Os projetos a desenvolver nos domínios cobertos no NPTS enquadram-se em duas temáticas, tendo sido definidas para cada uma as linhas de investigação consideradas prioritárias:
|
Projetos Relevantes
Ver todos
Info
SaferAfrica - Diálogo inovador e avaliação de soluções para uma África mais segura
O projeto SaferAfrica visa estabelecer uma plataforma de diálogo entre a África e a Europa dedicada à segurança rodoviária e a assuntos relacionados com a gestão do tráfego. O projeto é um órgão de alto nível que apresentará recomendações para a atualização do Plano de Ação de África para a Década da Segurança Rodoviária e da Carta Africana de Segurança Rodoviária, bem como fomentar a adoção de iniciativas específicas, devidamente financiadas. O projeto é financiado pela Comissão Europeia (CE) no âmbito do programa de trabalho "Smart, Green & Integrated Transport" do programa Horizon 2020 e coordenado pela Universidade Italiana "La Sapienza". O projeto compreende a participação de 16 parceiros provenientes de diferentes países europeus e africanos.
Ano: 2016
Coordenador(es):
Centro de Investigação de Transportes e Logística da Universidade de La Sapienza de Roma
Entidade(s) Financiadora(s):
Comissão Europeia
|
Info
OPTIMISM - Otimização do Transporte de Passageiros para a Mobilidade Sustentável
O projeto
OPTIMISM respondeu aos seguintes objetivos: i) Desenvolvimento metodológico e
de recomendações com vista à harmonização da informação estatística na área dos
transportes/mobilidade de passageiros na Europa; ii) Modelação do impacto das
principais tendências ao nível da procura e oferta de transportes,
compreendendo modelação macro e micro (comportamento dos passageiros),
incluindo vários cenários futuros para a evolução dos transportes até 2030 (e
dos padrões de mobilidade) em áreas urbanas/metropolitanas nos vários países da
EU; iii) Avaliação do potencial para a descarbonização de opções de
transportes, tendo em conta as aplicações centradas na co-modalidade e na
utilização de TIC para a melhoria da eficiência do sistema de transportes; iv)
Recomendações e princípios a observar para a mobilidade sustentável, com o
desenvolvimento de orientações estratégicas.
Ano: 2011-2013
Responsável: Elisabete Arsénio
Entidade(s) Financiadora(s):
7º PQ Transportes da UE
|
Info
SOLUTIONS – Partilhando Oportunidades para um Transporte Urbano de Baixo Carbono. Implementando soluções de transportes verdes e inovadoras
O projeto SOLUTIONS visa apoiar a implementação e a transferência de soluções de mobilidade sustentável entre cidades na Europa, Asia, América Latina e o Mediterrâneo. Está centrado no teste e na transferabilidade de soluções inovadoras de mobilidade sustentável em seis clusters temáticos: 1) transporte público; 2)infraestruturas de transporte; 3) logística urbana; 4) planeamento integrado/planos de mobilidade urbana sustentável; 5) gestão da mobilidade e redes de transporte; 6) veículos limpos.
Ano: 2013-2016
Responsável: Elisabete Arsénio
Entidade(s) Financiadora(s):
7º PQ Transportes da UE
|
Info
PROLOGUE – PROmoting real Life Observations for Gaining Understanding of road user behaviour in Europe
O projeto visou contribuir para a redução do número de vítimas nas estradas europeias, desenvolver e testar a metodologia de observação naturalística. O método de observação naturalística permite a observação dos utentes da estrada de uma forma discreta, equipando os veículos de passageiros com dispositivos que supervisionam continuamente vários aspetos do comportamento de condução, incluindo informações sobre os movimentos do veículo, as ações do condutor e o ambiente rodoviário.
Coordenador(es):
SWOV - Institute for Road Safety Research
Entidade(s) Financiadora(s):
7º PQ Transportes da UE
|
Info
RISMET – Road Infrastructure Safety Management Evaluation Tools
Projeto vocacionado para desenvolvimento de ferramentas de apoio à gestão da segurança rodoviária mediante a identificação de locais de maior risco de acidente ou potencialmente perigosos.
