Artigos de Revista
Info
A survey of data quality tools
Data quality tools aim at detecting and correcting data problems that affect the accuracy and efficiency of data analysis applications. We propose a classification of the most relevant commercial and research data quality tools that can be used as a framework for comparing tools and understand their funcionalities.
Ano: 2005
Número Páginas:
15-21pp.
Autor(es): Barateiro, J.; Galhardas, H.
Editor: Datenbank Spektrum
Keywords: Profiling; Data cleaning; Data quality
Info
O Sistema de Informação gestBarragens
O GESTBARRAGENS é o sistema integrado de gestão da informação para o controlo desegurança de barragens de betão que suporta, nomeadamente, os seguintes processos: oprocesso de observação de grandezas físicas a partir da exploração, manual ou automática,dos sistemas de observação instalados nas barragens; o processo inerente às inspecçõesvisuais realizadas periodicamente por intervenção humana; o processo de gestão e consultageral da informação de suporte e documental relacionada com as barragens; e o processo dedetecção de situações de anomalia nos dados observados que pode implicar a tomada dedecisões de modo a garantir a segurança das barragens. Complementarmente, oGESTBARRAGENS apresenta mecanismos avançados de consulta e análise da informação (e.g.,suportados por sistemas de informação geográficos e por sistemas de reporting) e mecanismosde sincronização da informação entre as diferentes instâncias do sistema mantidas porentidades distintas (e.g., Autoridade, LNEC, donos de obra). A arquitectura técnica doGESTBARRAGENS adopta ainda um modelo multi-instância, distribuído e federado sempre quetal for conveniente, e adopta modernas tecnologias de desenvolvimento de software, emparticular tecnologias ligadas à Internet, sistemas de informação geográficos e computaçãomóvel.Neste artigo apresenta-se a visão geral do GESTBARRAGENS numa perspectiva dossistemas de informação, e ainda os seus aspectos técnicos informáticos mais distintivos,nomeadamente os aspectos relacionados com: migração de dados legados; suporte à gestãodinâmica de instrumentação; suporte à gestão dinâmica de relatórios; capacidade derepresentação gráfica dos sistemas de observação das obras e, sobre estes a produção degráficos representativos do seu comportamento; instalação e funcionamento do sistemasegundo um modelo distribuído federativo; e definição de interfaces abertas para permitir aintegração do GESTBARRAGENS com sistemas externos, como por exemplo sistemas móveis(e.g., PDA, PDT) usados em campanhas de observação.
Ano: 2005
Autor(es): Silva, A.; Galhardas, H.; Barateiro, J.; Portela, E. A.
Keywords: Sistema de informação; Controlo de segurança estrutural; Barragem
Info
Dam-break Flood Emergency Management System
Natural or induced floods are of increasing concern to water managers and civil protection services for three main reasons. Firstly, a continuous and unconscious increase of social pressure in the flooding valleys amplifies flood vulnerabilities and consequently natural or induced flood risk. Secondly, the alarming forecasts of the impact of potential climate changes on water resources, in spite of the high uncertainty associated to these forecasts, points out to larger flood hazards. Thirdly, dam-break induced accidents may occur more frequently due to infrastructure aging. Emergency Planning is a non-structural measure to minimise flood impacts playing an important role in crisis management. In fact, if a disaster cannot be avoided, individual and social structure preparedness may be of great help in risk reduction. An Internet-based system that supports flood emergency management is presented in this paper. This application is part of a more complete system developed with the goal of endowing the Portuguese water authorities, dam owners and the civil protection system with adequate tools to store and easily retrieve information on dams and their downstream valleys, to model the flood wave induced by a dam break and, eventually, to manage the response to flood-induced catastrophes.
Ano: 2002
Número Páginas:
pp 489-503.
Autor(es): Rodrigues, A.; Santos, M. A.; Santos, A. D.; Rocha, F.
Revista: Water Resources Management, Special Issue on Geocomputation in Water Resources and Environment
Volume:
vol. 16, no. 2.
Info
HAMLET: Um Repositório de Informação sobre a Área Metropolitana de Lisboa e o Estuário do Tejo
N/A
Ano: 1999
Número Páginas:
pp 4-12.
Autor(es): Santos, M. A.; Cunha, J. D.; Fernandes, J. B.; Gamboa, M.; Fernandes, J. P.; Teixeira, J. C.; Soares, L.; Silva, A.; Rodrigues, R.; Diogo, A.; Silva, C.
Revista: Informação e Informática
Volume:
Ano X, nº 23.
Info
On the European Water Resources Policy
N/A
Ano: 1997
Número Páginas:
pp 305-322.
Autor(es): Santos, M. A.; Rodrigues, R.; Correia, F.N.
