Teses de Doutoramento
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Análise experimental de cenários de rotura em fundações de barragens de betão
Para verificação do cumprimento das exigências de segurança das barragens,tanto relativamente à funcionalidade (cenários correntes), como em relação àsegurança ao colapso (cenários de rotura), é essencial utilizar modelos de simulação oude interpretação (no caso de obras existentes) do seu comportamento. Estes modelossão idealizações (simplificações) da realidade, tanto no que diz respeito às acções(modelos das acções), como no que respeita à componente estrutural (modelos estruturais).A solução destes modelos, através de adequados métodos de análise, quantificaparâmetros da resposta das estruturas que permitem avaliar a sua segurança, utilizandocritérios de segurança previamente definidos.A validação destes modelos pode ser feita, no caso de cenários correntes,através da sua comparação com os resultados da observação do comportamento debarragens. No caso de cenários de rotura, não existe muita experiência de comparaçãodestes resultados com situações reais: é pequeno o número de acidentes ocorrido e,mesmo nestes, o volume de informação é reduzido. Desta forma, o recurso a métodosexperimentais, para o estudo de cenários de rotura, tem uma importância acrescida.Assim o principal objectivo deste trabalho é contribuir para melhorar a capacidade deavaliação da segurança de barragens de betão envolvendo cenários de rotura pela fundação.Neste trabalho desenvolveram-se dois ensaios experimentais em modelosfísicos: um primeiro envolvendo uma barragem abóbada, para o estudo de cenários derotura da fundação para acções estáticas; e um segundo de uma barragem gravidadeensaiado em mesa sísmica, com vista a estudar a rotura pela fundação para acçõesdinâmicas.A previsão e interpretação dos ensaios foram efectuadas com modelosmatemáticos adequados, que permitiram a sua validação e posterior utilização no estudode outros cenários.
Ano: 2009
Autor(es): Gomes, J. P.
Keywords: Método dos elementos discretos; Método dos elementos finitos; Modelos numéricos; Mesa sísmica; Análise dimensional; Modelos físicos; Análise até à rotura; Controlo da segurança de barragens; Barragens de betão
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Análises de riscos em geotecnia
Os presentes programas de investigação e de pós-graduação incidem sobre a temática dasanálises de riscos, tendo por principal objectivo contribuir para a apropriação, odesenvolvimento e a divulgação dos conhecimentos nesta área científica, bem como oestabelecimento das vantagens e das limitações deste tipo de abordagem e as suas condições deaplicabilidade à Geotecnia, em geral, e às barragens de aterro, em particular. Dada acomplexidade e a extensão dos temas envolvidos, referem-se apenas os aspectos puramentegeotécnicos ou de fronteira com outras áreas científicas.Após ter sido produzido um enquadramento geral das análises de riscos no âmbito maisabrangente da gestão do risco, elegeram-se como temas fundamentais de investigação aavaliação e caracterização das incertezas, a estimativa da verosimilhança e o cálculo deprobabilidades relativas às sequências de rotura das obras e as metodologias para a realizaçãode análises de riscos. Complementarmente, no contexto da gestão do risco, são referidas asabordagens observacionais.Assim, enumeram-se as incertezas presentes nas análises de riscos, discute-se a sua origem e omodo como, em alguns casos, podem ser tratadas. Para a estimativa da verosimilhança ou dasprobabilidades de rotura apresentam-se métodos baseados no desempenho histórico, emanálises probabilísticas de fiabilidade e na opinião de peritos.Referem-se as metodologias de análise de riscos mais utilizadas em Geotecnia, como o recursoa índices ou a matrizes de risco, a análises dos modos de falha, dos seus efeitos e da suacriticalidade (FMEA e FMECA), a árvores de eventos (ETA) e a árvores de falhas (FTA).Apresentam-se, finalmente, propostas específicas de projectos de investigação e docorrespondente programa de pós-graduação, que compreendem: a modelação da variabilidade ea caracterização das incertezas associadas aos parâmetros geotécnicos, a aplicação de métodosprobabilísticos para verificação dos estados limites em Geotecnia e as metodologias de análisesriscos e sua aplicação em Geotecnia e a barragens de aterro.
