Artigos de Revista
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Acessibilidade residencial e habitantes fragilizados (partes I e II) - versão de trabalho e base bibliográfica # 813 Infohabitar e # 814 Infohabitar
No presente texto desenvolve-se, em primeiro lugar, para uma reflexão global sobre as matérias ligadas a condições de acessibilidade residencial e de vizinhança urbana habilitadoras de um habitar adequado aos habitantes mais fragilizados.Numa segunda parte do texto avança-se para o aprofundamento da relação mútua entre condições expressivas de bem-estar residencial e urbana no envelhecimento humano e a existência de uma expressiva aptidão espacial, funcional e pormenorizada para a vida diária e doméstica.
Ano: 2022
Número Páginas:
17.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional
Volume:
Ano XVIII, n.º 813 e n.º 814.
Keywords: programa de habitação adaptável intergeracional cooperativa a custos controlados; phai3c; intergeracionalidade; habitação
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Acompanhamento dos processos de deterioração das barragens portuguesas afetadas por reações expansivas do betão
Em Portugal há cerca de seis dezenas de grandes barragens de betão com observação continuada, sendo que cerca de um terço estão afetadas por reações expansivas de origem interna do betão. Uma delas, a barragem do Alto Ceira, foi mesmo substituída em 2013, já que não era viável a sua reabilitação. Há três que apresentam valores médios das extensões acumuladas no tempo superiores a 1000×106 (Pracana, Santa Luzia e Fagilde). A barragem de Pracana sofreu importantes obras de reabilitação na década de 1980. Atualmente apenas a barragem de Fagilde apresenta taxas de expansão anuais superiores a 100×106. Nas outras barragens afetadas os processos de deterioração são ainda de pequena a moderada magnitude, mas em algumas delas as taxas de expansão têm aumentado nos últimos anos. Apresenta-se uma síntese das principais atividades de observação (monitorização, inspeção e ensaios) das obras e dos resultados de alguns estudos realizados, no âmbito do acompanhamento do comportamento deste conjunto de barragens.
Ano: 2022
Número Páginas:
43-64pp.
Autor(es): Batista, A. L.
Revista: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas (RPEE)
Volume:
Nº 18.
Keywords: Observação; Deterioração estrutural; Reações expansivas; Barragens de betão
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Aligning financial and technical procedures for the determination of urban drainage assets
The paper presents a method for aligning the relevant financial and technical procedures for determining drainage assets
Ano: 2022
Número Páginas:
1109-1123pp..
Autor(es): Ferreira, S. F.; Fernandes, M.; Almeida, M. C.; Martinho, M. C.; Brito, R.
Revista: Water Policy
Editor: IWA Publishing
Volume:
Volume 24 - Issue 7.
Keywords: Useful life; Urban drainage; Replacement value; Depreciation methodology; Current value
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AmarraÆo de navios nos terminais do porto de Sines em situaäes de tempestade
Este trabalho descreve a aplicaÆo do sistema SAFEPORT no Porto de Sines, e em particular, o teste de uma das funcionalidades do sistema relacionada com otimizaÆo de operaäes mar¡timas em ambiente portu rio. O SAFEPORT um sistema de previsÆo e alerta de perigosassociados a navegaÆo.A aplicaÆo do sistema SAFEPORT permitiu a otimizaÆo dos esquemas de amarraÆo de trs navios distintos acostados em trs terminais do Porto de Sines, sob as condiäes de agitaÆo mar¡tima provocadas pela tempestade Dora (4 de dezembro de 2020). Foram constru¡dos os modelos dos trs navios e analisados v rios esquemas de amarraÆo a fim de obter uma soluÆo ¢tima para cada navio. Este exerc¡cio mostrou que o sistema SAFEPORT uma ferramenta £til para apoio
decisÆo nos sistemas de amarraÆo dos navios. A configuraÆo dos cabos de amarraÆo tem grande influncia no comportamento, e consequentemente na segurana, dos navios amarrados sujeitos a situaäes de tempestade.
Ano: 2022
Autor(es): Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Pinheiro, L.; Gomes, A.
Editor: PIANC
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An estimation of the damage of scale models of breakwaters using the time of flight method
The assessment of damage evolution in scale model tests of rubble-mound breakwaters can be achieved by comparing eroded depths and volumes between consecutive surveys. Aiming to evaluate damage evolution on rubble-mound breakwater, scale model tests were recently conducted on the maritime hydraulic facilities of the National Laboratory for Civil Engineering. This paper focuses on the use of novel, non-intrusive survey methodologies such as the Time of Flight (ToF) principle technique. In this study, damage evaluation is based on the comparison of point clouds obtained before and after each test series, enabling the calculation of eroded depths and eroded volumes and the estimation of displaced units by using a non-dimensional damage parameter based on the eroded volume.
Ano: 2022
Número Páginas:
49-58pp..
Autor(es): Pinheiro, L.; Silva, L. G.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.
Revista: Revista Mecnica Experimental
Editor: APAET
Volume:
N§ 35, APAET (2022).
