Relatórios
Info
MOSAIC.pt field campaigns - Cova-Gala beach, March 2020
The present report describes a fieldwork campaign that took place within the scope of the project MOSAIC.pt. The campaign was performed in March 2020 at Cova-Gala beach. Cova-Gala beach is located south of the entrance to Figueira da Foz harbour, along central Portugal western coast. The campaign aimed to acquire hydrodynamic and topographic data on the subaerial beach cells between the groynes in front of Cova ur anizations waterfront promenade. These data aim to validate numerical models to simulate hydro- and morphodynamics.
Ano: 2020
Autor(es): Nahon, A.; Fortunato, A. B.; Freire, P.; Oliveira, F. S. B. F.; Oliveira, J. N.; Pedro, L.; Rogeiro, J.; Jesus, G.; Oliveira, A.; Azevedo, A.; Henriques, M. J.; Silva, P. A.; Baptista, R. P.; Oliveira
Keywords: Hydrodynamic measurements; Photogrammetric survey; Topographic survey
Info
MOSAIC.PT Levantamentos fotogramétricos com drone das praias de Cova-Gala, Vieira e São Pedro de Moel em 2019
Este relatório apresenta os procedimentos dos levantamentos fotogramétricos, realizados com um drone, assim como as ações complementares, efetuadas em 2019, destinados a obter informação de carácter geométrico das praias de Cova - Gala, Vieira e São Pedro de Moel.
Ano: 2020
Autor(es): Henriques, M. J.
Keywords: Drone; Fotogrametria; Levantamento; Praia
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG A participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG A, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG A é responsável pela drenagem em alta, tratamento e descarga de águas residuais. Os gastos com energia para tratamento em sistemas de águas residuais têm nesta EG um peso significativo nos gastos operacionais ajustados, representando 17 % em 2018. O consumo de energia no tratamento de águas residuais representou 99.8 % do consumo total de energia na EG, uma vez que a drenagem em alta é maioritariamente gravítica. A etapa de tratamento de águas residuais foi eficaz (qualidade da água tratada em conformidade com a licença de descarga); em eficiência energética, o desempenho foi mediano em energia consumida por massa removida. A etapa de tratamento de águas residuais foi depois analisada para cada um dos sistemas de ETAR da EG A. Verificou-se que todas as ETAR foram eficazes em 2018 e que o consumo por ETAR, em relação ao consumo total da EG, variou entre 18 % na ETAR 2 e 32 % no sistema de ETAR 4 e 5. O consumo de energia por carga removida mostra potencial de melhoria de eficiência energética. Para o sistema de ETAR 4 e 5, que foi considerada um dos críticos, foram realizadas campanhas de medição de consumo de energia em cada processo das ETAR. Os resultados da campanha mostraram que o arejamento foi responsável pelo maior consumo de energia nas ETAR 4 e 5, representando 19 % do consumo de energia da EG A, e apresentou um desempenho mediano. O arejamento na ETAR 4 tem 50% das turbinas em fim de vida e com rendimento baixo, pelo que foi considerado o processo crítico. Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Silva, C.; Loureiro, D.; Pisoeiro, J.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG B participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG B, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG B é responsável por 2 etapas dos sistemas urbanos de águas: i) recolha e transporte de águas residuais, ii) tratamento e descarga. Os gastos com energia em 2017 tiveram um peso significativo (15%) nos gastos totais. A etapa de tratamento e descarga de águas residuais foi a que consumiu em 2017 mais energia (81%), seguida da etapa de drenagem (19%). Na etapa de tratamento de águas residuais (que representa 81% do consumo total de energia na EG) os resultados dos indicadores de eficácia mostram 100% de conformidade no tratamento de águas residuais e os de eficiência energética mostram desempenho bom em termos de energia consumida por volume tratado e mediano por massa removida. Esta etapa foi dividida em 23 ETAR, mas uma das ETAR representa 71% do consumo total da EG. Verificou-se que todas as ETAR tiveram desempenho bom em conformidade em 2017 e o consumo de energia da ETAR 1 teve um desempenho bom, mas como representa uma grande fatia do consumo energético, foi selecionada de modo a analisar eventuais potenciais de melhoria de eficiência energética. Nesta ETAR 1 foram realizadas campanhas de medição de consumo de energia em cada processo da ETAR e o arejamento foi responsável pelo maior consumo de energia na ETAR 1, representando 45% do consumo de energia da EG B e com desempenho mediano. Na etapa de recolha e transporte de águas residuais (que representa 19% do consumo total de energia na EG), o equipamento de bombeamento apresenta globalmente um desempenho mediano; em termos de eficácia, o desempenho insatisfatório em água residual recolhida. Esta etapa foi dividida em 2 componentes e a instalação elevatória 1 com 7,4 % do consumo total da EG apresentou um desempenho insatisfatório. Os resultados alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Silva, C.; Pisoeiro, J.; Loureiro, D.