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Estudo de garantia de qualidade do processo de instalação da caixilharia exterior do Empreendimento Fontes Pereira de Melo 41 - Selo de Qualidade LNEC do processo de instalação da fachada cortina modu
A firma Edifício 41 Promoção Imobiliária e Hotelaria, S.A. solicitou a este Laboratório Nacional o desenvolvimento de um estudo de garantia da qualidade que promovesse a correta gestão da qualidade do processo de instalação da fachada cortina modular do empreendimento Fontes Pereira de Melo 41, em Lisboa. O presente documento tem por objetivo certificar, não só a realização pelo LNEC do estudo de garantia da qualidade mencionado, mas também a eficácia dos resultados obtidos com a sua implementação, abrangendo a fachada cortina modular. Este relatório constitui o documento de apoio para a atribuição do Selo de Qualidade LNEC.
Ano: 2020
Autor(es): Viegas, J.; Patrício, J.
Keywords: Qualidade; Caixilharia exterior; Selo LNEC
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Estudo de garantia de qualidade do processo de instalação da caixilharia exterior e do condicionamento acústico do edifício da Av. Saboia Nº 123, em Cascais - Selo de Qualidade LNEC do processo de ins
A firma MONESTORIL Investimentos Lda. solicitou a este Laboratório Nacional o desenvolvimento de um estudo de garantia da qualidade que promovesse a correta gestão da qualidade do processo de instalação das janelas exteriores e do condicionamento acústico do edifício da Av. Saboia nº 123, em Cascais. O presente documento tem por objetivo certificar, não só a realização pelo LNEC do estudo de garantia da qualidade mencionado, mas também a eficácia dos resultados obtidos com a sua implementação, abrangendo as janelas de sacada exteriores das varandas. Este relatório constitui o documento de apoio para a atribuição do Selo de Qualidade LNEC.
Ano: 2020
Autor(es): Viegas, J.; Patrício, J.
Keywords: Qualidade; Caixilharia exterior; Selo LNEC
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Estudo para controlo da deposição de sedimentos nos coletores a jusante da sala de corte do DBB do LNEC
Este relatório reporta o estudo para controlo da deposição de sedimentos nos coletores a jusante da sala de corte de materiais do Departamento de Barragens de Betão do LNEC. O estudo compreendeu a vistoria ao local, a caracterização do material sedimentável, a conceção e dimensionamento de uma câmara de sedimentação e o estabelecimento de um programa de manutenção do sistema de drenagem, desde a sala de corte até à estrutura a construir. Foi realizado pelo Núcleo de Engenharia Sanitária em estreita articulação com o Setor de Construção e Conservação das Instalações e com a colaboração do Departamento de Barragens de Betão, todos do LNEC.
Ano: 2020
Autor(es): David, L. M.; Mesquita, E.
Keywords: Operação e manutenção; Corte de materiais; Câmara de sedimentação; Deposição nos coletores; Drenagem
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Estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA - Análise dos resultados da monitorização de águas subterrâneas reali
O LNEC encontra-se a apoiar o Ministério da Defesa Nacional (MDN) num conjunto de questões técnico-ambientais relacionadas com a presença, nos últimos 60 anos, do contingente da Força Aérea Americana (USAFE) na Base das Lajes, ilha Terceira. De entre o vasto conjunto de trabalhos desenvolvidos em 2020 está a monitorização e amostragem de águas subterrâneas nos locais onde foi identificada a necessidade de acompanhamento da evolução da sua qualidade. Neste relatório apresentam-se os resultados da caracterização da superfície piezométrica do aquífero basal, a descrição e análise dos trabalhos de purga do furo 3001-MW30, e a análise dos resultados das campanhas de monitorização de águas subterrâneas realizadas em 2020, comparando-a com os resultados de campanhas anteriores. Por fim, apresenta-se um conjunto de conclusões e de recomendações sobre os locais analisados.
Ano: 2020
Autor(es): Leitão, T. E.; Antunes, M. L.
