Artigos de Revista
Info
?Potencialidades e problemas a considerar nas circulações domésticas infohabitar # 788
Neste artigo, dedicado à temática do vestíbulo de entrada na habitação, faz-se, de início, um enquadramento e uma breve introdução geral aos espaços domésticos, seguindo-se uma reflexão sequencial sobre as seguintes matérias específicas: (i) aspetos motivadores ligados aos espaços de circulação domésticos; (ii) problemas correntes nos espaços de circulação domésticos; e (iii) questões e ideias frequentemente levantadas (dimensionais e outras) nestes espaços.
Ano: 2021
Número Páginas:
12p.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH)
Volume:
Infohabitar, Ano XVII, n.º 788 terça-feira, agosto, 24, 2021.
Keywords: infohabitar; circulações domésticas; arquitectura; habitação
Info
A coastal flooding database from 1980 to 2018 for the continental Portuguese coastal zone
Continental Portugal presents an extensive and diversified coastal zone which concentrates the main public and private infrastructures of the different economic sectors, as well as the main critical infrastructures. This area is also characterized by a high population density, being a differentiated territory in geophysical, biological and landscape terms. The wave regime is highly energetic, and storms are frequent. In the last decades, the coast of continental Portugal has been affected numerous times by overtopping and coastal flooding processes. Identifying the critical coastal typologies affected by flooding can contribute to a comprehensive flood risk management framework for the Portuguese coastal zones. Hence, a historical database of coastal flooding occurrences was created for the period 19802018 based on national and regional newspapers. For this period 650 occurrences were identified as well as 1708 impacts associated with them. In terms of impacts, the typologies associated with public areas, human impacts, the natural system, environmental degradation and buildings stand out. Results provide relevant temporal and spatial information about coastal historical flood occurrences related to extreme storm events and associated impacts, and contribute to the design of a risk framework.
Ano: 2021
Número Páginas:
1-17pp.
Autor(es): Tavares, A.; Barros, J.; Freire, P.; Santos, P.; Perdiz, L.; Fortunato, A. B.
Revista: Applied Geography
Editor: Elsevier
Volume:
Volume 135, 2021 102534.
Keywords: Occurrences; Impacts; Database; Coastal flooding; Coastal zone
Info
A geotecnia nos pavimentos e vias-férreas e prospetivas para a era digital
O artigo tem como objetivo apresentar as principais contribuições da geotecnia e da era digital nos pavimentos e nas vias-férreas, com importância nas várias fases do ciclo de vida (projeto, construção, operação e manutenção). Neste contexto são apresentados aspetos da caracterização e modelação dos geomateriais e sua influência no desempenho dessas estruturas, através da demonstração de resultados de ensaios de laboratório e in situ. No que diz respeito à digitalização que caracteriza a indústria na atualidade (Indústria 4.0), são descritas algumas das maiores potencialidades que as áreas da otimização e das tecnologias de informação e comunicação podem ter na gestão e alocação inteligente de recursos em ambientes dinâmicos, tais como as terraplenagens, bem como nos sistemas de gestão de pavimentos, para além do recurso ao BIM ao longo das fases de projeto. Acresce ainda a integração de materiais com capacidade de auto-sensorização que constituirão as estruturas inteligentes do futuro.
Ano: 2021
Número Páginas:
113-141.
Autor(es): Gomes Correia, A.; Neves, J.; Fortunato, E.
Revista: Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
152.
Keywords: digital; pavimentos; Geotecnia nos transportes
Info
A numerical study of measurement uncertainties for wave gauges
This study describes the development of a Monte Carlo based numerical analysis method to determine the instrumental uncertainty of dimensional measurements with wave gauges. The paper presents the adopted calculation procedure, namely, the mathematical model used in the determination of the amplitude and fre-quency of the wave gauge measurements. The results show a relative expanded (95%) target instrumental measurement uncertainty between 0.067 7 m and 0.068 2 m for the amplitude and between 0.592 4 Hz, and 0.592 8 Hz for the frequency. The study carried out allows for the conclusion that the use of a Monte Carlo-based numerical approach is suitable to evaluate the measurement uncertainty of parameters fitted to wave displacement analysis.
Ano: 2021
Número Páginas:
5p.
Autor(es): Coelho, G.; Ribeiro, A.; Neves, M. G.; Pascoal , A.
Revista: Measurement: Sensors
Editor: Journal Elsevier
Volume:
18.
