Relatórios
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Codificação das normas técnicas da construção - Diplomas legais relevantes
A codificação das normas técnicas da construção, prevista desde 1999 no Regime Jurídico daUrbanização e da Edificação, não foi ainda concretizada. A codificação é um processo que colocadesafios complexos, mas constitui também uma oportunidade para realizar uma reforma do quadrolegal e regulamentar da construção.Com o objetivo de apoiar o processo de codificação, foi desenvolvido no Laboratório Nacional deEngenharia Civil um estudo de investigação para sistematizar e aprofundar os conhecimentos sobre acodificação das normas técnicas da construção.Este relatório apresenta os resultados da segunda fase do estudo, que se centrou no levantamento dosdiplomas legais relevantes para o processo de codificação. O relatório está organizado em quatrocapítulos, com o seguinte conteúdo: (i) enquadramento do estudo, (ii) fontes de informação e critériosde seleção de diplomas legais (iii) levantamento dos diplomas legais considerados relevantes, (iv)análise dos resultados do levantamento, e (v) considerações finais.
Ano: 2024
Autor(es): Branco Pedro, J.; Cabaço, A.
Keywords: Portugal; Codificação; Regulamentação; Legislação; Construção
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Codificação das normas técnicas da construção - Revisão dos conhecimentos, caracterização da situação em Portugal e opções de base para o processo de codificação
A codificação das normas técnicas da construção (NTC), prevista desde 1999 no Regime Jurídico daUrbanização e da Edificação, não foi ainda concretizada, devido aos múltiplos desafios que coloca. Acodificação representa também uma oportunidade para realizar uma reforma estrutural do quadro legale regulamentar da construção.Com o objetivo de apoiar o processo de codificação, foi desenvolvido no Laboratório Nacional deEngenharia Civil um estudo de investigação para sistematizar e aprofundar os conhecimentos sobre acodificação das normas técnicas da construção.Este relatório apresenta os resultados da primeira fase do estudo, que visou: (i) sistematizar osprincipais conhecimentos sobre a regulamentação da construção; (ii) caraterizar a organização e aformulação das NTC em Portugal; e (iii) identificar os principais objetivos e opções para o processo decodificação.A estrutura do relatório segue os objetivos mencionados e está organizada em cinco capítulos com oseguinte conteúdo: (i) enquadramento, objetivos e método de investigação; (ii) revisão e síntese dosprincipais conhecimentos sobre o tema; (iii) caraterização das NTC em Portugal; (iv) discussão dasquestões que se colocam quando se perspetiva o processo de codificação; e, (v) considerações finais.Em anexo apresenta-se uma análise dos principais sistemas de formulação das NTC e uma análisedetalhada do Regulamento Geral das Edificações Urbanas.
Ano: 2024
Autor(es): Branco Pedro, J.
Keywords: Portugal; Codificação; Regulamentação; Legislação; Construção
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Contribuição das Soluções de Base Natural e dos parques para a resiliência e sustentabilidade - Relatório dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do estágio no LNEC
O presente relatório aborda o conceito de Solução de Base Natural, foco de investigação do projetoNATURELAB, coordenado pelo LNEC e financiado pelo Horizonte Europa, que propõe uma abordageminovadora e transdisciplinar ao investigar e potencializar a utilização de florestas e parques comosoluções de base natural para múltiplos fins, incluindo a sustentabilidade ambiental e social das cidadese comunidades, a resiliência à emergência climática e a promoção da saúde e bem-estar daspopulações. Nesse sentido, traz um panorama dos desafios relacionados com a gestão de florestas emdiferentes contextos no cenário internacional e foca-se, particularmente, no Brasil, um país que possuiuma das maiores redes de áreas protegidas do mundo ao mesmo tempo que abriga uma das maiorestaxas de urbanização, para refletir sobre a contribuição dessas áreas - para além de conservar abiodiversidade e de oferecer serviços ambientais
Ano: 2024
Autor(es): Guimarães, E.; Barbosa, A. E.
Keywords: Conexão com a natureza; Saúde e bem-estar; Sustentabilidade ambiental e social; Solução de base natural; Áreas protegidas
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DEMRock6m
Neste relatório apresenta-se, de forma sucinta, a descrição da atividade de investigação realizada no âmbito do projeto DEMRock6m do P2I/LNEC 2013-2020. Os resultados da atividade desenvolvida são analisados e avaliados em face dos objetivos inicialmente previstos.
