Teses de Doutoramento
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Tratamento e consolidação de madeira de pinho degradada em elementos estruturais de edifícios antigos
O presente trabalho de investigação refere-se à conservação de elementos estruturais de madeira medianamente degradados por fungos em edifícios antigos. Propõe-se estudar a compatibilidade entre produtos de tratamento e de consolidação por impregnação, aplicados sequencialmente. A avaliação do processo foi realizada maioritariamente em laboratório e na óptica do desempenho mecânico conjunto da madeira e produtos aplicados, por intermédio de ensaios físico-mecânicos destrutivos e não destrutivos e também por ensaios mecânicos não destrutivos realizados in situ. Foram utilizados produtos comerciais, aplicando-os às espécies de madeira correntemente encontradas nos edifícios antigos da zona de Lisboa: Pinho bravo e Casquinha. Procedeu-se à avaliação mecânica de madeira nova e antiga, em estado são e degradado; ao desenvolvimento de um método de medição da profundidade de penetração de produtos de tratamento; à avaliação da capacidade consolidante de madeira degradada por produtos poliméricos fluidos e à avaliação da sua actuação conjunta, estudada com e sem envelhecimento artificial. Os resultados obtidos indicaram significativos aumentos de capacidade mecânica da madeira degradada, quando submetida a tratamento e consolidação Este trabalho desenvolve, assim, uma proposta de solução para a madeira que não se encontra sã, mas que ainda possui capacidade resistente, não necessitando, por isso, de ser removida. O processo de tratamento e consolidação promove resistência aos agentes biológicos e, simultaneamente, recuperação de alguma resistência mecânica da madeira, conferindo-lhe capacidade para continuar em serviço.
Ano: 2011
Número Páginas:
404
Autor(es): Henriques, M. D.
Keywords: Elementos estruturais; Resistência mecânica; Tratamento; Consolidação; Edifícios antigos; Conservação; Degradação por fungos; Madeira
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Avaliação da Influência da Infra
O conhecimento dos factores que afectam a probabilidade de ocorrência de um acidente éuma área de investigação relevante de há muitas décadas devido aos enormes custos para asociedade dos acidentes rodoviários. Em Portugal, os desenvolvimentos nesta matériacentraram-se essencialmente nas estradas inter-urbanas. No entanto, as zonas urbanas,caracterizadas por elevadas percentagens de acidentes corporais (cerca de 69% do total entre2004 e 2008), requerem uma atenção prioritária.Com o presente estudo pretendeu contribuir-se para a melhoria da segurança rodoviária emmeio urbano, através da criação de ferramentas que podem ser utilizadas em métodos deintervenção em que a segurança dos utentes vulneráveis seja considerada explicitamente nasfases de planeamento e gestão das redes viárias.A primeira ferramenta correspondeu à criação de uma base de dados georreferenciada dosacidentes rodoviários ocorridos na cidade de Lisboa entre 2004 e 2007, que permitiu adefinição de mapas digitais, com possibilidade de uma grande diversidade de consultas e decruzamentos de informação.A segunda ferramenta refere-se à elaboração de modelos de estimativa de frequência deacidentes para redes urbanas, segundo diversas desagregações: segundo o elementorodoviário: em intersecções (intersecção de três ramos, intersecção de quatro ramos erotundas) e em segmentos; segundo o tipo de acidente: atropelamentos e restantes acidentescom vítimas; e segundo a inclusão de variáveis explicativas relacionadas com o ambienterodoviário: simplificado (apenas com as variáveis de exposição) e global (com todas aspotenciais variáveis explicativas). Foi considerada a incorporação de dados de exposiçãorelativos aos utentes vulneráveis por forma a melhorar a capacidade de estimativa dasinistralidade em redes urbanas.Estas duas ferramentas podem ser usadas directamente na gestão de infra-estruturas, dotandoas entidades com competência em matéria de segurança rodoviária com informação rigorosa edetalhada sobre os factores intervenientes na ocorrência de acidentes em meio urbano erespectiva distribuição espacial.
Ano: 2010
Número Páginas:
371.
Autor(es): Vieira Gomes, S.