Keywords: Recomendações; Águas subterrâneas; Análise do estado; Base das Lajes
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Estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA - Estudo da rede de abastecimento de água em zonas com solos potencia
O LNEC encontra-se a apoiar o Ministério da Defesa Nacional (MDN) num conjunto de questões técnico-ambientais relacionadas com a presença, nos últimos 60 anos, do contingente da Força Aérea Americana (USAFE) na Base das Lajes, ilha Terceira. Em 2020, os trabalhos desenvolvidos pelo LNEC incluíram a assessoria nas questões relacionadas com os sistemas de abastecimento de água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória que atravessam zonas onde existem suspeitas de contaminação de solos. O trabalho que se apresenta neste relatório teve por objetivos (i) identificar os possíveis pontos críticos de contaminação da água da rede de abastecimento de Agualva-Praia e as principais causas e (ii) apresentar recomendações para a manutenção da qualidade da água distribuída e eventual implementação de trabalhos na rede de forma a mitigar riscos em zonas críticas. Para responder a estes objetivos, estudou-se o traçado e as características da rede do subsistema Agualva-Praia (comprimentos, diâmetros, materiais, reservatórios, estações elevatórias) e avaliou-se a condição infraestrutural e operacional por zona de influência de cada reservatório, com base na informação cedida pela entidade gestora Praia Ambiente, E.M.. Para identificação de zonas ou pontos críticos de contaminação da água da rede de abastecimento, cruzou-se o resultado da análise da condição infraestrutural (idade, avarias, roturas) e operacional (pressões de serviço) dos troços de rede que atravessam solos potencialmente contaminados com os resultados (reportados em relatórios anteriores) de ocorrência de hidrocarbonetos nos solos e nas origens de água e de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) na rede de abastecimento. Os teores de HAP detetados até ao presente na rede não suscitam preocupação em termos de qualidade da água para consumo humano. Ainda assim, a análise integrada permitiu identificar pontos em troços da rede que atravessam solos potencialmente contaminados para os quais se recomendaram medidas de monitorização de HAP na água e/ou intervenção na rede, em quatro níveis de prioridade. Ao nível 1, recomendaram-se medidas de monitorização e de intervenção em troços das redes R4 - Pico Celeiro e B-R7 - Santa Rita, por apresentarem elevada ocorrência de roturas e não existirem dados de HAP na rede. Num nível 2 de prioridade, sinalizou-se a monitorização de HAP na água em troços da rede R3 - Vale Farto (baixa taxa de roturas, HAP acima dos valores de referência numa amostra de solo, ocorrência de baixas concentrações de HAP na água em alguns pontos de amostragem da rede). Ainda ao nível 2, recomendaram-se medidas de monitorização e de intervenção em troços da rede R0 - Caminho de Cima (nível moderado de roturas, uma ocorrência de HAP em baixas concentrações na água da rede). Ao nível 3, em troços da rede R10 - Rua das Covas e Rede de condutas adutoras (nível moderado de roturas, escassez ou ausência de dados de HAP na água da rede), recomendaram-se medidas de monitorização e de intervenção. Ao nível 4, recomendou-se a monitorização de HAP na água em troços das redes R5 - Areeiro e EE-R8 - Juncal (nula/baixa ocorrência de roturas, sem dados suficientes de qualidade da água). Em conformidade, sugerem-se alterações ao Plano de Monitorização Especial da água na rede (frequência e pontos de amostragem) e o diagnóstico e controlo das perdas de água nos troços e zonas com taxas mais elevadas de roturas e/ou problemas de pressão. No que se refere à implementação de trabalhos na rede que atravessa solos potencialmente contaminados, recomenda-se a reabilitação faseada da rede, apoiada numa estratégia de gestão patrimonial das infraestruturas da entidade gestora e em planos táticos e operacionais desenvolvidos para o subsistema Agualva-Praia. Em específico, recomenda-se a substituição dos troços em fibrocimento, pela idade elevada e histórico de roturas, que as novas tubagens sejam instaladas em valas com isolamento em relação aos solos circundantes e que se adote uma classe de pressão superior, de modo a garantir uma maior barreira à potencial entrada de contaminantes.
Ano: 2020
Autor(es): Loureiro, D.; Mesquita, E.; Rosa, M. J.; Leitão, T. E.; Antunes, M. L.
Keywords: Rede de distribuição de água; Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos; Qualidade da água para consumo humano; Base das Lajes
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Fascículo II - Características geométricas para rodovias com tráfego motorizado.
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária PENSE2020, consistindo na elaboração de uma norma técnica para aplicação a arruamentos urbanos, que possa contribuir para promover a melhoria da segurana da rede rodoviária municipal, designadamente através da adoção, no País, de critérios uniformes no dimensionamento do traçado e no ordenamento da envolvente dos arruamentos urbanos, aspetos importantes para a obtenção de rodovias autoexplicativas necessárias para a pretendida abordagem do Sistema Seguro. A norma técnica está organizada em quatro fascículos, destinados a contemplar os fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, as características geométricas para rodovias com tráfego motorizado e não motorizado e as medidas de acalmia de tráfego aplicáveis a cada tipo de arruamento. Neste Fascículo II, relativo às caraterísticas geométricas para rodovias com tráfego motorizado, incluem-se considerações sobre as características dos diferentes tipos de vias, consoante o nível hierárquico, inclusive para atravessamentos de povoação e zonas de 30km/h. São também apresentados os elementos específicos para o transporte público (autocarros, elétricos e táxis) e para o estacionamento, relevantes para o adequado desenho da envolvente urbana.
