Capítulos de Livros
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Using emergent technologies on the structural health monitoring and control of critical infrastructures
Nowadays, organizations are embracing digital transformation, investingin the integration of information and communication technology (ICT) toolsand solutions. Advanced ICT technologies converge with operations technologies(OT), allowing machines, processes, employees, and products to be part ofa single data framework, from data collection to analysis, interpretation, and assessment,which are the foundation for informed decision-making. Industry 4.0takes advantage of emergent ICT to make the right decisions, at the right time,optimizing processes, minimizing risks and improving value chains. The mainaim of the structural safety assessment and control of critical infrastructures, suchas dams and bridges, is to protect people, property and the environment fromharmful effects of failure or misoperation of infrastructures. This goal is achievedthrough Structural Health Monitoring and Control (SHMC) activities to monitorand track the life-cycle of critical infrastructures in such a way that it can providesufficient information for long- and short-term decisions regarding structuralsafety assessment. The objective of this work is to present a reflection of the impactof the industry 4.0 trends on the structural safety assessment of critical infrastructuresand, more specifically, to understand the level of maturity and toshow how the leveraging of enabling technologies such as augmented reality,Internet of Things (IoT), additive manufacturing, cloud computing, big data andanalytics are impacting the SHMC activities on critical infrastructures, which aretraditional cyber-physical systems with complex sensor networks used to assessand control structural safety and health.
Ano: 2022
Número Páginas:
27.
Autor(es): Mata, J.; Santos, J.; Barateiro, J.
Revista: Industry 4.0 for the Built Environment. Structural Integrity
Editor: Springer Nature Switzerland AG
Volume:
20.
Keywords: Digital Industry Technologies; Cyber-Physical Systems; Industry 4.0; Critical Infrastructures; Structural Health Monitoring and Control
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Aplicações de modelos de escolha discreta em estudos de investigação de transportes e mobilidade urbana
Neste capítulo descrevem-se sumariamente várias aplicações de modelos de escolha discreta em estudos de investigação em transportes e mobilidade urbana, compreendendo modelos do tipo
Ano: 2021
Número Páginas:
139-157pp..
Autor(es): Arsenio, E.
Revista: Modelação matemática em engenharia de transportes. A experiência do Departamento de Transportes do LNEC
Editor: LNEC
Keywords: Externalidades ambientais; Planeamento de transportes; Modelação de transportes; Modelos de escolha discreta; Mobilidade urbana; Transportes
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Aplicações de Modelos de Escolha Discreta em Estudos de Investigação de Transportes e Mobilidade Urbana
Neste capítulo descrevem-se sumariamente várias aplicações de modelos de escolha discreta em estudos de investigação em transportes e mobilidade urbana, compreendendo modelos do tipo
Ano: 2021
Número Páginas:
19p..
Autor(es): Arsénio, E.
Revista: Modelação Matemática em Engenharia de Transportes
Editor: LNEC
Keywords: Alta velocidade ferroviária; Intermodalidade; Infraestruturas ciclaveis; Bicicletas eletricas; Mobilidade sustentável; Mercados voluntários de carbono; Sistemas avançados de informação ao condutor; Tráfego rodoviário; Tráfego aéreo; Custos externos ambientais; Transportes e mobilidade; Modelos de escolha discreta
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Lisbon Living Lab
The Lisbon Living Lab will be centred on teenagers (young people 13 to 17 years of age) as they are a particular age group with specific needs and interests on public spaces, the relationship between teens and public spaces is very intrinsic, as public spaces may serve as a fundamental (play)ground for teenagers development. The Lisbons Alvalade neighbourhood will be living lab to explore how teenagers use and behaviour in urban fabric and what are they needs and preferences on public open spaces. The main objective is to engage teenagers in a process of the co-creation of urban spaces, by exploring the leading research question: How can we capitalise on teenagers new-found love of the wired life (Thomas, 2013) to encourage them to be more outdoors?
Ano: 2021
Número Páginas:
23-40.
Autor(es): Batista, J.; Almeida, I.; Costa, C.; Menezes, M.
