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PROJETO BSAFE4SEA - CONTROLO DA SEGURANA DE QUEBRA MARES ATRAVS DA ANµLISE DE UM SISTEMA DE PREVISÇO E APOIO · DECISÇO - METODOLOGIA E RESULTADOS
Neste trabalho apresenta-se o projeto BSafe4Sea - Controlo da Segurana de Quebra-mares atravs da An lise de um Sistema de PrevisÆo e Apoio
DecisÆo, que tem como objetivos o desenvolvimento, a aplicaÆo e o teste de metodologias de previsÆo do comportamento estrutural de quebra-mares de talude. Estas metodologias formarÆo a base de um sistema inovador de apoio
decisÆo para o planeamento e priorizaÆo de trabalhos de manutenÆo e reparaÆo, aumentando, assim, a segurana, funcionalidade e resilincia destes quebra-mares. Apresentam-se as atividades do projeto
Ano: 2022
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.; Henriques, M.; Soares, F.; Andriolo, U.; Lemos, R.; Pinheiro, L.; CapitÆo, R.; Santos, J. A.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Mendona, A. C.
Editor: INEGI/FEUP
Keywords: apoio
decisÆo; previsÆo; dano; quebra-mares de talude; BSafe4Sea
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Projeto BSAFE4SEA - Controlo da segurana de quebra-mares atravs da an lise de um sistema de previsÆo e apoio
decisÆo - Metodologia e resultados
Neste trabalho apresenta-se o projeto BSafe4Sea - Controlo da Segurana de Quebra-mares atravs da An lise de um Sistema de PrevisÆo e Apoio
DecisÆo, que tem como objetivos o desenvolvimento, a aplicaÆo e o teste de metodologias de previsÆo do comportamento estrutural de quebra-mares de talude. Estas metodologias formarÆo a base de um sistema inovador de apoio
decisÆo para o planeamento e priorizaÆo de trabalhos de manutenÆo e reparaÆo, aumentando, assim, a segurana, funcionalidade e resilincia destes quebra-mares. Apresentam-se as atividades do projeto
Ano: 2022
Autor(es): Reis, M. T. L. G. V.; Henriques, M. J.; Soares, F.; Andriolo, U.; Lemos, R.; Pinheiro, L.; CapitÆo, R.; Santos, J. A.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Mendona, A. C.
Editor: INEGI/FEUP
Keywords: apoio
decisÆo; previsÆo; dano; quebra-mares de talude; BSafe4Sea
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Projeto TO-SEALERT. Desenvolvimentos recentes
O projeto To-SEAlert tem como objetivo a inclusÆo de um conjunto de ferramentas/metodologias de modo a tornar o sistema HIDRALERTA (Poseiro, 2019, Fortes et al., 2020, Pinheiro et al., 2020) mais eficiente, fi vel e robusto. Essas ferramentas incluem o uso de imagens de satlite e de v¡deo, de modelaÆo numrica e f¡sica, mtodos quantitativos e probabil¡sticos para a avaliaÆo do risco e planeamento de emergncia, para melhorar a eficincia e a confiana no sistema, bem como proporcionar a sua validaÆo. Este projeto tem como objetivo principal a implementaÆo de um sistema que seja capaz de apoiar as autoridades respons veis na monitorizaÆo, prevenÆo e gestÆo de situaäes de emergncia. Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido recentemente nas diferentes tarefas do projeto, entre o qual se pode destacar o desenvolvimento do prot¢tipo do sistema para a zona costeira da Costa da Caparica, a validaÆo do prot¢tipo do porto da Ericeira com recurso a imagens de v¡deo-monitorizaÆo, o teste de modelos numricos para o c lculo do galgamento, e a implementaÆo de metodologias de avaliaÆo quantitativa das consequncias do risco.
Ano: 2022
Autor(es): Santos, C.; Ferreira, J.; Andriolo, U.; Reis, M. T. L. G. V.; Craveiro, J.; Serrazina, V.; Silva, A.; Taborda, R.; Roque, D.; Fonseca, A. M.; CapitÆo, R.; Lemos, R.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Forte
Editor: PIANC
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Proof-of-Principle That Cellular Automata Can Be Used to Predict Infestation Risk by Reticulitermes grassei (Blattodea: Isoptera)
Over the past few decades, species distribution modelling has been increasingly used to monitor invasive species. Studies herein propose to use Cellular Automata (CA), not only to model the distribution of a potentially invasive species but also to infer the potential of the method in risk prediction of Reticulitermes grassei infestation. The test area was mainland Portugal, for which an available presence-only dataset was used. This is a typical dataset type, resulting from either distribution studies or infestation reports. Subterranean termite urban distributions in Portugal from 1970 to 2001 were simulated, and the results were compared with known records from both 2001 (the publication date of the distribution models for R. grassei in Portugal) and 2020. The reported model was able to predict the widespread presence of R. grassei, showing its potential as a viable prediction tool for R. grassei infestation risk in wooden structures, providing the collection of appropriate variables. Such a robust simulation tool can prove to be highly valuable in the decisionmaking process concerning pest management.