Ano: 2020
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Roque, C.; Arsénio, E.; Ferreira, J.; Cardoso, J.L.
Keywords: Ambiente rodoviário; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
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Fascículo III - Características geométricas para vias de tráfego não motorizado
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária PENSE2020, consistindo na elaboração de uma norma técnica para aplicação a arruamentos urbanos, que possa contribuir para promover a melhoria da rede rodoviária municipal, designadamente através da adoção, no País, de critérios uniformes no dimensionamento do traçado e no ordenamento da envolvente dos arruamentos urbanos, aspetos importantes para a obtenção de rodovias autoexplicativas necessárias para o pretendido Sistema Seguro. A norma técnica está organizada em quatro fascículos, destinados a contemplar os fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, as características geométricas para rodovias com tráfego motorizado e não motorizado e as medidas de acalmia de tráfego aplicáveis a cada tipo de arruamento. Apresenta-se neste documento o Fascículo III, relativo às caraterísticas geométricas para vias de tráfego não motorizado, onde se incluem considerações sobre os caminhos pedonais e sobre as vias cicláveis. São também apresentadas considerações sobre o estacionamento de veículos não motorizados e as particularidades da conceção das zonas de coexistência.
Ano: 2020
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Cardoso, J.L.; Roque, C.; Arsénio, E.; Ferreira, J.
Keywords: Ambiente rodoviário; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
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Fascículo IV - Medidas de acalmia e outros dispositivos de tráfego.
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária PENSE2020, consistindo na elaboração de uma norma técnica para aplicação a arruamentos urbanos, que possa contribuir para promover a melhoria da rede rodoviária municipal, designadamente através da adoção, no País, de critérios harmonizados no dimensionamento do traçado e no ordenamento da envolvente dos arruamentos urbanos, aspetos importantes para a obtenção de rodovias autoexplicativas necessárias para o pretendido Sistema Seguro. A norma técnica está organizada em quatro fascículos, destinados a contemplar os fundamentos sobre utentes e rede rodoviária, as características geométricas para rodovias com tráfego motorizado e não motorizado e as medidas de acalmia de tráfego aplicáveis a cada tipo de arruamento. Apresenta-se neste documento o Fascículo IV, relativo às medidas de acalmia e outros dispositivos de tráfego, compreendendo a recomendação dos dispositivos suscetíveis de serem aplicados em arruamentos urbanos e destinados ao tráfego de peões, velocípedes, transportes públicos, misto, e veículos ligeiros. São também apresentadas características a considerar por categoria hierárquica da rede e por fim a pormenorização dos dispositivos de tráfego, no que se refere aos requisitos técnicos, princípios de dimensionamento e vantagens e desvantagens da sua aplicação.
Ano: 2020
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Roque, C.; Cardoso, J.L.; Ferreira, J.
Keywords: Ambiente rodoviário; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
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Joint Report on the performance of the new pine nut shell derived PACs produced at pilot scale extra work
This report constitutes the fifth deliverable of actions B3 and B4 and describes the extra-work developed in these actions after January 2018 joint deliverable of actions B3 and B4 of LIFE Impetus project, and describes the extra-work developed between April and September 2019 in collaboration with Millipore/Sigma (Pennsylvania, USA), namely the pilot scale production of pine nut shells (PNS) derived activated carbons. This extra work, involving the pilot production of the new PAC (TRL 7) and their successful testing with real waters, helps supporting future economic feasibility studies on the industrial production of this PAC and bringing the product closer to the market.
Ano: 2020
Autor(es): Mesquita, E.; Mestre, A.S.; Viegas, R.M. C.; Carvalho, A. P.; Rosa, M. J.
Keywords: Wastewater; Pharmaceutical compounds,; New activated carbon
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Joint Report on the performance of the new pine nut shell derived PACs extra work
This report constitutes the fourth deliverable of actions B3 and B4 and describes the extra-work developed in these actions after January 2018. This extra-work from actions B3 and B4 proofs that it is possible to produce, in PT research facilities, activated carbons from biomass residues available in Portugal and through environmental-friendly processes, as good as the best performing commercial PACs.
Ano: 2020
Autor(es): Mesquita, E.; Mestre, A.S.; Viegas, R.M. C.; Carvalho, A. P.; Rosa, M. J.
Keywords: Wastewater; Pharmaceutical compounds; Adsorption benchmarking; New activated carbon
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