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Ética Prática da Ecologia Humana: questões introdutórias sobre ecologia humana e a emergência dos riscos ambientais.
O livro resume a evolução dos quadros teóricos da ecologia humana e a valorização das suas práticas, no presente, sob contributos para os processos de avaliação ambiental estratégica e dos impactos sociais associados a alterações climáticas e riscos ambientais. Discute em torno das questões éticas, e argumenta a favor de uma nova epistemologia para as ciências sociais e humanas no compromisso para com a sustentabilidade e a democratização dos processos de decisão.
Ano: 2011
Número Páginas:
31.
Autor(es): Craveiro, J.
Editor: Apenas
Keywords: Ética ambiental; Ecologia humana
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MEC2011 - Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira
N/A
Ano: 2011
Autor(es): Fortunato, A. B.; Freire, P.; Oliveira, A.
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
CD Room.
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Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas - Série II. nº 10
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
68pp.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
Série II Número 10.
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Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas - Série II. nº 9
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
82pp.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
Série II Número 9.
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Road Tunnels: Operational strategies for emergency ventilation
Le présent document est un rapport préparé par le groupe de travail n° 6 « Ventilation et maîtrise des incendies » du comité technique C3.3 'Exploitation des tunnels routiers' de lAssociation mondiale de la Route (AIPCR). Ce rapport fournit des informations sur lexploitation des systèmes de ventilation des tunnels dans les cas durgence, principalement ceux causés par un incendie. En exploitation normale, la ventilation est nécessaire pour assurer la propreté de lair ambiant et préserver la visibilité dans le tunnel, en évitant laccumulation de gaz polluants et de particules. En cas dincendie, lexploitation de la ventilation doit être modifiée pour passer de son mode normal à un mode qui optimise les possibilités dévacuation des usagers du tunnel et dintervention sûre des services durgence. La stratégie à adopter dépend de la géométrie spécifique du tunnel, de la densité du trafic et de son mode de circulation uni ou bidirectionnel. Après une discussion des travaux antérieurs de lAIPCR et quelques remarques sur la directive européenne de 2004 et les recommandations nationales concernant la ventilation des tunnels, le rapport présente des informations sur les types de système de ventilation communément utilisés, tels que les systèmes longitudinal, transversal et semi-transversal. Les objectifs visés dans lidéal pour la maîtrise des fumées dans ces différents types de tunnel sont ensuite traités, et le mode de commande préféré est présenté. Ceci peut inclure, par exemple, le contrôle de la vitesse du courant dair longitudinal, une fonction qui peut ne pas être disponible dans tous les cas, mais qui devrait normalement être prévue dans un ouvrage nouveau. Les principes de la commande de la ventilation sont alors décrits dans leurs grandes lignes, et quelques remarques sur la maintenance et les essais de vérification suivent.
Ano: 2011
Número Páginas:
99p.
Autor(es): Allemann, M.; Brandt, R.; Carlotti, P.; Viegas, J.
Editor: PIARC
Volume:
2011R02.
Keywords: Controlo de fumo; Ventilação; Túneis
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Simpósio Património em Construção - Contextos para a sua preservação
Em 2011 cumpriram-se 100 anos sobre a publicação da Lei de Reorganização dos Serviços Artísticos e Arqueológicos da 1ª República (Maio de 1911). Este diploma constituiu uma referência incontornável no enquadramento do conceito de património que iria influenciar toda a prática da sua salvaguarda em Portugal. Por coincidência, cumpriram-se também neste ano os 80 anos da Carta de Atenas (Outubro de 1931), um marco histórico na produção de documentos orientadores de cariz internacional, que veio incentivar a produção de novas cartas e outros documentos internacionais que, em larga medida, ainda definem e sustentam as actuais práticas de preservação do património. O Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil quiseram com este simpósio assinalar aquelas efemérides oferecendo às comunidades científicas e profissionais uma oportunidade de reflectirem sobre estes acontecimentos pioneiros e debaterem as consequências que eles tiveram no período transcorrido desde então, como forma de compreender melhor a salvaguarda do património nos dias de hoje, perante os desafios e exigências da sociedade moderna. Os artigos recebidos, e que constam nas presentes actas, demonstram o interesse que o tema suscita e confirmam que o País está bem apetrechado para cuidar do seu património em todas as vertentes que tal objectivo exige. Ao juntarmos as valências de duas instituições tão diferenciadas, procurámos mostrar que a preservação é um conceito multifacetado, que necessita de contributos diversos, mas precisos, e que não pode ser abordado de forma unilateral ou voluntarista por um qualquer grupo profissional ou ditado por meios burocráticos como medida normalizada ou normalizável. Os trabalhos agora publicados dão conta dos primórdios das preocupações sobre preservação, discutem problemáticas que percorreram o Séc. XX e reflectem sobre as situações actuais, cumprindo cabalmente as nossas expectativas e enriquecendo o acervo de exemplos e de doutrinas que nos permitem afirmar que não é por falta de conhecimento, de experiências ou de competências realizadoras que ainda hoje vemos acontecerem intervenções desqualificadas, mal preparadas e desajustadas. As presentes actas aí estão para demonstrar que fazer mal ou abandonar património não têm que ser fatalidades de um país.