Ano: 2009
Autor(es): Caldeira, L.
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Ancoragens pré-esforçadas em obras geotécnicas - Construção, ensaios e análise comportamental.
Os objectivos deste projecto inserem-se no âmbito dos trabalhos desenvolvidos no Núcleo deFundações, Taludes e Obras de Suporte, do Departamento de Geotecnia do LaboratórioNacional de Engenharia Civil (LNEC/DG/NFTOS), e pretende realizar-se um estudo docomportamento das obras ancoradas, respondendo a solicitações do mercado exterior e poroutro lado analisar um tipo de obras que são uma prática constante e cujo comportamento amédio e longo prazo não se encontra devidamente analisado na literatura da especialidade.Esta dissertação objectiva ser um contributo para o dimensionamento, construção e ensaios deancoragens pré-esforçadas em terreno, isto é, pretende-se com este trabalho elaborar umdocumento de apoio bibliográfico para a indústria nacional associada à construção deancoragens. Pretende ainda permitir compatibilizar e estabelecer procedimentos de projecto econstrutivos em conformidade com as normas e com a finalidade de garantir a qualidadedesejável na construção de ancoragens, para garantir a vida útil prevista das obras deEngenharia. De acordo com o mencionado desenvolvem-se e apresentam-se matériasconsideradas importantes para atingir essas finalidades.Analisa-se a bibliografia relativa à documentação normativa e regulamentar, considerada maisrelevante, com um levantamento generalizado desses elementos, onde é avaliada a relevânciarelativa de cada um dos aspectos tratados, comparando-se e confrontando-se os diferentesdocumentos em assuntos comuns. Abordam-se questões associadas ao dimensionamento ecom os factores de segurança de ancoragens. Para tal considera-se a bibliografia relevante eem vigor.Havendo a preocupação em garantir a durabilidade das obras e sendo a integridade física dasancoragens uma preocupação na garantia da sua vida útil aborda-se a problemática dacorrosão, dos diversos tipos de corrosão e das classes de protecção das ancoragens contra acorrosão. Indicam-se ainda métodos expeditos para avaliar a carga corrosiva do meio e seuefeito na selecção do tipo de protecção a considerar para as ancoragens.Para optimizar os trabalhos associados às ancoragens, desenvolvidos no LNEC, e odesenvolvimento de novas metodologias relacionadas com obras de suporte com ancoragensdefinitivas pretende-se preencher algumas lacunas, nomeadamente no que se refere àviabilização da homologação de tecnologias de ancoragens com a participação do LNEC.Estando disponíveis no mercado diversos sistemas de ancoragens e havendo a possibilidadede recorrer a diversas tecnologias apresenta-se algumas referências nessa área e aborda-sediversos aspectos construtivos e tecnológicos. Sendo corrente o compromisso entre aqualidade final da obra, a mão-de-obra e outros factores construtivos, analisa-se a temática daqualidade das ancoragens e das estruturas ancoradas. Apresenta-se uma referência aos diferentes tipos de ensaios de carga, a realizar nasancoragens, bem como o número e tipo de controlo que a bibliografia recomenda para a suarealização. Indicam-se os critérios de análise e respectivas metodologias.Sendo o factor de fluência, ks, um parâmetro condicionante do comportamento dos solos, amédio e longo prazo, pretende-se calcular o seu valor a partir dos ensaios de carga realizadosnas ancoragens. Face aos problemas associados ao cálculo de ks a partir dos ensaios de carga,desenvolveu-se um modelo capaz de simular todos os aspectos de carga e descarga,integrados no ensaio, incluindo os patamares de fluência, e realizam-se análises com afinalidade de esclarecer esses problemas, propondo-se procedimentos para optimizar asestimativas correspondentes.Consideram-se os ensaios de carga primordiais para a caracterização mecânica das ancoragense para avaliar o comportamento da estrutura de suporte ancorada. Apresenta-se um sistema deensaios automático (SEA) para o controlo dos ensaios de carga de ancoragens in situ, que sedesenvolveu no âmbito deste trabalho. Relativamente a aplicações futuras desse sistema,SEA, apresenta-se a metodologia utilizada pelo LNEC no controlo das blocagens e no cálculoda tracção residual ou efectiva de blocagem.