Ano: 2022
Autor(es): Sequeira, J.; Nobre, T.; Duarte, S.; Jones, D.; Esteves, B.; Lina Nunes
Revista: Forests
Editor: MDPI
Volume:
13, 327.
Keywords: Model; Cellullar automata; Infestation risk; Subterranean termites
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Qualidade de vida e qualidade pormenorizada na habitação para idosos e intergeracional (partes I e II) - versão de trabalho e base bibliográfica # 807 Infohabitar e # 808 Infohabitar
Depois de uma reflexão introdutória sobre o papel e a natureza das condições específicas de habitabilidade e domesticidade numa habitação adequada para pessoas fragilizadas e que privilegie os residentes mais vulneráveis, avança-se para uma abordagem dedicada ao desenvolvimento de soluções residenciais cujo desenho de arquitetura seja capaz de influenciar expressiva e positivamente a satisfação e a qualidade de vida diária e pessoal dos residentes.Desenvolve-se, depois, um pouco mais nesta última matéria desenvolvendo-se aspetos associados a ambientes residenciais que se considerem como positivamente simplificados, e mesmo naturalmente terapêuticos e fortemente humanizados, concluindo-se esta sequência de reflexões com a abordagem de alguns aspetos globais e sistemáticos de uma verdadeira afetivividade, que poderão caraterizar soluções habitacionais intergeracionais e onde, portanto, vive uma significativa parcela de idosos e pessoas fragilizadas.Numa última parte do artigo apontam-se, primeiro, aspetos importantes na conceção de ambientes para pessoas fragilizadas, considerando-se desde projeto à respetiva avaliação pós-ocupação e conclui-se o artigo com uma aproximação a alguns aspetos particularizados, mas estruturantes, na conceção de ambientes residenciais para pessoas fragilizadas e com algumas notas sobre sobre caminhos mais correntes e mais atuais da conceção de ambientes residenciais para essas pessoas.
Ano: 2022
Número Páginas:
61.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional
Volume:
Ano XVIII, n.º 807 e n.º 808.
Keywords: programa de habitação adaptável intergeracional cooperativa a custos controlados; phai3c; intergeracionalidade; habitação
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Quality assessment of small urban catchments stormwater models: A new approach using old metrics
Small urban catchments pose challenges in applying performance metrics when comparing measured and simulated hydrographs. Indeed, results are hampered by the short peak flows, due to rainfall variability and measurement synchronization errors, and it can be both difficult and inconvenient to remove base flows from the analysis, given their influence on combined sewer overflow (CSO) performance. A new approach, based on the application of metrics to peak flows for a selected set of different durations, is proposed and tested to support model quality assessment and calibration. Its advantages are: avoiding inconveniences arising from lags in peak flows and subjectivity of possible adjustments; favouring the assessment of the influence of base flow variability and flow lamination by CSOs; promoting integrated analysis for a wide range of rainfall events; facilitating bias identification and also guiding calibration. However, this new approach tends to provide results (e.g., for NSE, r2 and PBIAS) closer to optimal values than when applying metrics to compare the measured and simulated values of hydrographs, so the comparison of results with thresholds widely used in the literature should be done with caution. The various case study examples highlight the importance of using a judicious set of different metrics and graphical analyses
Ano: 2022
Número Páginas:
28 pp..
Autor(es): David, L.; Mota, T.
Revista: Hydrology
Editor: MDPI
Volume:
9 (5).
Keywords: Kling-Gupta Efficiency (KGE); NashSutcliffe Efficiency (NSE); Performance ratings; Model calibration and verification; Uncertainty; Combined sewer overflows (CSO); Stormwater; Urban drainage
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Railway track support condition assessment-Initial developments on a vehicle-based monitoring solution through modal analysis
Nowadays, there are multiple initiatives showing a renewed interest on railway transport of goods and passengers around the world. Thus, an efficient management of railway infrastructures, both at the operational level and in terms of economic profitability, is not only desirable but also corresponds to an area of ongoing research. In order to contribute to these efforts, an alternative and novel methodology to evaluate railway track support conditions is presented here, based on modal analysis of the characteristic frequencies of the multi-element system composed by a railway infrastructure and an instrumented vehicle moving over it. This methodology belongs to the group of vibration-based structural damage identification methods, and is focused on observing the characteristic frequencies of this multi-element system, which can be correlated with changes in the physical properties of the railway infrastructure under analysis. An important feature of the proposed methodology is that it should enable the collection of information regarding the conditions of the substructure of a railway infrastructure. By performing this assessment of a railway infrastructure over its length, and over time by comparing different rides over the same railway stretch, important information can be gathered regarding the support conditions of the track. This paper presents a complete description on the current stage of development of the proposed methodology, along with the theoretical model that serves as the basis to interpret the collected data. Preliminary verification of this methodology is performed through the analysis of two case studies regarding the passage of an instrumented vehicle over two underpasses. The results obtained so far show that the proposed methodology can provide relevant information regarding the support conditions of railway tracks.
