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A
atividade desenvolvida no NIT visa essencialmente contribuir para a garantia da
qualidade das infraestruturas de transportes, envolvendo diversos aspetos,
designadamente, segurança, conforto dos utentes, eficiência dos serviços e
sustentabilidade ambiental, tendo em atenção a necessidade de otimizar os
recursos despendidos com a sua construção, reabilitação, operação e manutenção.
A
atividade do NIT reparte-se pela realização de estudos de investigação
programada e de investigação por contrato, a par de outras atividades de
ciência e tecnologia, designadamente organização e participação em reuniões
científicas e técnicas, participação em grupos de trabalho, apoio à indústria
da construção através da realização de ensaios e de consultoria técnica
especializada, atividades relacionadas com normalização, formação, entre
outras.
Os
estudos de investigação programada desenvolvidos no NIT têm vindo a dar origem
a diversas dissertações de mestrado e de doutoramento, sendo, alguns deles,
cofinanciados por entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras,
nomeadamente ao abrigo de programas comunitários.
Os
estudos de investigação por contrato realizam-se a pedido de diversas
entidades, incluindo as administrações rodoviárias, ferroviárias,
aeroportuárias e portuárias e outras entidades responsáveis pelo projeto,
construção e operação de infraestruturas bem como diversas empresas
relacionadas com a indústria da construção. As atividades desenvolvidas no
âmbito da normalização compreendem, entre outras, a participação em Comissões
Técnicas de Normalização, na área dos materiais de pavimentação (CEN/TC 227; CT
129), de agregados (CEN/TC 154; CT 154) e de aplicações ferroviárias (CEN/TC
256; CT143). |
Info
Aplicação sustentável de materiais em infraestruturas de transportes
Esta Linha de Investigação pretende contribuir quer para que materiais não tradicionais possam vir a ser utilizados em infraestruturas de transportes quer para que os materiais tradicionais possam ser aplicados de forma mais eficiente. Através de uma adequada caracterização laboratorial dos materiais, da construção de trechos piloto, e da monitorização do seu desempenho em serviço, será possível contribuir para a sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, nomeadamente económica e ambiental, dos projetos de infraestruturas de transporte, em particular em obras de reabilitação.
Ano: 2014
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Info
Avaliação de infraestruturas de transporte com recurso ao Radar de Prospeção
Este projeto visa melhorar a aplicação da técnica de ensaio com o Radar de Prospeção para avaliação de infraestruturas de transporte. Ao mesmo tempo visa estudar a combinação desta técnica com outras técnicas de ensaio não destrutivas por forma a avaliar a condição das infraestruturas existentes e apoiar as medidas de manutenção das mesmas.
Ano: 2014
Responsável: Simona Fontul
Entidade(s) Financiadora(s):
Ação COST TU1208/EU
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Info
Avaliação do comportamento das zonas de transição na via-férrea
O objetivo principal do presente Projeto de I&D consiste no desenvolvimento de uma metodologia integrada para a avaliação do desempenho das zonas de transição em vias-férreas.
Ano: 2011
Responsável: Eduardo Fortunato
Entidade(s) Financiadora(s):
REFER, E.P.E.
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Info
Avaliação do comportamento e soluções inovadoras para melhoria do desempenho estrutural de infraestruturas de transporte
Esta Linha de Investigação destina-se quer ao desenvolvimento de modelos numéricos e físicos, estes últimos devidamente caracterizados e instrumentados, quer à monitorização de trechos em serviço, que permita estudar a resposta estrutural das infraestruturas de transporte, nomeadamente rodoviárias e ferroviárias.
Ano: 2014
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Info
CoRePaSol – Characterization of advanced cold recycling bitumen stabilized pavement solutions
Este projeto centra-se na harmonização dos métodos de formulação de misturas betuminosas a frio, em particular, das misturas recicladas.
Ano: 2013
Responsável: Fátima Baptista
Entidade(s) Financiadora(s):
CEDR – Conference of European Directors of Roads
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Info
COURSE ‐ Continuous evaluation of railway tracks for efficient asset management
Pretende-se conceber, desenvolver e demonstrar a aplicabilidade de uma abordagem inovadora e integrada de avaliação do desempenho da via-férrea que contribua para identificar as causas das suas disfunções tendo em consideração aspetos relativos à resposta estrutural da interação dinâmica do sistema via-veículo e suportada em conceitos mecanicistas, no que se refere à análise da degradação da qualidade geométrica.
