Livros
Info
Método LNEC para avaliação e classificação da qualidade acústica de edifícios habitacionais
Esta publicação apresenta uma metodologia para avaliar a qualidade acústica de edifícios habitacionais, ou partes deles (fogos), visando a sua qualificação em termos das características da componente acústica interior, nos espaços com utilização sensível, contribuindo, consequentemente, para a sustentabilidade ambiental e para o reforço dos padrões de qualidade de vida do cidadão. A metodologia proposta assenta num processo de avaliação segundo três linhas estratégicas fundamentais, às quais corresponde um determinado nível físico, respetivamente: uma relacionada com a integração da unidade edificada no seu ambiente próximo (ou seja, tendo em conta um contexto de planeamento), designada na presente publicação por Vizinhança; outra relacionada com a disposição interior dos diversos espaços funcionais e com a sua inter-relação cruzada, assim como com os diferentes usos que podem estar associados às diversas frações autónomas existentes (ex. fogos versus espaços comerciais), para além das caraterísticas acústicas dos espaços comuns, a qual é intitulada Edifício; e uma outra assente na eficácia acústica das soluções de compartimentação adotadas e no nível máximo admissível do ruído de equipamentos de uso coletivo, designada por Habitação. Por último, apresentam-se, a título de exemplo, algumas casos práticos que possibilitam demonstrar a potencialidade, as nuances, e o interesse de que se pode revestir o uso da metodologia em causa para classificação, e eventual etiquetagem, da qualidade acústica das unidades habitacionais, potenciando assim a qualidade correspondente e introduzindo um novo parâmetro de valoração de mercado.
Ano: 2013
Número Páginas:
77pp.
Autor(es): Patrício, J.
Editor: LNEC
Keywords: Conforto acústico; Avaliação; Controle de qualidade; Edifício de habitação; Acústica de edifício
Info
Programa Minha Casa Minha Vida: Riscos, oportunidades e recomendações para a melhoria da qualidade arquitetónica e urbanística
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
258-259 p..
Autor(es): Branco Pedro, J.
Editor: LNEC
Keywords: Habitação; Qualidade; Programa minha casa minha vida
Info
Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas - Série II. nº 13
N/A
Ano: 2013
Número Páginas:
78pp.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
Série II Número 13.
Info
Sistemas de impermeabilização de aterros de resíduos. Equipamento para deteção de orifícios em geomembranas (GeoSafe)
Os aterros de resíduos são obras de engenharia geotécnica concebidas para minimizar o efeito poluente dos resíduos no meio ambiente, mediante a utilização de sistemas de impermeabilização e drenagem na base, nos taludes e na cobertura final (sistema de encerramento). Os sistemas de impermeabilização e drenagem incluem diversas camadas, com diferentes funções, destacando-se o papel das barreiras, em particular da geomembrana, cujo desempenho é fundamental para garantir a funcionalidade de tais sistemas. O desempenho da geomembrana pode, porém, ser comprometido pela presença de orifícios, resultantes, sobretudo, de atividades construtivas inadequadas, em particular, da colocação da camada de drenagem de lixiviados sobre as barreiras do sistema de impermeabilização. A presença de orifícios na geomembrana potencia a migração de contaminantes para o subsolo e para as águas subterrâneas, sendo indispensável proceder à sua reparação, antes do início da exploração do aterro de resíduos, para não se pôr em risco a eficácia desta barreira. Assim, após a colocação da camada de drenagem, é necessário proceder à deteção e localização dos orifícios na geomembrana. Em Portugal, não existia nenhum equipamento que permitisse a realização de ensaios expeditos e pouco onerosos para deteção e localização de orifícios em geomembranas, pelo que foi desenvolvido um equipamento, abreviadamente designado por GeoSafe, com esse objetivo. O desenvolvimento do GeoSafe e da correspondente metodologia de ensaio ocorreu no âmbito do projetoPTDC/AAC-AMB/102846/2008, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), envolvendo o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. (LNEC), que coordenou o projeto, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Empresa Geral do Fomento (EGF). Este equipamento constitui o primeiro passo para a realização de ensaios de deteção e localização de orifícios, no nosso país, ensaios que, a serem integrados nas atividades de controlo e garantia de qualidade da construção, contribuirão para o eficaz desempenho das geomembranas, com os benefícios daí decorrentes para o meio ambiente. O presente livro visa divulgar as potencialidades do GeoSafe na realização de ensaios de deteção e localização de orifícios em geomembranas. Pretende, também, sensibilizar para a premente necessidade de se proceder à realização destes ensaios bem como apresentar os benefícios que a sua realização representa para a proteção do meio ambiente em Portugal. Tem, igualmente, por objetivo melhorar a prática construtiva dos sistemas de impermeabilização e drenagem dos aterros de resíduos, no que diz respeito às atividades de instalação, de controlo e de garantia de qualidade da geomembrana. O livro é dirigido a todos os envolvidos e interessados no processo de conceção, construção e exploração de aterros de resíduos.