Ano: 2009
Autor(es): Carvalho, M.
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Argamassas de reabilitação: Estudo da sua utilização e do seu comportamento para o tratamento e recuperação de construções afetadas por eflorescências
Ultimamente tem ocorrido, na região de Pelotas, uma maior preocupação com a recuperação do patrimônio histórico ou com construções atuais, que estejam apresentando elevado índice de deterioração, causado por eflorescências, o que muitas vezes torna o uso destes prédios prejudicado e até mesmo impróprio. O presente trabalho visa diagnosticar a patologia de argamassas de revestimento, em construções antigas, afetadas por sais solúveis. A região em estudo é a zona central da cidade de Pelotas, por possuir maior concentração de prédios históricos, do início do século XIX até metade do século XX, que apresentam grandes processos de deterioração ocasionada por esta patologia. O estudo propõe-se estabelecer uma metodologia de abordagem dos problemas relacionados com estas deteriorações e identificar desde as causas até às soluções próprias a cada situação. São aplicadas técnicas experimentais, tanto para os materiais como para os processos construtivos dos revestimentos de saneamento. Procura-se assim, lançar algumas bases que permitirão, com conhecimento de causa, a seleção de argamassas de reabilitação apropriadas à solução dos problemas identificados e especificar os procedimentos de avaliação e aplicação. O estudo tem por objetivo final procurar definir as soluções possíveis em edifícios afetados por eflorescências nas argamassas de revestimento. Procura, então, contribuir para o enriquecimento da nossa bibliografia técnica, sobre um tema pouco abordado até o momento. Para atingir esse objetivo, o presente trabalho está dividido em nove capítulos; nos dois capítulos iniciais são descritos os aspectos fundamentais para que um revestimento de argamassa apresente um comportamento adequado, principalmente no que se refere aos efeitos causados pela presença de umidade e de sais solúveis. Nos capítulos três e quatro, são levantadas as soluções tradicionais dos revestimentos utilizados nas construções locais e as deteriorações que estas apresentam, causadas pela combinação da umidade e dos sais solúveis, além da eleição e caracterização do edifício selecionado para o estudo, com a realização de ensaios in situ e a caracterização experimental in situ. Já no capítulo cinco, faz-se uma análise geral sobre eflorescências e dos métodos para tratar esta patologia. O capítulo seis dedica-se ao estudo pormenorizado de argamassas destinadas à recuperação de edifícios afetados por eflorescências. Na fase inicial deste capítulo faz-se um levantamento e uma caracterização dos produtos existentes no mercado, usados para sanear esta patologia; também, e com maior profundidade, são analisados os materiais constituintes das argamassas comercializadas na região de Pelotas. Já no final desse capítulo trata-se especificamente do desenvolvimento de argamassas de reabilitação, onde se define sua composição, caracterização e avaliação do desempenho. Nos restantes três capítulos desenvolve-se toda a fase experimental que serve de base para as conclusões e desenvolvimento futuro da investigação no domínio das eflorescências. O trabalho está constituído, também, por dois anexos; onde no anexo I encontram-se expressos os resultados dos ensaios realizados no edifício selecionado e no anexo II estão compilados os resultados dos ensaios desenvolvidos nos constituintes e nas argamassas de reabilitação preconizadas.
Ano: 2009
Autor(es): Guterres, P.