Responsável: Eduardo Fortunato
Entidade(s) Financiadora(s):
ANI – Agência Nacional de Inovação, Mota-Engil Engenharia e Construção, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
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Info
Estudo da aplicação de resíduos de construção e demolição (RCD) em infraestruturas de transporte
Neste projeto são desenvolvidas as ações necessárias ao estudo e à implementação de RCD em obras de pavimentação, em particular: a realização de uma pesquisa bibliográfica alargada, na área dos agregados reciclados e sua aplicação em infraestruturas de transportes, em camadas não ligadas; o acompanhamento das condições de fabrico e de controlo das características dos materiais, com a realização de visitas aos locais de produção; a caracterização laboratorial de RCD, tendo em vista a classificação dos resíduos de acordo com a NP EN 13242; o acompanhamento da aplicação de RCD em trecho experimental.
Ano: 2012
Responsável: Ana Cristina Freire
Entidade(s) Financiadora(s):
Construções Pragosa, S.A., Pragosa Ambiente, S.A.
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Info
FunDBitS – Functional Durability-related Bitumen Specification
O presente projeto tem como principal objetivo elaborar recomendações sobre as propriedades do betume a especificar por forma a obterem-se misturas betuminosas com o desejado desempenho, nomeadamente no que concerne à sua resistência à deformação permanente, rigidez, fendilhamento a baixas temperaturas, fendilhamento por fadiga, adesividade ligante/agregados e envelhecimento.
Ano: 2014
Responsável: Fátima Baptista
Entidade(s) Financiadora(s):
CEDR – Conference of European Directors of Roads
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Info
Gestão patrimonial de infraestruturas de transporte
Esta linha de investigação pretende contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia integrada para uso na gestão patrimonial de infraestruturas de transportes. Essa metodologia contempla, nomeadamente, a criação de bases de dados com informação relevante das infraestruturas e o desenvolvimento de algoritmos e modelos de análise inteligentes, capazes de se adaptarem às especificidades dos objetos em estudo. Como resultado, será possível criar elementos técnicos de suporte à decisão, que tornem a gestão das infraestruturas de transportes mais eficiente e transparente.
Ano: 2014
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Info
GroutRail — Reabilitação de Plataformas Ferroviárias com Tratamento de Solos
Este projeto visa desenvolver e validar, em termos de eficiência técnico-económica, um método de tratamento de solos que permita reabilitar a plataforma das vias-férreas que exibem problemas, sem necessidade de remover os solos existentes nem a superstrutura da via e recorrendo a meios ferroviários. Esse método deverá possibilitar o aumento da rigidez e da capacidade resistente a curto e a longo prazo da fundação da via-férrea, através do seu reforço, proporcionando um regular apoio à camada de balastro e um adequado desempenho estrutural da via face às solicitações.
Responsável: Eduardo Fortunato
Entidade(s) Financiadora(s):
ANI – Agência Nacional de Inovação, Mota-Engil Engenharia e Construção, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
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Info
PLASTIROADS – Desenvolvimento de materiais multifuncionais com resíduos plásticos para pavimentação de estradas
Este projeto tem como principal objetivo promover a utilização de plásticos reciclados em misturas betuminosas multifuncionais, por forma a melhorar o seu desempenho estrutural e funcional, bem como a durabilidade dos pavimentos.
Ano: 2012
Coordenador(es):
Universidade do Minho
Entidade(s) Financiadora(s):
FCT
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Tropical-Pav – Estudo de estruturas de pavimentos rodoviários em climas tropicais
Este projeto de investigação tem por objetivo desenvolver estruturas de pavimento inovadoras, quer ao nível das camadas inferiores, essencialmente com a utilização de materiais locais, em particular otimizando a formulação e tecnologia de aplicação do solo-cimento, quer no que diz respeito às camadas betuminosas superiores, desenvolvendo uma mistura betuminosa de elevado desempenho que contribua para um adequado comportamento das estruturas de pavimentos da rede rodoviária de países emergentes com clima tropical, nomeadamente Angola e Moçambique.
Ano: 2014
Responsável: Ana Cristina Freire
Entidade(s) Financiadora(s):
QREN
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