Revista: Water Resources Management
Volume:
vol. 11, no. 4.
Info
Water Resources Planning - A Research Program
N/A
Ano: 1987
Número Páginas:
pp 119-124.
Autor(es): Costa, J. R.; Santos, M. A.
Revista: Water Science and Technology
Volume:
vol. 19, n.º 9.
Info
Regional Droughts: a Stochastic Characterization
N/A
Ano: 1983
Número Páginas:
pp 183-211.
Autor(es): Santos, M. A.
Revista: Journal of Hydrology
Volume:
vol. 66, n.º 1/4.
|
Comunicações
Info
Sistema de Apoio à Gestão de Emergências para a Barragem de Alqueva
O Regulamento de Segurança de Barragens português (RSB) exige que as barragens com altura superior a 15 m ou volume de armazenamento superior a 100 000 m3 elaborem planos de emergência e que implementem sistemas de aviso e alerta. Um protocolo recente entre as principais entidades intervenientes estabeleceu que os Planos de Emergência de Barragens se devem dividir em Planos de Emergência Internos e Planos de Emergência Externos, que devem estar perfeitamente articulados.A barragem de Alqueva, com a altura de 96 m e capacidade máxima de armazenamento de 4 150 hm3, está sujeita ao RSB, dispondo já de Planos de Emergência Interno e Externo, promovidos pela EDIA e elaborados pelo LNEC em articulação com os serviços de protecção civil, que aguardam a homologação pelas entidades competentes.O Plano de Emergência Interno (PEI) diz respeito à barragem e às suas condições de segurança, enquanto o Plano de Emergência Externo (PEE) respeita à protecção de pessoas e bens, localizados no vale a jusante da barragem, que possam vir a ser afectados por uma eventual onda de cheia induzida por um incidente ou acidente ocorrido com a barragem.Nesta comunicação apresenta-se de forma resumida o Plano de Emergência Externo da barragem de Alqueva. Faz-se ainda uma breve caracterização da área envolvente da barragem de Alqueva e dos elementos em risco no vale a jusante da barragem. Finalmente, apresenta-se, sucintamente, um Sistema de Apoio à Gestão de Emergências para a Barragem de Alqueva (SAGEAlqueva) que implementa aqueles Planos e que permitirá à EDIA e aos serviços de protecção civil a gestão eficaz de uma situação de incidente ou acidente com a barragem.
Ano: 2004
Número Páginas:
20 p..
Autor(es): Santos, M. A.; Gonçalves, A.; Gamboa, M.
Editor: APRH
Info
Sistema de informação para apoio ao estudo das condições ambientais no estuário do rio Guadiana
O Sistema de Informação desenvolvido (SIGUAD) é parte integrante do Estudo das Condições Ambientais no Estuário do Rio Guadiana e Zonas Adjacentes. Este trabalho foi realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil em conjunto com as Universidades de Évora e Algarve para o Instituto da Água. O objectivo do projecto foi o de avaliar eventuais efeitos das intervenções estruturais previstas para a bacia hidrográfica do Guadiana no ambiente estuarial e na zona costeira adjacente, de forma a permitir a definição de medidas de gestão que os anulem ou minimizem. O projecto visa apoiar a Administração Portuguesa no cumprimento do estipulado na Convenção para a Protecção e oAproveitamento Sustentável das Águas das Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas, de Novembro de 1998, no que se refere ao rio Guadiana.A complexidade e multidisciplinaridade das questões envolvidas neste estudo resultaram numa obtenção e manipulação de uma grande quantidade e variedade de dados, o que colocou desde logo um desafio de organização, acesso e actualização da informação produzida. A solução para este desafio levou ao recurso a um sistema de informação integrado que reunisse todos os dados de diferentes naturezas que estavam a ser produzidos pelas equipas que integravam o estudo.Nesta comunicação descrevem-se detalhadamente, as etapas de desenvolvimento do sistema:composto por uma geobase de dados (repositório único de dados geográficos ea alfanuméricos) e pela interface web a que a ela acede, através de dois módulos distintos, embora integrados (alfanumérico e, geográfico). Esta interface integrada foi desenvolvida recorrendo à programação orientada por objectos em ambiente JAVA (Java applets, JSP, servlets e JDBC) disponibilizando funcionalidades programadasespecificamente para serem executadas através de um browser, sendo apenas necessária uma autenticação do utilizador através de uma palavra-passe. O funcionamento do sistema é feito através de um servidor Web que suporta também um serviço de mapas operando num ambiente distribuído composto por componentes do lado dos clientes e do servidor. Os formatos de apresentação dos conteúdos a que os utilizadores acedem variam conforme o tipo de utilizador, dado que cada grupo de utilizadores goza de privilégios distintos. O sistema contempla três tipos de utilizadores (níveis de acesso): o de administrador, o de investigador e o de público.A Base de dados criada está desenvolvida de forma a ligar-se ao Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) através de um mapeamento de parâmetros inter-sistema rigoroso, o que permite actualizar informação entre as duas bases de dados (SNIRH e SIGUAD) vitando, assim, duplicação de informação e contribuindo para uma total compatibilização de ambos os sistemas de informação.