Revista: C3Places - Using Using ICT for Co-Creation of Inclusive Public Places
Editor: Edições Universitárias Lusófonas
Keywords: Teenagers; Lisbon; Digital tools; Co-creation; Living Lab
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Modelação numérica avançada do comportamento estrutural de vias-férreas
A via férrea balastrada é uma estrutura relativamente simples, mas exibe um comportamento complexo, nomeadamente devido às distintas solicitações dinâmicas a que está sujeita, e à forma como se comportam e interagem os seus diversos elementos. O método dos elementos finitos é particularmente adequado à análise do funcionamento destas estruturas, possibilitando a modelação das ações e a utilização de modelos constitutivos avançados para os diversos materiais que constituem o sistema, permitindo considerar a variação das características físicas e geométricas no espaço. Neste capítulo descreve-se e demonstra-se a aplicação de uma ferramenta de modelação numérica tridimensional, concebida especificamente para o cálculo da resposta dinâmica da via-férrea, cujo desenvolvimento, ao longo dos últimos anos, tem tido a contribuição dos autores. Para além da apresentação e validação da ferramenta de modelação, são apresentados estudos relativos à análise do comportamento da via em situações particulares.
Ano: 2021
Número Páginas:
1-32.
Autor(es): Fortunato, E.; Paixão, A.; Varandas, J.
Revista: Modelação Matemática em Engenharia de Transportes. A experiência do Departamento de Transportes do LNEC.
Editor: LNEC
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Modelos de Duração Aplicados à Engenharia de Transportes
O tempo decorrido (ou a distância percorrida) até à ocorrência de um evento, ou a duração do mesmo, podem ser analisados através de modelos de duração baseados em risco (hazard-based duration models), os quais têm sido amplamente utilizados em campos como a medicina, as ciências sociais e a engenharia industrial. Contudo, são relativamente escassos os estudos que aplicaram modelos de duração à engenharia de transportes.Este capítulo inclui dois exemplos de aplicação de modelos de duração à investigação em engenharia de transportes. O primeiro diz respeito às distâncias percorridas por veículos descontrolados em despistes ocorridos na Carolina do Norte (E.U.A.). O segundo refere-se ao tempo decorrido até à transferência modal nas deslocações para a escola de um conjunto de alunos de 162 turmas de 51 escolas do ensino básico em Portugal.
Ano: 2021
Número Páginas:
109-124.
Autor(es): Roque, C. A.
Revista: Modelação Matemática em Engenharia de Transportes. A Experiência do Departamento de Transportes do LNEC
Keywords: Modelo de duração; Engenharia de transportes
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Modelos de estimativa de frequência de acidentes rodoviários
Em Portugal, a investigação sobre o conhecimento dos fatores que afetam a probabilidade de ocorrência de acidentes tem-se centrado essencialmente nas estradas interurbanas. No entanto, as zonas urbanas, onde ocorrem elevadas percentagens de acidentes corporais requerem uma atenção prioritária. Com o presente estudo pretendeu contribuir-se para a melhoria da segurança rodoviária em meio urbano, através da criação de ferramentas que podem ser utilizadas em métodos de intervenção em que a segurança dos utentes vulneráveis seja considerada explicitamente nas fases de planeamento e gestão das redes viárias. Uma das referidas ferramentas resultou da elaboração de modelos de estimativa de frequência de acidentes para redes urbanas, segundo diversas desagregações, em função de características do elemento rodoviário: em intersecções (três ramos, quatro ramos e rotundas) e em segmentos; segundo o tipo de acidente (atropelamentos e restantes acidentes com vítimas); e segundo a inclusão de variáveis explicativas relacionadas com o ambiente rodoviário: simplificados (apenas com as variáveis de exposição) e globais (com todas as potenciais variáveis explicativas). O desenvolvimento destes modelos foi apoiado numa base de dados georreferenciada dos acidentes rodoviários ocorridos em Lisboa entre 2004 e 2007, com a qual foi possível explorar os dados de sinistralidade na área geográfica em análise. Estas ferramentas podem ser usadas diretamente na gestão das infraestruturas rodoviárias da cidade de Lisboa e, após pequenas adaptações, estendidas a outros municípios, dotando as respetivas entidades competentes em matéria de segurança rodoviária com informação rigorosa e detalhada sobre os fatores intervenientes na ocorrência de acidentes em meio urbano e a respetiva distribuição espacial.
