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MQ-LNEC/SIC - Relato nº 128 - Inscrição da TABIQUE XISPOLI como GGQ
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.
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MQ-LNEC/SIC - Relato nº 14.9 - Revisão bienal da GEOTEST
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.
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MQ-LNEC/SIC - Relato nº 32.8 - Revisão bienal da TECNOPLANO
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.; Gaspar da Fonseca, E.
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MQ-LNEC/SIC - Relato nº 48.7 - Revisão bienal da WS ATKINS
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.
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MQ-LNEC/SIC - Relato nº 60.6A - Revisão bienal da ENGEXPOR
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.; Gaspar da Fonseca, E.
Info
MQ-LNEC/SIC - Relato nº 64.6 - Revisão bienal da INVESCON
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.; Gaspar da Fonseca, E.
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MQ-LNEC/SIC - Relato nº 96.4 - Revisão bienal da ENESCOORD
Qualificação de Gestor Geral da Qualidade no âmbito da Marca de Qualidade LNEC
Ano: 2014
Autor(es): Pinheiro de Lima, J.; Gaspar da Fonseca, E.
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NEUCETHERM - Sistema compósito de isolamento térmico pelo exterior
N/A
Ano: 2014
Autor(es): entidade LNEC
Keywords: Documento de homologação; Material compósito; Isolamento térmico; Parede fachada; Parede exterior; Revestimento de parede
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PAC:MAN
O projecto PAC:MAN é coordenado pela Doutora Anabela Oliveira (LNEC) e inclui uma equipa de investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Instituição proponente), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e Universidade de Aveiro. Este projecto tem como objectivos investigar: (i) os dados de acidentes passados para desenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas e oceanográficas propícias à ocorrência de derrames; (ii) a capacidade e eficiência do sistema de modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindo todos os processos de transformação de óleo na zona costeira; (iii) a fiabilidade, vantagens e escalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; e (iv) o modocomo estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de risco para alerta precoce e aviso da ocorrência de derrames nas zonas costeiras. Na fase inicial do projecto foi feita a análise de dados in situ e de deteção remota para acidentes de poluição na plataforma continental Ibérica e zona costeira, para apoiar o desenvolvimento de indicadores de condições propícias à ocorrência de acidentes com embarcações que ultimamente poderão conduzir ao derrame de hidrocarbonetos. Estes indicadores foram validados para a Ria de Aveiro, a qual foi escolhida pela sua enorme importância ambiental e económica. Foi definido um conjunto de cenários, aos quais estão associados os resultados duma análise de vulnerabilidade local. Os cenários foram utilizados para avaliar a capacidade dos modelos detalhados de serem aplicados na análise de risco, e para desenvolver uma nova metodologia de prevenção deste tipo de riscos. Este sistema de modelação de derrames simula os processos relevantes em escalas adequadas e está acoplado com um sistema de modelação da circulação forçada conjuntamente por ondas, correntes evento. A metodologia proposta será a base para um sistema inovador de alerta precoce que combina de modo eficiente as condições ambientais propícias à ocorrência de acidentes com previsões detalhadas do percurso e da transformação das plumas de poluentes. Este sistema de alerta irá alimentar um sistema de aviso, o qual será analisado em termos de eficiência e escalabilidade para números crescentes de utilizadores. Os dois sistemas serão ligados através de um sistema de gestão do risco, adaptado para derrames a partir de um sistema proposto na literatura. Esta infra-estrutura incluirá uma base de dados dos elementos físicos em risco e dos recursos de resposta à emergência, e será customizado para a análise de vulnerabilidade daRia de Aveiro. O resultado final do projecto será uma nova metodologia de planeamento e resposta para riscos de poluição costeira genérica, baseada nas várias ferramentas e análises propostas.
Ano: 2014
Número Páginas:
24pp.
Autor(es): Epifânio, B.
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PAC:MAN - Pollution accidents in coastal areas: a risk management system (ref. PTDC/AAC-AMB/113469/2009)
Os impactos dos derrames acidentais das últimas décadas têm impulsionado o desenvolvimento e a implementação de diversas abordagens para planeamento e resposta à emergência de poluição dos meios aquáticos, incluindo sistemas de monotorização da poluição e sistemas de modelação. Os sistemas de gestão d risco, que foram aplicados com sucesso para tsunamis e inundações de rotura de barragens, podem ser usados para providenciar um enquadramento para riscos de poluição que permita a proteção eficaz dos recursos costeiros.Os objetivos do projeto PAC:MAN são investigar: 1) os dados de acidentes passados para desenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas e oceanográficas propícias à ocorrência de derrames; 2)a capacidade e eficiência de sistemas de modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindo todos os processos de transformação do óleo na zona costeira; 3) a fiabilidade, vantagens e escalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; 4) a capacidade dos sistemas de tecnologias de informação para integrar e disponibilizar informação ambiental relevante sobre os elementos ecológicos em risco; e 5) o modo como estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de risco para alerta precoce e aviso da ocorr~encia de um derrame nas zonas costeiras.
Ano: 2014
Número Páginas:
6pp.
Autor(es): Boer, S.
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