Ano: 2004
Número Páginas:
15 pp.
Autor(es): Charneca, N.; Silva, S.
Editor: APRH
Keywords: GeoBases de Dados; Estuários; Serviços Web; Gestão Ambiental; Sistemas de Informação Geográgica
Info
An Information System for Environmental Evaluation of the Guadiana River Estuary
N/A
Ano: 2002
Número Páginas:
6 pp.
Autor(es): Charneca, N.; Rodrigues, A.; Gamboa, M.; Santos, M. A.
Editor: ******
Info
Information System Tools for Environmental Evaluation of the Guadiana River Estuary
The paper describes the current development of an Information System, which is part of the Study on the Environmental Conditions in the Guadiana River Estuary and Adjacent Coastal Areas, developed by the National Civil Engineering Laboratory in association with the Universities of Évora and Algarve (Portugal). It aims to environmentally characterise the area and to identify future management strategies for the situation, given the construction of the Alqueva dam in South-eastern Portugal. Eventually, the system will help INAG to manage the estuary taking into account the exploitation conditions of the Alqueva dam. The study involves several components and, therefore, several interdisciplinary teams: River, Estuary, Groundwater, Ecosystems, Socio-Economy and the Information System component. The work described herein was carried out in the context of the information system component. It encompassing the development of a database structure that will store all the geo-referenced data required by the several teams involved in the project, to develop their evaluation and also all the relevant information resulting from their work. This information is spatially mapped using base cartography and thematic spatial analysis. The system will include a set of tools for the manipulation and management of the required data to evaluate the environmental conditions of the Guadiana estuary. It is expected that it will enable the research teams to convey and disseminate the information gathered and the results obtained throughout the duration of the study. The system will provide interfaces for several types of users, which will be classified according to two dimensions of use: level of access and role in the project.The aim of the resulting system is to enable effective management and interdisciplinary analysis of the data as well as the future follow-up on the present reference basis.
Ano: 2002
Número Páginas:
pp 572-579.
Autor(es): Charneca, N.; Santos, M. A.; Rodrigues, A.; Gamboa, M.
Editor: ******
Info
Emergency Warning and Management in Dam Rupture using Online Mapping
N/A
Ano: 2001
Número Páginas:
34.
Autor(es): Rodrigues, A.
Editor: ******
Info
As secas na parte Portuguesa da Bacia Hidrográfica do Rio Minho
N/A
Ano: 2000
Número Páginas:
p. 197.
Autor(es): Santos, M. A.; Gamboa, M.
Editor: APRH
Info
Um sistema de aviso e gestão de emergência no caso de ruptura de barragens. Contribuição para o ordenamento de zonas ribeirinhas
N/A
Ano: 1999
Autor(es): Gamboa, M.; Santos, M. A.; Viseu, L; Fernandes, J. P.
Editor: ******
Info
Base de dados para os estuários Europeus
Apresenta-se a estrutura e a interface de uma base de dados para os estuários Europeus,desenvolvida no âmbito de um projecto para a Agência Europeia do Ambiente (AEA).A base de dados foi desenvolvida, numa fase inicial, utilizando o Microsoft Access 97,procurando-se que o programa fosse de utilização amigável e fácil consulta. Dado o volumede informação que se espera vir a conter (cerca de 2700 estuários e formações estuarinasequiparadas), a estrutura e a informação da base de dados transitarão, posteriormente, parauma plataforma mais robusta, o Oracle Server 8.0, mantendo-se, porém, a mesma interface.A informação que a base de dados conterá provirá das instituições tutelares dasformações estuarinas europeias (ou do ambiente costeiro em geral), dos Estados Membros enão Membros da União Europeia.Tendo em conta os objectivos da base de dados, no contexto das acções a desenvolverpela AEA, procurou-se que a informação a disponibilizar permitisse uma caracterizaçãoadequada do estado ambiental dos estuários Europeus, incluindo a sua evolução histórica(pela inclusão da data a que corresponde um dado particular, p.ex.). Assim, para além dadescrição física, que inclui desde a topo-hidrografia, a geomorfologia, os elementosmaregráficos relevantes (amplitude, velocidades e prismas de maré), incluiram-se tambémdescritores ambientais e sócio-económicos do estuário e da sua região envolvente próxima.