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG D participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG D, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG D é responsável pelo transporte e distribuição de água e drenagem de águas residuais. Os gastos com energia para transporte e distribuição de água e drenagem de águas residuais representou 1,85 % dos gastos totais em 2018, embora usufrua indiretamente de energia através da compra de água a uma entidade em alta (53 % dos gastos totais da EG D) e da entrega de águas residuais para tratamento (21 % dos gastos totais da EG D). Os principais consumos de energia encontram-se no transporte e distribuição de água, representando 82 % do consumo total de energia na EG, e na drenagem de água residual, com 18 % do consumo total da EG H. A etapa de transporte e distribuição de água para consumo revelou um desempenho mediano relativamente à eficiência energética, nomeadamente, na energia em excesso por volume de consumo autorizado e no consumo de energia normalizado das instalações elevatórias. Esta etapa considerada crítica foi depois analisada para cada um dos 5 subsistemas de distribuição da EG D. Verificou-se que em 2018 o consumo energético de cada subsistema analisado variou entre 6,4 % e 40 % do consumo energético total da EG. Todos os subsistemas apresentam potencial de melhoria no consumo de energia normalizado. Para os subsistemas 3 e 5, que foram considerados os subsistemas críticos, das 3 instalações elevatórias inseridas nos subsistemas 2 apresentam um consumo de energia normalizado de nível mediano e uma com diagnóstico insatisfatório. Foram identificadas 2 instalações elevatórias críticas com um consumo energético que representa 48 % do consumo total da EG D. Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Pisoeiro, J.; Loureiro, D.; Silva, C.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG F participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG F, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG F é responsável por 4 etapas dos sistemas urbanos de águas: i) captação e transporte, ii) transporte e distribuição de água, iv) recolha e transporte de águas residuais, v) tratamento e descarga. Os gastos com energia têm neste EG um peso significativo nos gastos operacionais, representando 10% em 2018. A etapa de tratamento e descarga de águas residuais foi a que consumiu em 2018 mais energia (39%), seguida da etapa de captação, transporte e distribuição de água (37%) e da etapa de drenagem de águas residuais (18%). Na etapa de recolha e transporte de águas residuais (que representou 18% do consumo total de energia na EG), o equipamento de bombeamento apresentou globalmente um desempenho insatisfatório e em termos de eficácia, o desempenho foi insatisfatório em água residual recolhida (wcE6), e mediano na ocorrência de inundações (wcE7), indicando que existem oportunidades de melhoria, nomeadamente através de um maior controlo das inundações. Os subsistemas de drenagem de águas residuais 1 e 7 foram selecionados como críticos por apresentarem consumo de energia normalizada elevados. No nível 4, as estações elevatórias 7.5, 7.6,7.10 e 7.11 foram selecionadas como críticas porque representam 6 % do consumo total da EG e rendimentos muito baixos. A etapa de captação, transporte e distribuição de água (que representou 37% do consumo total de energia na EG), cuja origem de água provém de captações subterrâneas e um ponto de entrega de uma EG em alta, os equipamentos de bombeamento apresentam potencial de melhoria eficiência, pois o consumo normalizado das instalações elevatórias (dE2) apresentou um desempenho mediano. Foram ainda identificadas outras possíveis origens de ineficiência (perdas de água, traçado e operação). Os subsistemas de captação, transporte e distribuição de água 1 e 3 foram selecionados como críticos por representarem 27,5 % do consumo total e em que as principais componentes de energia dissipada são devidas a perdas de água (causas possíveis: falta de uma setorização adequada e conjugada com uma gestão de pressões) e a ineficiências nos equipamentos de bombeamento. No nível 4, as estações elevatórias 1.2, 1.3, 3.2 e 3.3 foram selecionadas como críticas porque representam 8,2 % do consumo e evidenciam problemas de eficiência devidas à existência de equipamento antigo degradado ou a funcionar afastado do ponto ótimo de operação. Na etapa de tratamento de águas residuais (que representou 39 % do consumo total de energia na EG) os resultados dos indicadores de eficácia mostram 100% de conformidade no tratamento de águas residuais e os de eficiência energética mostram desempenho satisfatório em termos de energia consumida por volume tratado. Em relação à produção de energia o desempenho foi insatisfatório face ao potencial de produção. A etapa de tratamento de águas residuais foi dividida em 7 ETAR, com todas as ETAR a apresentarem eficiências energéticas com diagnóstico bom, pelo que nenhuma ETAR foi identificada como crítica. Os resultados alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Loureiro, D.; Silva, C.; Pisoeiro, J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG G participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG G, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG G é responsável por 4 etapas dos sistemas urbanos de águas: i) captação e transporte, ii) transporte e distribuição de água, iv) recolha e transporte de águas residuais, v) tratamento e descarga. Os gastos com energia residuais têm nesta EG um peso significativo nos gastos totais, representando 8 % em 2018. A etapa de