Saltar para o conteúdo

Estudos de passagem para peixes

Canal para estudos de passagem para peixes

Este canal destina-se à realização de estudos para desenvolver e caracterizar soluções de transposição através de diferentes estruturas físicas e hidráulicas localizadas em rios e desenvolver medidas de mitigação para melhorar a conectividade dos rios Portugueses.

A estrutura é constituída por um canal com cerca de 10 m de comprimento e 1 m de largura, um tanque a montante e um a jusante com aproximadamente 4 m2 e 12 m2 de área respetivamente.

O tanque de montante encontra-se dividido em duas zonas, uma central e uma lateral. A primeira, destinada à descarga de água e limitação do deslocamento dos peixes, impede a entrada dos mesmos na conduta do circuito de água, através da utilização de uma rede metálica; a segunda tem como objetivo permitir a remoção dos peixes da estrutura. No tanque de jusante foi colocada uma janela de observação junto à zona de atracão (zona de entrada do canal) permitindo deste modo melhorar a observação do comportamento dos espécimenes a serem testados aquando da sua permanência nessa mesma zona.

A configuração do canal permite o seu ajuste de acordo com os ensaios pretendidos, podendo compreender no máximo 10 bacias divididas por septos dotados de descarregadores de superfície (largura máxima 0,30 m) e de orifícios de fundo (área máxima de 0,4 m2), cujas dimensões e formas podem ser alteradas, bem como o declive a que o canal se encontra que pode variar entre 0 e 10%. As paredes laterais do canal são de vidro acrílico, melhorando deste modo a visibilidade dos espécimes a serem testados, facilitando a monitorização contínua.


Instalação experimental para o estudo de passagem de peixes