Ano: 1998
Número Páginas:
12 pp.
Autor(es): Oliveira, E. M.; Fernandes, J. P.
Editor: ******
Keywords: Indicadores ambientais costeiros e estuarinos; Estuários; Base de dados
Info
Metodologia de optimização de redes de monitorização
Esta comunicação tem por objectivo demonstrar em que medida uma análise em componentesprincipais pode ser utilizada para identificar grupos de estações de precipitação homogéneas,numa dada bacia hidrográfica, identificando dentro de cada grupo quais as estaçõesredundantes.O estudo, aplicado a 19 estações pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Minho,iniciou-se pela análise à homogeneidade e aleatoriedade dos dados de precipitação anuais. Foi,no entanto, necessário proceder-se a outra análise aos dados mensais. O resultado de ambasmostrou que apenas 11 estações estavam em condições de ser utilizadas.Da aplicação da análise em componentes principais obtiveram-se 3 grupos distintos deestações de precipitação homogéneas, tendo sido possível, para cada um deles, reduzir-se onúmero das respectivas estações, seleccionando-se apenas as estações mais significativas.A metodologia apresentada neste artigo faz parte integrante de um estágio em curso noDepartamento de Hidráulica do LNEC. Apresentam-se os resultados e conclusões obtidas,salientando-se o facto de que o estudo continuará e será aprofundado no decorrer do estágio.
Ano: 1998
Número Páginas:
15 pp.
Autor(es): Gonçalves, A. S.; Santos, M. A.
Editor: ******
Info
O sistema de informação para os planos de bacia hidrográfica
N/A
Ano: 1998
Número Páginas:
11 pp.
Autor(es): Gamboa, M.; Neto, M.
Editor: APRH
|
Livros
Info
Advances in Water Resources Technology and Management
N/A
Ano: 1994
Autor(es): Tsakiris, G.; Santos, M. A.
Editor: ******
|
Teses de Doutoramento
Info
A dependability framework for WSN-based aquatic monitoring systems
Wireless Sensor Networks (WSN) are being progressively used in several applicationareas, particularly to collect data and monitor physical processes.Moreover, sensor nodes used in environmental monitoring applications, suchas the aquatic sensor networks, are often subject to harsh environmental conditionswhile monitoring complex phenomena. Non-functional requirements,like reliability, security or availability, are increasingly important and must beaccounted for in the application development. For that purpose, there is alarge body of knowledge on dependability techniques for distributed systems,which provides a good basis to understand how to satisfy these non-functionalrequirements of WSN-based monitoring applications. Given the data-centricnature of monitoring applications, it is of particular importance to ensure thatdata is reliable or, more generically, that it has the necessary quality.The problem of ensuring the desired quality of data for dependable monitoringusing WSNs is studied herein. With a dependability-oriented perspective,it is reviewed the possible impairments to dependability and the prominentexisting solutions to solve or mitigate these impairments. Despite the varietyof components that may form a WSN-based monitoring system, it is givenparticular attention to understanding which faults can affect sensors, howthey can affect the quality of the information, and how this quality can beimproved and quantified. Open research issues for the specific case of aquaticmonitoring applications are also discussed.One of the challenges in achieving a dependable system behavior is to overcomethe external disturbances affecting sensor measurements and detect thefailure patterns in sensor data. This is a particular problem in environmentalmonitoring, due to the difficulty in distinguishing a faulty behavior fromthe representation of a natural phenomenon. Existing solutions for failuredetection assume that physical processes can be accurately modeled, or thatthere are large deviations that may be detected using coarse techniques, ormore commonly that it is a high-density sensor network with value redundantsensors.This thesis aims at defining a new methodology for dependable data qualityin environmental monitoring systems, aiming to detect faulty measurementsand increase the sensors data quality. The framework of the methodology isoverviewed through a generically applicable design, which can be employed toany environment sensor network dataset.The methodology is evaluated in various datasets of different WSNs, where it isused machine learning to model each sensor behavior, exploiting the existenceof correlated data provided by neighbor sensors. It is intended to explorethe data fusion strategies in order to effectively detect potential failures foreach sensor and, simultaneously, distinguish truly abnormal measurementsfrom deviations due to natural phenomena. This is accomplished with thesuccessful application of the methodology to detect and correct outliers, offsetand drifting failures in real monitoring networks datasets.In the future, the methodology can be applied to optimize the data qualitycontrol processes of new and already operating monitoring networks, and assistin the networks maintenance operations.
Ano: 2019
Autor(es): Jesus, G.