Keywords: Sistemas de informação geográficos; Modelos matemáticos; Zona urbana; Segurança rodoviária
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Comportamento e durabilidade de telhas cerâmicas em ambiente marítimo
As telhas cerâmicas são muito utilizadas há séculos no revestimento decoberturas inclinadas em Portugal e em muitos outros países. Alguns casos dedegradação acelerada têm vindo a afectar a durabilidade das telhas.Para avaliar o desempenho de telhas cerâmicas em ambiente marítimo foidesenvolvido um estudo experimental baseado em ensaios de envelhecimentoartificial acelerado.Este estudo compreende a caracterização de diversos tipos de telhascerâmicas, o desenvolvimento e realização de ensaios de envelhecimentoacelerado realizados em câmara de nevoeiro salino, a avaliação dadegradação provocada pelos ensaios acelerados e a comparação com adegradação sofrida por telhas em exposição natural.O estudo pretende reproduzir em laboratório os mecanismos de degradaçãoobservados em condições reais e identificar as características mais afectadas,procurando relações significativas entre grandezas relevantes medidas nosmateriais antes e depois da acção dos agentes externos.Pretende-se também, com base na análise comparativa dos resultados dosensaios de envelhecimento sobre diferentes tipos de telhas, identificarparâmetros de composição e de fabrico que contribuem para a degradação efornecer assim à indústria dados relevantes para melhorar a durabilidade dastelhas.
Ano: 2010
Número Páginas:
426.
Autor(es): Cruz, C.
Keywords: Nevoeiro salino; Ensaios acelerados; Telhas cerâmicas; Durabilidade
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Comportamento e durabilidade de telhas cerâmicas em ambiente marítimo
As telhas cerâmicas são muito utilizadas há séculos no revestimento de coberturas inclinadas em Portugal e em muitos outros países. Alguns casos de degradação acelerada têm vindo a afectar a durabilidade das telhas. Para avaliar o desempenho de telhas cerâmicas em ambiente marítimo foi desenvolvido um estudo experimental baseado em ensaios de envelhecimento artificial acelerado. Este estudo compreende a caracterização de diversos tipos de telhas cerâmicas, o desenvolvimento e realização de ensaios de envelhecimento acelerado realizados em câmara de nevoeiro salino, a avaliação da degradação provocada pelos ensaios acelerados e a comparação com a degradação sofrida por telhas em exposição natural. O estudo pretende reproduzir em laboratório os mecanismos de degradação observados em condições reais e identificar as características mais afectadas, procurando relações significativas entre grandezas relevantes medidas nos materiais antes e depois da acção dos agentes externos. Pretende-se também, com base na análise comparativa dos resultados dos ensaios de envelhecimento sobre diferentes tipos de telhas, identificar parâmetros de composição e de fabrico que contribuem para a degradação e fornecer assim à indústria dados relevantes para melhorar a durabilidade das telhas.
Ano: 2010
Número Páginas:
398p.
Autor(es): Cruz, C.
Keywords: Nevoeiro salino; Ensaios acelerados; Telhas cerâmicas; Durabilidade
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Hydromechanical behaviour of concrete dam foundations. In situ tests and numerical modelling
Apresenta-se um estudo sobre o comportamento de fundações de barragens de betão na fase de exploração normal das obras desenvolvido com o objectivo de validar e fundamentar a aplicação de modelos numéricos de análise do comportamento hidromecânico de maciços rochosos, tendo em vista generalizar a sua utilização e tornar mais eficaz a observação e controlo de segurança destas obras. Foi estudada a representação em modelos numéricos da cortina de impermeabilização e do sistema de drenagem e das condições geológico-geotécnicas concretas das zonas de fundação analisadas, tendo em conta, nomeadamente, os problemas computacionais associados a modelos tridimensionais. Foram realizados ensaios de afluência de água em duas grandes barragens portuguesas, uma gravidade e uma abóbada, que se verificou serem fundamentais para caracterizar o escoamento no maciço, complementando a informação obtida com o sistema de observação. Desenvolveram-se modelos hidráulicos e hidromecânicos do comportamento das fundações destas barragens, que no caso da barragem gravidade foram utilizados no estudo de cenários de rotura. Apresentam-se conclusões sobre a adequação e limitação dos modelos numéricos utilizados, sobre os parâmetros essenciais para calibrar e aplicar esses modelos, e propõem-se métodos de planeamento e utilização dos sistemas de observação de fundações de barragens, de modo a melhorar o controlo de segurança.
Ano: 2010
Número Páginas:
475p.
Autor(es): Braga Farinha, M. L.