Keywords: Umidade; Sais solúveis; Revestimento; Recuperação; Reboco; Reabilitação; Patologia; Parede; Impermeabilização; Eflorescências; Deterioração; Construção; Composição; Adjuvantes; Aditivos; Argamassa; Anomalia
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Avaliação de desempenho de estações de tratamento de água para consumo humano
Os serviços de abastecimento de água (SAA) têm vindo a incorporar princípios desustentabilidade na sua prática de gestão. O estado da arte em metodologias de avaliação dedesempenho de SAA mostrou a necessidade de abordar especificamente o tratamento,considerado insatisfatoriamente nas abordagens sistematizadas existentes.Na presente dissertação desenvolveu-se um sistema de avaliação de desempenho (PAS) deestações de tratamento de água (ETA), orientado por objectivos, normalizado e quantitativo,destinado a apoiar a tomada de decisão, e cobrindo os domínios qualidade da água tratada,eficiência/fiabilidade, utilização de água, energia e materiais, gestão de subprodutos, segurança,recursos humanos e económico financeiros.O PAS integra uma componente para avaliação do desempenho global, baseada em indicadoresde desempenho, e uma componente para avaliação do desempenho operacional, baseada emíndices de desempenho que avaliam, numa escala 0-300, a qualidade da água tratada, eficiênciasdas várias operações/processos unitários (OPU) e sua relação com condições de operação.Foi desenvolvida uma ferramenta de cálculo automático do PAS.A aplicação do PAS a cinco ETA de características diversas permitiu avaliar a evoluçãotemporal do seu desempenho, comparar estações e OPU, e identificar oportunidades de melhoriana operação das OPU, na qualidade da água tratada e utilização de recursos.
Ano: 2009
Autor(es): Vieira, P.
Keywords: Tratamento de água para consumo humano; Ferramenta de apoio à decisão; Operação de eta,; Índice de desempenho; Indicador de desempenho; Avaliação de desempenho
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Avaliação de incertezas de medição em sistemas complexos lineares e não-lineares
A perspectiva contemporânea da Metrologia evoluiu de uma interpretação clássica, determinística, do problema da medição para uma interpretação moderna, probabilística, percorrendo um trajecto similar ao de outros ramos da ciência. Como consequência desta evolução, os fundamentos da medição sofreram uma importante reestruturação onde ao erro da medição apenas ficou reservado um papel conceptual enquanto que à incerteza da medição foi atribuído o papel fundamental de parâmetro que quantifica o grau de exactidão da estimativa da mensuranda. Esta nova orientação reflecte-se, com particular intensidade, nas actividades desenvolvidas pelos organismos de ciência e tecnologia onde o recurso à medição experimental é uma actividade de natureza transversal. Por esta razão, e pelo menos para estes Organismos, os estudos que visem uma aplicação mais eficaz e abrangente de metodologias para avaliação de incertezas de medição revestem-se de particular interesse. Os Sistemas de Gestão da Qualidade, em rápida expansão, deram à problemática da avaliação das incertezas uma grande visibilidade o que, por sua vez, teve como reflexo uma rápida percepção das limitações e fragilidades da metodologia vigente (GUM). Esta percepção estimulou o estudo e desenvolvimento de soluções alternativas ao GUM para a avaliação das incertezas de medição. A simulação numérica suportada no Método de Monte Carlo (MCS) é uma das soluções alternativas consideradas. No momento actual, os meios computacionais amplamente disponíveis e o vasto conhecimento acumulado sobre a MCS criaram as condições para que esta abordagem possa ser considerada capaz de colmatar as dificuldades existentes. É neste enquadramento que a presente tese procura explorar e aprofundar o conhecimento da metodologia MCS visando superar limitações na avaliação de incertezas de medição onde elas subsistem ou incrementar a qualidade dos resultados, designadamente, em sistemas complexos lineares e não lineares. São de destacar: o estudo das limitações associadas aos requisitos de aplicação das metodologias vigentes (nomeadamente, o ISO-GUM); a caracterização das condições de aplicação da simulação pelo método de Monte Carlo em Metrologia garantindo níveis de robustez, exactidão e fiabilidade elevados; e a evidenciação do potencial da metodologia MCS para a avaliação de incertezas de medição em problemas metrológicos onde as metodologias conhecidas não dispõem de capacidade para a sua resolução, nomeadamente quando os modelos matemáticos em causa possuem relações implícitas, são de natureza complexa ou são fortemente não-lineares.
Ano: 2009
Autor(es): Ribeiro, A.
