
Ano: 2024
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Lima, L.; Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; Modino, R.; Barroso, J. G.; Cruz, C. G.; Comes, L.
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Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Ano: 2023
Autor(es): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
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Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Ano: 2019
Autor(es): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
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Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Ano: 2016
Autor(es): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
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Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1.
Autor(es): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
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Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Ano: 2005
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Ano: 2004
Autor(es): J.A Covas
Editor: ******
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