Coordenador(es):
SWOV - Institute for Road Safety Research
Entidade(s) Financiadora(s):
ERA-NET ROAD - 6º PQ da UE
|
Info
TEA - Análise de Equidade em Transportes: avaliação e integração de critérios de equidade em planeamento de transportes
O projeto
visa dar um contributo científico na análise de equidade no setor dos
transportes através de novos métodos que considerem critérios de equidade na
avaliação de projetos de investimento no setor dos transportes e no apoio à
tomada de decisão. As abordagens centram-se em medidas de acessibilidade de
estudos no âmbito da justiça social, modelos de comportamento em transportes e
análise socioeconómica, em linha com a economia do bem-estar. Os objetivos
principais da ação são: 1) estabelecer uma metodologia que considere a
interação entre a acessibilidade por modo de transportes e fatores
redistributivos; 2) desenvolver novos critérios de avaliação no setor dos
transportes para a acessibilidade de funções de bem-estar social; 3) contribuir
para a avaliação da equidade em futures políticas de transporte e de
investimento no setor.
Ano: 2013-2017
Coordenador(es):
Universidade Politécnica de Madrid, WG3
Entidade(s) Financiadora(s):
COST, European Cooperation in Science and Technology
|
Info
COST TU0903 – Métodos e ferramentas para apoio à utilização, calibração e validação de modelos de simulação do tráfego
O principal objetivo da ação foi desenvolver,
implementar e promover a aplicação de métodos e procedimentos para apoiar o uso
de modelos de simulação de tráfego, especialmente no que diz respeito à
calibração e validação de modelos.
Entidade(s) Financiadora(s):
European Union COST Programme
|
Info
COST-TREND – Tendências para a Evolução dos Custos de Transporte em Portugal: o papel das externalidades ambientais e dos padrões de localização industrial
Este projeto de
investigação investiga as tendências futuras (até 2030) dos custos associados
ao transporte de passageiros e de mercadorias, fazendo uso dos investimentos
estratégicos em prospetiva na Europa e Portugal. Inclui dois casos de estudo
principais: i) análise custo-benefício de tecnologias de transporte
alternativas (caso de estudo aplicado aos utilizadores potenciais de veículos
elétricos na Área Metropolitana de Lisboa/cidade de Lisboa). Foram considerados
vários cenários através de um método de prospetiva e analisadas as opções
alternativas para o transporte de passageiros (transporte individual,
nomeadamente, veículos convencionais a gasolina e gasóleo, veículos híbridos e plug-in electric vehicles), e ainda
esquemas intermodais e novos serviços de
mobilidade de partilha (com especial ênfase para os serviços: car sharing elétrico, bike sharing elétrico e scooter sharing elétricos), ii)
avaliação de cenários de transporte intermodais (Porto de Sines). Outra questão
investigada foi determinar qual ou quais as opções de transporte intermodal que
apresentam um maior potencial na redução de emissões de CO2 a um
menor custo, tendo as mesmas sido avaliadas através de uma análise de
custo-eficácia.
Ano: 2011-2013
Responsável: Elisabete Arsénio
Entidade(s) Financiadora(s):
FCT
|
Estudos Relevantes
Ver todos
|
Info
Estimativa do volume de circulação no país
Este estudo destina-se a estimar uma série coerente de volumes anuais de circulação rodoviária do parque automóvel nacional para o período 2004-2012, utilizando para efeito o método desenvolvido pelo LNEC, baseado na informação das inspecções periódicas obrigatórias (IPO) realizadas no período de 2002-01-01 a 2013-12-31. |
Info
Detecção de zonas de acumulação de acidentes na rede Rodoviária Nacional
Este estudo destinou-se à identificação das zonas de acumulação de acidentes nas estradas da Rede Rodoviária Nacional para os anos de 2005 a 2010, utilizando o método desenvolvido no LNEC, que assenta na estimativa, pelo método empírico de Bayes, da frequência esperada de acidentes, usando modelos de frequência de acidentes e frequências quinquenais observadas de acidentes; e no cálculo de um limiar percentual das distribuições obtidas, por tipo de estrada. |
Info
Atualização da base de dados de acidentes rodoviários e identificação de zonas de acumulação de acidentes na cidade de Lisboa
Este
trabalho diz respeito à atualização da base de dados geográfica de acidentes
rodoviários com vítimas entre 2008 e 2011 e respetiva análise exploratória. Inclui
também a metodologia adotada na identificação de Zonas de Acumulação de
Acidentes (ZAA) e os resultados da sua aplicação na seleção de quatro zonas
piloto para intervenção corretiva na cidade de Lisboa.
|
Info
Auditorias aos relatórios anuais de segurança rodoviária de concessões rodoviárias.