Ano: 2013
Número Páginas:
45p..
Autor(es): Barroso, M. P.; Mota, R.; Lopes, M. G.; Matutino, P.; Silva, F.; Dores, R.
Revista: Sistemas de impermeabilização de aterros de resíduos. Equipamento para deteção de orifícios em geomembranas (GeoSafe)
Info
2º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono. 1º Congresso Construção e Reabilitação Sustentável de Edifícios no Espaço Lusófono
O
Ano: 2012
Número Páginas:
374pp.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: LNEC
Keywords: Congresso internacional; País lusófono; Desenvolvimento socioeconómico; Desenvolvimento sustentável; Planeamento urbano; Ordenamento do território; Reabilitação de edifício; Edifício de habitação; Construção de edifício; Habitação
Info
Análise das exigências de área aplicáveis às habitações do programa «Minha Casa Minha Vida».
Tendo em atenção a controvérsia em torno do programa «Minha Casa Minha Vida», este artigo procura contribuir para a discussão analisando as exigências de área. Primeiro, são revistas as dimensões do mobiliário e equipamento previsto no programa e analisadas as implicações desta revisão na área de um projecto padrão. Depois, é revisto o mobiliário e equipamento a incluir em cada habitação e re-analisadas as implicações desta revisão na área do projecto padrão. Por último, comparam-se as exigências de área do programa com as estabelecidas em outros países latino-americanos e europeus. Conclui-se que 1) as dimensões do mobiliário considerado no programa são inferiores às encontradas nas grandes lojas de varejo, 2) deve prever-se um aumento de 15% da área útil estabelecida no programa para as casas e 3) a área útil das casas definida no programa é inferior ao estabelecido na generalidade dos países comparados.
Ano: 2012
Autor(es): Boueri, J.; Branco Pedro, J.; Scoaris, R.
Editor: LNEC
Volume:
7.
Keywords: Mobiliário e equipamento; Programa minha casa minha vida; Área mínima; Brasil; Habitação de interesse social
Info
Área útil do fogo. Revisão das exigências regulamentares.
O objectivo deste artigo é estudar as exigências de área útil mínima do fogo que devem ser estabelecidas pela regulamentação da construção portuguesa. Foram realizadas as seguintes tarefas: identificar as necessidades de equipamento e mobiliário para cada função, lotação e nível de qualidade; determinar a dimensão do mobiliário e equipamento utilizado, assim como as suas disposições frequentes; conceber modelos de espaços funcionais; definir a área necessária para desenvolver cada função e a área útil do fogo; comparar os resultados com as estatísticas de construção de habitação em Portugal e com as exigências de área em vigor em Portugal e em outros países europeus. Conclui-se que a área útil do fogo obtida para novos edifícios é 5% a 15%, consoante a lotação, superior ao estabelecido na regulamentação em vigor em Portugal. Os valores obtidos para a área útil do fogo estão próximos dos estabelecidos na regulamentação da construção de alguns países europeus. Observa-se que o estudo aborda apenas a área útil do fogo, existindo outras exigências de área importantes para assegurar a adequação ao uso da habitação; as exigências de área foram definidas com base na situação portuguesa actual, necessitando ser adaptadas quando aplicadas em diferentes contextos sociais, culturais ou económicos; as exigências de área definidas constituem limiares mínimos, não sendo recomendações de boa prática.
Ano: 2012
Número Páginas:
p. 53-88 (36)..
Autor(es): Branco Pedro, J.
Editor: LNEC
Volume:
7.
