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Modelos de estimativa de frequência de acidentes e vítimas para dados bidireccionais de auto-estradas Portuguesas
O estudo referente ao presente documento consiste na selecção, ajuste e validação de modelos deprevisão de frequências de acidentes, mortes, feridos graves e mortos e feridos graves empregandométodos estatísticos Bayesianos. Os dados analisados foram registados em trechos (bidireccionais)de auto-estradas da rede portuguesa e medidos num período de cinco anos compreendido entre 1999e 2003, inclusive. Nove variáveis foram medidas juntamente com os eventos considerados,nomeadamente o tráfego médio diário anual, comprimento do trecho, número de faixas de rodagem,largura de vias, existência de vias adicionais para veículos lentos, tipo e largura das bermas e doseparador central. Os dados foram subsequentemente divididos em subgrupos constituídos por todosos trechos nos quais as variáveis com valores omissos foram excluídas e por conjuntos de trechossem valores omissos. Numa segunda fase foram considerados unicamente trechos cujos valores detráfego médio diário anual fossem maiores que 5000 veículos.Os modelos estatísticos considerados incluíram o modelo de Poisson e modelos que assumem umasobredispersão dos eventos baseados na distribuição de Poisson, isto é, os modelos Poisson-Gama ePoisson Log-Normal. Todos os modelos foram ajustados usando métodos Bayesianos. Foramassumidas distribuições a priori não informativas para os coeficientes dos parâmetros dos modelos.Consequentemente, as estimativas Bayesianas para esses coeficientes coincidem com os resultadosobtidos através da abordagem clássica. No entanto, mesmo no caso não informativo, as simulaçõesobtidas a posteriori são úteis para fazer inferências preditivas e para as verificações do ajuste dosmodelos, que foram efectuadas.O critério de informação da desviância (DIC) foi usado para selecção de variáveis e foram feitasverificações preditivas a posteriori para avaliar os ajustes dos vários modelos assim como análisesexaustivas para garantir que os algoritmos de Monte Carlo via cadeias de Markov (MCMC)convergiam e, por consequência, se obtinham distribuições a posteriori estacionárias. Calcularam-seos números esperados para cada um dos diversos eventos, em cada subgrupo de dados, paravalores médios de tráfego médio diário anual e de comprimento de trecho e obtiveram-se distribuiçõesa posteriori para as estimativas dos coeficientes dos modelos obtidos, assim como intervalos decredibilidade para essas estimativas.
Ano: 2009
Número Páginas:
265pp.
Autor(es): Azeredo Lopes, S.; Cardoso, J. L.
Editor: LNEC
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Modelos de estimativa de frequência de acidentes e vítimas para dados bidirecionadas de auto-estradas Portuguesas
O estudo referente ao presente documento consiste na selecção, ajuste e validação de modelos deprevisão de frequências de acidentes, mortes, feridos graves e mortos e feridos graves empregandométodos estatísticos Bayesianos. Os dados analisados foram registados em trechos (bidireccionais)de auto-estradas da rede portuguesa e medidos num período de cinco anos compreendido entre 1999e 2003, inclusive. Nove variáveis foram medidas juntamente com os eventos considerados,nomeadamente o tráfego médio diário anual, comprimento do trecho, número de faixas de rodagem,largura de vias, existência de vias adicionais para veículos lentos, tipo e largura das bermas e doseparador central. Os dados foram subsequentemente divididos em subgrupos constituídos por todosos trechos nos quais as variáveis com valores omissos foram excluídas e por conjuntos de trechossem valores omissos. Numa segunda fase foram considerados unicamente trechos cujos valores detráfego médio diário anual fossem maiores que 5000 veículos.Os modelos estatísticos considerados incluíram o modelo de Poisson e modelos que assumem umasobredispersão dos eventos baseados na distribuição de Poisson, isto é, os modelos Poisson-Gama ePoisson Log-Normal. Todos os modelos foram ajustados usando métodos Bayesianos. Foramassumidas distribuições a priori não informativas para os coeficientes dos parâmetros dos modelos.Consequentemente, as estimativas Bayesianas para esses coeficientes coincidem com os resultadosobtidos através da abordagem clássica. No entanto, mesmo no caso não informativo, as simulaçõesobtidas a posteriori são úteis para fazer inferências preditivas e para as verificações do ajuste dosmodelos, que foram efectuadas.O critério de informação da desviância (DIC) foi usado para selecção de variáveis e foram feitasverificações preditivas a posteriori para avaliar os ajustes dos vários modelos assim como análisesexaustivas para garantir que os algoritmos de Monte Carlo via cadeias de Markov (MCMC)convergiam e, por consequência, se obtinham distribuições a posteriori estacionárias. Calcularam-seos números esperados para cada um dos diversos eventos, em cada subgrupo de dados, paravalores médios de tráfego médio diário anual e de comprimento de trecho e obtiveram-se distribuiçõesa posteriori para as estimativas dos coeficientes dos modelos obtidos, assim como intervalos decredibilidade para essas estimativas.