Ano: 2021
Número Páginas:
71-96pp.
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Cardoso, J. L.
Revista: Modelação Matemática em Engenharia de Transportes
Editor: LNEC
Keywords: Método empírico de Bayes; Acidentes rodoviários; Modelação linear generalizada; Zonas de acumulação de acidentes; Modelos de estimativa de frequência de acidentes
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Modelos Explicativos da Gravidade dos Acidentes Rodoviários
Os dados discretos ou em escala nominal desempenham um papel fundamental nos transportes porque muitas análises de políticas lidam com estes tipos de dados. Exemplos de dados discretos nos transportes incluem o modo de transporte (automóvel, autocarro, comboio), o tipo ou categoria de veículo e o tipo de acidente rodoviário (despistes, colisões frontais, colisões traseiras, etc.). O conhecimento do efeito das diferentes intervenções de segurança rodoviária na redução da gravidade das lesões resultantes de acidentes rodoviários exige uma avaliação empírica detalhada das interações, reconhecidamente complexas, entre veículos, estrada e fatores humanos.Os avanços mais recentes nas metodologias estatísticas aplicadas a dados discretos sobre sinistralidade rodoviária permitiram o desenvolvimento de modelos sofisticados capazes de serem usados para determinar com rigor a influência dos fatores acima referidos nos níveis de gravidade das lesões resultantes dos acidentes rodoviários.Neste contexto, a aplicação de modelos de resultado discreto permite identificar um conjunto de fatores, relacionados com a envolvente rodoviária, que são estatisticamente relacionáveis com a gravidade das lesões dos utentes envolvidos em acidentes rodoviários, permitindo aperfeiçoar a conceção e o dimensionamento das estradas, bem como orientar políticas conducentes à melhoria da segurança rodoviária. Este capítulo inclui um exemplo de aplicação do modelo logit multinomial usando a gravidade das lesões no condutor como variável de resposta.
Ano: 2021
Número Páginas:
97-108.
Autor(es): Roque, C. A.; Cardoso, J. L.
Revista: Modelação Matemática em Engenharia de Transportes. A Experiência do Departamento de Transportes do LNEC.
Keywords: Acidente rodoviário; Modelo de resultado discreto; Modelo logit multinomial
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Risk Analysis of Water Harvesting Systems
Rainwater harvesting systems (RWHS) can result in important benefits, but there are a number of potential negative risks. The risks associated with RWHS depend on several factors and duly consideration is required to ensure that risks associated with this type of solutions are low. Therefore, a generic and systematic approach to manage risk is required. This chapter introduces a brief overview of concepts and terminology adopted. Subsequently, an overview of common approaches to risk management is presented. The chapter focuses on specific aspects for the application of these approaches to RWHS, with emphasis on risk identification, specific risk treatment action, and monitoring. Different approaches on how to determine risks such as water safety plan (WSP), risk management process (RMP), and hazard analysis and critical control point (HACCP) can be used, but all of them have some common steps.
Ano: 2021
Número Páginas:
pp.179-192.
Autor(es): Almeida, M. C.; Santos, J.; Santos, J.; Eslamian, S.
Revista: Handbook of Water Harvesting and Conservation
Editor: John Wiley & Sons, Inc.
Volume:
Capitulo 12.
Keywords: Water safety plan; Risk management process; Risk analysis; Rainwater harvesting systems; Critical control point; Hazard analysis
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Structural Performance evaluation system for improved building resilience and reliability
The practical implementation of the performance-based building philosophy still depends on the resolution of inconsistencies of different natures, despite being a concept that has been under discussion for several decades. It highlights the difficulties in objectively measuring expectations on the
Ano: 2021
Autor(es): Falcão Silva, M. J.; Salvado, A.; Almeida, N.; Rodrigues, H.
Revista: Reliability-Based Analysis and Design of Structures and Infrastructure,
Editor: CRC Press (Taylor & Francis),
Keywords: RELIABILITY; BUILDING RESILIENCE; STRUCTURAL PERFORMANCE EVALUATION SYSTEM
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