captação, transporte e distribuição de água foi a que consumiu em 2018 mais energia (65%), seguida da etapa de tratamento e descarga de águas residuais (31%) e da etapa de drenagem de águas residuais (4%). A EG G decidiu analisar a etapa de tratamento de águas residuais como crítica, não tendo sido efetuado o desempenho nas outras etapas. A etapa de tratamento de águas residuais não foi eficaz (qualidade da água não conforme com a licença de descarga); em eficiência energética, o desempenho foi bom em energia consumida por carga removida, mediano em energia consumida por volume tratado e insatisfatório em energia produzida. A etapa de tratamento de águas residuais foi dividida em 4 ETAR variando entre 0,5% na ETAR 4 e 12,3% na ETAR 1 Verificou-se que todas as ETAR tiveram desempenho insatisfatório em conformidade em 2018 e o consumo de energia por volume tratado mostra potencial de melhoria de eficiência energética. A ETAR 1 apresenta também maior potencial de produção de energia. Para a ETAR 1, que foi considerada uma das críticas, foram realizadas campanhas de medição de consumo de energia em cada processo da ETAR e o arejamento foi responsável pelo maior consumo de energia na ETAR 1, representando 3,2% do consumo de energia da EG G e com desempenho insatisfatório, em 2018. Os resultados alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Silva, C.; Loureiro, D.; Pisoeiro, J.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG H participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG H, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG H é responsável pelo abastecimento e drenagem em alta, tendo-se analisado apenas um sistema de tratamento e abastecimento de água e um sistema de drenagem e tratamento de água residual da EG H. Os gastos com energia para captação e transporte de água e drenagem e tratamento de água residual representam 37 % dos gastos totais em 2018 dos dois sistemas analisados. Os principais consumos de energia encontram-se na captação e transporte de água, representando 59 % do consumo total de energia na EG, e no tratamento de água residual, com 24 % do consumo total da EG H. A etapa de captação e transporte de água para consumo, relativamente à eficiência energética, revelou um nível insatisfatório em energia em excesso por volume de consumo autorizado e em consumo de energia normalizado das instalações elevatórias. Esta etapa de captação e transporte considerada crítica foi depois analisada para cada um dos 3 subsistemas de distribuição da EG H. Verificou-se que em 2018 o consumo energético de cada subsistema analisado variou entre 7 % e 39 % do consumo energético total da EG. O consumo de energia normalizado mostra potencial de melhoria em todos os subsistemas. Para o subsistema 3, que foi considerado o subsistema crítico, das 5 instalações elevatórias inseridas neste subsistema 3 apresentam um consumo de energia normalizado de nível mediano. Foram identificadas 3 instalações elevatórias críticas com um consumo energético que representa 37 % do consumo total da EG H. Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Loureiro, D.; Silva, C.; Pisoeiro, J.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG I participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG I, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG I é responsável pela captação, transporte e distribuição de água e pela recolha de águas residuais. Esta EG, embora possua várias com captações próprias, adquire também água a EG em alta. Os gastos com energia para captação, transporte e distribuição de água e drenagem de águas residuais representam 4,4 % dos gastos totais em 2017. Este valor não contabiliza a energia gasta pela EG I indiretamente através da compra de água para consumo público e entrega de águas residuais para tratamento. O consumo de energia na captação, transporte e distribuição de água representou 96 % do consumo total de energia na EG, uma vez que a drenagem de água residual é maioritariamente gravítica. A etapa da captação, transporte e distribuição de água para consumo público revela um nível insatisfatório em perdas de água. Em eficiência energética, o desempenho foi mediano em energia em excesso por volume de consumo autorizado e em consumo de energia normalizada nas instalações elevatórias. Esta etapa foi depois analisada para cada um dos 9 subsistemas da EG I. Verificou-se que em 2017 o consumo de energia elétrica em cada subsistema analisado variou entre 0 % e 23 % do consumo energético total da EG. O consumo de energia normalizado das instalações elevatórias mostra potencial de melhoria em 8 dos 9 subsistemas. Para o subsistema 6 (Maceira), que foi considerado o subsistema crítico, o nível de perdas de água é elevado (50 %) e das 6 Instalações Elevatórias (IE) inseridas neste subsistema 3 têm rendimento insatisfatório e 3 têm rendimento mediano. Do total de IE do subsistema 6, 4IE foram identificadas como críticas por terem um desempenho mediano ou insatisfatório e por apresentarem um consumo energético relevante neste subsistema (13 % do consumo total da EG I). Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Pisoeiro, J.; Loureiro, D.; Silva, C.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação Parte I: Diagnóstico de eficiência energética na EG J participante no projeto Avaler+, Deliverable D3.3 do projeto Avaler+, Tarefa 3.