Estes estudos consistem na verificação da informação contida nos relatórios anuais de sinistralidade que as empresas concessionárias de estradas ou autoestradas estão contratualmente obrigadas a enviar à entidade reguladora do sector. O trabalho destina-se a verificar a conformidade dos conteúdos com os requisitos contratuais e com a informação disponível nas fontes oficiais relevantes. As auditorias abrangem toda a análise estatística, os cálculos e os conceitos apresentados no relatório. |
Info
Apoio à revisão de normas de projeto rodoviário
Este estudo destina-se a apoiar a autoridade nacional da normalização em matéria de infra-estruturas rodoviárias no processo de revisão e de reformulação das normas de projecto de estradas, consistindo em duas linhas:
|
Info
Avaliação económica dos benefícios para a saúde do investimento em modos suaves (transporte pedonal e ciclável): uma aplicação do modelo HEAT na cidade de Viana do Castelo (2012-2013)
O
estudo para a Organização Munidal de Saúde (OMS) Delegação Regional para a
Europa inseriu-se no trabalho contractado pela HEPA Europe/grupo da rede das
Cidades Saudáveis. O projeto desenvolveu um inquérito à mobilidade abrangente e
uma primeira aplicação do modelo "Health Economic Assessment Tool” (HEAT) para
avaliação dos potenciais benefícios para a saúde de investimentos em modos
suaves. Tendo por base a análise custo-benefício, o estudo permitiu estimar os
benefícios para a saúde das deslocações regulares a pé e em bicicleta
associadas a vários projetos de investimento implementados e em plano na cidade
de Viana do Castelo: projetos de reconstrução pedonal no centro histórico e
plano da rede ciclável.
Responsável: Elisabete Arsénio
Coordenador(es):
Universidade do Minho
|
Info
Auditoria de Segurança Rodoviária ao projeto de estradas
O estudo visou avaliar, mediante aplicação prática, a aplicabilidade das listas de verificações do Manual (publicado em 2001) no contexto nacional e identificar possíveis melhoramentos ao conteúdo desse Manual. As Auditorias de Segurança Rodoviária ao projecto de rodovias (ASR) são uma das ferramentas apriorísticas de intervenção em segurança rodoviária previstas no âmbito da Directiva 2008/96/CE do parlamento e do Conselho Europeu. Segundo a definição do Manual, as ASR "compreendem um conjunto de procedimentos destinados a incorporar, de modo explícito e formal, os conhecimentos e informações relativos à segurança rodoviária, no planeamento e projecto de estradas, com as finalidades de mitigar o risco de acidentes e de reduzir as respectivas consequências”. O estudo consistiu na realização de auditorias de segurança rodoviária ao projecto de execução da Variante à EN 120 em Aljezur e ao estudo prévio do lanço Chamusca-Almeirim do IC 3. Concluiu-se que as listas de controlo do referido Manual estão em condições de plena aplicação nos projectos de estradas da Rede Rodoviária Nacional. |
Info
Elaboração de recomendações para projeto da área adjacente à faixa de rodagem incluindo critérios de colocação e seleção de sistemas de retenção rodoviários
Este estudo destinou-se a criar as condições para que os elementos com influência na segurança da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) das estradas da Rede Rodoviária Nacional (RRN) possam ser analisados nas fases de projecto e de operação, tendo em vista a realização de intervenções de segurança rodoviária incidindo nessa área. Fundamentalmente, foram realizadas as seguintes actividades:
|
Info
Elaboração de manual técnico para Inspeções de Segurança Rodoviária a estradas da Rede Rodoviária Nacional
Esta acção destinou-se à criação das condições técnicas para a realização das inspecções de segurança rodoviária a trechos de estrada da Rede Rodoviária Nacional, previstas no âmbito da Directiva 2008/96/CE do Conselho Europeu. Segundo a definição contida no Manual elaborado, a inspecção de segurança rodoviária (ISR) é uma ferramenta apriorística de intervenção em segurança rodoviária, que consiste numa inspecção, in situ, regular e sistemática, de estradas em operação, abrangendo a totalidade da Rede Rodoviária Nacional (RRN), efectuada por equipas de peritos em segurança rodoviária com treino específico, resultando num relatório formal identificando os perigos e os problemas de segurança detectados, ao qual a autoridade rodoviária competente (habitualmente a concessionária) tem de dar uma resposta formal. O trabalho envolveu as seguintes actividades:
Definir os requisitos de qualificação dos técnicos encarregados da realização das inspecções de segurança. |
Info
Desenvolvimento de método para avaliação do impacte sobre a segurança rodoviária de intervenções na infraestrutura
Esta acção visou criar as condições para que o planeamento de novas estradas e de grandes intervenções em segurança rodoviária – de âmbito regional ou nacional – possam incluir a avaliação quantitativa e específica dos respectivos efeitos previstos sobre a segurança rodoviária. O trabalho envolveu as seguintes actividades:
|