Saltar para o conteúdo

Notícias

Identificação dos subsistemas de distribuição de água do Algarve com maiores perdas reais e proposta de medidas de melhoria Identificação dos subsistemas de distribuição de água do Algarve com maiores perdas reais e proposta de medidas de melhoria
2023-06-02



A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) contratou ao LNEC a realização de um estudo para identificação dos subsistemas de distribuição de água com maiores perdas reais de água e as causas deste problema e propor medidas para o seu controlo, nas 19 entidades gestoras do Algarve.

Este estudo insere-se no investimento do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve do PRR e visa a redução dos volumes captados em sistemas naturais por via da redução das perdas reais de 2 hm3 nos sistemas urbanos de distribuição de água no Algarve até ao início de 2026.

Assim, estabeleceu-se uma metodologia para avaliação expedita das perdas reais, priorização dos subsistemas para intervenção no controlo de perdas e a identificação de medidas de melhoria prioritárias.

O sistema de avaliação estabelecido pode ser usado no futuro para monitorizar e rever a priorização dos subsistemas face a novos dados ou suportar a necessidade de novos investimentos nestes subsistemas ou em zonas de medição e controlo.

Para saber mais:
https://apambiente.pt/sites/default/files/_SNIAMB_Agua/DRH/PlaneamentoOrdenamento/PlanosGestaoSecaEscassez/PlanosRegionaisEficienciaHidrica/PREH_Algarve_2020_VOL_I_Relatorio.pdf
« voltar