Keywords: Instrumental target measurement uncertainty; Physical modelling; Wave measurement; Wave gauges
Info
A propósito das vizinhanças de Habitação de Interesse Social infohabitar # 773
Depois de uma introdução sintética sobre o que se considera serem as mais desejáveis opções de intervenção em termos de vizinhanças residenciais, passa-se a uma abordagem de vários aspetos a sublinhar em termos de intervenção na vizinhança de proximidade em textos que são desenvolvidos a propósito de intervenções e imagens de intervenções de Habitação de Interesse Social realizadas nas últimas dezenas de anos em Portugal. Neste sentido abordam-se aspetos de: integração do novo no antigo e preexistente; vizinhanças polarizadoras; vizinhanças expressivamente urbanas; equipamentos vitalizadores; requalificação urbana e arquitectónica da vizinhança; unidade do projecto de edifícios e de exterior residencial; o sentido e a importância da vizinhança de proximidade; o interesse da assinalável continuidade da arquitectura urbana e da escala humana; a concentração da vizinhança nas ruas; o sentido lúdico da vizinhança; a singularidade da vizinhança; e o seu enriquecimento pela arte urbana.
Ano: 2021
Número Páginas:
21p.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH)
Volume:
Infohabitar, Ano XVII, n.º 773 terça-feira, abril, 20.
Keywords: infohabitar; arquitectura; futuro da habitação social; habitação social; urbanismo; habitação
Info
A propósito dos edifícios de Habitação de Interesse Social infohabitar # 774
Depois de uma introdução sintética sobre o que se considera serem as mais desejáveis opções de intervenção em termos de edifícios residenciais, passa-se a uma abordagem de vários aspetos a sublinhar em termos de intervenção nesse edificado em textos que são, quase exclusivamente, desenvolvidos a propósito de intervenções e imagens de intervenções de Habitação de Interesse Social realizadas nas últimas dezenas de aos em Portugal. Neste sentido abordam-se aspetos de: escala intimista e tratamento com grande dignidade, prolongados pelos espaços comuns interiores; desenvolvimento exterior de um sentido doméstico que marca também naturalmente o interior; inovação na definição de vizinhanças bem associadas a estimulantes tipologias edificadas; afirmada convivência entre tipologias de edifícios volumetricamente bem diversas; aplicação de uma única tipologia unifamiliar com variações estratégicas; reconversão arquitectónica residencial com evidente presença urbana; soluções tipológicas edificadas que sirvam, simultaneamente, modos de vida específicos e a manutenção de uma imagem urbana digna e atraente; ligação entre raízes tradicionais, alegria da imagem urbana, apropriação e identidade; continuidade e equilibrada diversidade urbana; escala humana e adequada experimentação tipológica do edificado; diversas tipologias de ocupação em perfeitas continuidades de ruas e pracetas; máximo aproveitamento das situações singulares do edificado; pontos altos da atratividade nas entradas dos edifícios; forte relação com a escala e o uso humanos; inovação tipológica; tipologia de transição uni/multifamiliar; e protagonismo no o espaço comum.
Ano: 2021
Número Páginas:
26p.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH)
Volume:
Infohabitar, Ano XVII, n.º 774 terça-feira, abril, 27.
Keywords: infohabitar; edifícios; futuro da habitação social; habitação social; arquitectura; habitação
Info
A propósito dos fogos de Habitação de Interesse Social infohabitar # 775
Depois de uma introdução sintética sobre opções de reflexão e intervenção em termos de espaços habitacionais e domésticos, passa-se a uma abordagem de vários aspetos a sublinhar em termos de intervenção habitacional em textos que são, quase exclusivamente, desenvolvidos a propósito de intervenções e imagens de intervenções de Habitação de Interesse Social realizadas nas últimas dezenas de aos em Portugal. Neste sentido abordam-se os seguintes aspetos: protagonismo da habitação na respetiva vizinhança; forte diversificação de soluções de edifício/fogo; destaques na pormenorização; importância da janela, tipificada mas cuidadosa; utilização de galerias exteriores marcando/integrando sobriamente a rua; extremo cuidado na entrada privada; o sentido doméstico e afetivo que a entrada de cada habitação deve marcar; grandes átrios comuns/pátios interiores cheios de luz natural zenital; alargamento do conceito de HCC/HIS a novas formas de habitar; importância do exterior privado térreo; condições dimensionais e espaciais (pé direito) muito reduzidas; soluções dimensionais e funcionais em que áreas interiores mínimas proporcionam um máximo de utilização; adequada capacidade de integração de mobiliário e de elementos de decoração; boas relações de comunicabilidade entre espaços domésticos; luz natural qualificando os espaços mais interiores da habitação; habilitar espaços, mesmo reduzidos, para diversas funções; cuidadosa gestão e pormenorização de múltiplos e pequenos subespaços; melhores áreas domésticas, porque mais funcionais, mais humanizadas, mais integradas e mais versáteis; e o interesse de uma estimulante sequência de espaços e microespaços domésticos.
Ano: 2021
Número Páginas:
25p.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH)
Volume:
Infohabitar, Ano XVII, n.º 775 terça-feira, maio, 04, 2021.