Ano: 2024
Autor(es): Muralha, J.; Lemos, J. V.; Lamas, L.
Keywords: Estruturas de alvenaria; Barragens de betão; DEMRock6m; Mecânica das rochas; Modelos de elementos discretos; Modelos numéricos
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Distração na condução em Portugal motivada pelo uso do telemóvel - Ano de 2022
O presente relatório refere-se a um estudo de caracterização do comportamento do condutor no quese refere à utilização de dispositivos móveis durante a condução, nas principais categorias de estradasde Portugal, efetuado pelo LNEC no âmbito do projeto europeu Baseline, cofinanciado pela ComissãoEuropeia (CE).O projeto Baseline destinou-se ao desenvolvimento de indicadores do desempenho do sistema detransporte rodoviário na ótica da segurança (IDS) e nos quais se inclui um relativo à distração nacondução motivada pela utilização de telemóveis ou outros dispositivos móveis.Foi utilizada a metodologia de recolha de dados proposta no âmbito do projeto, que estabelece diversoscritérios relativos, designadamente, à seleção de locais, à dimensão da amostra e ao procedimento derecolha de dados. São apresentados os valores de IDS calculados para três classes de rodovia:autoestadas, estradas interurbanas e arruamentos urbanos. Os dados referem-se unicamente a diasúteis. Os trabalhos de campo decorreram em 2022.Observou-se que a maioria dos condutores nas autoestradas, estradas interurbanas e urbanas nãoutiliza dispositivos móveis enquanto conduz, com uma taxa ligeiramente superior de conformidade nasautoestradas, atingindo um IDS de 98%. Relativamente à desagregação por tipo de veículo, verificousemaior frequência de utilização de dispositivos móveis pelos condutores de veículos ligeiros demercadorias do que pelos condutores de outros tipos de veículos (nos condutores de autocarros foimesmo residual).
Ano: 2024
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Cardoso, J. L.
Keywords: Segurança Rodoviária; Indicador de desempenho; Distração
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Documento normativo para aplicação a arruamentos urbanos - Relatório de ponderação da consulta pública
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o Instituto da Mobilidade e dosTransportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e consiste no relatório deponderação do processo de consulta pública a que foi sujeito o documento normativo para aplicação aarruamentos urbanos, recentemente concluído.
Ano: 2024
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Roque, C. A.; Cardoso, J. L.
Keywords: Consulta pública; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
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Estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA - Análise dos resultados da monitorização de águas subterrâneas reali
O LNEC encontra-se a apoiar o Ministério da Defesa Nacional (MDN) num conjunto de questões técnico-ambientais relacionadas com a presença, nos últimos 60 anos, do contingente da Força Aérea Americana (USAFE) na Base das Lajes, ilha Terceira. Em 2023 foi dada continuidade aos trabalhos em curso desde 2018 através da monitorização e amostragem de águas subterrâneas, águas de escorrência da pista de aviação e águas do Paul da Praia. Foram, ainda, apreciados diversos documentos sobre obras e projetos, em curso ou previstos em 2023, que incluem designadamente os Sites 3001, 3003, 5001 e 5014, para avaliar o seu potencial impacte nos solos e águas subterrâneas da área em análise. Este relatório apresenta os resultados obtidos nos trabalhos de monitorização e amostragem em 2023, analisados no contexto dos resultados de campanhas anteriores e das intervenções realizadas nos Sites. No final apresenta-se um conjunto de conclusões e de recomendações sobre os Sites analisados.
Ano: 2024
Autor(es): Leitão, T. E.; Martins, T.; Antunes, M. L.
Keywords: Recomendações; Águas subterrâneas; Análise do estado; Base das Lajes
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Extract of the project data from the LIFE KPI webtool
The LIFE Fitting deliverable
Ano: 2024
Autor(es): Silva, C.; Rosa, M. J.
Keywords: Data; Impact; Kpis; Monitoring
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Fascículo I - Fundamentos sobre Utentes e Rede Rodoviária
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária
Ano: 2024
Autor(es): Vieira, S.; Cardoso, J. L.; Roque, C. A.; Macedo, A. L.
Keywords: Arruamentos urbanos; Ambiente rodoviário; Norma de traçado
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Fascículo II - Características geométricas para rodovias com tráfego motorizado
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico
Ano: 2024
Autor(es): Vieira, S.; Roque, C. A.; Arsénio, E.; Ferreira, J.; Cardoso, J. L.
Keywords: Arruamentos urbanos; Ambiente rodoviário; Norma de traçado
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