Keywords: Aquatic monitoring; Machine learning; Fault detection; Data quality; Dependability
Info
Proposta de Sistema de Aviso Multicanal para Emergências
As autoridades de proteção civil precisam de avisar as populações em situações de perigo, deforma rápida, previsível e atempada. Esta necessidade é particularmente notada, em situaçõesde emergência, como os desastres naturais ou tecnológicos, quando se pretende informar apopulação numa determinada área, das ações que devem executar para limitar os danospotenciais.O envio do aviso à população é habitualmente feito através de contactos porta a porta,altifalantes, sirenes, telefones, rádio, televisão e muitos outros canais de comunicação.Todavia, o envio do aviso através de um único destes canais possui limitações, nãoconseguindo satisfazer todos os requisitos desejáveis.Para a resolução deste problema é proposta e especificada uma arquitetura modular parasistemas de aviso que permite integrar redes de aviso baseadas em distintos canais decomunicação, permitindo o envio do aviso, de forma integrada através de diversos canais. Aadoção desta arquitetura permite construir um sistema de aviso baseado em múltiplos canaisde comunicação, um sistema de aviso multicanal.Para mostrar as possibilidades da arquitetura foram especificadas redes de aviso baseadas emdois canais de comunicação distintos: SMS e televisão digital. Para cada rede de aviso foramidentificadas limitações e propostas soluções, nomeadamente para o aumento da rapidez noenvio do aviso, melhoria na seletividade do envio, utilização da língua preferida dodestinatário, aumento do volume de mensagens que é possível enviar em tempo útil eintrodução de mecanismos de autenticação do aviso.Em particular, foi feita a caraterização analítica de uma rede móvel celular em dois cenáriosde desastre para tentar compreender o comportamento de uma rede de aviso suportada emSMS. Os resultados mostram que o SMS pode ser utilizado nalgumas situações, dependendodo número de pessoas na zona de risco.
Ano: 2013
Número Páginas:
p222.
Autor(es): Fernandes, J. P.
Info
Modelação de dados geográficos aplicada ao planeamento e gestão de recursos hídricos
A aprovação e implementação da directiva-quadro da água (DQA) e de outras directivas europeias associadas impuseram alterações significativas aos métodos de planeamento e gestão de recursos hídricos e também aos critérios de uso, gestão e partilha de informação geográfica, nomeadamente os que pautam o relato ao sistema europeu de informação sobre águas (WISE) e a contribuição para a infra-estrutura europeia de informação geográfica (INSPIRE).Neste trabalho apresenta-se o processo de desenvolvimento e implementação de um modelo de dados geográficos (MDG) de suporte ao planeamento e gestão de águas superficiais que considerou requisitos técnicos, funcionais e legais. Os requisitos técnicos e funcionais aplicados à informação geográfica foram determinados com base nas normas internacionais aplicadas à especificação de informação geográfica, nomeadamente as da organização internacional de normalização (ISO) e as da infra-estrutura europeia de informação geográfica (INSPIRE). Os requisitos legais foram determinados por diplomas legais europeus e portugueses que estabelecem as metodologias de planeamento e gestão, conjuntos de dados geográficos, métodos de classificação, fluxos de análise, simbologia de apresentação de dados, entre outros.Destacam-se quatro casos de utilização do MDG: i) produção cartográfica; ii) análise espacial e modelação hidrológica e hidráulica; iii) relato ao WISE; e iv) suporte aos produtos resultantes da elaboração dos planos de gestão de região hidrográfica (PGRH).A metodologia utilizada no desenvolvimento do MDG baseou-se nas normas ISO 19103 e 19109, que preconizam quatro fases de desenvolvimento: i) declaração do universo de discurso; ii) modelo conceptual; iii) modelo lógico e iv) modelo físico de dados. Após a implementação do MDG num sistema de gestão de bases de dados geográficos procedeu-se ao seu carregamento com dados, tendo sido testadas e descritas as funcionalidades oferecidas pelo desenho do MDG no âmbito da aplicação ao planeamento e gestão de recursos superficiais.
Ano: 2012
Número Páginas:
p268.
Autor(es): Charneca, N.
Keywords: Águas superficiais; Modelação de dados geograficos
Info
On the stochastic characterization of regional droughts
N/A
Ano: 1981
Autor(es): Santos, M. A.