Keywords: infohabitar; edifícios; habitações; arquitectura; habitação social; habitação
Info
A propósito dos anos dourados das cooperativas de habitação económica, entre 1974 e 1984, ainda antes da criação do INH (série editorial: artigo 3/8) infohabitar # 765
Em primeiro lugar faz-se o enquadramento do tema deste terceiro artigo (de oito) na respetiva série editorial, intitulada Desenvolver a qualidade arquitectónica e a satisfação residencial na nova Habitação de Interesse Social Portuguesa (HISP), e sublinha-se o que se julga ser a sua utilidade no apoio à habilitação do que que falta ainda fazer, entre nós, de Habitação de Interesse Social (HIS). No artigo desenvolvem-se algumas notas de enquadramento geral e histórico e apresentam-se alguns exemplos práticos e de referência da promoção cooperativa de habitação económica integrada em espaços urbanos ativos e desenvolvida na década de 1974 a 1984 no âmbito das cooperativas da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE), período que tem sido designado como os anos dourados da promoção cooperativa ligada à Federação. Sequencialmente abordam-se as facetas qualitativas que marcaram o primeiro decénio de promoção das cooperativas de habitação económica, pós 25 de Abril e que perduraram nos anos posteriores E finalmente faz-se uma pequena reflexão histórica e prospectiva sobre a promoção cooperativa de HISP, numa perspetiva de comentários finais aos referidos anos dourados e aos posteriores anos da mesma promoção. Termina-se, tal como acontece em todos os artigos desta série editorial, com os respetivos agradecimentos e uma bibliografia cronológica sobre a temática.
Ano: 2021
Número Páginas:
39p.
Autor(es): Baptista Coelho, A.
Revista: Infohabitar
Editor: GHabitar - Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GHabitar APPQH)
Volume:
Infohabitar, Ano XVII, n.º 765 terça-feira, fevereiro, 16.
Keywords: infohabitar; habitação em Portugal; história da habitação; habitação social; habitação cooperativa; cooperativas; arquitectura; habitação
Info
A technical overview of 16th century majolica tiles from Palácio e Quinta da Bacalhôa in Portugal
The manufacture of majolica azulejos in Portugal started, as far as we know presently, around 1560s by the workshop of Hans Goos, a Flemish potter established in Lisbon as João de Góis. His younger brother, of whom we only know the adopted Portuguese name Filipe de Góis, was referred to in 1575 as a master of glazed ceramics and so he may have also produced azulejos around that time. The productions of what we may call the circle of João de Góis (maybe only a single workshop or maybe several sharing the same technology) encompasses a period thus starting around 1560 and lasting at least until the 1590s. Practically all the potentially locally-produced azulejos from this period that we have studied (around 20 different panels) could be fitted into the productions of that rather consistent circle, while confirmed imports from Antwerp and Seville are characterized by different technological traits. We had now the opportunity to study all the azulejo panels and patterned linings at the Palace, annexes and gardens of Bacalhôa, amounting to more than 50 different types, a research made all the more difficult by the mixing of tiles of like patterns but certainly different provenances and by the use of clays, glaze formulations or firing cycles that could not be safely included within the bounds of the circle of João de Góis. Since it is not viable to encompass all the types in a single paper, the most representative azulejo panels still extant at Bacalhôa were chosen, as well as the patterned types used at the Pleasure House by the lake and at the Palace itself. They were sampled and their morphological and chemical characteristics were compared between them and with previously published results, following which the panels and patterned tiles were organized in groups with a view to their future individual study.
Ano: 2021
Número Páginas:
109-141 pp.
Autor(es): Mimoso, J.; Pleguezuelo, A.; Antunes, M.; Costa, D.; Morais Pereira, S.; Silva, A.
Revista: Studies in Heritage Glazed Ceramics
Editor: LNEC
Volume:
3.
Keywords: analytical study of majolica; João de Góis; Jan Floris; Palácio da Bacalhôa; azulejos; Renaissance majolica
Info
Adsorption/Coagulation/Ceramic Microfiltration for Treating Challenging Waters for Drinking Water Production
Pressurized powdered activated carbon/coagulation/ceramic microfiltration (PAC/Alum/MF) was investigated at pilot scale for treating low turbidity and low natural organic matter (NOM) surface waters spiked with organic microcontaminants.
Ano: 2021
Número Páginas:
19 pp..
Autor(es): Campinas, M.; Viegas, R.M. C.; Coelho, R.; Lucas, H.; Rosa, M. J.
Revista: membranes
Editor: MDPI
Volume:
11(2).
Keywords: Ceramic membranes; Viruses; Protozoan cysts; THMFP; Microcystins; Pharmaceuticals; Pesticides; Microcontaminants; Hybrid process; Powdered activated carbon/coagulation/microfiltration
|