Ano: 2022
Autor(es): Morais, J.; Morais, P.; Santos, C.; Paixão, A.; Fortunato, E.
Revista: Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F: Journal of Rail and Rapid Transit
Editor: Institution of Mechanical Engineers
Keywords: Signal processing; Vehicle-based inspection; Vibration-based structural damage identification methods; Modal analysis; Track support conditions; Track monitoring
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Reabilitação Energética de Edifícios Baseada na Metodologia BIM
A reabilitação de edifícios tem crescido nos últimos anos, sendo uma das áreas com maior investimento do setor público e privado. O desafio na reabilitação de edifícios permite reduzir o uso de recursos, tentando reduzir o impacto ambiental e tornando o setor de construção mais eficiente. O principal objetivo da pesquisa desenvolvida é compreender como o uso de ferramentas digitais permite uma abordagem mais eficiente na reabilitação energética de um edifício. Desta forma, e considerando diferentes soluções de reabilitação, é possível realizar uma análise de alternativas, comparando-as com a solução base e assim sendo capaz de compreender quais são os ganhos energéticos, bem como a solução ótima. Os resultados serão apresentados possibilitando a comparação com medidas reais e os parâmetros de referência dos padrões para desempenho térmico. A possibilidade de editar as propriedades térmicas dos materiais de construção considerados, permite a realização de várias simulações com diversas combinações de possíveis melhorias. Os resultados obtidos podem ser parte integrante de uma análise de custo-benefício para apoiar a tomada de decisão
Ano: 2022
Número Páginas:
52-58pp.
Autor(es): Silva, S.; Pinho, F.; Couto, P.; Falcão Silva, M. J.
Revista: Gestão e Gerenciamento
Editor: Gestão e Gerenciamento
Volume:
v. 14, nº 14.
Keywords: Buildings with public interest; Rehabilitation; Building Sustainable; BIM
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Risk and resilience assessment of Lisbon
The safety and resilience of school buildings against natural disasters is of paramount importance since schools represent a reference point for communities. Such significance is not only related to the direct consequences of collapse on a vulnerable part of the population, but also due to the importance of schools in the post-disaster recovery. This work is focused on the risk and resilience assessment of school buildings in Lisbon (Portugal) under seismic events. The results of this study, in which a subset of 32 schools are analyzed, are used to define a prioritization strategy to mitigate the seismic risk of the Lisbon City Council school building portfolio and to assess the overall resilience of the school network. Numerical modeling of the school buildings is performed in order to estimate losses in terms of the built-up area of the schools and recovery times associated with different seismic scenarios, which are probabilistically defined specifically for the sites of the buildings, accounting for the local soil conditions and associated amplification effects. Based on the obtained risk estimates, which are compared to reference values established on international guidelines and specialized literature, the Lisbon City Council and LNEC jointly defined a short- and medium-term risk mitigation plan, starting with a detailed inspection and assessment of the most vulnerable school buildings and continuing to the implementation of retrofitting measures.
Ano: 2022
Número Páginas:
28p.
Autor(es): Campos Costa, A.; Carvalho, A. M.; Correia, A.A.; Candeias, P.; Ribeiro, F.
Revista: Applied sciences
Editor: MDPI journals
Volume:
Vol.12, Issue 17.
Keywords: Recovery planning; Emergency; Decision-making; Numerical modeling; Scenario-based analysis; Risk mitigation; Resilience; Seismic risk;
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SAFEPORT-SINES. SISTEMA DE SEGURANA PARA O PORTO DE SINES
O SAFEPORT-SINES um sistema de previsÆo e alerta para a segurana da navegaÆo em zonas portu rias, englobando situaäes de emergncia associadas a navios em trnsito ou amarrados, devidas a condiäes meteo-oceanogr ficas extremas. O sistema fornece previsäes com 3 dias de antecedncia da agitaÆo mar¡tima, das condiäes de vento e de mar, assim como dos movimentos dos navios, identificando as situaäes que possam ter consequncias gravosas nos navios em manobra ou amarrados dentro do porto. Os n¡veis de risco associados baseiam-se em critrios de segurana e de operacionalidade, nomeadamente nos movimentos do navio e nos esforos nos elementos de amarraÆo. Neste trabalho apresenta-se o sistema SAFEPORT em termos do seu desenvolvimento e arquitetura, do fluxo e tratamento de dados e do funcionamento dos modelos numricos utilizados. Apresenta-se ainda o funcionamento da plataforma web e da aplicaÆo m¢vel onde poss¡vel consultar os parmetros relevantes para aferir os riscos referidos
Ano: 2022
Autor(es): Guedes Soares, C.; Fortes, C. J. E. M.; Gomes, A.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.
Editor: PIANC
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