Keywords: Controlo/avaliação da segurança; Comportamento hidromecânico; Modelação numérica; Ensaios de afluência de água; Fundações rochosas; Barragens de betão
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Metodologias de Análise de Consumos para a Gestão Eficiente de Sistemas de Distribuição de Água
Este trabalho de investigação teve como objectivo principal propor, aplicar e validar uma metodologia que permitisse transformar dados de consumo urbano de água, obtidos a partir de sistemas de telemetria, em informação útil para a gestão dos serviços de água e para os consumidores.A metodologia encontra-se estruturada em quatro módulos: planeamento e monitorização,processamento de dados, produção de informação de caracterização e previsão eclassificação. Tirando partido de dados de consumo telemedidos aos vários níveis, desde o cliente individual às zonas de medição e controlo (ZMC), procede-se à aplicação dametodologia para caracterização de grandes consumidores, previsão do consumodoméstico nocturno, avaliação do efeito da variação de pressão no consumo autorizado enas perdas de água e previsão do consumo em ZMC.Para além da metodologia estruturada para a análise de consumos, as principaiscontribuições inovadoras são o desenvolvimento de modelos de previsão e de classificação do consumo em ZMC, em função das variáveis explicativas mais significativas, e a obtenção de expressões para a variação do consumo autorizado e das perdas reais com a pressão.O trabalho desenvolvido contribuirá para um uso mais eficiente da água, através de ummelhor conhecimento sobre as várias componentes do consumo urbano de água, assimcomo para o estabelecimento de critérios de projecto e de exploração da rede maissustentados.
Ano: 2010
Número Páginas:
434p.
Autor(es): Loureiro, D.
Keywords: Perdas de água; Zona de medição e controlo; Telemetria; Uso eficiente da água; Consumo urbano de água; Sistema de abastecimento de água
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Modelação da Morfodinâmica de Estuários
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
1-188pp.
Autor(es): Pinto, L.
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Modelação Numérica da Rebentação das Ondas. Sistema Integrado de Modelação da Agitação Marítima
Esta dissertação divide-se em duas partes principais, uma dedicada ao desenvolvimento e validação de um novo modelo numérico para a propagação de ondas fracamente não lineares com a inclusão da dissipação de energia por rebentação, e uma dedicada ao desenvolvimento de um sistema integrado de modelação da agitação marítima em zonas costeiras e portuárias, GUIOMAR, para a utilização simplificada de modelos de propagação de ondas e para o apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira (quer correntes, quer situações de emergência).Na primeira parte, as equações de Beji e Nadaoka (1997a,b), são extendidas de forma a incluírem dissipação de energia por rebentação, através da consideração das tensões de Reynolds na equação da conservação da quantidade de movimento e da dedução de uma formulação alternativa da equação não linear de declive suave dependente do tempo. O modelo desenvolvido neste trabalho é aplicado a três testes de ensaios em modelo físico, que abrangem praias de declive constante e um perfil barra-fossa. Os testes efectuados permitiram seleccionar o critério de rebentação e definir regras para a determinação dos valores para as condições críticas de início e de fim da rebentação, calibrar o valor a atribuir ao parâmetro dos termos dissipativos e estabelecer regras para a sua definição, assim como para avaliar o desempenho do modelo. Foram obtidos bons resultados, embora o empolamento da onda tenha sido subestimado. Verificou-se uma estreita relação entre o valor a utilizar para a condição crítica de início da rebentação e a declividade da onda à entrada do domínio de cálculo, e entre o valor óptimo para o parâmetro dos termos dissipativos e o número de Ursell à entrada do domínio.Na segunda parte, apresenta-se a estrutura do sistema GUIOMAR, assim como as interfaces suas constituintes. O sistema GUIOMAR permite a utilização simplificada de modelos de agitação marítima, incluindo a construção, manipulação e visualização de dados e resultados. Estes factores contribuem para a sua afirmação como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão em estudos de engenharia costeira e portuária. Foca-se também a avaliação das variabilidades de origem geográfica nos resultados dos modelos, nomeadamente as associadas à escala e resolução dos dados batimétricos utilizados, aos métodos de interpolação mais comuns e à subjectividade inerente à definição das linhas de costa. Da análise do comportamento dos modelos de agitação marítima constatou-se a necessidade de ter em atenção no respectivo estudo, aos dados de batimetria utilizados e às interpolações a que se recorre. São delineadas sugestões/recomendações para um futuro utilizador do sistema GUIOMAR aquando da utilização de métodos de interpolação.
Ano: 2010
Autor(es): Zózimo, A. C.
