Artigos de Revista
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Um(a) NAU com 40 anos, parte III
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
19 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Editor: Grupo Habitar
Keywords: Pesquisa em arquitectura; Nau do lnec; Investigação em arquitectura; Investigação arquitectónica
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Uma cidade atraente feita de densidades e imagens estimulantes
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
14 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Editor: Grupo Habitar
Keywords: Habitação; Densidade urbana; Cidade; Baixa altura
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Uma cidade atraente feita de densidades vitalizadoras
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
8 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Editor: Grupo Habitar
Keywords: Viver a cidade; Cidade vitalizada; Cidade motivadora; Cidade e vizinhança; Cidade densa; Cidade coesa; Cidade atraente
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Uncertainty evaluation of multi-sensor flow measurement in a sewer system using Monte Carlo method
Technical requirements and economical impactsof flow measurements in sewer systems are a issue concern intoday
Ano: 2009
Número Páginas:
6p.
Autor(es): Ribeiro, A.; Almeida, M. C.; Palma, J.
Keywords: Monte carlo method; Measurement uncertainty; Flow measurement; Sewer systems
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Validação da metodologia utilizada para a previsão da agitação marítima implementada no projecto MOIA
Resumo. A agitação marítima é um factor determinante na segurança das operações einfra-estruturas portuárias. A agitação dentro de um porto pode ser estimada pormodelos numéricos apropriados que utilizam como condições de fronteira previsões daagitação ao largo produzidas por modelos numéricos de escala regional.O projecto MOIA, em curso, tem por objectivo o desenvolvimento de uma ferramentaintegrada para apoio às actividades de gestão portuária levando em conta os efeitos daagitação marítima em infra-estruturas portuárias, na navegação portuária e nasoperações de carga e descarga de navios.Esta comunicação descreve o trabalho realizado até agora no âmbito deste projecto, como objectivo último de avaliar os efeitos da agitação marítima nos navios amarrados nointerior do porto de Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores. Componente fundamentaldeste trabalho, apresentada nesta comunicação, é a validação do procedimento paraprevisão das características da agitação marítima na zona de entrada do porto que sebaseia na utilização do modelo numérico SWAN. Para tal comparam-se os valores dascaracterísticas dos estados de agitação previstos por aquele modelo com valores medidospor uma bóia-ondógrafo instalada nas imediações do referido porto. Dos resultadosobtidos conclui-se ser necessário incluir o efeito do vento na propagação das ondas.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Keywords: Validação; Swan; Previsão; Modelação numérica; Agitação marítima
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Verificação de Fórmulas Para a Evolução da Erosão em Taludes de Quebra-Mares
Os quebra-mares de taludes são estruturas de protecção portuária muito comuns emPortugal e em cujo projecto se assume a necessidade de obras de manutenção ou reparaçãodurante a sua vida útil. Para a avaliação da necessidade de realização das eventuais obras demanutenção ou reparação, é necessária a existência de um programa de acompanhamento daestrutura contemplando a medição de grandezas relevantes para essa avaliação.Uma dessas grandezas é o volume erodido do manto protector por acção da agitaçãomarítima, que pode determinar-se a partir de levantamentos consecutivos da envolvente dostaludes e com o qual se pode definir o dano da estrutura. Melby & Kobayashi (1999)apresentaram uma fórmula para previsão da evolução do dano em quebra-mares de taludescom base nas características da agitação neles incidente. Essas fórmulas, contudo, foramestabelecidas a partir de resultados de ensaios com modelo físico reduzido de um quebra-marcom mantos protectores constituídos por enrocamento, sendo por isso válidas apenas paraaquela geometria.Nesta comunicação apresentar-se-ão os resultados de um trabalho em curso no LNECcujo objectivo é estender a gama de aplicação daquelas fórmulas avaliando a evolução dodano em mantos protectores de declives diferentes do considerado por aqueles autores.Antes de passar a outros declives, começou-se por reproduzir as experiências descritasem Melby & Kobayashi (1999). Tratam-se de ensaios com modelo físico reduzido de longaduração em que sequências de estados de agitação estacionários vão atingindo o mantoprotector e se mede o volume erodido no final da actuação de cada estado de agitação. Umavez que estes ensaios terminam apenas quando fica visível uma porção apreciável do filtro sobo manto protector, a sua duração pode variar entre 9 e 28 horas. A medição do volume erodidono final da actuação de cada estado de agitação é realizada a partir da reconstrução de paresestéreo em que se compensa a refracção induzida pela interface ar-água. Tal significa queaquelas fotografias podem ser tiradas mantendo-se a água no canal.Palavras chave Quebra-mares de talude, Previsão da evolução dos danos no mantoresistente, Ensaios em modelo reduzido, Reconstituição de cenas a partir de pares estéreo,Análise de risco, Estudo probabilístico
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Lemos, R.; Santos, J. A.
Keywords: Taludes de quebra-mares; Erosão
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Vivências e vivendas I
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
9 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Editor: Edição Infohabitar
Keywords: Vivência; Vivenda; Habitação humanizada; Habitação e filosofia; Habitar
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Vivências e vivendas II
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
12 p..
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Editor: Edição Infohabitar
Keywords: Vivência; Vivenda; Habitação humanizada; Habitação e filosofia; Habitar
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Wave climate variability in the North-East Atlantic Ocean over the six last decades
Ocean surface gravity waves play a major role in many engineering and environmental problems, both in the open ocean and in coastal zones. Therefore, it is essential to improve our knowledge on spatial and temporal variability of wave climate. This study aims at investigating this variability in the North-East Atlantic Ocean (25º W
Ano: 2009
Número Páginas:
p. 120-131.
Autor(es): Dodet, G.; Bertin, X.; Taborda, R.
Revista: Ocean Modelling
Volume:
31.
Keywords: Long-term trends; North-east atlantic ocean; Nao index; Wave climate variability
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Wave Overtopping of a Porous Structure: Numerical and Physical Modeling
This paper illustrates the application of the new version of a nonlinear shallow water numerical model, AMAZON,to study the mean wave overtopping discharge at a porous breakwater that protects the Portuguese harbor of Póvoade Varzim. The results are compared with two-dimensional physical model data collected at the National CivilEngineering Laboratory, Portugal. The implications of using different porous flow parameters in the Forchheimerequation for stationary turbulent flow within the porous layer of the breakwater are discussed. The maximumvelocity that the water can reach during the exchange between the free-flow and porous layers has been included asan input to AMAZON and its impact on the overtopping results is analyzed. A suitable choice of the values of theporous flow parameters and of the maximum velocity leads to a good agreement between the AMAZON results andthe data. The specified maximum velocity was found to be the parameter which mostly affects the obtained results.
Ano: 2009
Número Páginas:
formato electrónico.
Autor(es): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Hu, K.
Keywords: Mean overtopping discharge; Breakwaters; Amazon nonlinear shallow water model; Physical model data
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