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Reciclagem de escórias de aciaria e resíduos de construção e demolição em camadas de drenagem de obras geotécnicas e infraestruturas de transporte.
A utilização eficiente dos recursos é um dos objetivos da estratégia Europa 2020, sendo a reciclagem de resíduos um pilar para a sua concretização. As camadas de drenagem das obras geotécnicas e das infraestruturas de transportes podem consumir volumes significativos de materiais granulares, pelo que podem representar importante fonte de consumo dos resíduos com propriedades de engenharia adequadas e que não libertem poluentes em concentrações que coloquem em risco a saúde pública e o ambiente. Esta comunicação apresenta o estudo do comportamento hidráulico de dois agregados reciclados, um proveniente do processamento de escórias de aciaria de forno de arco elétrico e outro de resíduos de construção e demolição, e de dois agregados naturais, basalto e calcário, usados como materiais de referência, percolados com água e lixiviado de um aterro de resíduos sólidos urbanos. Os resultados obtidos mostram a viabilidade técnica da aplicação dos agregados nas camadas de drenagem.
Ano: 2016
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Roque, A. J.; Almeida, R.; Silva, A. P.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Keywords: Infraestruturas de transporte; Obras geotécnicas; Camadas de drenagem; Resíduos de construção e demolição; Escórias de aciaria; Reciclagem
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Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Ano: 2016
Autor(es): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
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TERMOFACE - Sistema compósito de isolamento térmico pelo exterior
N/A
Ano: 2016
Autor(es): entidade LNEC
Keywords: Documento de homologação; Material compósito; Isolamento térmico; Parede fachada; Parede exterior; Revestimento de paredes
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Tincoterm EPS - Sistema compósito de isolamento térmico pelo exterior
N/A
Ano: 2016
Autor(es): entidade LNEC
Keywords: Europa; Material compósito; Revestimento de paredes; Isolamento térmico; Poliestireno expandido; Parede exterior
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Tincoterm EPS - Système composite d
N/A
Ano: 2016
Autor(es): entidade LNEC
Keywords: Europe; Polystyrène expansé; Revêtement des murs; Isolation thermique; Système composite; Façade
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TINTA NOVÁQUA HD + PRIMÁRIO CINOLITE - Revestimentos por pintura para paredes exteriores
N/A
Ano: 2016
Autor(es): entidade LNEC
Keywords: Documento de aplicação; Revestimento por pintura; Parede exterior; Revestimento de paredes
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Transport Challenge in Horizon 2020. ECTRI suggestions for the third work programme (2018-2020) in the field of "Transport economics and policy"
The European Conference of Transport Research Institutes (ECTRI) is an international non
Ano: 2016
Autor(es): Arsénio, E.; Heddebaut, O.; Tuominen, A.
Keywords: Connected and automated transport; Socio-economic research; Low carbon transport; Behavioural research; Transport policies; Transport economics; Integrated transport; Green transport; Smart transport; Horizon 2020
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AEIRU - Agregados artificiais de escórias de incineração de resíduos urbanos para pavimentos rodoviários
N/A
Ano: 2015
Autor(es): entidade LNEC
Keywords: Documento de aplicação; Escória; Agregados para estradas; Resíduo urbano; Incineração de resíduos; Pavimento rodoviário; Reutilização de materiais; Agregados artificiais
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As atividades da unidade de fotometria e colorimetria e o ano internacional da luz
Artigo sobre as atividades da unidade de fotometria e colorimetria e o ano internacional da luz
Ano: 2015
Autor(es): Santos, A. J.
Keywords: Colorimetria; Fotometria; Iluminação; Luz
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Auditoria Integrada ao Hotel 01. Avaliação das condições de conforto térmico no período de verão
O projeto AdaPT AC:T pretende desenvolver um método que permita a avaliação da vulnerabilidade de empreendimentos turísticos às Alterações Climáticas e apoiar o desenvolvimento de planos de adaptação. Este método será baseado no desenvolvimento de indicadores de desempenho e de vulnerabilidade a determinar com base na informação dos hotéis. Estes indicadores serão aferidos com base na prática do sector e nas melhores práticas disponíveis, atendendo à relação custo benefício. Este documento sistematiza os resultados da avaliação das condições de conforto térmico em diversos espaços interiores do Altis Grand Hotel, no período de verão. As medições das condições ambientes interiores decorreram entre os dias 08 e 19 de junho de 2015
Ano: 2015
Autor(es): Matias, L.
Keywords: Hotel; Alterações climáticas; Auditoria de conforto térmico
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