Keywords: Zonas portuárias e costeiras; Variabilidades de origem geográfica; Sistema integrado; Sistema de informação geográfica; Modelação numérica da rebentação das ondas; Equação não linear de declive suave dependente do tempo
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Sistema integrado de modelação para apoio à prevenção e mitigação de acidentes de hidrocarbonetos em estuários e orla costeira
A temática dos derrames de hidrocarbonetos continua a ser um assunto de extremaimportância dados os graves impactes continuadamente causados no meio marinho. O desenvolvimentode ferramentas para auxilio às autoridades responsáveis pela gestão costeirano combate e mitigação deste tipo de acidentes é prioritário nos planos estratégicos governamentais.Neste trabalho propõe-se um novo sistema integrado de análise de hidrocarbonetos desenvolvidopara aplicação a derrames em zonas costeiras, portuárias e oceânicas. Desenvolveuseuma nova metodologia baseada na sinergia da modelação numérica com a detecção remotapor satélites. Este sistema integra uma componente de modelação numérica flexível(2D/3D) e um novo algoritmo de segmentação de manchas de hidrocarbonetos observadasem imagens SAR. O algoritmo de detecção remota foi concebido para validar os resultadosdo sistema de modelos. O sistema de modelação baseia-se numa abordagem Euleriana-Lagrangeana para a resolução dos processos de evolução dos hidrocarbonetos, utilizandomalhas não-estruturadas para a representação dos domínios de estudo numa perspectivamulti-escala. O modelo de hidrocarbonetos inclui a maioria dos processos relevantes numderrame à superfície e na coluna de água e inclui um novo algoritmo para a retenção costeiraque considera a dinâmica intertidal para aplicação a domínios praias, lagunas e estuários.Realizaram-se diversas aplicações sintéticas e reais que comprovaram a precisão, robustez,fiabilidade e flexibilidade do sistema integrado, com custos computacionais e níveisde complexidade variável. A aplicação do sistema ao caso Prestige permitiu demonstrarque a sinergia entre a modelação numérica e a detecção remota é uma mais-valia para aprevisão de derrames de hidrocarbonetos no mar e serviu como base para uma análise qualitativada influência da precisão da previsão do vento como agente forçador.Futuramente, o sistema poderá ser aplicado na optimização de planos de contingência,sustentando análises de risco, e em sistemas de alerta e aviso para acidentes de poluição.
Ano: 2010
Número Páginas:
258 pp.
Autor(es): Azevedo, A.
Keywords: Prestige; Sar; Detecção remota; Modelação euleriana-lagrangeana; Derrames de hidrocarbonetos
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A conservação e o restauro de revestimentos exteriores de edifícios antigos - Uma Metodologia de Estudo e Reparação
O presente trabalho reporta-se ao tema geral da conservação e restauro de revestimentosexteriores de edifícios antigos, destacando-se como tema específico as questões dodesenvolvimento de uma metodologia de estudo e reparação.Com este estudo foi possível um maior entendimento do comportamento dos revestimentosexteriores de edifícios antigos com base em cal, bem como estabelecer um maior rigor naaplicação de metodologias de conservação e restauro, tendo como objectivo principal a definiçãode uma metodologia de restauro conservativa para a salvaguarda das técnicas, da funcionalidadee do aspecto estético original da fachada exterior de edifícios antigos.Os principais contributos deste estudo foram: (i) estabelecer métodos de análises in situ dorevestimento, para conhecimento da sua técnica, da sua história e do seu estado de conservação;(ii) estabelecer métodos de análise das anomalias do revestimento, onde é possível quantificar ograu de deterioração; (iii) escolher a técnica e o produto consolidante adequado para o tratamentodas anomalias; (iv) especificar as distintas técnicas de restauro e definir os diversos produtosconsolidantes existentes para os revestimentos; (v) aplicar materiais tão compatíveis quantopossível com o revestimento, predominantemente compostos por ligantes minerais, dando-sepreferência aos materiais tradicionais, de modo a verificar a sua eficiência através de ensaioslaboratoriais (vi) estabelecer critérios de aplicação para cada produto ensaiado em função daanomalia observada nos revestimentos; (vi) definir uma estratégia de intervenção geral para cadatipo de revestimento e de anomalia.Enfim, o estudo permitiu estabelecer uma metodologia geral de restauro de revestimentos,desenvolvendo todo um conjunto de técnicas de ensaio, critérios de selecção de produtos e deavaliação de resultados, no sentido da melhor preservação do Património Histórico e do melhorcontrolo do processo de restauro.
Ano: 2009
Autor(es): Tavares, M.
Keywords: Metodologia de reparação; Técnicas de execução; Restauro; Conservação
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