Keywords: Gerador de números pseudo-aleatórios; Metrologia; Método de monte carlo; Incertezas de medição; Medição
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Conceitos e políticas europeias de reabilitação urbana - Análise da experiência portuguesa dos gabinetes técnicos locais
A reabilitação urbana é actualmente um tema incontornável quer se fale de conservaçãoe defesa do património, de desenvolvimento sustentável, de ordenamento do territórioou de coesão social. No entanto, o conceito de reabilitação urbana sofreu uma enormeevolução desde os anos 60 até aos nossos dias, no que respeita aos seus objectivos,princípios, âmbito de actuação, metodologia e abordagem. Emerge da política deconservação do património arquitectónico mas rapidamente ultrapassa esse âmbito, emreposta a novos desafios de natureza social, económica, ambiental e cultural.Devido à sua rápida evolução e crescente complexidade, é frequente o conceito dereabilitação urbana ser usado de forma equívoca e redutora e os processos deintervenção não terem em conta os pressupostos que lhe estão subjacentes. Apesar de ainformação existente sobre a matéria ser vasta, esta é de natureza sectorial, dispersa efragmentada, não tendo sido alvo de compilação e sistematização até à data.Neste contexto, o principal objectivo desta tese é clarificar o conceito de reabilitaçãourbana no contexto europeu, analisando a sua evolução até aos nossos dias. Para cadadécada são elaborados quadros de síntese onde se definem os objectivos, os princípios, oâmbito e os instrumentos de actuação, os mecanismos de financiamento e os papéis dosvários actores nos processos de reabilitação urbana. Com esta análise pretende-se não sódeterminar em que consiste a reabilitação urbana hoje, como também, através do estudoda sua evolução e dos quadros de síntese, estabelecer uma matriz de referência cronológica,contra a qual podem ser comparados diferentes processos e políticas de reabilitaçãourbana, implementados no passado, em curso ou a propor para o futuro.Por fim, esta matriz de referência é aplicada a Portugal, mais especificamente, àexperiência dos Gabinetes Técnicos Locais, cujo programa esteve em vigoraproximadamente vinte anos, e que foi, até recentemente, o único programa nacionaldedicado à reabilitação urbana. Esta aplicação permite validar a aplicabilidade da matriz dereferência criada, bem como tirar conclusões sobre a adequabilidade deste programa
Ano: 2009
Autor(es): Pinho, A.
Keywords: Participação; Estratégia; Planeamento; Património; Cidade; Conservação; Reabilitação
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Contribuição para o estudo da migração de fluidos através das juntas de geomembrana e através da interface entre geomembrana e geossintético bentonítico
Os sistemas de confinamento de fundo e taludes dos aterros de resíduos incluem barreiras múltiplas,tipicamente constituídas por uma geomembrana, geralmente de polietileno de alta densidade (PEAD),um geossintético bentonítico (GCL) e uma camada de solo argiloso compactada (CCL). O sucessodestas barreiras depende, em grande medida, do desempenho das geomembranas pois estas constituema barreira activa à migração de poluentes. Os principais aspectos, que podem comprometer odesempenho das geomembranas, são as juntas (união entre painéis adjacentes) e os orifícios.A revisão bibliográfica sobre o controlo de qualidade das juntas in situ indicou que a estanqueidadedas juntas é avaliada, através de critérios qualitativos (passa/não passa), não obstante a importânciadas mesmas para assegurar o desempenho adequado das geomembranas.Por outro lado, a revisão bibliográfica sobre orifícios nas geomembranas mostrou que estes sãoinevitáveis e que, nos aterros de resíduos, o seu número pode variar entre 0,7 a 15,5 por hectare. Osorifícios representam caminhos preferenciais para a migração de poluentes. Várias equações analíticase empíricas têm sido desenvolvidas, para calcular o fluxo de contaminantes que migra através deorifícios nas geomembranas. Porém, a validade destes métodos, para barreiras múltiplas constituídaspor geomembrana, GCL e CCL, nunca foi estudada de um ponto de vista experimental.Para estudar o problema da estanqueidade das juntas realizadas por termofusão, com dupla soldadura(método geralmente utilizado para nas geomembranas de PEAD), desenvolveu-se um ensaio, o qualfoi designado por
Ano: 2009
Autor(es): Barroso, M. P.
