Capítulos de Livros
Info
20 anos da História da Água em Portugal
É com muito gosto que partilho uma seleção de memórias relacionadas com a minha atividadejunto do CNA desde 1994, tanto a associativa (enquanto APRH) como a de Investigação(enquanto LNEC), sobre Recursos Hídricos. Sintetizei a seleção de memórias e a relação com oCNA em três períodos: (1) o da fase de lançamento do CNA (desde 1992, como Presidente daComissão Diretiva da APRH), (2) o das atividades relacionadas com a Investigação Científica e odesenvolvimento da última geração de Planos de Bacia Hidrográfica (PBHs), anteriores àimplementação da Diretiva-Quadro da Água (DQA) em finais da décadas de 90, incluindo aelaboração de pareceres para o CNA (como Chefe do Núcleo de Águas Subterrâneas do LNEC)e, (3) mais recentemente desde fevereiro de 2009, como Vogal do CNA. Inclui reflexõesresultantes da atividade de coordenação de equipas que elaboraram algumas dascomponentes subterrâneas da 1ª Geração de Planos de Gestão de Recursos Hídricos (PGRH)no âmbito da DQA.
Ano: 2015
Número Páginas:
2p.
Autor(es): Lobo Ferreira, J. P. C.
Editor: Conselho Nacional da Água
Volume:
Volume I.
DOI:
http://conselhonacionaldaagua.weebly.com/uploads/1/3/8/6/13869103/livro_cna_vol1_2015.08.08.pdf
Keywords: Recursos Hídricos Subterrâneos; História da Água em Portugal
Info
Diálogos entre património imaterial e material: o que dizem os artesões sobre os revestimentos históricos com base em cal
A relação entre património material (arquitetónico) e imaterial (como saber técnico-tradicional)orientou um estudo sobre técnicas e materiais tradicionais de revestimentos históricos exteriorescom base em cal, realizado para o Projeto «Conservação e durabilidade de revestimentoshistóricos: compatibilidade, técnicas e materiais
Ano: 2014
Número Páginas:
246-251pp.
Autor(es): Menezes, M.; Veiga, M. R.; Lopes dos Santos, A. R.
Revista: Anuário do Património
Editor: Edições Canto Redondo -Edição e Produção, Lda
Volume:
Número 2.
Keywords: Conservação; Património; Revestimentos históricos; Saber técnico-tradicional; Testemunho oral
Info
Água, ecossistemas aquáticos e actividade humana - PROWATERMAN
O sul de Portugal é uma região onde a escassez de água e as condições climáticas extremas (com uma longa estação quente e seca e um volume limitado e variável de recursos hídricos) produzem uma forte vulnerabilidade ambiental. A procura crescente de recursos hídricos causada pelo crescimento populacional e económico, especialmente do turismo, e as condições climáticas contribuem para uma crescente escassez de água, bem como para a degradação da sua qualidade. Nesta região, a diminuição da disponibilidade de água pode ter efeitos negativos exponenciais no bem-estar da população humana e no funcionamento dos ecossistemas aquáticos, transformando a gestão dos recursos hídricos num desafio significativo para o desenvolvimento das populações locais. O objetivo global do projeto PROWATERMAN foi, nas áreas selecionadas do sul de Portugal (Alentejo Litoral e Algarve), analisar e compreender as dimensões ambientais, socioeconómicas e institucionais da sustentabilidade da água, para garantir a qualidade desse recurso e aumentar a eficiência e equidade no seu uso através de uma abordagem integrada da gestão dos recursos hídricos. Assim, neste projeto foram identificadas estratégias locais inovadoras para a gestão sustentável da água e formular um conjunto de orientações de boas práticas para a conservação da qualidade e quantidade da água. Isto foi feito através de uma abordagem integrada do contexto socioeconómico e ecológico-ambiental da gestão dos recursos hídricos. O projeto contribuiu para a análise das complexas interações dos sistemas sociais ecológicos que sustentaram a identificação participativa de estratégias de gestão sustentável da água no sul de Portugal.
Ano: 2013
Número Páginas:
13.
Autor(es): Lourenço, N.; Lobo Ferreira, J. P. C.