Editor: ******
|
Dissertações de Mestrado
Info
PAC:MAN - SISTEMA DE GESTÃO AO RISCO DE ACIDENTES DE POLUIÇÃO EM ZONAS COSTEIRAS
O efeito da poluição por derrames acidentais nos ecossistemas costeiros motivou a procura e o desenvolvimento de abordagens para planeamento e resposta atempados à emergência com o intuito de proteger os recursos aquáticos. Os sistemas de monitorização da poluição e de modelação existentes são utilizados de forma independente durante acidentes deste âmbito sem a eficácia pretendida. A prevenção do risco de derrame é, habitualmente, feita via planos de contingência com base em estudos simplistas não refletindo o dinamismo da informação nem permitindo o alerta atempado dos gestores costeiros devido ao uso de tecnologia desatualizada.Os sistemas de gestão de risco, testados com sucesso em desastres ambientais e humanitários, demonstram ser soluções promissoras. A sua adequação permite criar sistemas de gestão de risco mais específicos, como riscos de poluição e gestão da resposta á emergência em zonas costeiras. Esta inovação permite conjugar a modelação costeira de vanguarda para análise de risco, a riqueza de informação ambiental existente para a definição de indicadores de condições propícias á ocorrência de derrames e as tecnologias de comunicação. Obtém-se como resultado um conjunto de meios de alerta precoce e resposta mais eficiente e benéfica do ponto de vista da segurança das populações, da capacidade de atuação dos gestores costeiros e da manutenção dos recursos naturais costeiros.A adaptação dos módulos do sistema de gestão de risco de acidentes por rotura de barragens SAGE-B permitiu conceber um novo sistema de gestão de risco de poluição em zonas costeiras que incluiu um sistema de alerta precoce resultante da aplicação dos modelos, um sistema de aviso associado e uma base de dados com os recursos em risco e os meios de resposta à emergência para a análise da vulnerabilidade na Ria de Aveiro, obtendo-se uma nova metodologia genérica de planeamento e resposta para riscos de poluição costeira.
Ano: 2012
Número Páginas:
p91.
Autor(es): Sousa, C.
Keywords: Sistemas tempo-real; Sistemas de informação; Sistema de alerta e aviso; Sistema de gestão de risco
Info
Processo Iterativo de Migração de Dados
Com a evolução das tecnologias de informação, a migração de dados legados é essencial para garantir o correcto funcionamento das novas aplicações. A eficiência e correcção das aplicações depende, fortemente, da qualidade dos dados armazenados.A criação de processos de migração de dados através da implementação de Software específico é bastante complexa. Por isso, é fundamental disponibilizar mecanismos de apoio à realização de tarefas de tratamento e migração de dados.A framework Ajax disponibiliza vários operadores para limpeza e transformação de dados. Não sendo uma ferramenta exclusivamente orientada para a migração de dados, pretende-se que a sua utilização na migração de um projecto real permita validar a respectiva aplicação. Todas as lacunas dos operadores do Ajax podem, assim, ser preenchidas através do refinamento e extensão da lógica dos operadores, nomeadamente, no suporte à identificação de registos errados e ao carregamento incremental de dados nos sistemas alvo.No âmbito do projecto gestBarragens, desenvolveu-se um processo de migração que inclui o carregamento de um sistema de informação legado e vários sistemas simples relacionados com informação acerca da segurança de barragens de betão em Portugal.
Ano: 2008
Autor(es): Barateiro, J.
Keywords: Grafo; Limpeza de dados; Qualidade de dados; Etl; Migração
Info
Workflow modeling using UML, Declarative Tools and WEB2.0
Manual translation of UML diagrams to programmatic code is tedious anderror prone. Many CASE tools allow computer code to be generated fromClass Diagrams, but fewer, if any, allow the transformation of Activity Dia-grams (ADs) in executable and workflow defining computer code.Our project aims at:
Ano: 2008
Autor(es): Gamito, R.
Keywords: Isco; Uml; Workflow
|
|
Programas de Investigação
Info
Digital coast: a scientific proposal for it- based research in coastal regions for the next decade
This document corresponds to the Research Program and associated Post-Graduation Program elaborated by the author in the scope of the process of certification for the functions of coordination of scientific research, according to Decree-Law no. 124/99, of April 20th. This Research Program identifies several research themes for the next decade related to the application of information technologies in coastal science and innovation of research. The selection of these themes is framed in the scientific national and international context, focused in particular in the activity of LNEC in this area through the research of the Information Technology in Water and Environment research group, led by the applicant, in collaboration with other divisions of the Hydraulics and Environment Department. After a brief overview of the theme and presentation of the rationale for the development of this work, the national and global context for the Program is presented, wrapping up with the presentation of the research strategy for the Information Technology in Water and Environment research group. From this strategy, the two research areas of this Habilitation Program are identified and briefly described. The first area is the creation and development of reliable, cross-scale, multi-process, on-demand coastal forecast framework for oceans to hydrographic basin application, from hydrodynamics to biogeochemistry. The second area is the creation and development of intelligent, high-resolution, user centered and inclusive coastal digital twins. The two following chapters present the state-of-the-art in these two areas, the challenges to be overcome and the general roadmaps for the tools to be developed in the next decade to address the societal challenges in the coastal regions. The two Research Studies are presented next, organized along 19 projects. For each project, the applicant presents the rationale behind it, along with its goals, describes the methodologies for its implementation and the results to be generated. The resources necessary for its implementation along with the expected partnerships and adequate funding sources are also described. Finally, the Post-Graduation Program is presented, providing multiple M.Sc. and Ph.D. education opportunities framed in the previous Research Program. A total of 9 Ph.D. and 6 M.Sc. proposals are presented.