Keywords: Measuring Techniques; 3D Surveying; Breakwater; Stability
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Aplicação do modelo SWASH para a estimativa de galgamentos em eventos de tempestade no porto da Ericeira
Este trabalho analisa a potencialidade do modelo numrico SWASH ser implementado no prot¢tipo do sistema HIDRALERTA para o porto da Ericeira para a estimativa do galgamento.O modelo SWASH foi aplicado a dois perfis transversais do porto da Ericeira com caracter¡sticas geomtricas distintas, diferentes orientaäes face
agitaÆo incidente e com diferentes blocos de betÆo no manto principal. Esta comunicaÆo foca-se nos resultados para um perfil cujo manto principal constitu¡do por tetr podes. O coeficiente de Manning foi utilizado como parmetro de calibraÆo dos resultados do modelo SWASH, na simulaÆo de duas tempestades, tendo como referncia os resultados da ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2. Foram deduzidas trsexpressäes emp¡ricas para a determinaÆo do coeficiente de Manning com base em vari veis conhecidas, pois a possibilidade de calcular os valores dos coeficientes de Manning de forma autom tica essencial para que se possa implementar o modelo SWASH no sistema HIDRALERTA.
Ano: 2022
Autor(es): Garzon, J.L.; Z¢zimo, A. C.; Manz, A.
Editor: PIANC
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Application of Maxwell damping in the dynamic analysis of masonry structures with discrete elements
Discrete element models are widely used in the analysis of masonrystructures, as they provide an effective approximation of the observedbehaviour, namely for modelling collapse modes governed by thediscontinuities. Assessment of the response under earthquakes is an importantapplication of these models, which perform time domain dynamic analysisusing explicit algorithms. Rayleigh damping is generally used, but itsmass-proportional component has potential adverse effects, and the small stepsrequired by explicit solutions lead to large computational costs. An alternativedamping formulation employing Maxwell elements in parallel with the jointstiffness is proposed and tested. Problems involving linear elastic analysis ofcolumn bending, rocking of rigid blocks, and out-of-plane failure of masonrywalls under seismic loading are examined. The proposed damping approachdisplayed a sound mechanical performance and is computationally efficient.These early results justify further investigation of the technique for a broaderapplication in masonry structural dynamics.
Ano: 2022
Autor(es): Cheng, Z.; Dawson, E.; Lemos, J. V.
Revista: Int. J. Masonry Research and Innovation
Editor: Inderscience
Volume:
Vol. 7, No. 6.
Keywords: numerical modelling; structural dynamics; masonry
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Application of SWASH to Compute Wave Overtopping in Ericeira Harbour for Operational Purposes
This work aimed at testing the capability of the numerical model SWASH to be implemented in the prototype of the overtopping and flooding forecast system HIDRALERTA for Ericeira harbour. In contrast to the neural network NN_OVERTOPPING2, which is currently implemented in HIDRALERTA, SWASH is able to estimate the flood extension and wave propagation along the domain, which makes it a possible improvement to NN_OVERTOPPING2. The one-dimensional version of the SWASH model was implemented to simulate overtopping at two different profiles (antifer and tetrapods) and calibrated for three storms in 2019 by comparing the simulated overtopping discharge to NN_OVERTOPPING2 results. For the calibration, the Manning coefficient was used to represent the friction of the armour layer. Then, for operational purposes, four expressions to calculate the Manning coefficient were developed based on: the relative crest freeboard, the wave steepness, the incident wave angle and the type of armour layer. The expressions showed small errors between the calculated and calibrated Manning coefficients and highlighted the importance of the incident wave angle to obtain an accurate calibration. Despite an underestimation of the overtopping discharge in some cases, the SWASH model was found to provide overall good results when applied with calculated Manning coefficients and suitable to be implemented in HIDRALERTA.
Ano: 2022
Autor(es): Garzon, J.L.; Z¢zimo, A. C.; Manz, A.
Editor: PIANC
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Applying the SAFEPORT system in a storm situation
This paper presents an application of the SAPORT safety system. It consists of a forecast and early warning system for emergency situations related to navigation, berthing, and morning in port areas.
Ano: 2022
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Gomes, A.
Editor: Guedes Soares & Santos
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Argamassas com agregados reciclados de RCD submetidos a carbonataÆo forada. AvaliaÆo do seu comportamento em aplicaäes em suporte de tijolo.
A ind£stria da construÆo respons vel por um tero do total de res¡duos produzidos na EU. Atualmente, encontrar soluäes para a reutilizaÆo ou reciclagem destes res¡duos uma das maiores preocupaäes ambientais do sector. A substituiÆo de areia natural em materiais de construÆo, tais como betäes ou argamassas, por res¡duos de construÆo e demoliÆo (RCD) uma alternativa favor vel, j que aumenta o ciclo de vida dos res¡duos e reduz o uso de recursos naturais. Estes agregados, que em geral contm proporäes elevadas de materiais ciment¡cios, tm algum potencial de carbonataÆo e, portanto, capacidade para a captura de CO2. Ao serem incorporados, reduzem as emissäes deste g s para a atmosfera, contribuindo assim tambm para a neutralidade carb¢nica da ind£stria cimenteira e da construÆo em geral. Os RCD, em contacto com o CO2, reagem quimicamente atravs da carbonataÆo, o que expetavelmente contribui para o aumento da sua massa vol£mica e reduÆo da porosidade. Assim, estes novos agregados (RCD carbonatados) serÆo mais resistentes e menos absorventes, o que pode favorecer as propriedades das argamassas, em comparaÆo com os mesmos agregados reciclados nÆo carbonatados.
Ano: 2022
Número Páginas:
24-29pp..
Autor(es): Faria, P.; Infante Gomes, R.; Brito, J.; Veiga, M. R.; Farinha, C.; Pederneiras, C.
Revista: Pedra e Cal - Especial
Editor: Pedra e Cal
Volume:
N..§ 72.
Keywords: Captura e armazenamento de carbono; CarbonataÆo forada; Agregados reciclados; Argamassas de revestimento
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