Revista: Água, ecossistemas aquáticos e actividade humana - PROWATERMAN
Editor: LNEC
Keywords: Projeto PROWATERMAN; Água, ecossistemas aquáticos e actividade humana
Info
Influence of ground water level on shallow foundation design. Application of EC7 probabilistic and deterministic methods. Modern Geotechnical Design Codes of Practice
The influence of ground water level on shallow foundation design is presented for the ultimate limit state of the bearing resistance, according to the formulation presented in annex D of EN 1997:2004. Probabilistic and deterministic methods were used and compared. Concerning probabilistic methods, the advanced first-order second-moment method (AFOSM) was applied and the results were validated by Monte Carlo simulations. For the deterministic calculation, the partial factors method recommended by the Eurocode and applied in most practical cases, was implemented. For the assumptions herein made the width B determined by the probabilistic method is always smaller than the one obtained deterministically.
Ano: 2013
Autor(es): Caldeira, L.; Pereira, C.
Revista: Modern Geotechnical Design Codes of Practice: Implementation, Application and Development
Editor: IOS Press
Keywords: probabilistic methods; partial factor method; bearing resistance; hasofer-lind merthod; shallow foundation
Renovação da Marca de Qualidade Qualicoat, 2011. Inspecção de 14-07-2011 à empresa J. Silva & Cª. - Licença P-822
Info
Chapter 12: Economic and operational aspects
Municipalities and/or sewer operators have to decide investment strategies to rehabilitate and upgradeboth the efficiency and quality of their sewer systems. Frequently, such decisions are based on limitedinformation and do not consider simultaneously the sewer pipes, the wastewater treatment plant andthe receiving environment, especially groundwater. In order to provide some basic working elements tohelp operators in making such decisions, Work Area 4 (WA4) within the APUSS project, described in thepresent chapter included three topics:i) the definition of a set of infiltration/exfiltration specific performance indicators, PIs;ii) the proposition of a generic multi-criteria methodology to compare investment strategieswhich is elaborated separately in Chapter 10 and;iii) the analysis of cost structures of sewer systems and costings for the new tracer methods proposed in the APUSS methodology (as outlined in Chapter 2).
Ano: 2010
Número Páginas:
159-167.
Autor(es): Cardoso, M. A.; Frehmann, T.
Editor: IWA
Info
Methodology used for comparing two locations for the new Lisbon Airport based on the impacts son surface water
#NOME?
Ano: 2010
Número Páginas:
197-205.
Autor(es): Barbosa, A. E.; Fernandes, J. N.
Editor: Springer
Volume:
17.
Keywords: Portuguese ministry; Indicators; New location; Surface water; Impacts; Lisbon airport
Info
Positioning systems for bed profiling in hydraulics physical models
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
512-532 pp.
Autor(es): Palma, J.; Gil de Morais, P.; Guilherme, L.; Alves, E.
Info
A finite-fault modeling of the 1755 Lisbon earthquake sources
A non
Ano: 2009
Número Páginas:
433-454.
Autor(es): Carvalho, A. M.; Campos Costa, A.; Sousa Oliveira, C.
Editor: L.A. Mendes-Victor et al. (eds)
Keywords: Earthquake scenarios; Finite-fault modeling
Info
Bem-estar e conforto ambiental no interior habitacional
![]()
A habitação deve proteger de condições ambientais adversas, ajudar na prevenção de doenças, assegurar a higiene, o conforto ambiental, físico e mental, o sossego e as actividades correntes e criativas, bem como a manutenção da saúde humana num sentido amplo que engloba o bem estar; objectivos estes que muito dependem de adequadas condições de desafogo espacial, de boas condiçõesadas ao abastecimento de água potável e ao saneamento básico, e de agradáveis condições de equilíbrio térmico, ventilação e luz natural, insolação e isolamento acústico.No que se refere à reabilitação habitacional, ela é uma medida urgente no conjunto da nossa edificação urbana, que está intimamente ligada aos problemas da saúde, da higiene do bem estar na habitação, e que exige uma abordagem específica em termos de objectivos prioritários, abordagem esta que é apenas esboçada na presente ficha.
Ano: 2009
Número Páginas:
7 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Editor: Direcção-Geral de Saúde (DGS)
Volume:
Grupo 3 - Ficha 3.3.
Keywords: Saúde; Bem estar habitacional; Conforto ambiental
|