Saltar para o conteúdo

Notícias

Projeto LIFE Garachico Projeto LIFE Garachico
2023-06-30




As ilhas da Macaronésia têm um grande pressão turística na zona costeira e encontram-se muito expostas às tempestades do Atlântico, o que as torna especialmente vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas, devido à subida do nível do mar e ao incremento de frequência e intensidade de ondas fortes, que aumentam o risco de inundações costeiras. Na última década, estima-se que os prejuízos socioeconómicos decorrentes dos efeitos destas inundações tenham ascendido a cerca de 250 milhões de euros na Macaronésia.

Além disso, estamos perante uma linha de costa que apresenta uma orografia muito abrupta, que inviabiliza as medidas convencionais de adaptação, devido ao grande investimento económico e ambiental que pressupõem.

O projeto LIFE Garachico propõe o desenvolvimento de metodologias para a criação de um Quadro Estratégico de Adaptação Flexível para os municípios do litoral da Macaronésia, com base na avaliação dos níveis de risco aceitáveis e intervenções específicas a nível local, de forma a aumentar a resiliência destas áreas face às correntes e futuros eventos costeiros extremos devido às mudanças climáticas.


« voltar