Saltar para o conteúdo

Notícias

Investigadores do LNEC integram os "Distinguished Fellows" da Associação Internacional da Água (IWA) Investigadores do LNEC integram os "Distinguished Fellows" da Associação Internacional da Água (IWA)
2022-09-28


Helena Alegre, Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC, e Jaime Melo Baptista, Presidente da LIS-Water e Investigador Coordenador do LNEC, passaram a ser Distinguished Fellow da Associação Internacional da Água (IWA), integrando agora um grupo restrito de meia centena de pessoas no mundo. Segundo a IWA, trata-se de um reconhecimento honorífico vitalício pelas suas excecionais contribuições para o setor da água a nível global e pelo papel de liderança desempenhado no apoio à missão e aos objetivos da Associação.

A IWA salientou que Helena Alegre tem contribuído significativamente para a Associação a muitos níveis, que as suas atividades influenciaram a agenda global da água, e que ela é uma inspiração para as jovens profissionais no setor. Note-se que Helena Alegre recebeu cumulativamente o prémio IWA Honorary Membership, que constitui o reconhecimento de uma extraordinária carreira dedicada ao progresso dos serviços de águas no mundo, bem como ao intenso envolvimento nas atividades de gestão, técnicas e científicas da Associação.

A IWA destacou o compromisso de longa data de Jaime Melo Baptista com a Associação e com o setor da água. Considera que o seu trabalho pioneiro sobre regulação dos serviços de águas contribuiu para a agenda da água, revelando a sua capacidade de combinar conhecimentos científicos e técnicos com soluções úteis e práticas para o desafiante tema da regulação dos serviços de águas.

Jaime Melo Baptista já havia sido distinguido em 2012 com o prémio IWA Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science. Também Helena Alegre recebeu o mesmo prémio em 2016. Este prémio é atribuído por contribuições significativas e inovadoras, com impacto internacional, relacionadas com liderança, gestão, financiamento, operação de sistemas, inovações técnicas ou investigação em atividades do setor da água.
« voltar