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG J, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG J é responsável por 4 etapas dos sistemas urbanos de águas: i) captação e transporte, ii) transporte e distribuição de água, iv) recolha e transporte de águas residuais, v) tratamento e descarga. Os gastos com energia para captação, transporte e distribuição de água e drenagem e tratamento de água residual representaram 10 % dos gastos totais em 2017. A etapa de captação, transporte e distribuição de água foi a que consumiu em 2017 mais energia (67%), seguida da etapa de tratamento e descarga de águas residuais (26%) e da etapa de drenagem de águas residuais (7%). Na etapa de recolha e transporte de águas residuais (que representou 7% do consumo total de energia na EG), o equipamento de bombeamento apresentou globalmente um desempenho mediano, e em termos de eficácia, o desempenho foi mediano em água residual recolhida (wcE6), em que o volume de água residual recolhida foi inferior ao volume de água residual faturada e insatisfatório na ocorrência de inundações (wcE7), indicando que existem oportunidades de melhoria, nomeadamente através de um maior controlo das inundações e de by-pass que podem estar a originar elevados volumes de descargas A etapa de captação, transporte e distribuição de água para consumo revela na eficiência energética um desempenho mediano no consumo de energia normalizado e na energia fornecida em excesso. A etapa de captação, transporte e distribuição de água foi divida em 3 subsistemas. Selecionou-se o subsistema 4, por representar 23% do consumo de energia na EG e por ser o que apresenta pior de desempenho em termos dos equipamentos de bombeamento, o valor mais elevado de energia fornecida em excesso e para o qual contribui maioritariamente a energia dissipada por perdas de água, para além da ineficiência nos equipamentos de bombeamento. Para o subsistema 4, que foi considerado o crítico, foram identificadas 3 instalações elevatórias para intervenção prioritária por representarem 8% consumo total da EG J e por apresentarem problemas de baixa eficiência associada a equipamentos envelhecidos e/ou degradados ou a funcionar afastados do ponto ótimo de operação. Na etapa de tratamento de águas residuais (que representou 26% do consumo total de energia na EG) os resultados dos indicadores de eficácia mostram 100% de conformidade no tratamento de águas residuais e os de eficiência energética mostram desempenho mediano em termos de energia consumida por volume tratado e bom desempenho por massa removida. Em relação à produção de energia o desempenho foi insatisfatório face ao potencial de produção. A etapa de tratamento de águas residuais foi dividida em 4 ETAR, mas a ETAR 1 foi responsável pela maioria do consumo no tratamento de águas residuais, correspondendo a 25% do consumo total da EG, onde se verificou que foi eficaz em 2017 e que existe potencial de melhoria de eficiência energética, quer no consumo de energia por volume tratado, quer na produção de energia. Para a ETAR 1, que foi considerada crítica, o arejamento foi responsável pelo maior consumo de energia, representando 14 % do consumo de energia da EG J e obteve um desempenho bom, no entanto pode ser insuficiente para satisfazer as necessidades da água residual a tratar. Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Ano: 2020
Autor(es): Pisoeiro, J.; Silva, C.; Loureiro, D.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas.; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
|