Keywords: Rgeu; Portugal; Área mínima; Habitação
Info
Characterization of decorative Portuguese gypsum plasters from the 19th and 20th centuries: the case of the Bolsa Palace in Oporto
The use of gypsum plaster for the interior coating of walls and ceilings in the Portuguese architecture was particularly expressive in the period between the XVIII and the XX century. However, information about this important heritage is almost nonexistent, which is leading to a rapid loss of important patrimony. In this paper the results of the characterisation of five gypsum plaster samples from the second half of the XIX century belonging to the Arabian Room of the Bolsa Palace, located in Oporto, North of Portugal, are presented and discussed. XRD and TGA-DTA techniques were used to establish the mineralogical composition, and the relative proportions of the binders. Optical microscopy and FESEM-EDS observations were performed both in fractured and polished surfaces in order to determine the stratigraphy and the composition of individual layers. The results of this characterisation work showed that the plasters used were mainly composed of gypsum and hydrated lime in different proportions a feature that was correlated with the application techniques of the decorative elements analyzed - and allowed the determining of the restoration interventions they had already been submitted to. Some physical properties like the dynamic modulus of elasticity and capillary absorption were also determined, and a correlation between the results obtained was established with previous studies performed by the authors.
Ano: 2012
Número Páginas:
141-151pp.
Autor(es): Freire, T.; Santos Silva, A.; Veiga, M. R.; Brito, J.
Editor: Springer
Volume:
Volume 7, RILEM Bookseries.
Keywords: Capillary absorption; Microscopy; Tga-dta; Xrd; Characterisation; Gypsum plasters
Info
Diagnosis, characterization and restoration of the internal renders of Santíssimo Sacramento church in Lisbon
The Santíssimo Sacramento Convent in the Alcântara quarter of Lisbon is one of the most important ecclesiastical structures of the Filipino Period (1580- 1640), showing an innovative architectural layout. An intervention aiming at the repair and restoration of the interior plasters of the Santíssimo Sacramento Church was performed in 2009 and 2010. To support the restoration plan, a physical, mechanical and chemical-mineralogical characterization of the internal plasters of the church was carried out. In this paper the main results are presented, such as various types of plasters, mortars, stuccos and pigments; and also the nature of the main anomalies were identified and characterized. The results obtained contributed to the identification of the main decorative programs characterized by the use of different materials and techniques. The mortars are in very good condition, being composed of aerial calcitic lime with quartzitic and basaltic aggregates. The stuccos are comprised by gypsum and non-hydraulic lime, while the decorative layers features lime with some precious pigments, such as ultramarine (lapislazzuli) and gold-foil gildings. The plaster conservation and restoration works were performed with compatible repair materials selected according to the physical-chemical characterization and on the evaluation of the conservation state.
Ano: 2012
Número Páginas:
175-194pp.
Autor(es): Santos Silva, A.; Borsoi, G.; Veiga, M. R.; Fragata, A.; Tavares, M.; Llera, F.; Barreiros, B.; Teixeira, T.
Editor: Springer
Volume:
Volume 7, RILEM Bookseries.
Keywords: Pigments; Stuccos; Mortars; Plasters
Info
Guia de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores - 2ª Geração do sistema de avaliação
O objetivo do presente Guia é a apresentação e a especificação dosistema correspondente à 2.ª geração de avaliação da qualidade dosserviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuaisurbanas e de gestão de resíduos urbanos prestados pelas entidadesgestoras sujeitas a regulação.Este sistema constitui uma peça fundamental do modelo de regulaçãoem implementação pela ERSAR, sumariamente descrito neste Guia emais detalhadamente descrito em [1], nomeadamente no que respeitaà componente da regulação da qualidade do serviço, de forma a tornarpossível a avaliação quantificada.Note-se que, de acordo com o disposto na alínea e) do n.º 1 do artigo 5.ºdo Decreto-Lei n.º 277/2009, de 2 de outubro, a ERSAR tem atribuiçõesnão apenas para assegurar a regulação da qualidade de serviço prestadoaos utilizadores pelas entidades gestoras, mas também para avaliaro desempenho dessas entidades, promovendo a melhoria dos níveis deserviço. É no quadro destas atribuições que se pretende promover estesistema de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos.A 2.ª geração do sistema de avaliação da qualidade do serviço resultouda análise crítica do sistema de indicadores adotado na 1.ª geração e darespetiva aplicação desde 2004 ao universo das entidades concessionáriase teve em conta o estado atual de conhecimentos e a experiênciainternacional entretanto adquirida.Para além da identificação e da especificação de todos os componentesdo sistema de avaliação, e em particular do conjunto de indicadores dequalidade do serviço a utilizar em cada um dos três tipos de serviços,são também definidos os procedimentos de avaliação, através dadefinição da informação a obter, do cálculo de indicadores, da sua interpretaçãoe análise comparativa, numa perspetiva de benchmarking, eda produção do relatório de síntese.
Ano: 2012
Número Páginas:
256p.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: ERSAR/LNEC
|