Ano: 2022
Autor(es): Oliveira, A.
Keywords: Collaboratories; Early-warning systems; Information quality and reliability; Data-based methodologies; Cross-scale modeling; Multi-process; Artificial intelligence; Hybrid forecast systems; Coastal Digital Twins
Info
Decision-support systems in water resources
N/A
Ano: 1991
Número Páginas:
152.
Autor(es): Santos, M. A.
Editor: ******
|
Relatórios
Info
Relato da segunda Conferência Europeia sobre Advances in water resources technology and management.
N/A
Ano: 1994
Autor(es): Santos, M. A.; Gamboa, M.
Info
Uma interface gráfica para um modelo de simulação de ruptura de barragens.
N/A
Ano: 1994
Autor(es): LEAL, J.
Info
Validation document of MOBFLOW - Mobile boundary flow model with sediment sorting
This document concerns the validation of MOBFLOW, Version 1.1. FolIowing a brief overview, alI the information pertaining to the validation of the computational core of the model is summarized. This includes the assumptions and approximations that were introduced during the design and implementation of the model. It further includes claims about the applicability and/or accuracy of the model, as welI as some statements about the substantiation of those claims and validation studies. The technical description and the mathematical formulation of all MOBFLOW components can be found in a separa te documento
Ano: 1994
Autor(es): Belo, J.
Keywords: MOBFLOW
Info
Acta da reunião do conselho de utilizadores do projecto Environet - European Standard Model for Environmental Telematics Services.
N/A
Ano: 1993
Autor(es): Santos, M. A.
Info
An introduction to Environment: European standard model for environmental telematic services.
N/A
Ano: 1993
Autor(es): Santos, M. A.
Info
Bacia portuguesa do Guadiana: Caracterização hidrológica sumária. Relatório elaborado no âmbito do projecto MEDSPA/COVEPLAM, UNINOVA/DGA
N/A
Ano: 1993
Autor(es): Costa, J. P.; Costa, J. R.; RODRIGUES, R. R.; Santos, M. A.
Info
Relatório de missão - Workshop Avançado da NATO sobre
N/A
Ano: 1991
Autor(es): Santos, M. A.
Info
Sector de Informática - Situação actual e perspectivas.
N/A
Ano: 1990
Autor(es): Santos, M. A.
Info
Methodologies for Water Resources Policy Analysis
N/A
Ano: 1989
Autor(es): Costa, J. R.; Santos, M. A.; LOUCKS, D. P.
Editor: ******
Info
Contribution to the compilation of alluvial channel data
LNEC´s contribution to the compilation of alluvial channel data is a series of data sets which were corrected and added to the "Extension of World F1ume Data with bedform dimension and celerity data" prepared by DELFT HYDRAULICS LABORATORY 1982, inspired by "A Compendium of Solids Transport Data for MobileBoundary Channels" of PETERSON and HOWELLS 1973. The "Compilation of Alluvial Channel Data", undertaken by BROWNLIE 1981, was used to eva1uate the reliability of most of the existing data and to correct entries which, by a systematic or an individual error, were mistaken. New records, selected bythe scanning of reports and articles, including river and flume data were added, special attention being paid to the collection of data from Portuguese rivers. Also added were some of the records not included in the Delft Hydraulics Laboratory Compilation and presented by Brownlie. A general characterization of the final data sets was also made having in mind the judgement of their usefulness in particular studies.
Ano: 1986
Autor(es): Cardoso, A. H.; Belo, J.