Ano: 2011
Número Páginas:
425pp.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: LNEC
Keywords: Congresso internacional; Conservação de património; Otecção do património; Património; Pt
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Unified Power Flow Controllers Without Energy Storage: Designing Power Controllers for the Matrix Converter Solution
N/A
Ano: 2011
Número Páginas:
425-438.
Autor(es): Monteiro, J.; Silva, J. F.; Pinto, S. F.; Palma, J.
Editor: INTECH
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Adaptação e Sustentabilidade de Serviços de Abastecimento de Água e de Águas Residuais - RESUMOS
N/A
Ano: 2010
Número Páginas:
425p.
Autor(es): entidade LNEC
Editor: APESB
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Application of a gap-graded asphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of a stretch of the national road EN1 located in the north of Portugal - Field and laboratory case study
This case study refers to a successful application of an asphalt rubber wearing course in the frame ofthe rehabilitation of the pavement of the National Road EN 1 between Landiosa and Picoto.It concerns asphalt rubber manufactured by the wet process, using gap-graded aggregates. / O presente caso de estudo refere-se à aplicação bem sucedida de misturas com betume modificadocom borracha reciclada de pneus em camada de desgaste, no âmbito das obras de reabilitação dopavimento da estrada nacional EN 1, entre Landiosa e Picoto.Diz respeito, em particular, ao fabrico, por via húmida, de mistura betuminosa com borrachautilizando agregados com granulometria descontínua.
Ano: 2010
Número Páginas:
20pp.
Autor(es): Batista, F. A.; Antunes, M. L.
Editor: LNEC
Volume:
NS 124
Keywords: Laboratory test; In situ test; National road; Rubber; Recycled materials; Road pavement rehabilitation; Asphaltic road pavement; Asphalt; Pt
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Application of a gap-graded asphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of two national road stretches (EN104 and EN105) located in the north of Portugal - Field and laboratory
This case study refers to the first significant experience with asphalt rubber, manufactured by the wetprocess, applied on a full scale rehabilitation project in Portugal. It concerns the application of a gapgradedasphalt rubber wearing course in the rehabilitation of the pavement of National road stretchesEN 104 between Azurara and Trofa and EN 105 between Travagem and Santo Tirso. / O presente caso de estudo refere-se à primeira experiência relevante, em Portugal, na qual seutilizaram misturas com betume modificado com borracha reciclada de pneus na reabilitação deestradas nacionais. Diz respeito, em particular, à aplicação de misturas betuminosas rugosas combetume modificado com borracha em camadas de desgaste, no âmbito da reabilitação do pavimento deum troço da estrada nacional EN 104, entre Azurara e Trofa, e da estrada nacional EN 105, entreTravagem e Santo Tirso.
Ano: 2010
Número Páginas:
23pp.
Autor(es): Batista, F. A.; Antunes, M. L.; Santos, C.
Editor: LNEC
Volume:
NS 122
Keywords: Pt; Laboratory test; National road; Rubber; Recycled materials; Road pavement rehabilitation; Asphalt; In situ test; Asphaltic road pavement
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