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Contribution to the design of Multi-Functional Artificial Reefs
Portugal is one of many countries in the world that suffers from coastal erosion.Conventional ways of protecting a coastline appear to entail some disadvantages. Aninnovative and interesting way of protecting a local coastal zone by means of multifunctionalartificial reefs avoids some of them. A multi-functional artificial reef is asubmerged breakwater which, besides the helping to protect the local coastline, canoffer other purposes; in particular, it may enhance the surfing possibilities and theenvironmental value of the local area. The structure has several positive side-effects:first, it provides an unimpaired visual amenity; second, it offers tourist and economicbenefits by improving the surfing conditions; third, it can enhance the environmentalvalue of the area where it is built, and fourth, with a proper design the down drifterosion can be minimal.An optimal reef design for the Leirosa beach, located to the south of Figueira da Foz,midway along the Portuguese West Atlantic coast, is investigated. In order to achievethis optimal design several steps were conducted. A preliminary design, as a result of atheoretical study, achieved step by step, is proposed for a multi-functional artificial reefmaking use of the theory and of the state of the art. The proposed reef geometry is usedas initial design in the numerical and physical tests, which were executed to analyze thecapacity of a multi-functional reef breakwater to protect the local coastline of Leirosa,Portugal, and to increase the local surfing possibilities. Further, a physical and anumerical 2DV study have been executed to get insight in the influence of the length ofthe reef and in the submergence on the Iribarren number, which is an indication for thebreaker type. In this study, also the optimum height for the reef has been defined.Subsequently, in order to be able to investigate the three design parameters: the reefangle, the geometry of the reef (with or without a platform) and the horizontaldimensions in 2DH for the optimal geometry, the Boussinesq-type COULWAVE modelwas validated; finally, a 2DH numerical study has been conducted with COULWAVEto define the best values for these parameters.In terms of surfability, and for the conditions of the local coastline of Leirosa, thefollowing values for the main parameters were found: a reef angle of 66°, a structureheight of 3.20 m, a reef geometry composed by a delta without platform, a reefsubmergence of 1.50 m and a structure seaward slope of 1:10.The calibration of the numerical model COULWAVE has shown that it can be usedvery well to simulate the hydrodynamics around an MFAR. However, improvementsare recommended on the actual version of COULWAVE. These improvements includemainly the introduction of bottom porous structures. Even though the mean velocityfields give an indication about the sediment transport, they are not sufficient to get a deep insight about the influence of an MFAR on the morphology around the structure.For a proper design of the reef, particularly for the protection of a local coastline, amorphological study has to be executed. / Portugal é um dos muitos países no mundo que sofre os efeitos adversos da erosãocosteira. É sabido que as formas convencionais de protecção costeira apresentamalgumas desvantagens. Uma forma particularmente interessante de proteger oucontribuir para a protecção local de um troço da zona costeira, minimizando algumasdas desvantagens das estruturas tradicionais, é através da construção de recifesartificiais multi-funcionais. Um recife artificial multi-funcional é um quebra-marsubmerso construído com objectivos de ajudar a proteger localmente a zona costeira eoferecer outras valências, nomeadamente, aumentar as possibilidades locais para aprática de surf e contribuir para a valorização ambiental da região.Um recife artificial com estas características apresenta diversos aspectos positivos. Comefeito, esta estrutura: (1) não tem qualquer impacto visual negativo; (2) oferece osbenefícios económicos resultantes da atracção turística, ao melhorar as condições locaispara práticas de surf e/ou outros desportos náuticos (mergulho e pesca); (3) permiteaumentar o valor ambiental da região, e (4) com um projecto adequado permite reduzirao mínimo os efeitos adversos da erosão local ou prolongar mesmo a praia por efeito detômbolo.Neste trabalho são investigados os parâmetros