Keywords: Alluvial channel data
|
Outros
Info
PAC:MAN
O projecto PAC:MAN é coordenado pela Doutora Anabela Oliveira (LNEC) e inclui uma equipa de investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Instituição proponente), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e Universidade de Aveiro. Este projecto tem como objectivos investigar: (i) os dados de acidentes passados para desenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas e oceanográficas propícias à ocorrência de derrames; (ii) a capacidade e eficiência do sistema de modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindo todos os processos de transformação de óleo na zona costeira; (iii) a fiabilidade, vantagens e escalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; e (iv) o modocomo estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de risco para alerta precoce e aviso da ocorrência de derrames nas zonas costeiras. Na fase inicial do projecto foi feita a análise de dados in situ e de deteção remota para acidentes de poluição na plataforma continental Ibérica e zona costeira, para apoiar o desenvolvimento de indicadores de condições propícias à ocorrência de acidentes com embarcações que ultimamente poderão conduzir ao derrame de hidrocarbonetos. Estes indicadores foram validados para a Ria de Aveiro, a qual foi escolhida pela sua enorme importância ambiental e económica. Foi definido um conjunto de cenários, aos quais estão associados os resultados duma análise de vulnerabilidade local. Os cenários foram utilizados para avaliar a capacidade dos modelos detalhados de serem aplicados na análise de risco, e para desenvolver uma nova metodologia de prevenção deste tipo de riscos. Este sistema de modelação de derrames simula os processos relevantes em escalas adequadas e está acoplado com um sistema de modelação da circulação forçada conjuntamente por ondas, correntes evento. A metodologia proposta será a base para um sistema inovador de alerta precoce que combina de modo eficiente as condições ambientais propícias à ocorrência de acidentes com previsões detalhadas do percurso e da transformação das plumas de poluentes. Este sistema de alerta irá alimentar um sistema de aviso, o qual será analisado em termos de eficiência e escalabilidade para números crescentes de utilizadores. Os dois sistemas serão ligados através de um sistema de gestão do risco, adaptado para derrames a partir de um sistema proposto na literatura. Esta infra-estrutura incluirá uma base de dados dos elementos físicos em risco e dos recursos de resposta à emergência, e será customizado para a análise de vulnerabilidade daRia de Aveiro. O resultado final do projecto será uma nova metodologia de planeamento e resposta para riscos de poluição costeira genérica, baseada nas várias ferramentas e análises propostas.
Ano: 2014
Número Páginas:
24pp.
Autor(es): Epifânio, B.
Info
PAC:MAN - Pollution accidents in coastal areas: a risk management system (ref. PTDC/AAC-AMB/113469/2009)
Os impactos dos derrames acidentais das últimas décadas têm impulsionado o desenvolvimento e a implementação de diversas abordagens para planeamento e resposta à emergência de poluição dos meios aquáticos, incluindo sistemas de monotorização da poluição e sistemas de modelação. Os sistemas de gestão d risco, que foram aplicados com sucesso para tsunamis e inundações de rotura de barragens, podem ser usados para providenciar um enquadramento para riscos de poluição que permita a proteção eficaz dos recursos costeiros.Os objetivos do projeto PAC:MAN são investigar: 1) os dados de acidentes passados para desenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas e oceanográficas propícias à ocorrência de derrames; 2)a capacidade e eficiência de sistemas de modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindo todos os processos de transformação do óleo na zona costeira; 3) a fiabilidade, vantagens e escalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; 4) a capacidade dos sistemas de tecnologias de informação para integrar e disponibilizar informação ambiental relevante sobre os elementos ecológicos em risco; e 5) o modo como estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de risco para alerta precoce e aviso da ocorr~encia de um derrame nas zonas costeiras.
Ano: 2014
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Boer, S.
Info
PAC:MAN - Pollution accidents in coastal areas: A risk management system (ref. PTDC/AAC-AMB/113469/2009)
Os impactos dos derrames acidentais das últimas décadas têm impulsionado o desenvolvimento e a implementação de diversas abordagens para planeamento e resposta à emergência de poluição e sistemas de modelação.Os sistemas de gestão de risco, que foram aplicados com sucesso para tsunamis e inundações de rotura de barragens, podem ser usados para providenciar um enquadramento para riscos de poluição que permita a proteção eficaz dos recursos costeiros. Os objetivos do projeto PAC:MAN são investigar:1) os dados de acidentes passados para desenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas e oceanográficas propícias à ocorrência de derrames;2) a capacidade e eficiência de sistema de modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindo todos os processos de transformação do óleo na zona costeira; 3) a fiabilidade, vantagens e escalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; 4) a capacidade dos sistemas de tecnologias de informação para integrar e disponibilizar informação ambiental relevante sobre os elementos ecológicos em risco; 5)o modo como estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de risco para alerta precoce e aviso da ocorrência de um derrame nas zonas costeiras.
Ano: 2014
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Rogeiro, J.
Info
Ficheiro de Substituição
N/A
Ano: 2007
Autor(es): Gamito, R.
Info
Risco e gestão de crises em vales a jusante de barragens
N/A
Ano: 1998
Autor(es): Quintela, A.; Pinheiro, A.; West, C.; Gamboa, M.
Editor: ******
|