Ano: 2009
Número Páginas:
265pp.
Autor(es): Lopes, S.; Cardoso, J. L.
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NEFOREEE PROJECT
This Report corresponds to Task 2 of the NEFOREEE (New Fields of Research inEarthquake Engineering Experimentation) Project and comprises the description of theLNEC triaxial seismic platform and a presentation of the experimental programdeveloped in the scope of this Project.It is presented a description of the facility and the 3D seismic table with graphicalsupport, drawings of sizing and photographs, as well as its control system. The maininstrumentation available at the NESDE laboratory and used for this test is alsoincluded in this report.The model tested is described as well as the sequence of tests and the correspondingobtained results. Finally a brief analysis of the results is made.
Ano: 2009
Número Páginas:
325pp.
Autor(es): Falcão Silva, M. J.; Campos Costa, A.; Bairrão, R.
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O ruído da medição relativa GNSS com elevada frequência de amostragem
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
35pp.
Autor(es): Lima, J. N.; Casaca, J. M.; Henriques, M. J.
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Percepção e adaptação térmica em ambientes interiores
O relatório que se apresenta constitui o segundo de uma série de documentosenquadrados num projecto em curso no LNEC e co-financiado pela Fundaçãopara a Ciência e Tecnologia (FCT), denominado Desenvolvimento de Modelos deConforto Térmico e Visual Sustentáveis (PTDC/ECM/71914/2006), o qual apoia odesenvolvimento de duas teses de doutoramento, e cujo objectivo maisabrangente inclui a análise das dinâmicas de conforto em ambientes interioresnuma perspectiva interdisciplinar.Os resultados apresentados no presente documento sistematizam as análisesestatísticas realizadas com base nos dados obtidos no âmbito de uma das tesesde doutoramento referidas, dedicada especificamente ao desenvolvimento de ummodelo adaptativo de conforto térmico em espaços interiores (Matias 2009).Num relatório anterior foi apresentada uma primeira reflexão (Almeida, Matias,Rebelo, Pina dos Santos 2009) acerca das representações e práticas quotidianasde conforto térmico veiculadas por utilizadores de diferentes edifícios,designadamente, edifícios residenciais especiais (lares) e convencionais, bemcomo de edifícios académicos e de serviços. Neste segundo documento a tónicaincide, fundamentalmente, sobre a percepção dos indivíduos face às condiçõestérmicas envolventes e sobre as suas estratégias adaptativas accionadas com oobjectivo de alcançar um maior conforto e bem-estar nos espaços objecto deestudo.
Ano: 2009
Número Páginas:
53pp.
Autor(es): Almeida, S.; Matias, L.; Rebelo, M.; Pina dos Santos, C.
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Percepções de (IN)segurança urbana nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto
O presente relatório corresponde a um dos blocos temáticos desenvolvidos peloNúcleo de Ecologia Social no âmbito do projecto Metrópoles Seguras, ao abrigo doprotocolo de colaboração entre o LNEC e o MAL Este estudo parcelar apresenta osresultados de um inquérito por questionário sobre insegurança urbana aplicadojunto dos Presidentes de Junta de Freguesia dos municípios das áreas metropolitanasde Lisboa e do Porto.
Ano: 2009
Número Páginas:
58pp.
Autor(es): Rebelo, M.; Pereira, A.; Craveiro, J.; Machado, P.
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POCI/AGR/59180/2004
O presente trabalho corresponde ao relatório final do Projecto POCI/AGR/59180/2004
Ano: 2009
Número Páginas:
592pp.
Autor(es): Lobo Ferreira, J. P. C.; Novo, M. E.; Oliveira, M. M.; Laranjeira, I.; Leitão, T. E.; Henriques, M. J. A.; Martinho, N.
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Procedimento de calibração de um calibrador de defórmetros unidimensionais
O presente relatório apresenta um procedimento para a calibração de um calibrador de defórmetros unidimensionais desenvolvido no Centro de Instrumentação Científica do LNEC, notando que estes defórmetros integram as cadeias de medição de almofadas planas de grande área (LFJ Large Flat Jack) aplicadas, pelo Departamento de Barragens de Betão do LNEC, em ensaios in situ visando a caracterização da deformabilidade de maciços rochosos, por exemplo, em fundações de barragens.
Ano: 2009
Número Páginas:
32pp.
Autor(es): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.; Benevente, J.
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Procedimento de ensaio metrológico de equipamento pendular para ensaios de choque Charpy de materiais plásticos
O presente relatório apresenta um procedimento para o ensaio metrológico de equipamento pendular para ensaios de choque Charpy de materiais plásticos, elaborado no LCAM/LNEC.
Ano: 2009
Número Páginas:
46pp.
Autor(es): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.; Benevente, J.
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Projecto POCI/ECM 61114/2004
N/A
Ano: 2009
Número Páginas:
95pp.
Autor(es): SILVA, J.; Caldeira, L.
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