característicos de um recife artificialmulti-funcional, tendo como caso de estudo um troço da zona costeira da Leirosa,situado a cerca de 15 km a sul da Figueira da Foz, Portugal. Para obter as característicasóptimas da estrutura a construir foram realizados vários estudos ao longo de diversasetapas. Como resultado do estado da arte e de um estudo teórico, realizado passo apasso, é proposta uma geometria preliminar de recife artificial multi-funcional. Estageometria preliminar do recife é em seguida utilizada como projecto inicial de diversostestes em modelo numérico e em modelo físico para analisar a sua capacidade naprotecção da praia e do cordão dunar da Leirosa e, em simultâneo, analisar aspossibilidades locais para a prática de surf.Além dos testes realizados em modelo físico, foi efectuado um estudo numéricoutilizando o modelo 2DV COBRAS-UC para obter informações sobre a influência docomprimento do recife e da submersão do mesmo no número Iribarren, sendo este umparâmetro que fornece uma boa indicação do tipo de rebentação a esperar. Neste estudofoi igualmente investigada a altura ideal para o recife. Posteriormente, procedeu-se àvalidação de um modelo numérico 2DH do tipo Boussinesq, o modelo COULWAVE,tendo como objectivo analisar a influência de três parâmetros de projecto com particulardesenvolvimento no plano horizontal: o ângulo do recife, a geometria do recife (com ousem plataforma) e as suas dimensões horizontais. Uma vez validado, foi este modelo numérico utilizado para analisar a influência daqueles parâmetros e identificar os seusvalores mais adequados para a definição de uma geometria optimizada do recife.Em termos de características para a prática de surf, e para as condições locais do litoralda Leirosa, foram identificados os seguintes valores para os principais parâmetros: umaestrutura de recife com ângulo de 66º, altura de 3.20 m e uma geometria composta porum delta sem plataforma, uma submersão do recife de 1.50 m e um declive de barlamarda estrutura de 1:10.A calibração do modelo numérico COULWAVE mostrou que este pode ser usado comsucesso para simular a hidrodinâmica em torno de um recife artificial multi-funcional.No entanto, recomendam-se melhorias na actual versão deste modelo. Tais melhoriasincluem principalmente a possibilidade de modelação com fundos porosos. Embora oscampos da velocidade média forneçam uma primeira indicação sobre o transporte desedimentos, esta informação não é por si só suficientemente profunda para obterconclusões definitivas quanto à influência de uma estrutura com estas característicassobre a morfologia local. Para uma concepção mais adequada da estrutura final dorecife, em particular para efeitos de protecção costeira, deverá ser elaborado um estudomorfodinâmico.
Ano: 2009
Autor(es): Voorde, M.
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Ecohydraulics of pool -Type fishways for the iberian barbel (LUCIOBARBUS BOCAGEI, STEINDACHNER, 1865)
Este estudo analisa o impacto de diferentes condições hidráulicas na movimentação paramontante do barbo Ibérico em passagens para peixes (PPP) por bacias sucessivas.Desenvolvido num protótipo experimental de PPP por bacias sucessivas e incluindo peixes dediferente dimensões, o estudo investiga: i) a eficiência de passagem por orifícios submersosou descarregadores de superfície; ii) o efeito da velocidade, turbulência e tensões deReynolds, no comportamento desta espécie; iii) a adequabilidade de orifícios desalinhados ealinhados para a passagem dos peixes e, finalmente, iv) a eficiência de orifícios desalinhadose alinhados com uma barra deflectora à movimentação dos espécimes. A PPP por baciassucessivas demonstrou ser eficiente para a passagem a montante desta espécie. Os espécimesutilizaram preferencialmente os orifícios de fundo, principalmente os peixes de menoresdimensões que apesar da sua maior capacidade reostáctica, apresentaram grandes dificuldadesem transpor a passagem. O seu comportamento foi também o mais afectado pela turbulência etensões de Reynolds, que se destacaram como principais variáveis a afectar o movimento dospeixes. O alinhamento dos orifícios demonstrou não ser adequado para a passagem dospeixes, mesmo com a introdução de uma barra deflectora. Os resultados são discutidos emtermos de futuros delineamento de investigação.
Ano: 2009
Autor(es): Silva, A.
Keywords: Tensões de reynolds; Turbulência; Velocidade; Passagem para peixes por bacias sucessivas; Migração; Barbo ibérico
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